O que pode explicar a vaia a Trump em Davos

trumpvaia

Os jornais noticiam que Donald Trump foi vaiado por uma platéia de financistas em Davos, no Fórum Econômico Mundial, ao criticar a imprensa, da qual disse que o tratava muito bem quando era empresário e, depois que tornou-se político, ter percebido como pode ser “cruel, ruim e falsa”.

As palavras do presidente norte-americano, elas próprias, revelam a razão.

É que a imprensa, nestes tempos, tornou-se, para o dinheiro, uma ferramenta de poder maior até que os governos.

A relação entre imprensa – ou comunicação, já não dá para chamar pelo nome de seu ramo mais decadente – não é a da promiscuidade eventual e do discurso abertamente ideológico, ou mesmo do mecenato dos tempos em que o diretor do Banco Nacional, o lendário José Luiz de Magalhães Lins – a quem Otto Lara Resende chamava de “o amigo certo das promissórias incertas” –  “empinava papagaios” a gente das letras de forma.

Os meios de comunicação, hoje, são essenciais para que se mantenha um “silêncio uníssono” à nudez monstruosa  do reinado de  um sistema de concentração de capital que faz com que 82% de toda riqueza gerada em 2017 fique nas mãos do 1% mais rico do mundo”. Ou, em nossas terras, 5 pessoas terem os mesmos ganhos que 100 milhões de brasileiros.

Nem mesmo o governo norte-americano, com suas tropas e bombas, seria capaz de fazer isso ser aceito como “a ordem natural das coisas”, apenas a onipresente, onipotente e onisciente mídia.

Na sua explicação, o tosco Trump revelou o que a imprensa faz com os políticos que a desagradam, mesmo que não desagradem de todo ao capital.

Aqui, desde que a D. Judith Brito, então presidente da Associação de Jornais, disse que os  “meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país“, é pior, porque vimos o que fazem a políticos que a desagradam e que desagradam ao capital, embora com poucos motivos para isso.

Elas são o partido único, no qual não há senão raríssimos sinais de dissenção bem comportada, embora se preocupem com a guerrilha que lhes fazemos com os nossos estilingues cibernéticos, a rigor um nada, desde que a internet passou a ser dominada por seus “drones” de algoritmos, que já controlam o quanto e por quem os guris paupérrimos, vivendo ao pão e laranja de contribuições, podem ser ouvidos.

O rei está nu, como se sabe, é uma fake news.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

10 respostas

  1. Falando em favorecimento da mídia, é brincadeira a pesquisa armada pelo Datafolha para oferecer “apoio popular” ao Lula. Por exemplo, uma das perguntas é se o ele está sendo tratado com mais rigor que os demais políticos. Claro que o cara tende a pensar no Temer e outros (que têm foro privilegiado) e responder que sim. Mas se pensasse em Cunha, Cabral e Dirceu, sem foro, ficaria óbvio que Lula, que ainda está solto, está sendo privilegiado. Em outra questão eles perguntam se o Lula não sabia da corrupção na Petrobras, ou sabia e não podia impedir, etc, sem colocar a opção de que ele sabia e comandava tudo.

    E por aí vai a coisa. Para culminar, eles ainda perguntam o que o sujeito acha do julgamento, se 12 anos foi uma pena correta, etc. Ou seja, adotam a estrutura do discurso petista ao não tratarem a questão da punição dos crimes do Lula como algo legal, como deve ser, e sim como uma escolha política. Que capacidade tem o seu Zé de dizer se a pena deveria ser 10 ou 50 anos? Nenhuma, provavelmente. Enfim, uma “pesquisa” feita para os petistas continuarem a pedir a aplicação da Lei Barrabás, aquela em que a condenação jurídica é anulada se o povão mais ignorante assim quiser. Depois querem negar que a Folha sempre alivia para o PT.

    1. Arnestinha Pederasta

      Vão trocar muito CU esse final de semana ?
      Você é uma moleca tentando ser palhaça.
      Sua candidata, a Bolsonara , já se fodeu há muito tempo !
      Você é uma vagabunda descarada.
      Uma cadela vadia.
      Antes que eu me esqueça, sua mãe tá boa ?
      Sua mulherzinha ?
      Vadia !

  2. Se dentro da sua casa você tivesse um inseto que sempre que você olhasse ele tentasse te prejudicar e que todas as suas ações fosse no sentido de te sugar e te manipular e lentamente ele permitiria novos invasores e seu único objetivo é de se apoderar de tudo que é seu pois vive do dinheiro, só resta uma única ação expulsar esse ser daninho e diabólico de sua residência antes que ele em teu cérebro

  3. O DATAFOLHA É PETISTA! Só um mentecapto para proferir tamanha asneira. Esta pesquisa será feita na Paulista, nos Jardins e no Morumbi em São Paulo e nos bairros coxinhas do resto do país. Ou então esse babaca está querendo justificar o que a pesquisa mostrará: LULA LIDERA, APESAR DE TUDO E DE TODOS.

    1. Claro, claro, você pergunta sobre a influência do Lula na corrupção da Petrobras e omite a opção óbvia (e neste caso também verdadeira) de que ele sabia dela e a comandava. Bem, vocês acreditam nas manipulações do Datafolha. Acreditavam nos públicos que só ela encontrava em manifestações. Acreditaram até que o Hadad 16% venceria a eleição.

    2. Arnestinha Pederasta

      Vão trocar muito CU esse final de semana ?
      Você é uma moleca tentando ser palhaça.
      Sua candidata, a Bolsonara , já se fodeu há muito tempo !
      Você é uma vagabunda descarada.
      Uma cadela vadia.
      Antes que eu me esqueça, sua mãe tá boa ?
      Sua mulherzinha ?
      Vadia !
      Xibunguinha !

    3. Arnestinha Pederasta Passivo

      Vão trocar muito CU esse final de semana ?
      Você é uma moleca tentando ser palhaça.
      Sua candidata, a Bolsonara , já se fodeu há muito tempo !
      Você é uma vagabunda descarada.
      Uma cadela vadia.
      Antes que eu me esqueça, sua mãe tá boa ?
      Sua mulherzinha ?
      Vadia !
      Xibunguinha !

  4. O que houve, Arnesto, que hoje você não falou dos bolivarianos e da ditadura na Venezuela? O que houve que você não repetiu o que a CIA, a NED, a Usaid ou o escambau, te ensinaram e te mandaram repetir?

    Te cuida, meu chapa. Corre postar outro comentário para cumprir teu compromisso; do contrário, eles vão deixar de te mandar o soldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *