O “pacote” de Temer não convenceu o “mercado”.

planotemer

Não vou discutir a questão mais séria um governo sem voto, interino, com dois anos de efetivo poder – os seis meses finais já são por conta das eleições – fazer reformas econômicas via emenda constitucional, que é permanente e não um arranjo temporário.

Fico no que foi dito mais cedo aqui, o tal “mercado” recebeu com um muxoxo o “pacote” do Temer.

Às 16:15 h Bolsa e dólar tinham invertido a tendência com que iniciaram o dia. As ações, que subiam, caíram. O dólar, que baixava, chegou a ter uma ligeira alta, de 0,14%. (PS -O pregão se encerrou próximo do zero, com variação mínima em relação a ontem).

Vinícius Torres Freire, em ótima análise na Folha, sob o significativo título de “Plano tem arrocho social sem detalhes e não tem meta fiscal” enumera:

1) Não foi explicado como o teto vai funcionar —o limite depende de um arrocho no crescimento das despesas de saúde, educação e Previdência, pelo menos;

2) Ao que parece, acabou a ideia de ter metas fixas de economia;

3) Não há corte imediato de despesas. Aliás, pelo deficit anunciado para este ano, na sexta-feira, vai haver aumento de gastos em 2016.

E explica que, de concreto, só – na melhor das hipóteses – congelar o gasto em saúde e educação:

Para que funcione e não desorganize os gastos do governo, é portanto necessário mudar a Constituição de modo que seja possível descumprir a exigência de gasto mínimo com saúde e educação, que é parte da receita (se a receita cresce, o gasto cresce) e evitar o crescimento da despesa da Previdência.

Isso é mais grave quando se considera que, este ano, esta despesa já foi cortada ao máximo, por conta da crise. Muito embora, espertamente, esteja lá o Congresso votado uma meta fiscal para este ano com um déficit superestimado e, portanto, dando ao governo o direito de gastar com alguma prodigalidade onde ele quer gastar.

As “maldades” ficam mais para a frente, embora sejam inevitáveis: os cortes imediatos e os sacrifícios sociais.

É por isso que o “mercado”, apesar do blá-blá-blá  sobre restauração de confiança, não deu  o aplauso que, vindo dele, vale, que é dinheiro.

Vale informar que, neste mês em que a saída de Dilma já era certa, a saída de capitais do Brasil chegou, em 20 dias, perto de R$ 10 bilhões, o que só não é pior porque os patamares que o dólar, desde a metade do ano passado, subiu e permitiu superávits comerciais, e grandes.

Até agora, além da maldade a longo prazo, o governo Temer não fez o que veio para fazer.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. 1. Aécio. Quem tem padrinho não morre pagão.

    2. É só lembrar o “sistema” para não esquecer a Zelotes dos ladrões ricos, esses com a riqueza no paraíso, que a Zelotes vai em cima do Lula pobretão. Vergonha.

  2. izações sociais, sindicatos e associações profissionais têm que emitir um comunicado mundial declarando que:
    1) Não reconhecem como legitimo o atual governo por ser confessadamente fruto de um golpe e portanto ilegal.
    2) Tratando-se de um governo ilegitimo não reconheceremos no futuro quaisquer de seus atos principalmente aqueles lesivos ao interesse nacional que envolvam a alienação de patrimônio publico e portanto do povo brasileiro.
    3) Os bens nacionais por acaso cedidos a empresas estrangeiras serão sumariamente confiscados quando do restabelecimento de um governo legitimo, seja o atual ou qualquer futuro governo que não reconheça o governo golpista atual. Os agentes usurpadores que promoverem a alienação de bens públicos em favor de estrangeiros e direitos do povo serão processados e julgados com traidores do país. Sejam funcionários públicos de qualquer dos poderes ou de instituições privadas.
    4) Ficam avisadas empresas estrangeiras que serão processadas e terão revertidos quaisquer atos lesivos ao povo brasileiro praticados em conluio com um governo ilegal. Isso deve ser divulgado no mundo inteiro no estilo a que interessar possa. Deve-se verificar se este tipo de declaração de uma parcela significstiva da sociedade pode ser depositada em organizações e tribunais internacionais.

  3. Serra teve a “recepção calorosa” na Argentina que mereceu.

    Quem mandou este golpista ficar menosprezando e desqualificando nossos irmãos latino-americanos.

    Quero ve quando Serra visitar paises africanos? Se ele tiver coragem de pisar naquele continente berço da civilização.

    Esses Tucanos golpistas vivem menosprezando nossos irmaos africanos e portugues.

    Tambem quero ve ele desembarcando na Venezuela.

    Fora Serra Golpista.

  4. Tem que acabar esta história de republica banana onde uma quadrilha de bandidos a soldo dos eua dao um golpe vendem o patrimonio do pais a preço de bananas enchem o rabo de dinheiro e deixam a população na miseria.

  5. Pelo jeito nem a argumentação de que a missão de Temer foi enviada por Deus, resolve. Quando o cara não tem argumento nenhum e apela dizendo ser um iluminado divino devemos desconfiar e muito.

  6. Eu não votei no temer e sim na Dilma e no PT. Quem botou o temer foram os trouxinhas e o somos todos cunha. Foi também o Sindicato do crime. O Brasil tem um monte de esquecidos que não se lembram do que a tucanalha e os demos fizeram com o Brasil. Endividaram o País, quebraram o Pais, entregaram as estatais a preço de bananas, emprestaram dinheiro para comprarem o Pais, sentaram no colo do FMI, tiraram o sapato para entrarem nos EUA, compraram reeleição, sucatearam as Universidades federais, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Estado brasileiro, desendustrializaram o País, fizeram estelionato eleitoral, sucatearam as Forças Armadas, deixaram um País sem reservas cambiais e por aí vai. Não defendo corruptos, mas não aceito seletividade, condenação por seleção premiada sem provas e prisão sem condenação para confessar qualquer coisa que um juiz quer ouvir. Isso é tortura e extorsão. Tem que ter provas e até agora não apareceram. E o Suislikis? E o Panamá Papers? E a ZElotes? E a roubalheira da maior corrupção do Brasil que foram S privatizações? E o Everaldo Lopesdesemprego de 20 por cento sem estarmos em uma crise mundial? Quem botou temer foi você Everaldo. Não adianta fugir. Se tem crime que se apure. A começar por FHC, aebrio, serra, capaz, merendao ….

  7. O que não tinha meta e quando atingida seria dobrada que era mesmo o pacote convincente, ooo saudade…..

  8. “Para o economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, a tentativa de barrar as investigações da Operação Lava Jato – explicitada no áudio do ex-ministro do Planejamento Romero Jucá – é uma das causas por trás do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A principal, contudo, seria reduzir direitos sociais e dos trabalhadores, avaliou.”
    [Do Portal Vermelho, com Facebook do autor, 24-05-2016 – 18h08].

  9. Por onde anda aquelas Agências de Risco Brasil. Após aprovação da nova meta fiscal não vão palpitar sobre o assunto? Respondem processos nos EUA, e servia de referência para o PIG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *