Nem no pior pesadelo dos golpistas o resultado poderia ter sido pior do que os números do Datafolha.
Michel Temer, preservado pela mídia todo o tempo, tem um percentual igual – dentro da margem de erro estatística – ao de Dilma Rousseff por seu impeachment.
Aécio Neves despenca, Alckmin despenca, Serra despenca. A extrema direita comeu seus votos e eles não ganharam outros.
Lula – perseguido, massacrado, grampeado, proibido de assumir o cargo de Ministro – não obstante sobe e volta a liderar – ou a co-liderar – as pesquisas em todos os cenários.
Vira a curva do desgaste que a mídia impôs e inverte a tendência.
Marina Silva está onde sempre esteve e de onde nunca sairá: em lugar algum, como a candidata dos que rejeitam a política.
Ciro Gomes se credencia como parceiro indispensável.
Rejeição alta a Lula? Uma ova, porque é mínima para um homem que todos os dias, nos jornais e nas tevês, é acusado de todo o tipo de falcatruas e só por medo da reação popular não foi para os cárceres de Sérgio Moro.
O povo brasileiro é um resistente.
Sem nada, senão um ou outro comentarista, uns paupérrimos blogs, o boca a boca e a memória histórica, vai se esclarecendo.
Que pensem bem os que pensam em atentar contra a democracia brasileira.
Tudo o que se delineia na pesquisa vai virar uma onda que não dependerá mais de televisão nem de jornais.
Querem encarar como uma marola?
Será um tsunami se consumarem a violência contra a democracia e contra o porcesso, ainda que lento e insuficiente, de conquistas sociais.
Não haverá madrugada suficientemente escura para seu golpe.
O processo social é muito mais profundo que as toscas e manipuladas ideias de “opinião pública” que se procura apregoar.
É lento, como tudo que vem das entranhas. Mas tem uma força incontrolável, a partir de certo momento.
O único golpe capaz de se sustentar é o de uma ditadura.
Menos que isso, será varrido pela força do povo brasileiro.
74 respostas
Uma imensa alegria saber que a “opinião publicada” não está vencendo a democracia! E viva o povo brasileiro! (Que orgulho!)
Afinal, ninguém “chuta” cachorro morto, não é mesmo? É #Lula2018, e não tem pra ninguém! Lula é fênix que renasce das cinzas!
O fato é que o povo está conseguindo se impor, esta é a verdade. E está conseguindo isso apesar do massacre diário da imprensa empresarial de direita. O problema que está no centro de tudo é esse tal de voto. Todo coxinha no fundo acredita que ninguém do povão deveria ter direito de votar. Nem favelados, nem pedreiros, jardineiros, faxineiros, empregadas domésticas, etc.. Como se sabe, a gota d”água para o golpe civil-militar foi a Mensagem ao Congresso Nacional de 15 de março de 1964, na qual o presidente João Goulart manifestou o desejo e a esperança de que fosse reconhecido o direito do analfabeto de votar e de ser votado. Onde está escrito analfabeto, leia-se povão. A imprensa tratou isso como sendo uma ameaça do governo para promover “o estouro da boiada”, colocando o povão para fora do controle das elites, com os mesmos direitos eleitorais que o cidadão de classe média. Isso naquela época foi visto como o maior dos absurdos. Tentando remediar a situação de extrema frustração das massas, o Marechal Castelo Branco propôs em projeto de lei o voto do analfabeto para as disputas municipais. Mas o Congresso de maioria golpista e ultra reacionária, eleito por contribuições financeiras de organizações radicais de direita, rejeitou a ideia. Na mentalidade das elites, o dinheiro público só deveria ser gasto com as necessidades listadas pelas elites. As classes de menos renda não deveriam ter direito algum e muito menos direito de voto. Assim, eles não reconhecem o poder de escolha eleitoral do povo como sendo legítimo, e se referem aos votos dados a Dilma e Lula como frutos de barganhas pecaminosas, votos ilegítimos comprados por esmolas dadas com o sagrado dinheiro público que não seria público, segundo eles, mas pertencente às elites: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, etc.. Os golpistas de sempre não consideram benéfico para o país que as camadas pobres da população sejam guindadas à inclusão na sociedade urbana moderna, constituindo uma nova classe média. Para eles, isso é uma ameaça às suas posições dominantes e exclusivas na sociedade brasileira.
Não entendi por que o grafico (cenario 2), a Marina que permaneceu nos mesmos 23%, a linha amarela do grafico sobe igual a do Lula.?
