O “Panamá Papers” é para valer ou vai virar outra “lista do HSBC”?

mossack

O jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, anuncia agora à tarde a série “Panamá Papers”, uma investigação sobre a base de dados da “parideira de offshores” panamenha Mossack Fonseca, que andou pelos blogs como empresa envolvida na criação da controladora da mansão de Parati, que pertencia – ao menos  pertencia – a família Marinho e que despareceu no noticiário depois que se frustraram as tentativas de liga-la ao suposto apartamento de Lula no Guarujá.

É feita sobre  dados obtidos pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung e compartilhados com o controvertido  Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo,  com sede em Washington, EUA, que se autoconcede o monopólio de acesso à documentação completa. O grupo de brasileiros que, desta vez, têm acesso – não sei se total – inclui profissionais do UOL, da Rede TV e do Estadão.

Pelo que se lê no site dos “Panamá Papers“, a investigação ficou restrita às empresas e às pessoas citadas na Lava Jato.

Ou seja, as outras empresas e empresários que se utilizaram da Mossack Fonseca para criar e operar empresas e contas bancárias no exterior não devem “vir ao caso”, porque, como se sabe, a corrupção no Brasil nasceu com os governos petistas e só foi praticada por eles e empresas que trabalharam para estes governos.

Espera-se que não tenha o destino dos papéis do HSBC que, como se sabe, deram em pouco mais que em coisa alguma, a não ser uma obscura e preguiçosa investigação da Receita Federal.

Há algo diferente, desta vez, que dá alguma esperança de vermos toda a verdade. É que participa do grupo que tem acesso aos papéis o jornalista José Roberto de Toledo, que sempre deu a impressão de ser pessoa equilibrada e correta.

Tanto que o Estadão, na matéria de abertura da série, trata o assunto como ele parece ser, um escândalo mundial – 11,5 milhões de documentos expõem corrupção global – do que faz Rodrigues, destacando apenas as conexões brasileiras e apenas as ligadas à Lava Jato: Panama Papers revelam 107 novas offshores ligadas a citados na Lava Jato.

Uma das primeiras ilustrações do Estadão já dá acesso a uma informação ausente no UOL: há 12 chefes de Estado, ou ex-chefes, na lista dos que têm empresas ou contas criadas pela Mossack Fonseca, entre eles o presidente argentino Maurício Macri, herói da direita brasileira.

É muita documentação a analisar e, ao que parece, só se terá – e em pílulas – acesso a parte dela.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

89 respostas

  1. Com esse monte de árabes na lista estou achando que vai virar outra lista do HSBC, com divulgação parcial. Só um norte americano?

    Espero que esteja enganada.

    1. É isso ai. Nesta lista pelo que alguém me disse não tem americanos.
      Mas vale lembrar que tem um outro escândalo da unaoil .

  2. Deve ser mais um susto em petistas e Macri é o disfarce. Ou é xeique ou é ditador ou ambos. Os ladrões hetero brancos ricos não vão aparecer.

    Estive lendo sobre o líder do Endireita Brasil na NET. Citado no GGN hoje.
    Leiam todos os arquivos e salvem. Muita cousa interessante.

  3. JOAQUIM BARBOSA É O PRIMEIRO DESTAQUE BRASILEIRO NO ESCÂNDALO DA MOSSACK FONSECA

    Por conspícuo e impávido jornalista Paulo Nogueira
    03 de abril de 2016

    E eis que aparece o primeiro nome brasileiro nos chamados Panama Papers – o vazamento de 11 milhões de documentos de uma empresa de advocacia chamada Mossack Fonseca, dedicada a evitar que seus clientes pagassem impostos.
    É o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, o menino humilde que, segundo a Veja, mudou o Brasil.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/joaquim-barbosa-e-o-primeiro-destaque-brasileiro-no-chamado-panama-papers/

    1. LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

      Deus é bom!
      E pelos Justos!

      A Verdade Vos Libertará! Preceito bíblico

      O matuto não se cansa(va) de reiterar:
      ‘o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso que se arrasta desde o antanho do Mentirão’ – e sob a batuta IMUNDA do rábula psicopata joaquim barbosa, o relator da correspondente Ação Penal 470 que, simplesmente, omitiu do colegiado do STF o Inquérito 2474 e o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal, documentos comprobatórios que esfacelam a tese fantasiosa da utilização de recursos públicos no episódio capciosamente rotulado de ‘Mensalão do PT’!
      Ademais, o Inquérito 2474 e o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal inocentam o Henrique Pizzolato e o José Dirceu, entre outras vítimas do julgamento de exceção, midiático e *nazigolpista!
      *nazista porquanto as condenações foram respaldadas na distorção cabal da ‘Teoria do Domínio do Fato’ propugnada pelo jurista alemão Claus Roxin

      1. … Eu estava estranhando o silêncio sepulcral do ostracismo pé na bunda do rábula psicopata joaquim barbosa…
        Já faz bom tempo que o barbosinha abdicou até do ofício de, digamos, twitteiro incidental!…

        Viu, estropício maligno &$ desalmado?!
        E lembre-se senhor Joaquim Barbosa a prisão perpétua do grande líder José Dirceu deve-se à sua sanha persecutória motivada por interesses sobejamente inconfessáveis. Idem para o sofrimento do ilibado José Genoino Neto [do Brasil]…

          1. HISTÓRIA RETRÔ! VIVA A INTERNET! E VIVA OS BLOGUES ‘SUJOS’!
            E A FONTE [LÍMPIDA!] É http://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/100616984/joaquim-barbosa-cria-empresa-para-comprar-imovel-em-miami

            $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

            Joaquim Barbosa cria empresa para comprar imóvel em Miami

            Publicado por Espaço Vital (extraído pelo JusBrasil) – 2 anos atrás

            O presidente do STF, Joaquim Barbosa, comprou, à vista, um apartamento em Miami (EUA) em maio do ano passado, usando uma empresa que ele abriu para obter benefícios fiscais no futuro. O valor do imóvel é estimado no mercado entre R$ 546 mil e R$ 1 milhão – segundo corretores ouvidos pela Folha de S. Paulo, que foi o primeiro veículo a divulagr o negócio. A matéria é assinada pelos jornalista Matheus Leitão e Rubens Valente.
            (…)
            O ministro não quis informar valor real pago. Ao criar uma empresa para realizar a transação, Barbosa diminuiu o custo dos impostos que eventualmente seus herdeiros terão que recolher nos EUA para efetuar a transferência do imóvel depois da morte dele.
            (…)
            Outra vantagem da escolha de Barbosa é a discrição. Nos registros públicos da Flórida, quem aparece como proprietário do apartamento é sua empresa, que foi batizada como Assas JB Corp., e não ele, pessoa física.
            A empresa foi criada em maio de 2012, poucos dias antes da compra do apartamento, e o endereço residencial de Barbosa, em Brasília (SQS 312 Bloco K – apto. 503) aparece como sua sede nos documentos públicos examinados pelo jornalal paulista.
            O apartamento em Miami tem 73 metros quadrados, um quarto, sala, cozinha e banheiro. Ele fica no 22º andar de um edifício que faz parte de um condomínio de alto padrão, composto por três torres às margens do rio Miami, na região central da cidade.
            (…)
            Relações com a Globo
            O jornalista brasileiro Eliakim Araújo, que reside em Penbroke Pines, nos arredores de Miami, revelou no domingo (21) em seu saite Direto da Redação, que “um filho de Barbosa está trabalhando com o apresentador Luciano Hulk, da Globo, o que também não é nenhum crime, mas fica sempre uma suspeita sobre ligações nefastas entre o poder e a mídia” .
            (…)

        1. Creio que o JB não se calou propriamente. Pode ser até que tenha tentado falar, mas não deram mais espaço para ele. Afinal ele já cumpriu sua missão delegada pela Globo.

    2. CORREIO BRAZILIENSE: JOAQUIM BARBOSA É UM FORA DA LEI

      Sede da Assas JB Corp, usada para comprar o imóvel em Miami, é o apartamento funcional que pertence ao Supremo Tribunal Federal, utilizado pelo ministro; de acordo com o decreto 980, de 1993, esse tipo de propriedade só pode ser utilizado para “fins exclusivamente residenciais”; informação foi confirmada pelo Correio junto ao Ministério do Planejamento e a Controladoria-Geral da União; além disso, Joaquim Barbosa também não poderia ser sócio de empresa, pois contraria a Lei Orgânica da Magistratura e o Estatuto do Servidor Público; “Essa lei aplica-se também aos ministros do STF. Portanto, o fato de um ministro desobedecê-la é extremamente grave e merece rigorosa apuração”, ressaltou Nino Toldo, presidente da Associação de Juízes Federais

      28 DE JULHO DE 2013 ÀS 13:20

      (…)
      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/109817/Correio-Joaquim-Barbosa-%C3%A9-um-fora-da-lei.htm

    3. Messias, Kinzão tá nessa ? Ah, é aquele menino pobre, que mudaria o Brasil. Ah, sei ..

  4. Só um detalhe insignificante (claro, mas não vem ao caso), parece que não tem nenhum nome de norte americano. São todos santos? kkkkk

  5. É aí que a porca torce o rabo. Os representantes brasileiros que terão acesso aos documentos do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos incluem pelo menos duas figurinhas carimbadas pouco confiáveis: Fernando Rodrigues e Cláudio Tognolli. Os outros dois são Angelina Nunes (ex-golpe) e Marcelo Soares (atual falha). Confesso que não sei que apito tocam estes dois últimos. De qualquer modo, já antevejo um enorme problema com os filtros a serem aplicados pelo Fernando Rodrigues (que escondeu até onde pôde a lista de clientes do HSBC).

    O nome do escândalo é “The Panama Papers”.

    Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/world-35918844

    http://www.theguardian.com/news/2016/apr/03/what-you-need-to-know-about-the-panama-papers

  6. O vazamento é tão grande que é impossível analisar manualmente.
    Estão usando softwares e algorítimos para isso. O que também não é 100% perfeito mas ajuda em classificações;
    Analise humana ou com software pode ter seletividade e erros.
    A lista de chefes de estado me cheira seletividade pura. Parece recado do império.
    Este comitê investigativo deveria liberar a documentação para os judiciários de cada pais fazerem suas investigações.
    Da forma que fazem, anunciando aos poucos, vão acabar ajudando a não investigação dos fatos.
    Ajudar quem não merece e até criminalizar inocentes.

  7. Mais uma lista que não vai dar em nada aqui no Brasil, certamente porque nela devem estar os nomes dos eternos protegidos, e ainda dizem que estão combatendo a corrupção, acredito que seja a dos inimigos politicos, a dos demais não vem ao caso.

  8. O panamá é uma grande lavanderia criada pelo imperialismo. É que o Brasil seria na mão do PSDB/DEM.

  9. Maisi uma vez LULA e DILMA ficaram fora da lista. JA a o presidente da Argentina, amigo do Obama e do Aécio tá dentro. Quem sabe na proxima lista com os presidentes mais honestos e mais justos do mundo com a classe trabalhadora ou temos encontra-los. Alguma dúvida, coxinhas?

    1. Esse senhor é um doente. O desesperou é tal que foram desencavar o Celso Daniel, defunto já virou pó. Ele e o moro. Olha para o moro estar atras de um defunto é porque a lava jato deu com os burros nágua. É desespero de causa. Como não descobrem nada, no máximo um pedalinho e um barco a lata foram desencavar defunto. O doente mental acha que o triplex que não é do Lula esta no nome da Mossack. kkkkkkkkkkkk. No nome da Mossack está o triplex de Paraty que não é da Paula Marinho.

  10. Retificando
    Mais uma vez LULA e DILMA ficaram fora da lista. Ja o Macri, amigo do Obama e do Aecio, e o comandante do golpe, Cunha, estao nela. Quem sabe na proxima lista onde aparecam os presidentes mais honestos e justos do mundo com a classe trabalhadora e populacao pobre, nao os encontraremos. Alguma duvida, senhores coxinhas?

  11. Lembrar : como está a organizacão dos coletivos de mulheres PARA ELEGER MULHERES ?
    Se se pulverizar os votos não se elege ninguém. A receita é escolher uma boa candidata e investir nela dentro da comunidade. Concentrar para eleger negros e mulheres e etc.

    Cada partido progressista tem essa condição.

  12. Ainda vão dizer que a lista é culpa do PT , Dilma e Lula……choraaaaa Coxinhadaaaaaa Babacaaaaaaaa. Mais um herói de vocês não passa de um criminoso.

    1. Cadê o CANALHA do JB, “menino pobre que mudaria o Brasil”. Mais um SAFADO que a GLOBOSTA homenageou.
      Não consta o nome de algum Lula da Silva ?
      E olha que são “donos” da FRIBOI, AZUL, OAS, PÃO DE AÇÚCAR……….quanta asneira temos que ouvir destes dementados.
      Esse rebanho de doentes mentais que se fantasiam com a camisa da cbf e vão às ruas financiados com dinheiro sujo de ongs estrangeiras pra desestabilizar a Nação.

      1. O relator do Mentirão Joaquim Barbosa impede o acesso ao Inquérito 2474 por parte do colegiado do STF!
        O ministro Marco Aurélio Mello e o decano Celso de Mello não conseguem entender a manobra, contestam, mas, são votos vencidos
        A manobra ILEGAL e criminosa de impor sigilo – segredo de Justiça – ao Inquérito 2474…
        O Inquérito 2474 e o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal, documentos comprobatórios que esfacelam a tese fantasiosa da utilização de recursos públicos no episódio capciosamente rotulado de ‘Mensalão do PT’!
        Ademais, o Inquérito 2474 e o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal inocentam o Henrique Pizzolato e o José Dirceu, entre outras vítimas do julgamento de exceção, midiático e *nazigolpista!
        *nazista porquanto as condenações foram respaldadas na distorção cabal da ‘Teoria do Domínio do Fato’ propugnada pelo eminente jurista alemão Claus Roxin

        https://www.youtube.com/watch?v=B1olh0VKbSw

        1. Mas o SAFADO recebeu o pagamento, se aposentou e fugiu pra Miami. Fico pensando na espécie de seres humanos que condenam um homem inocente em troca de favores econômicos.
          Chega desse LINCHAMENTO midiático diário da Rede ESGOTO de televisão e seus satélites.
          Vamos ocupar e entregar ao controle público essa REDE LIXO DE TELEVISÃO.

  13. O Snowden, Falciani não ajudam muito, depois de tanto risco e sacrificio, entregam os vazamentos para os caras errado. O Uol recebeu a lista do HSBC onde constava a folha dona do Uol, a globo, a band, o ratinho, golpistas de toda cor e credo. A gente não fica sabendo de nada. SNOWDEN, FALCIANI no Brasil não tá funcionando.

  14. Tem que colocar em um servidor da suiça e liberar geral, agora esses escolhidos ai não podia ser pior, brincadeira

  15. Calma minha gente. A melhor resposta aos trolls coxinhas é a indiferença. Eles não passam de antena de repetição da globogolpista. Quanto à atual lista, depois do que o Fernando Rodrigues escondeu e sonegou de informação da lista do HSBC, o UOL ainda acha que ele e seu repórter têm alguma credibilidade? Faz-me rir….

  16. O que me chamou a atenção, de cara, foi que a denunciante é mais uma ONG de Washington e, coincidentemente, não tem um único estadunidense importante na tal lista. Acho que deve-se desconfiar de segundas intenções, como é tudo que parte dos EUA.

  17. Aqui diz que faz um ano que alguém anonimo entregou os documentos.
    http://panamapapers.sueddeutsche.de/articles/56febff0a1bb8d3c3495adf4/?javascript=false
    http://panamapapers.sueddeutsche.de/articles/56febff0a1bb8d3c3495adf4/_modules_4_image_url.png
    mais de 11 milhões de arquivos, e quem garante o anonimo que entreou a lista já não fez uma limpeza antes.
    tem swiss leaks e luxemburg no meio dos arquivos. De qualquer forma outras dezenas de paraísos fiscais ão fazem parte.
    Muita fumaça até o momento. Deve ser para distrair, guerra de informações da CIA.

  18. NO LISTÃO DO PANAMÁ, JB É ACUSADO DE SONEGAR NA COMPRA DE APÊ DE LUXO

    A lista de offshores abertas para clientes do escritório Mossack & Fernandes no Panamá traz ninguém menos que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; ele é acusado de sonegar impostos na compra de um imóvel em Miami; Barbosa foi também citado como “cliente VIP” do Mossack; relator da Ação Penal 470, ele foi convertido em herói por meios de comunicação engajados na destruição do Partido dos Trabalhadores e passou a alimentar o sonho de uma eventual candidatura presidencial; Barbosa, no entanto, foi substituído por Sergio Moro no imaginário nacional e agora terá que explicar o uso de uma offshore panamenha; por meio de nota, ele diz ter pago os impostos

    3 DE ABRIL DE 2016 ÀS 19:59

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/223775/No-list%C3%A3o-do-Panam%C3%A1-JB-%C3%A9-acusado-de-sonegar-na-compra-de-ap%C3%AA-de-luxo.htm

    1. … ‘Vamo’ exigir que o rábula psicopata do julgamento de exceção do Mentirão mostre os ‘DARFs’!
      E queremos ver as datas dos “pagamentos” dos impostos, e ainda que tenham sido feitos não eliminam a lambança delituosa!…

      A conferir!

      Viu, energúmeno desalmado?!

  19. O Barbosinha também. Até tu Brutus. É ainda querem tirar a Dilma, a mais honesta, a mais justa, a mais coerente dos Presidentes, com todo respeito ao Lula, que pra mim é o cara.

    1. “Não ficará pedra sobre pedra!” Por ela, ‘A Magnífica’, eita ‘Coração Valente’, siô!…

      Ah estes caranguejos da [eterna] oPÓsição ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro!
      Perdão aos dignos – e limpos – caranguejos!

  20. Se você olhar os jornalões que fazem parte do consórcio, fica evidente que esses arquivos vão se tornar arma política da direitona internacional. Aliás se olhar no sitio do consórcio, já viraram.

  21. Mudando de assunto. Pergunto aos coxinhas quanto tempo o governo efêmero do FHC duraria com esta saraivada de golpes,há quase dois anos, que o Governo Dilma vem sofrendo? A economia teria explodido muito antes. Se estamos de oe ainda é porque muita gordura foi acumulada ao longo destes catorze anos. A inflação e o desemprego, apesar das turbulências fabricadas pela oposicao, ainda se mantém sob controle. A Lavo Jato só foi possível porque era o PT quem estava governando. Com o PSDB no poder, o trem jda economia ja teria saído do trilho há muito tempo. Pensem nisso.

  22. (…)
    A Mossack criava empresas offshore para as pessoas mais ricas do mundo. Cinco de seus funcionários foram detidos como parte de um grande escândalo de suborno e corrupção na Petrobras.
    (…)

    em
    ‘JOAQUIM BARBOSA PARECE TER GANHADO APARTAMENTO DE GRAÇA EM MIAMI, DIZ JORNAL DOS EUA’

    Do Miami Herald.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/joaquim-barbosa-parece-ter-ganhado-apartamento-de-graca-em-miami-diz-jornal-dos-eua/

    ***

    [Juntando os cacos, e chegaremos à mansão TRIPLEX dos Marín(ho) em nome de ‘laranjas offshore podres’!]

    ***

    (…)
    Em entrevista concedida há pouco, os investigadores da operação anunciaram ainda que já estão presos Ricardo Honório, um dos sócios do escritório da empresa panamenha Mossack Fonseca no Brasil, e Renata Pereira Brito que trabalhava com Honório.
    A empresa é responsável pela offshore Murray, que adquiriu um condomínio imobiliário no Guarujá, litoral paulista, inicialmente construído pela Bancoop.
    (…)
    O empreendimento foi repassado para a empreiteira OAS em 2009, em função de uma crise financeira da cooperativa.
    O nome da operação faz alusão a Murray que mantém um triplex no condomínio. A Polícia Federal apura se houve ocultação de patrimônio na operação e se as unidades foram usadas como repasse de propina.
    “Além dos possíveis crimes de sonegação fiscal e ocultação de patrimônio, há indícios de que os imóveis foram usados para pagamento de propina a pessoas que hoje são proprietárias”, explicou o delegado da Lava Jato, Igor Romário.
    O delegado acrescentou ainda que outras três pessoas que tem mandado de prisão temporária expedido estão no exterior. Uma delas é Maria Mercedes, administradora do escritório da Mossack no Brasil. Outra pessoa que já foi localizada e notificada é Ademir Auada, funcionário da empresa responsável por abrir diversas offshores. Auada também é esperado na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba.
    O sexto mandado de prisão temporária foi expedido em nome de Luis Fernando Ernandez Ribeiro que não foi localizado pela PF. Todos estão ligados à Mossack Fonseca.
    (…)
    Com estes mandados, a PF já ouviu hoje o depoimento de Eliana Pinheiro de Freitas e Rodrigo Andres Fernandes, também funcionários da Mossack.
    Procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima acrescentou que ainda está sendo investigada a existência de uma estrutura criminosa para facilitar a abertura de empresas offshores – em paraísos fiscais – e contas no exterior para esconder dinheiro de propina fruto de atividades irregulares envolvendo negócios da Petrobras.
    (…)
    “A Mossack Fonseca que é uma empresa com sede no Panamá e tem escritórios no mundo inteiro, inclusive em São Paulo. Esta empresa continuava promovendo a abertura de offshores no exterior”, disse Lima ao mencionar a continuidade das atividades, mesmo depois do início da Lava Jato.
    Segundo o procurador, estas atividades foram confirmadas com a quebra de sigilos telefônico que indicam a abertura destas contas tanto para investigados da operação quanto para outras pessoas.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-01/nova-fase-da-lava-jato-investiga-lavagem-de-dinheiro-em-condominio-no

  23. (…)
    A Mossack criava empresas offshore para as pessoas mais ricas do mundo. Cinco de seus funcionários foram detidos como parte de um grande escândalo de suborno e corrupção na Petrobras.
    (…)
    em
    ‘JOAQUIM BARBOSA PARECE TER GANHADO APARTAMENTO DE GRAÇA EM MIAMI, DIZ JORNAL DOS EUA’
    Do Miami Herald.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/joaquim-barbosa-parece-ter-ganhado-apartamento-de-graca-em-miami-diz-jornal-dos-eua/

    1. [Juntando os cacos, e chegaremos à mansão TRIPLEX dos Marín(ho) em nome de ‘laranjas offshore podres’!]
      ***
      (…)
      Em entrevista concedida há pouco, os investigadores da operação anunciaram ainda que já estão presos Ricardo Honório, um dos sócios do escritório da empresa panamenha Mossack Fonseca no Brasil, e Renata Pereira Brito que trabalhava com Honório.
      A empresa é responsável pela offshore Murray, que adquiriu um condomínio imobiliário no Guarujá, litoral paulista, inicialmente construído pela Bancoop.
      (…)
      O empreendimento foi repassado para a empreiteira OAS em 2009, em função de uma crise financeira da cooperativa.
      O nome da operação faz alusão a Murray que mantém um triplex no condomínio. A Polícia Federal apura se houve ocultação de patrimônio na operação e se as unidades foram usadas como repasse de propina.
      “Além dos possíveis crimes de sonegação fiscal e ocultação de patrimônio, há indícios de que os imóveis foram usados para pagamento de propina a pessoas que hoje são proprietárias”, explicou o delegado da Lava Jato, Igor Romário.
      O delegado acrescentou ainda que outras três pessoas que tem mandado de prisão temporária expedido estão no exterior. Uma delas é Maria Mercedes, administradora do escritório da Mossack no Brasil. Outra pessoa que já foi localizada e notificada é Ademir Auada, funcionário da empresa responsável por abrir diversas offshores. Auada também é esperado na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba.
      O sexto mandado de prisão temporária foi expedido em nome de Luis Fernando Ernandez Ribeiro que não foi localizado pela PF. Todos estão ligados à Mossack Fonseca.
      (…)
      Com estes mandados, a PF já ouviu hoje o depoimento de Eliana Pinheiro de Freitas e Rodrigo Andres Fernandes, também funcionários da Mossack.
      Procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima acrescentou que ainda está sendo investigada a existência de uma estrutura criminosa para facilitar a abertura de empresas offshores – em paraísos fiscais – e contas no exterior para esconder dinheiro de propina fruto de atividades irregulares envolvendo negócios da Petrobras.
      (…)
      “A Mossack Fonseca que é uma empresa com sede no Panamá e tem escritórios no mundo inteiro, inclusive em São Paulo. Esta empresa continuava promovendo a abertura de offshores no exterior”, disse Lima ao mencionar a continuidade das atividades, mesmo depois do início da Lava Jato.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-01/nova-fase-da-lava-jato-investiga-lavagem-de-dinheiro-em-condominio-no

        1. … Mas, aí, ao bater na porta da mansão TRIPLEX da praia de Santa Rita na paradisíaca Paraty da “dondoca cheirosa” Paula Marinho…
          O consórcio *PIMG-‘PORCA-tarefa’ da midiático-golpista Operação ‘Lava [DEMoTucano a] Jato’ foi – mais um vez – “rápido no gatilho”!…
          *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

          $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

          Justiça libera dois presos da Operação Lava Jato

          JULIO CESAR LIMA – O ESTADO DE S. PAULO

          31 Janeiro 2016 | 20h 04

          Para o Ministério Público, funcionários da Mossack Fonseca tiveram participação pequena nos crimes dos quais a empresa é acusada

          (…)

    2. [Juntando os cacos, e chegaremos à mansão TRIPLEX dos Marín(ho) em nome de ‘laranjas offshore podres’!]
      ***
      (…)
      Em entrevista concedida há pouco, os investigadores da operação anunciaram ainda que já estão presos Ricardo Honório, um dos sócios do escritório da empresa panamenha Mossack Fonseca no Brasil, e Renata Pereira Brito que trabalhava com Honório.
      A empresa é responsável pela offshore Murray, que adquiriu um condomínio imobiliário no Guarujá, litoral paulista, inicialmente construído pela Bancoop.
      (…)
      O empreendimento foi repassado para a empreiteira OAS em 2009, em função de uma crise financeira da cooperativa.
      O nome da operação faz alusão a Murray que mantém um triplex no condomínio. A Polícia Federal apura se houve ocultação de patrimônio na operação e se as unidades foram usadas como repasse de propina.
      “Além dos possíveis crimes de sonegação fiscal e ocultação de patrimônio, há indícios de que os imóveis foram usados para pagamento de propina a pessoas que hoje são proprietárias”, explicou o delegado da Lava Jato, Igor Romário.
      O delegado acrescentou ainda que outras três pessoas que tem mandado de prisão temporária expedido estão no exterior. Uma delas é Maria Mercedes, administradora do escritório da Mossack no Brasil. Outra pessoa que já foi localizada e notificada é Ademir Auada, funcionário da empresa responsável por abrir diversas offshores. Auada também é esperado na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba.
      O sexto mandado de prisão temporária foi expedido em nome de Luis Fernando Ernandez Ribeiro que não foi localizado pela PF. Todos estão ligados à Mossack Fonseca.
      (…)
      Com estes mandados, a PF já ouviu hoje o depoimento de Eliana Pinheiro de Freitas e Rodrigo Andres Fernandes, também funcionários da Mossack.
      Procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima acrescentou que ainda está sendo investigada a existência de uma estrutura criminosa para facilitar a abertura de empresas offshores – em paraísos fiscais – e contas no exterior para esconder dinheiro de propina fruto de atividades irregulares envolvendo negócios da Petrobras.
      (…)
      “A Mossack Fonseca que é uma empresa com sede no Panamá e tem escritórios no mundo inteiro, inclusive em São Paulo. Esta empresa continuava promovendo a abertura de offshores no exterior”, disse Lima ao mencionar a continuidade das atividades, mesmo depois do início da Lava Jato.
      (…)

  24. Precisamos tomar MUITO cuidado, agora, com a forma de divulgação desses documentos.
    Vejam o seguinte trecho retirado do jornal português e observem a manchete.
    Não se parece muito com o “modus operandi” da lava jato?
    “Apesar de o nome do Presidente russo não aparecer em nenhum dos documentos, o Guardian afirma que existe “uma rede de negócios secretos ligados a offshores e empréstimos no valor de dois mil milhões de dólares que desenham um rasto que conduz a Vladimir Putin”. Este dinheiro “criou fortunas fabulosas para membros do círculo mais próximo” do Presidente russo.”
    Fonte: https://www.publico.pt/mundo/noticia/putin-e-mais-uma-dezena-de-lideres-mundiais-envolvidos-em-escandalo-de-corrupcao-1727996

  25. Me chamou a atenção que deram ênfase políticos do BRICS – Rússia, China e África do Sul. E nenhum político de alto coturno dos EUA. Será?

    1. Meu caro , estamos nos encaminhando para uma guerra real, os usamericanos estão esticando demais a corda. E o Putin não é bobo.
      Provocações de todo jaez por parte desses yankees que desejam dominar o mundo, afinal que credibilidade tem uma lista que vazou para uma ong de Washington – DC ?
      E afinal de novo para o Fernando Rodrigues, the bookman ! Toda lista vaza para esse CANALHA. É essa a BALA DE PRATA ? Chantagear todo mundo para cooptar pelo impeachment ?

    2. Desde que pegue os soldadinhos do Sam nos BRICS… Nos farão é um bom favor. Já quanto aos políticos de alto coturno dos EUA… impicharam o Clinton por uma chupetinha no escritório. Política norte-americana não deve ser levada a sério.

  26. (…)
    Os principais suspeitos de comandarem a Mossack Fonseca, Maria Mercedes Riano Quijano e Luiz Fernando Hernandez Rivero, também possuem mandados de prisão temporária e permanecem foragidos.
    “Renata Pereira de Brito e Ricardo Honório Neto, em princípio, são co-autores secundários ou de menor participação dos crimes imputados, sendo os reais controladores da Mossack Fonseka Maria Mercedes Riano Quijano e Luiz Fernando Hernandez Rivero, que também possuem mandados de prisão temporária, permanecem em local desconhecido”, instrui o despacho do MPF.
    (…)

      1. No depoimento, Renata detalhou os serviços oferecidos pela Mossack Fonseca Brasil, que era cliente da Mossack Fonseca Panamá, a matriz. Segundo ela, a empresa estrangeira constituía as offshores “de prateleira” e fornecia à brasileira em consignação, para que fossem oferecidas aos clientes do país.
        “O cliente interessado na constituição da empresa recebe uma lista contendo diversos nomes de empresas já existentes e escolhe qualquer uma delas ao custo de dois mil e quinhentos dólares, mais mil oitocentos e setenta e sete de anuidade”, explicou a gerente da Mossack Fonseca Brasil.
        Ainda de acordo com Renata, que era responsável pelo contato com os clientes, vários não queriam que as offshores ficassem no nome delas, preferindo registrá-las em nome de terceiros. “Para isso, a Mossack Fonseca Brasil oferece um serviço de diretores já contratados pela Mossack Fonseca Panamá”, detalhou. A constituição de diretoria faz parte das exigências de registro, mas os clientes poderiam mudar a diretoria, caso desejassem.
        A gerente disse que não tinha conhecimento do uso que os clientes da Mossack Fonseca faziam das offshores adquiridas, mas que geralmente eram casos de proteção patrimonial. Ela negou, porém, que a Mossack atuasse como consultora para blidagem de patrimônio, ou ocultação de recursos no exterior.

        1. Documentos escondidos
          Renata Pereira Britto contou à Polícia Federal que, ainda em 2015, a controladora da Mossack Fonseca no Brasil Maria Mercedes Riano Quijano determinou que ela guardasse em casa documentos de alguns clientes, pois não queriam que eles ficassem guardados na empresa.
          Renata diz que não sabe que documentos eram esses, mas confirmou que eles foram apreendidos pela PF durante a 22ª fase da Lava Jato. Após cinco dias presa, Renata Pereira Britto foi solta porque o juiz Sérgio Moro entendeu que ela tinha um papel secundário nos crimes apontados pelas investigações.
          Já os reais controladores da Mossack Fonseca Brasil, Maria Mercedes Riano e Luiz Fernando Hernandez Rivero seguem foragidos da polícia desde então.

          Lavagem de dinheiro
          Ao autorizar a prisão de Renata Pereira Brito e outras pessoas ligadas à Mossack Fonseca, o juiz Sérgio Moro destacou que várias off-shores constituídas por intermédio da Mossack Fonseca foram utilizadas em esquemas de lavagem de dinheiro apurados por outras etapas da investigação de desvios na Petrobras.
          Como exemplo, cita off-shores controladas pelo ex-diretor da estatal Renato Duque, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, e o operador Mário Góes. Todos já foram condenados e ainda respondem a outros processos derivados da Lava Jato.
          “Teriam utilizado as referidas off-shores para abertura de contas no exterior através das quais ocultaram e dissimularam produto do crime de corrupção no esquema criminoso da Petrobras”, afirmou o juiz.
          Além disso, a Mossack Fonseca é investigada ainda por abrir a offshore Murray Holdings, que assumiu a propriedade de um dos imóveis no Condomínio Solaris, em Guarujá (SP), para esconder os reais donos.

    1. … [INCRÍVEL] Quase 20 dias depois “os foragidos continuam foragidos”!…

      PANAMÁ – Mossack Fonseca investigada na Lava Jato tinha ‘estoque de offshore’s

      Postado em 15 de fevereiro de 2016

      [FONTE: Vetor Documento & Informação
      http://vetorm.com/?p=932 ]

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        1. … No dia 22 de fevereiro, a ‘PORCA-tarefa’ localiza… Errou feio quem pensou nos “foragidos” responsáveis pela Mossack Fonseca, Maria Merces Riano Quijano e Luiz Fernando Hernandes Rivero…
          “Os foragidos” localizados são o senhor João Santana e esposa, ambos até os dias de hoje em ‘prisão perpétua preventiva’ (sic) na gloriosa (idem sic) ‘Guantánamo do Paraná’ sob a égide do DEMoTUcano (ir)responsável “juiz” sérgio ‘mor(T)o’, Serginho ‘Tolo’, para os(as) íntimos(as)!…

          NOTA:
          em 22 de fevereiro de 2016, “o casal de foragidos da Mossack Fonseca” continua, pasme, “solto, todo solto”, “e tome-lhe aberturas de novas empresas offshore Brasil mundo a fora”!

          ***

          22ª fase
          Lava Jato realiza operação em São Paulo, Rio e Bahia
          Nova fase da Lava Jato tem como um dos alvos o marqueteiro João Santana
          Publicitário, que está no exterior, trabalhou em campanhas de Dilma e Lula.

