O país do “a gente se vira”. Emprego sobe por “bico” e viração”

bicoshuck

No duro caminho para a formalização das relações de trabalho estamos andando para trás.

A “recuperação do emprego” que os jornais anunciam hoje é uma expressão absolutamente imprópria.

O emprego não aumentou.

O que aumentou foi o “bico”, a “viração”, o “biscate”, o “por conta própria”.

Da análise do próprio IBGE, sublinho:

O número de empregados com carteira de trabalho assinada (33,3 milhões) ficou estável frente ao trimestre anterior (abril-maio-junho de 2017). No confronto com o trimestre de julho-agosto-setembro 2016, houve queda de -2,4% (menos 810 mil).

A categoria dos trabalhadores por conta própria (22,9 milhões de pessoas) cresceu 1,8% em relação ao trimestre abril-maio-junho (mais 402 mil pessoas). Em relação ao mesmo período de 2016, houve alta de 4,8% (mais 1,1 milhão de pessoas).

Ideal para o momento que vai se abrir, com a nova (anti)lei trabalhista, que vai liberar o trabalho “de banco”.

Não, não o de bancário, esta categoria cada vez menor e mais explorada. É o de banco, mesmo: você fica sentado esperando o patrão chamar para trabalhar apenas na hora que ele quer, ganhando um trocado.

A empresas estão “abrindo vagas”, dizem as notícias de hoje. Será o “bico” legal, onde se usa o trabalhador na hora de ganhar mais dinheiro e, em seguida, dá dez-mil réis e manda embora.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. Nada de novo no front do GOLPISMO….

    Registre-se a frase de Caetano Veloso acerca da proibição de realizar um show numa ocupação no ABC…”é a primeira vez que sou impedido de cantar no período democrático” !!

    Sei que a inteligência de Caetano foi além mais uma vez, pois fez exatamente mais um alerta, NÃO HÁ MAIS DEMOCRACIA NO BRASIL !!!

    Aqueles IMBECIS das marchas globotomizadas, bradando babaquices contra o “risco bolivariano! devem estar felizes agora, levando na cabeça com um GOLPE a cada dia, mas tranquilizados por saberem que mais de 1/5 do população brasileira vive abaixo da linha da pobreza e segue com viés de alta.

    Onde estão os coxinhas fdp que frequentam o blog ? Ou estão trabalhando por hora ? Bicos ? Ou viraram pó ?

    1. Estão comendo a farinada do Dória, passando hypoglos no bumbum e trocando as fraldas…
      tic tac tic tac
      E continuam a procura de um milagre: um candidato para bater Lula ou quem ele apoiar..
      tic tac tic tac
      Vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não, 2018 a eleição é Lula
      tic tac tic tac
      sera acabou o din din para o mbl/rl?

  2. É o país da “viração”, principalme dos politicos que viraram as costas pro povo e se viram pra ficar de quatro pras politicas imperialistas dos EUA( que diga a satisfacao de fhc naquela foto de costas pra bill clinton) e dos coxinhas trouxas ( os troxinhas) que viraram inocentes úteis pra direita reacionária, bucha de canhão e massas de manobra.

    E vai o recado do governo temer: “se virem!”

  3. Meirelles ta enganando a midia bandida desde Janeiro, dizendo que acabou a rescessao. Estranho que criam empregos e o numero de desempregados nao diminui, esta em treze milhoes.

    1. Tão oferecendo de 5 a 12 mil por mês para se preparar para as próximas eleições.
      Com todo teu talento você vai se dar bem no teste.
      Aproveite.

  4. O brasileiro estava sonhando com uma educação de primeiro mundo transformadora.
    O pré sal que financiaria o futuro esta sendo entregue.
    E o brasileirinho aprendeu a soletrar.

  5. DO INDIGITADO IMBECILIZADO “CALDEIRÃO” DORIADO, SÓ O DESPREZO ELEGE O DESPREZÍVEL ANIMADOR FRUSTRADO O QUE DESEJO MANIFESTAR É O QUE SEGUE: Hoje dia 31 de outubro, acabei de desligar a TVCÂMARA, HOMENAGEANDO Martinho Lutero, descaradamente quem tava ali pronunciando hipocritamente: H. LOREZONI – parece que deputado, só parece, é todo hipócrita falando de perdão de amor ao próximo dentre outras bestialidades, falsidades parecendo falar de verdade, alias, a verdade deles resume numa cifra $1000000000$; só que certamente ele e mais outros tantos da dita BACADA EVANGÉLICA, SALVARAM O CRIME, O CRIMINOSO E FICARAM A FAVOR DA CORRUPÇÃO EXTRAORDINARIAMENTE, CANALHAS – E MAIS CANALHAS É O QUE ESCUTAMOS. ISSO DAÍ NUNCA VAI SER ATITUDE CRISTÃO, TÁ MAIS PARA DEFORMAÇÃO MORAL. LOGO LUTERO QUE NÃO TEM NADA HAVER DAQUILO ALI, SÃO OS CIADOS POR FORA MAIS CHEIO DE PODRIDÃO QUANDO JESUS REFERIA A SEPULTURA, AQUI NO CASO A CÂMARA E TEMER E DE RESTO AÉCIO PSDB. SALVOU QUEM? NO SEU PRONUNCIAMENTO: DO PT BENEDITA, QUEM REALMENTE COERENTE, quem falou fielmente a proposta do homenageado? REPITO BENEDITA DO PT A CARINHOSAMENTE CARIOCA “BENE” SALVOU A COMEMORAÇÃO.

  6. Tucanaram o biscateiro, agora o chamam de “empreendedor”. Só uma pessoa de muita má vontade não vê que o aumento do número de camelôs, de vendedores ambulantes de todo tipo de coisas nos semáforos, de pessoas que fazem doces e salgadinhos para festas, de motoristas de UBER, etc. vai dar uma tremenda alavancada na economia nacional! Trabalhador com carteira assinada, com salário fixo e 13º que tem condições de assumir prestações e financiamentos só atrapalham a economia. Grandes empresas de engenharia, grandes obras de infra estrutura que geram milhões de empregos diretos e indiretos são um obstáculo ao crescimento do país. Aliás, a ocupação “troll” é considerado bico, biscate ou “por conta própria”?

  7. Depois de ter abraçado por uma vida a carreira docente, vem um tucano quere transformar a profissão em bico. Ah! É do cu cair da bunda.

  8. Heil…HITLER!, opa! Heil..TEMER! …ihh…, “ceis” lembram o que foi que destruiu o “caça- judeu”? O alemãozinho se achava indestrutível, e não tinha ninguém que o detivesse mesmo. Lembro-me bem o que aconteceu: é que com a natureza ninguém pode. Foi a gelinho de 30° (abaixo de zero, é claro). Fez os “omes” do “moro”, ôpa desculpe, do Fuher virarem gelo. É… a vida é assim! E podem esperar que quando a natureza resolve agir, ninguém segura e não tem páreo.Fui

  9. Valendo classificação para próxima etapa……
    A palavra a ser soletrada ehhhhhhh………………

    “Lumpen-burguesia”

  10. Vivendo e apreendendo (até quando?). É tão difícil usar o que a natureza nos deu? ( Deus ,falam alguns).
    PQP !!!!! por quê é tão difícil entender o óbvio !!!!!!!!!!!!
    Coxas FDP,instrução não é abrir a cabeça,é só isso instrução,vcs são GENETICAMENTE BURROS !!!!NÃO HÁ FACULDADE QUE RESOLVA A IMBECILIDADE!!!!
    PAGARÃO A SUA IGNORÂNCIA ,COM AUMENTO DA VIOLÊNCIA,PERDA DO EMPREGO,UM TIRO NA CARA NA SINALEIRA? QUEM SABE.
    QUEM SABE,ATÉ FOSSE JUSTO,NINGUÉM TEM DIREITO A SER TÃO IMBECIL.

    A VEZ ,ISSO ATÉ FOSSE JUSTO.NINGUÉM TEM DIREITO A SER TÃO IMBECIL !!!!!

  11. E viva a CN PeJozitação do trabalho! Viva a precarização das relações de trabalho! Viva o lucro em detrimento do trabalho enquanto fator social!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.