Não sou estatistico, nem matematico, portanto gostaria que todos obesrvassem…
Aquilo que o velho e maior de todos os líderes populares – Leonel de Moura Brizola – ensinava: E’ o processo social!!!!
Gosto muito do Brizola, mas o maior líder popular da história do Brasil é o Lula, sem dúvida!
Em 1964, Brizola (a quem o respeito) foi o homem coragem, em 2016 é a vez do Lula.
Como dizia o Brizola, um não bem redondo para a Globo golpista.
Gilmar Mendes e Moro terão muito, mas muito mas trabalho do que imaginam… Se com o PIG todo a coisa está assim, imaginem se conseguimos emplacar una Ley de Medios?????
Fernando.
Como a vida é irônica, coxinhada brasileira vai ter que torcer para Sanders ( socialista ) vencer a eleição americana , pois com o Trump nem pra lavar latrinas em Miami vai ter vagas para vira-latas….rsrsrsr, que maravilha.
DILMA até 2018, LULA até 2026 , chora coxinhadaaaaaa.
É verdade! Os coxinhas vão ter que torcer para o Sanders ganhar as eleições, porque se for o Trump, muitos deles vão ter que voltar de mala e cuia para a terrinha.
Não cara Nina, a Cuia eles nem levaram porquê o Tio Sam -que eles veneram- não deixa entrar com erva lá
nos States …Vão voltar só com os mulambos, mesmo!
E eles que já nos fizeram sentir 500 anos de “SOLIDÃO”, vão-se esfolando de pouco em pouco.
São Joãoes, Joses, Marias, Fatimas e Jessicas e Uelintons que vão vencer.
Fascistas mídia golpistas deputados senadores de qualidade duvidosa mas uma vez vocês subjugaram o povo brasileiro vocês entendem muito e de coxinhas e fazer pose pra mídia nefasta quero como vocês vão nas próximas eleições sem a grana de seus patrões quero ver tucanos demos e outros entrar nas comunidades das grandes cidades quem entende de povo e políticos quem foi criado junto com quem elege ninguém e eleito pela Savassi Leblon Morumbi nas próximas eleições vocês vão levar uma surra nas urnas que muito de vocês vão ter que arrumar emprego com seus comparsas da mídia
Infelizmente o Brasil não tem mais lideranças políticas.
Lula está vendo seu capital político se reduzir a pó. Com o que lhe resta, tenta comprar votos de partidos nanicos prometendo coisas que nem sabe se poderá dar.
Marina demonstra total fraqueza e falta de posicionamento.
Aécio/Alckmin não representam a enorme massa de brasileiros que pede a saída de Dilma.
chupa coxinha chupa coxinha, engole tudo a seco, engole o lula presidente de novo!!!!!1
Que dor de cotovelo, não é mesmo, coxinha?!
Não confunda seus delirantes desejos com a realidade!
Mesmo com todo o incessante e criminoso massacre midiático, Lula ainda é considerado disparado o melhor presidente da história do Brasil. Além disso, está liderando a corrida presidencial para 2018.
Por isso, o desespero do Moro, do Janot, do Gilmar Mendes, da Globo, de boa parte da plutocracia! Eles precisam derrubar o governo Dilma e prender ou pelo menos acabar com a carreira política do Lula, como fizeram com o José Dirceu. Se não forem bem-sucedidos nessa criminosa empreitada, muito provavelmente Lula será novamente presidente da república!
Realmente, a plutocracia e seus lambe-botas estão desesperados!
Lula tem que tomar MUITO cuidado com a sua segurança! Eu não duvido mais nada dessa gente! Os golpistas são verdadeiros mafiosos, bandidos, criminosos, e uma parte significativa do Judiciário, do MPF e da Polícia Federal integra a horda dos golpistas!
Tucanalhas, nunca mais. O Aedes já pendurou a chuteira. O PMDB nas urnas, para presidente, é um desastre. Lula , fenomenal. Esta é a maior prova que a oposicao só tem uma alternativa para chegar ao poder que é, passar a perna no eleitorado brasileiro e é o que estão fazendo. Serão varridos do mapa de uma maneira ou de outra. O golpe entrou na UTI. E vai dar o último suspiro já, já.
Nossa, que festa. 33% de alienados e fanáticos acham que a Dilma não deve sofrer impeachment, praticamente o mesmo número das pesquisas anteriores. A maior parte destes deve estar nos 25% que recebe Bolsa Família, para aos quais o PT está mentindo, como sempre fez, que se a Dilma sair o benefício vai acabar.