          Por jornalistas Camila Bomfim e Adriana Justi
          Da TV Globo, em Brasília, e do G1 PR

          (…)
          Deflagrada no dia 27 de janeiro, a 22ª fase foi batizada de triplo X e prendeu quatro pessoas. Dois investigados estão foragidos – Maria Mercedes Riano Quijano e Luiz Fernando Hernandez Rivero.A dupla é apontada pelas investigações como administradora da Mossack no Brasil.
          (…)

          CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://blogdabronte.blogspot.com.br/2016/02/lava-jato-realiza-operacao-em-sao-paulo.html

          1. ATENÇÃO!
            Através do SIGOI (‘Sistema Google de Informações) [Risos], ao que parece continuam “soltos, todos soltos” os dois *”foragidos” acusados de comandarem a Mossack Fonseca, segundo a Polícia Federal!
            *Maria Merces Riano Quijano e Luiz Fernando Hernandes Rivero

            Com o prosseguimento das investigações o conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito!
            E haja ‘Tijolaços’!

            Risos

          2. Mansão que Globo não noticia é alvo da Lava Jato no esquema Mossack Fonseca

            Documentos ligam obra ilegal em área protegida, em Paraty, a empresas investigadas por operações suspeitas. Será curioso assistir a William Bonner noticiando operação da PF na mansão que a Globo não noticia

            Por conspícua e destemida jornalista Helena Sthephanowitz
            Rede Brasil Atual – publicado 12/02/2016 10:36

            (…)

            FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/02/mansao-de-donos-da-globo-e-alvo-da-lava-jato-no-esquema-mossack-fonseca-3618.html

          3. Refinando o fio da meada:

            … continuam “soltos, todos soltos” os dois *”foragidos” acusados de comandarem o escritório em São Paulo da Mossack Fonseca, segundo a Polícia Federal!
            *Maria Merces Riano Quijano e Luiz Fernando Hernandes Rivero

            Com o prosseguimento das investigações o brilhante e impávido jornalista Fernando Brito!
            E haja ‘Tijolaços’!

            Risos

          4. Por que a jornalista Camila Bonfin não
            é conspìcua?????
            Humpff!!!!

  27. O condomínio Solaris pode ter sido o Riocentro da Lava Jato

    A operação descobriu um elefante – a Mossack Fonseca – e agora não sabe como escondê-lo para não comprometer os Marinho.

    Por emérito e intimorato jornalista Luis Nassif

    SAB, 13/02/2016 – 23:19

    (…)

      1. Globo explode nas coxas do Moro – Por egrégio e destemido jornalista Paulo Henrique Amorim

        publicado 14/02/2016

        (…)

  28. Panamá Papers: Cunha, Edison Lobão e João Lyra também estão envolvidos no escândalo

    Postado em 3 de abril de 2016 às 6:23 pm

    Do El Pais

    (…)

  29. Registros nos EUA indicam que Joaquim Barbosa não pagou imposto em Miami

    Por jornalista Fernando Rodrigues – portal uol/Folha
    03/04/2016 17:50

    Ex-presidente do STF diz que encargos foram pagos
    Tributo sobre compra de imóvel aparece “pendente”
    Falta de dado impede checar valor pago pelo ex-ministro
    Barbosa teve “tratamento VIP” da Mossack Fonseca

    (…)

  30. Sem qualquer dúvida, é proibido disseminar pelos veículos de mídia mais militante de direita brasileiros, qualquer notícia negativa sobre Macri, por razões óbvias, e Porochenko, premier da Ucrânia e comandante do ódio artificialmente cultivado contra a Rússia no continente europeu. Também não é de bom tom nem conveniente politicamente que se fale mal do Emir do Katar ou do Rei da Arábia Saudita, a intocável e imprescindível aliada americana no Golfo Pérsico. Mas o Estadão é um boquirroto. Macri conseguiu chegar ao topo sem golpe, e a Argentina é feliz por ter conservado sua continuidade democrática. Mas os conservadores da América Latina têm muito pouco tempo para mudar as coisas e assumir com mão de ferro as rédeas do continente. Porque em dois anos Macri estará à beira da renúncia.

  31. Ativista politica-social russa, Alena Popova afirma, sobre a referencia de Vladimir Putin entre os envolvidos no Panama Papers: “Nas sociedades ocidentais, isto ja’ seria razao suficiente, para o afastamento e prisao do politico citado, mas aqui(na Russia) nos ja’ estamos acostumados geneticamente a aceitar que os politicos podem roubar dos nossos bolsos”. Quase tao organico e natural quanto uma gravides e um parto.

  32. Parece que os magnatas norte americanos sao todos santinhos ….11 mihoes de documentos e nenhum trump… qua qua qua…..me conta outra…So inimigos dos USA. quem sera que controla esses documentos?.

  33. Parece-me que, para os três patetas que frequentam este blog. este assunto do post não vem ao caso. Moro fazendo escola aos seus seguidores. Bando de patetas!

  34. Espero que outros jornalistas – e não só Fernando Rodrigues – tenha acesso à lista da Mossack Fonseca. Seria bom se fosse tornada pública de uma vez, aí saberíamos quem está ali e se há algum indício de crimes. A lista do HSBC passou batido. E ainda não está pública, ou está? Pararam de falar nela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *