O olhar dos humilhados

humilhados

A foto de Domingos Peixoto, na edição online de O Globo é só um amargo aperitivo de muitas mais que virão por aí nos próximos dias.

Os maníacos e os insensatos jamais pensarão nesta mulher revistada hoje na Favela da Kelson’s como sendo a sua mãe, nem no garoto que assiste a cena como se pudesse ser seu filho. Nunca cogitarão da humilhação que isso lhes faz.

Eles responderão: “ah, mas o tráfico pode estar usando a mochila do menino como disfarce”.

Claro, se tivessem alguma indicação disso, poderia se justificar.

Mas não, a “atuação profissional” do Exército, para variar, virou uma loteria. Retém todo mundo, revista todo mundo, que uma hora a gente acha “o bagulho”.

Algum resquício de inteligência policial nisso?

Nenhuma consideração sobre a humilhação e o constrangimento a que vão submeter milhares e milhares de pessoas simples, honradas, seres humanos.

Nenhuma investigação para saber – tão difícil, não é? – onde ficam os traficantes, quem são, como operam…

O próprio porta-voz do Exército diz que não há nenhum objetivo além de criar o clima de ocupação militar.

— A Operação tem objetivo de coibir, ela não tem objetivo de números. Só quer fazer ação de presença, coibir atividade ilícita. Não há cumprimento de mandados, prisões a serem realizadas. Não crie expectativa de números.

Ora, perdão, mas presença de homens armados de fuzil é algo tão simples que até o tráfico faz.

Qualquer operação destas no Baixo Leblon ou nos Jardins apreende mais drogas do que algo feito assim.

Mas lá, não, não é?

Eles não são negros, eles não são pobres, eles não são bichos.

Cuidado, porém.

Eles não são muitos.

E os humilhados e ofendidos são. E se enxergam nestas fotos onde mauricinhos e patricinhas não veem seres humanos.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

30 respostas

  1. Negro de farda humilhando negros, no país de 300 anos de escravidão, te toca meu irmão, chega de bancar o feitor. Os bandidos são os que estão lá em cima.

  2. Desastroso o momento que vivemos , manipulados pela rede globo o exército passa atuar perseguir contra o povo pobre e negro do RJ , resultado da ausência de políticas sociais e econômicas e da administração desastroso do PMDB.

  3. Fernando, o que fazer? Meu coração parece que vai estourar como uma bomba de pataco. Não aguento mais………………..

  4. Isso é um absurdo !!! Ser revistado para poder sair e entrar na própria residência. Onde está a OAB ??? Onde está a Defensoria Pública do estado do Rio de janeiro ???

  5. E os traficantes e seus cúmplices, muitos deles associados ao CAPITAL SECRETO,cujos donos se recusam a dizer onde se esconde,vendo o MOVIMENTO MILITAR,aguardam que as coisas voltem ao que eram,estarão de novo,nas cenas dos supostos crimes.Que certamente não é entre os pobres e negros dos morros e sim nas adjacências dos palácios dos ricos,onde o PSEUDO EXÉRCITO BRASILEIRO,cuja maior honraria e bater continência para as bandeiras de seus DEUSES,notadamente a dos E.UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE ,NÃO FARÃO VIGÍLIAS NAS IMEDIAÇÕES DAS CASAS DOS RICOS E SEUS mãos côncavas,A OUTRORA PEQUENA BURGUESIA.Ou os NEWS COXINHAS das passeatas anti Dilma.

  6. No blog do conversa afiada tem um video do Brizola denunciando uma armação da globo usando um arrastão irrelevante para denegrir o turismo do rio de janeiro, inclusive internacionalmente. Quer dizer: a cobra já usou em outra oportunidade a mesma estratégia para alcançar seus objetivos obscuros. Nada me tira da cabeça que isso tudo foi armado não só agora como tambem em 1993. Precisamos compartilhar muito esse vídeo. A coisa é mais suja do que estamos pensando.

  7. achar os traficantes é preciso. Sugerimos ação de busca e apreensão coletiva no congresso e planalto. Lá estão o câncer que corrói o Brasil. E não são metáforas. Os traficantes se acotovelam em “quentinhas” das Minas Gerais. Festival do ” me engana que eu gosto”. Porque será que todos sabem onde estão os verdadeiros marginais e o exército monitora as favelas. Será que o traficante do morro é diferente dos traficantes do Planalto e congresso? Vergonha nacional e internacional.

  8. um País que trata seus filhos como delinquentes, sabendo-se que os que construíram a Nação foram brancos. negros, e Indio’s, e essa é a razão de ser a Nação o que se vê hoje dos descendentes dos libertários é de um tristeza sem limites, foi cortada as verbas para educação, da cultura e da arte e se caminha para o abismo da ignorância e o Povo sabe que está sendo agredido no direito de ir e vir depois quando venha a revolta e a rebeldia civil não se fale que o Povo pobre tem a culpa sempre será assim até à tomada de consciência uma lastima.

  9. Essa é a intervenção revistar mochila de criança ? . A mídia marginal explica tudo . O exército vai ganhar o prêmio “Abacaxi “.

  10. Brito, às vezes os traficantes utilizam-se de pessoas honestas como mulas para transportar drogas a fim de burlar cercos policiais/militares. Então, essa revista é válida e tenho certeza de que a maioria dessa população honesta e pacata concorda com a revista e com a presença dos militares.

    1. Explicando melhor, às vezes são feitas de “mulas” contra as suas vontades, do contrário poderiam sofrer represálias dos vagabundos.

      1. Isso é lenda (pode até existir algum caso, cuja exceção só confirma a lenda). Nas comunidades entra no tráfico quem quer (e tem quem queira em quantidade suficiente para não precisar recrutar ninguém à força). Quem não quer fica na dele sem ser incomodado. Sair já é mais complicado, pois gera desconfiança, tem de explicar e convencer. Quem é pobre e honesto sempre tem um certo medo da revista policial, de vir a ser acusado de alguma coisa injustamente, de ser confundido. O único alívio é que enquanto as tropas estão ali revistando, dificilmente inicia um tiroteio. Mas a presença de tropas já virou sanfona. Entra, dá uma calmaria (bandido não é burro de bater de frente sem reconhecer o “inimigo”), depois sai e volta tudo na mesma. Por isso ninguém denuncia traficante com as ocupações, continuando a lei do silêncio.

  11. … Um golpista chefe de quadrilha ‘DESmoroLIZOU’ as Forças Armadas!
    Antes, a ‘Polícia Aecista Federal’!
    Com o STFede e tudo dentro!

  12. Cadê os números da violência no carnaval do Rio: Homicídios, latrocínios, sequestros, etc… E a comparação com o carnaval de 2017.

  13. Se é pra revisitar, que se faça blitz e revistas por toda a cidade, zona sul por exemplo. Vamos para o modesto celtinha, o pseudoSUV cheio de plástico que a classe média gosta pra desfilar, mas vamos parar também carros de 300, 400 mil reais, abrir porta-malas, bolsas, porta-luvas, compartimentos diversos, olhar tudo e a todos… SQN o problema é só o morro…

  14. “O Brasil é um dos poucos países no mundo em que suas FORÇAS ARMADAS declaram GUERRA ao seu próprio povo” …
    E não é a primeira vez … COVARDES !

    A única FRASE que consta da CONSTITUIÇÃO de que os MILICOS (são os responsáveis diretos) DEVERIAM FAZER, ATUAR: é “VIGIAR as FRONTEIRAS e DEFENDER a SOBERANIA NACIONAL”, .. coisa que NUNCA FIZERAM e olha que eu, com quase 80 anos, ainda sou do tempo do GOLPE de 1954 e apanhei muito na rua em 1964 e 1968 pra construir uma PÁTRIA LIVRE, DEMOCRÁTICA, INDEPENDENTE, SOBERANA, CIDADÃ CONSTITUCIONALISTA e não, os MILICOS NUNCA ESTIVERAM nem aí com a Pátria BRASIL e com o POVO …

    Eles se gabam tanto de terem evitado o COMUNISMO no Brasil, que foi tão cantado, em verso e prosa nos anos 60 e 70 com o Delegado Paranhos Fleury nas ruas “À CAÇA dos TAIS de SUBVERSIVOS” .. (esses nomes mudam de versões conforme as GERAÇÕES dos GENERAIS), que a serviço dos Generais do Quartel do IBIRAPUERA-SP, acabaram RETUMBANTEMETE por implantarem o CRIME ORGANIZADO no BRASIL agora já com tudo dominado no PAÍS todo (O Pó rela no Pé… e o PÉ rrela no PÓ).

    Claro, sempre foi MUITO MAIS FÁCIL para as FORÇAS ARMADAS e principalmente a PM, (que ainda NÃO APRENDERAM o que é um NAÇÃO e o que é POVO) dar PORRADA em POBRE, PRETO, PUTA e agora, em Ptistas, sempre se sentindo ORGULHOSOS BATENDO até SANGRAR pelas RUAS do PAÍS, em PROFESSORES, ESTUDANTES e TRABALHADORES em geral..

    Mas,… DEFENDER a NAÇÃO contra as VERDADEIRAS AMEAÇAS, tal como enfrentar os ESTADOS UNIDOS que vieram agora e DESTRUIREM TUDO por aqui além de se APOSSAREEM de todas as RIQUEZAS NACIONAIS, ou ainda do CRIME ORGANIZADO que foi LIBERADO e implantado pelas Forças Armadas(na década de 60 e 70) para PERSEGUIR SUBVERSIVOS na época, bem como VIGIAR as FRONTEIRAS, tudo que sempre foi MUITO MAIS DIFICIL, né .. !

    É mais fácil mesmo BATER em POBRE, DESARMADO e FAMINTO .. (que não tem onde cair morto) pois os CHEFÕES do TRÁFICO não estão entre os HUMILDES das FAVELAS … mas em BNRASÍLIA principalmente .. bem do lado dos GENERAIS lá no PLANALTO !
    É só o GENERAL ESTICAR o BRAÇO em Brasilia que ele já pega uns CINCO(5) numa monzada (tacada) só !

    CANALHAS, COVARDES !!
    SIMPLES ASSIM, re.

  15. “SAI DE BAIXO!

    CORRE MEU POVO QUE LÁ VEM BOMBA!

    “LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA!”

    “HOMI!” “SEU MININO!”

    QUANTO ESTÁ CUSTANDO PARA NÓS, POBRES MORTAIS, CADA SOLDADO MOBILIZADO?

    QUANTO ESTÁ NOS CUSTANDO CADA MÁQUINA MOBILIZADA (TERRA, MAR E AR).

    QUEM PAGA TODA ESTA DINHEIRAMA?

    CORRE MEU POVO QUE LÁ VEM CHUMBO GROSSO!

    “QUE TIRO FOI ESSE…!!!”

    “SAI DE BAIXO!”

    “QUE LÁ VEM BOMBA!”

    “LÁ VEM CHUMBO GROSSO!”

    “HOMI!” “SEU MININO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!”

    “O GOLPE EM FRANCA “EVOLUÇÃO”!

    “MISERICÓRDIA!”

    “MUITO CHORO RANGER DE DENTES!”

    “SAI DE BAIXO” MESMO MEU POVO!

    “FORA TEMER/CUNHA” JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  16. O que diria Brizola ao Ciro e ao Gal.Braga Neto?!!Para o jô ele falou tudo, como uma concessão pública e inimiga do povo brasileiro!!!

  17. QUERIA SO PARABENIZAR O TEXTO DO CIDADÃO DE NOME JoApaS, POIS, ESTÁ MUITO BEM ESCRITO E MUITO BEM RELACIONADO COM O MOMENTO IMPAR QUE NOSSO POVO ESTA SENDO SUBMETIDO POR ESSES CANALHAS QUE FORAM COLOCADOS EM SUAS POSIÇÕES PARA FAZER TOTALMENTE O OPOSTO DO QUE TINHAM QUE FAZER!!!!!

    1. Muito obrigado, Welton !
      Eu que já passei por cada uma na vida, por esses dias, já cansado, fico feliz pela sua consciência elevada com o Estado-Nação, Povo, Constituição, Independência, Soberania, Cidadania, Democracia com Liberdade e Respeito, … , coisas que vi se perderam pela estrada ultimamente, de Dez-2015 para cá..!
      Esteja certo que NÃO HÁ OUTRO CAMINHO que não seja a DEMOCRACIA com Estado de Direito, Cidadania e Respeito à Pluralidade, Diversidade, Liberdade e Coesão em torno de um Nação.

      Por isso, fique firme, atento e forte pois: “AINDA FAREMOS DESTE PAÍS UMA GRANDE NAÇÃO” … o tempo virá e quem viver verá !
      Grande abraço.

  18. Desculpem mas dessa vez tenho que discordar, mesmo achando a intervenção uma palhaçada. Em Paris, em todo predio de grande circulação ou museu ou pontos turísticos eu tinha que abrir minha mochila, e muitas outras pessoas também. Claro que entendo que na porta da favela isso é um pouco exagerado pq ja estive do outro lado, mas esse militar esta apenas resguardando sua integridade fisica e de seus companheiros, uma vez que ele não tem culpa alguma da bobagem do presidente do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.