Quanto ao Temer, uma coisa de cada vez. Se ele assumir e cometer crimes similares aos da Anta, deve ser impichado também. Caso contrário, é golpe. Por enquanto, na lei, só quem sai é a Dilma.
PRESTEM ATENÇÃO NO DESESPERO DO ERNESTO.
É DAQUI PRA PIOR, NÃO RACIOCINA MAIS, SÓ RACIONALIZA.
É ISSO AI ERNESTO, MANDA BALA, ESTAMOS ADORANDO.
Ernesto, tu és um tremendo de um desinformado… Temer (PMDB) está junto com Dilma há mais de 5 anos comendo da mesma sopa e vem tu dizendo que se ele Temer cometer crimes similares….. Ernesto tu não passa de um despeitado perdedor que bandidamente apóia o golpe. Temer é tão ladrão quanto os trezentos picaretas que querem tomar o poder na marra. A administração pública brasileira é podre na essência desde D. João VI. Político é sinônimo de ladrão. Talvez a Dilma seja a única que não deve um centavo nesta roubalheira.
Ue? Não entendi. ” Temer (PMDB) está junto com Dilma há mais de 5 anos comendo da mesma sopa e vem tu dizendo que se ele Temer cometer crimes similares”
“Talvez a Dilma seja a única que não deve um centavo nesta roubalheira.”
Ou bem a Dilma cometeu crimes ou bem ela é a única que não deve, as duas coisas não dá…
Esse Ernesto está igual ao do samba do A.Barbosa que convidou” para um samba mais não tinha ninguém “”.
“” O homem desinformado é como corpo sem alma tateando no escuro do obscurantismo “” . Enio S. Zuliani .
O Arnesto nus convidô pro samba ele mora no Brais, nóis fumo num encontremo nin guem! Ele ficou cuma baita duma reiva, em 2018 vai tê mais! Nóis num semo tatu!
Acooorda, coxa. Nem seus correligionários querem o Temer.
O Paraná das pesquisas não disse ontem que marina tinha 240 % de intenções de votos ,José Serra do Bem tinha 180% e lula tinha 15 só. Não tenho a menor dúvida que o percentual dos que apoiam o golpe é menor do que esses 60%.
Fora isso,eu que passei algumas horas em Manaus ontem,08/04/2016,Manaus super mau cuidada pelo péssimo Artur Neto-PSDB/AM,centro acabado,ruas pessimamente sinalizadas,ruas esburacadas,mais algumas avenidas famosas como Recife,Paraíba,Djalma Batista,V8,Getúlio Vargas Joaquim Nabuco,ou seja, as de maior visibilidade o sujeito mandou recapear e só.No mais a cidade tá ruim ou péssima.Aconteceu um fato horroroso aqui envolvendo o governador atual que sofreu um atentado com um maço de papel de notas falsas igual ao podre José Serra em 2010 mais nada comparado a ovada e vinhaço na cara que ele levou em 2002 de um estudante e em 2016 da ministra Kátia Abreu,mais o mais grave de tudo é que o rapaz foi covardemente assassinado e isso esperamos que as autoridades daquele estado senadores,deputados exceto o nefasto líder do DEM dono da construtora capital e o filho do atual prefeito,mídia corrupta podre e que vende elogios a podridão política local do amazonas esquece,tomem providências no que diz respeito a esse caso escandaloso e exijam medidas duras,ponham a boca no trombone e acionem a PF para que isso não fique no esquecimento.Acho que ninguém merece perder a vida por causa disso se foi o caso.Mais como a polícia local não é confiável que se ponha a Federal no caso.
Brito. Fico imaginando o gato Angorá conversando com o Mordomo . O povo mostra de quem ele tem nojo. Essa rejeição toda sem se expor.
Impressionante a burrice da qual nosso país é vítima ! O PT insiste em querer dizer que o movimento para espurga-los tem partido e militância. E os próprios componentes do PT acreditam…da mesma forma que os paulistas acreditam em FHC. Acho, na verdade, que vocês são irmãos ! E gêmeos ! E univitelinos ! Irmanados na corrupção e safadeza ! Ou então, encontram se num delírio romântico sobre um socialismo que nunca existiu por aqui. Pobre de nós, ó Brasil !!!
Está evoluindo, Vitor. De coxinha total para incrédulo na política. Continue assim que em poucos anos será um verdadeiro social democrata.
É fazer marcação serrada,nos deputados de todas as formas,esta semana que entra,temos que sufocar esta imprensa safada,mostrar pra sociedade,o que eles realmente querem com este golpe,onde tiver um microfone golpista botar eles para correr,no meu bairro,vieram mostrar um buraco que se abriu,e misturaram com politica contra o governo,percebemos,a manobra,botamos para correr,com a palavra,GOLPISTA,eles estão com MEDO,pudera,são SAFADOS COXINHAS.
Marcação “serrada” é usar uma serra ou o Serrra? Ah ta, “é de todas as formas” , entendi.
Por que todo esse ódio? Voce briga com os coxinhas e os politicos fazem jantares pra dividir a propina, se liga.
O PIG agora vai comecar a entender que (1) o povo de fato nao e bobo; (2) que eles se tornaram dinossauros da comunicacao ja que nao conseguiram acompanhar as mudancas profundas que a era da internet provocou. Ficaram concentrados em conceitos anacronicos e nao se deram conta que estamos no seculo 21, bem longe dos anos 1960.
O PIG esta derretendo e com Lula la em 2018 nao sobrara gde coisa !
#NaoVaiTerGolpe #VaiTerLuta #DilmaFica
Ernesto, Ernesto. Vai dar comida para os coxinhas, pois o desespero está tomando conta deles e da imprensa golpista. O Datafolha está se asfixiando com sua própria raiva que nem cálculos matemáticos simples eles sabem fazer. Bateu o terror. Os tucanos estão sendo massacrados pelas pesquisas. Só você e o bando de midiotas não enxergam isso. Só tem uma maneira desses ladrões voltarem a governar esse país: golpe. E NÃO VAI TER GOLPE. Querem governar? Vamos prá urna. Mas em 2018, pois já temos um governo TETRA eleito. E vamos rumo ao OCTA. No voto
Na democracia. Sem golpe, sem xororô de perdedores, pois é isso que vocês são: PERDEDORES.
Sei não. Parece aquela semana que jogaram uma ideia do FHC e, logo em seguida, descarregaram tudo no Lula…
Notando que os cenários de segundo turno não foram divulgados.
Pode ocorrer de a folha dizer, em manchete, que Lula perderia em todos os cenários para Marina, num segundo turno (para ficar no mínimo).
Parece que a FSP tem sérias razões para rejeitar o PMDB como governo (o Cunha não é muito fã da fsp e, pelo que parece, ele é vingativo); será que a folha estaria disposta a dar uma cartada a fim de direcionar a coisa para um cenário melhor para ela?
Sei lá!
“Temo” Cunha…
… Comungo com a brilhante análise do emérito e destemido jornalista Fernando Brito!
De modo análogo, eu concordo com o *’post’ escrito pelo ‘Mestre dos Textos Refinados’, o egrégio e intimorato jornalista Paulo Nogueira!
Permito-me – apenas e tão somente – colocar em apenso uma intuição sinistra:
neste momento, ao revelar os dados como eles são verdadeiramente o DATAFRAUDE dos “Frias da puta da Folha da ‘ditabranda'” poderá estar emitindo mais uma senha desesperada para os fascigolpistas de sempre!
Traduzindo: “ou eles ou nós, radicalizar a intentona antidemocrática ao extremo da irresponsabilidade!”…
*O fracasso da mídia em exterminar Lula fica claro no Datafolha. Por Paulo Nogueira
Postado em 09/04/2016
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-fracasso-da-midia-em-exterminar-lula-fica-claro-no-datafolha-por-paulo-nogueira/
LULA LÁ 2018 – TRI TRI TRIPRESIDENTE
E, finalmente, em primeiríssimo turno!
https://www.youtube.com/watch?v=jSOVyhaymvg
Acredto piamente que Lula tem muito mais.
A Globo não quis divulgar a última pesquisa do Datafolha, amplamente desfavorável aos seus pupilos. Percebe-se que o eleitorado brasileiro amadureceu muito e nao se deixa mais levar por lororotas e conversa fiada. Tera que mudar o discurso ou sera tragada pela corrente do bem, que nao perdoa a enganação. E a cobra? Está mais viva do que nunca, viu Dona Janaína e Seu Bicudo. Chupa está manguinha, coxinhas golpistas!
É a prova cabal de que a mídia monopolizada não influencia mais ninguém. E ainda se arvoram em porta-vozes dos eleitores sem ter recebido um único voto para representá-los. Só representam a nação os governantes e parlamentares ELEITOS pelo povo, o que não é o caso da mídia, da PF, do MPF, do STF, do TCU, etc.
O Ibobe deve estar fazendo alguma “pesquisa séria” encomendada pela Globosta. Amanhã ou segunda feira saberemos. Eles se superam a cada dia na sua cafajestice.
Para mim, desde 2010, é LULA 2018. Se tentarem impedi-lo à custa de mentiras tão a gosto de certa “justiça”, será golpe. Aí, quem ele indicar, até mesmo um Mané Buchudo, vence.
Temos que manter o foco. Continuar a luta diária, postar, compartilhar, divulgar.Segunda, é Lula na Lapa, vamos fazer desse evento um sopro forte da democracia, para inviabilizar o golpe. Nao vai ter golpe, vai ter luta, vai ter boicote à globo.
O samba da Beth Carvalho “Não vai ter golpe meu povo” é magistral.
Além de entendermos de política, somos criativos .
Golpistas, não passarão!
Na verdade, os dados verdadeiros da pesquisa e que eles não divulgam e que 51% dos eleitores brasileiros não querem o golpe, exatamente o percentual dos que votaram na Dilma em 2014. Só quem apóia esta maracutaia são os coxinhas que votaram no Aecio, e que a metade destes já não o quer mais. Resumindo, de nada valeu a enganação midiática golpista. Como diz o Brito, o tiro saiu pela culatra. Golpe de novo, não sinhô.
Se o Lula lidera na datafalha ppode apostar que essa margem do em relação aos outra pode apostar que é 40 pontos porcentuais.
Deixem a Globo e Veja virem quentes , que o povo estará fervendo – mofarão nas bancas com seus factóides para influenciar a votação. O povo não é e nunca será bobo.
O que chamou a atenção é o temer da onça ter 2%. DU-VI-DO! Ninguém conhece esse safado que dar o GOLPE com o kúnha. Esse índice para o salafrario do GOLPE foi pra não o deixar em completamente em branco. Aposto que ele em pesquisa é somente um traço, ou seja, sem nenhuma referencia. Essa data-falha mente e mente muito.
Brito, bota “tiro pela culatra” e “sinal de maré antigolpe” aí.
Os golpistas paraguaios da Globo, sumiram com a pesquisa datafolha no JN.
E, o pior, apresentaram Lula, no ato com os professores ontem em São Paulo, dizendo que muitos que apoiam o impeachment paraguaio não são inimigos, são desavisados, ou seja desinformados pela mídia, como no caso de hoje, onde a pesquisa datafolha foi limada pela Globo do JN, pois mostra que caiu o apoio ao golpe e Dilma e Lula sobem, explicitando que a maré vai mudando e aí, “sai de baixo”, vai ter “super-herói” chamando tucano de meu louro e golpista pagando o dono do pato.
Temo Cunha…
Mais uma análise da pesquisa. Em qualquer cenário os votos dos partidos dos coxinhas, que hoje defendem o golpe, somados, não chegam a 30%. Não computei os votos da Marina, que apoia uma outra manobra, novas eleições. De qualquer sorte, colocando tudo no mesmo saco, chega-se a 49%, comprovando aquilo que eu ja havia escrito – 49% apenas apoiam a farsa, percentual do Aecio no segundo turno/2014. É zefini. Deputados abram o olho, enquanto é tempo.
Bem capaz que depois disso a pressão vai ser no STF para impedir Lula de ser ministro como o golpista Mor Janó recomendou, para que Lula seja sequestrado pelo tucano Moro e mantido refém em sua Guantanamo da tortura, afim de que Lula seja impedido de poder se candidatar. Vão querer torna-lo ficha suja de todo jeito agora sem provas nenhuma porque provas os corruptos golpistas criminosos do MPF PF e o Juiz bandido Moro inventam. Não atoa o Moro foi aos EUAs prestar contas aos americanos sobre o estrago que está causando na economia nas empresas nacionais e nos partidos de esquerda no PT. A ordem é impedir que Lula fique solto, vão caça-lo vivo ou morto não duvide Lula tem que se proteger aonde for e aonde estiver. Os EUAs são especialistas em dar golpe e mascarar esses golpes , em assassinar presidentes e candidatos não só nos EUAs mas em outros países. Que não se atrevam a fazer mal ao Lula, porque se algo de ruim acontecer a ele a população não vai deixar ninguém governar esse país, nunca mais essa direita vai vencer eleições aqui!
Parabéns Brito. O seu trabalho colaborou nessa reação, pode estar certo. Dá-lhe Lula!
#Lula2018
https://twitter.com/hashtag/LULA2018?src=hash
Preso pode se candidatar?
É bom você perguntar ao seu ídolo – o cunha – já que em breve ele estará na papuda.
Flexa Ribeiro e Cícero Lucena do PSDB foram presos e se elegeram senadores.
Pontos importantes:
1- Cristovão Buarque vai entrar pelo PPS.
Com isso provavelmente irá tomar MUITOS voto da Marina.
2- Alvaro Dias entrara pelo PV.
Provavelmente tomara votos do PSDB, principalmente do Parana.
3- Apos abertura do inquérito contra Aécio ele cai ainda mais, e, Marcone Perillo, a “alternativa limpa” do PSDB acaba de se afundar também.
Ironicamente, dos três tucanos o mais promissor é o Serra, bate na madeira.
Cunha e Temer disputam a presidência para ver quem escapa primeiro do Leva a Jato para a prisão. Leiam o UOL de hoje. E Deputado que votar favorável a eles corre o risco de seguir o mesmo rumo.
Britij, hoje vamos pensar: “Brasileiros, meditem sobre essas frases de Bertolt Brecht, comparem com a atual situação política do Brasil e tomem uma atitude a favor da democracia, pois depois dela ser ferida e debilitada, não adianta chorarem, pensem nisso”:
“O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso.”
“A verdade é filha do tempo e não da autoridade.”
“Há homens que lutam um dia e são bons, Há outros que lutam um ano e são melhores, Há os que lutam muitos anos e são muito bons, Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”
“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. “
“A cadela do fascismo está sempre no cio”
“ O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo e das organizações nacionais e multinacionais.“
O trem tá feio pro lado deles.
Vida dura dos coxinhas: se insiste no impeachment é GOLPE; se insiste em novas eleições é LULA.
“Há nos confins da Ibéria um povo que não se governa e não se deixa governar”. Julio Cezar avisou. Seus subordinados sentiram-se desafiados. Roma pagou um preço alto por subjugar um povo cujo senso ético indicava a traição como um crime capital. Roma implantou no seio da sociedade lusitana a variante da traição, tendo assim autorizado moralmente o uso da mesma por seus opositores. Foi a traição dos soldados lusitanos (ladrões) que permitiu a entrada dos vândalos em território ibérico. Da mesma forma, os “sócios” de Roma no controle do território peninsular – os Visigodos – viram-se igualmente traídos por uma Roma exclusivista e autoritária. Deu no que deu: após a cristianização forçada de Roma como forma de apaziguamento entre os dominados, Roma caiu, preferindo-se o caos de um território fragmentado, ao subjugo de uma pólis que jamais conferiu à periferia a mesma cidadania gozada pelos patrícios itálicos. Surge a Idade Média, num esforço de reorganização e de um mundo regido por valores contrários ao pensamento imperial. Não fosse o antigo império ter se transmutado num epicentro religioso (processo este demorado e confuso, a despeito do que pensamos), talvez o mundo estivesse hoje humanisticamente mais evoluído, com consciência plena de que o modelo imperialista baseia-se unicamente no domínio, escravidão e exclusão da maioria. Foi preciso subverter-se o conjunto de valores originalmente pregado pela fé cristã para que aqueles sempre ávidos por poder absoluto, pudessem reorganizar seu império de medo, terror e domínio sobre as mentes e corpos. Mesmo assim, aqueles que sempre se opuseram ao poder imperial, a seu jeito, venceram! O povo, claro, ingovernável, dono de uma dinâmica baseada em vínculos afetivos privados que enlouquecem nossos antropólogos de plantão, carrega até hoje em seu gene, o dom da perspicácia e da inteligência emocional que sempre lhe serviu de arma, desde a primeira luta travada contra um império. Me lembro de uma matéria (me desculpe, não me recordo a data) que me pareceu simbólica. Um “delator” da CIA apresentara um documento que analisava os critérios para permissão de imigrantes latino americanos nos EUA durante o governo Clinton. Fazia menção especial aos brasileiros. Dizia-se que preferencialmente deveriam ser aceitas pessoas de classe média alta e brancas, por serem mais permeáveis ao modo de vida americano. Segundo o texto que li, havia uma preocupação especial com a aceitação de mulheres de baixa renda. Recomendava-se evitá-las, pois estas trabalhariam como empregada doméstica. Segundo o texto, estas mulheres tinham a capacidade de alterar toda a dinâmica familiar, criando novos padrões de relacionamento, seja no seio da família que a emprega, seja em toda a vizinhança. Criavam-se vínculos que não seriam condizentes com o “modo de vida americano” e seria contraproducente para os interesses de qualquer governo.
Desculpe-me por me estender, mas achei isto lindo e inesquecível! A perigosa doméstica brasileira capaz de abalar as estruturas do Império americano! Impossível pra mim não evocar nossa herança milenar como o único povo a oferecer a médio prazo resistência às formas de poder vigente, jogando com suas próprias regras, recusando as armas do inimigo e minando qualquer força política ou militar que pretendesse escravizá-los. Era o que os antigos gregos e romanos chamavam de “Simpatia”, uma perigosa arma sobrenatural que fazia o invasor se esquecer de que terra e a que povo pertenciam. Na baila do poder, a traição rola solta e desce até suas bases. O brasileiro, tal como os antigos lusitanos, ao que parece, fia-se por vínculos afetivos muito mais que por relações políticas no sentido mais amplo. Não nos deixamos governar e não temos culpa se aqueles que insistem em fazê-lo traem a tudo e a todos, exigindo para a si o direito e exclusividade sobre tal prerrogativa. Vão esperando sentados. O povo saberá responder à altura, caso haja um golpe. Vão ganhar o país, mas perderão o sossego.
Lula, por mais questionável que seja em sua política de coalizão, por mais duvidosa que seja sua intenção em levar adiante os avanços sociais, por mais ultrapassada que seja sua visão de desenvolvimento para o país (baseada no incentivo ao consumo e no investimento em commodities).
Continuando, Lula sempre se fiou pela relação afetiva com seu eleitorado. Tanto para o bem quanto para o mal. Esta é uma linguagem que os golpistas desconhecem. Seu erro foi acreditar que a coalizão de que dispunha para garantir governabilidade tinha alguma identificação com sua brasilidade. Não, não são o mesmo povo! São invasores. Talvez, Cunha e todos os outros sejam em realidade os verdadeiros “brasileiros”. Aquele tipo que se apropriou durante quinhentos anos das riquezas deste povo e desta terra, sem a menor questão de abandonar o caráter transitório do termo gentílico que os define. Brasileiro é quem vive de explorar o Brasil. Originalmente e, organicamente, é isto. Lula é, na verdade o presidente da periferia. Um intruso num sistema que nunca irá aceitar um representante da imensa maioria dos moradores desta terra. O Estado brasileiro, a despeito de sua estrutura hipocritamente representativa, nunca foi de fato, um reflexo do povo que o construiu. É reflexo dos que dele se apropriaram.
Seria tão bom que esta consciência surgisse na mente da maioria. Seria o começo do fim de um processo de invasão estrangeira, de escravidão atávica, de submissão orgânica. Precisamos nos libertar e o golpe, a bem da verdade, possa ser a oportunidade que precisamos para começar o fim esperado. Não há domínio que dure pra sempre. Nunca houve. Os que dominaram, ou foram expulsos ou absorvidos. E a cada vitória, a humanidade aprende um pouco mais sobre si, sobre a vida, sobre a realidade. Nada disto que vivemos é real porque não é digno. E o que não é digno, é exceção, é perversão da realidade. Um cão de rua é realmente um cão. Um cão de casa, não é mais um cão. É escravo, um ser sem contato consigo, castrado, tolhido, tosado, fragilizado em troca de um bem relativo. O conforto e a comodidade só se equiparam em termos de realização à autonomia, ao não subjugar-se a ninguém. E por mais dolorida que seja a vida por nossa conta, quem há de negar que é menos sofrida que a morte em vida? Nós desta terra somos, sempre fomos, mortos vivos. Não sabemos mais o que somos nem quem somos. O golpe nos resgataria a legitimidade de não mais submetermos ao autoritarismo disfarçado de legalidade. De minha parte, espero que sejam derrotados e que a mudança venha por algum fôlego das instituições. Como é difícil que isto ocorra, preparo-me pra assumir aquilo que sempre fui – eu e a maioria – perante as instituições: um pária. Cansei de sofrer humilhação de “otoridade” por depender de nome limpo pra sobreviver. Se houver golpe, nome limpo será definitivamente covardia moral.
Edgar, excelente reflexao historica e sociologica. Adorei! Sem medo de ser feliz, vamos vencer ! #NaoVaiTerGolpe
#VaiTerLuta
Edgar, a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você e todos deste Blog. Parabéns pela sua coerente e oportuna análise antropológica e política de nosso povo para esse momento, parabéns. sobre sua consideração à busca pelo nosso povo de um sistema político mais justo e representativo de nossa nacionalidade, aí vai uma sugestão nossa, já sugerida às forças que discutem uma Reforma Política e Partidária para o Brasil, que você e quem interessar, pode conhecê-la e aperfeiçoá-la, se quiser.
“É preciso coragem e patriotismo para isso e para inovar-se o processo representativo do povo, nesses Poderes, levando-se em conta sim, quem sabe, a proporcionalidade de representantes do povo, de acordo com o nº de eleitores por classes sociais do país, conforme sua distribuição: classe A, B, C, D e E. , etc. Assim, estaremos iniciando um novo sistema político e democrático, justo, onde proporcionalmente, todas as classe sociais do pais, se achem devidamente, representadas em todos os 3 (três) Poderes da república, colocando assim, o Brasil, com certeza, na vanguarda dessa temática política no século 21.
Nossa contribuição sobre a Reforma Política e Partidária do Brasil, desde 1997, segue, para quem quiser conhecê-la, nos endereços abaixo.
1) http://www.gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=117637”
Eng° Agr° Sebastião F. Farias
A grande verdade eh que subestimaram o poder dos blogs “sujos”. A grande midia se refere a estes blogs com desdem. O grande contraponto feito por vcs deve ter aumentado. Creio que as visitas devem ter aumentaod e a tendencia eh uma briga pela informaçao. Quando os anunciantes se ligarem no poder dos blogs eles irao crescer e dividr ainda mais espaço com a grande midia.
Não adianta LULA é LULA, ponto final.
Exceto que com rejeição de 53% não se ganha segundo turno de nenhuma eleição… Enquanto Aécio cultiva apenas 33% de rejeição.
Considerando que essa pesquisa foi encomendada pela Folha, presta mais atenção em seus objetivos…
Pesquisas de opinião, não são critério para validar se um caminho/proposta é certo ou errado. Tão somente a vontade da maioria dentro de uma amostragem.
E é nisso que vejo com mais desespero, como boa parte da população se deixa levar por soluções sem terem a noção exata das consequências das mesmas.
Veja que, o impedimento de Dilma (e nisso até a própria imprensa está começando a concordar) vai disparar o gatilho da instabilidade política permanente e o país perderá anos de avanço.
Primeiro, gerando “jurisprudência” para a queda de Temer que nem terá tempo de esquentar a cadeira do Planalto e cairá pelos mesmos motivos esdrúxulos e sem base, de pedaladas e créditos suplementares. Ou, que ficará no poder, na corda bamba entre o processo no TSE, Lava-Jato (caso não seja enfraquecida a tempo) e a agitação das ruas que não aceitarão um golpe parlamentar branco.
E depois, com o vice ou “presidente” até, se pela linha de sucessão Temer cair, o réu pelo STF Eduardo Cunha que ficará exposto a todo tipo de maracutaia que se possa imaginar para prolongar sua vida política, mas que certamente cairá por não possuir nesse cenário, mais serventia.
O que transitaria a “coroa” para o colo de ninguém mais ninguém menos que Renan Calheiros, outro cheio de indiciamentos e meia-dúzia de investigações nas costas. Que a esta altura terá montado um bunker para fortalecer sua permanecia à frente no Senado contra ataques vindos de todos os lados.
Ou seja, o país que agora está ingovernável, pela pauta do impeachment, se tornará um gigante desgovernado sujeito a todo tipo de arranjo político como forma de legitimar um governo provisório (seja nas mãos de quem for), sem voto.
E considravel parecela do povo, especialmente de classe média em sua “imensa sabedoria”, pedindo agora de forma bem conveniente que “saiam todos do poder”.
Podem dar as mãos ao PSTU, depois que transformarem nosso país numa Ucrânia dos trópicos.
E quando você pergunta qual o projeto ou estratégia alternativa de nação que querem a este governo, só falam que tudo “diferente do que está aí”.
Como diria o Ciro Gomes: Vivemos a marcha da insensatez
Tenho conversado muito com coxinhas e posso assegurar que a grande maioria deles estão contaminados pelo ódio da imprensa golpista. É de espantar que a maioria não sabe o que pode acontecer se o golpe for efetivado. Hoje alguns já tem consciência do risco que corremos, pois a própria imprensa (muito superficialmente) fala que até o Tiririca poderia ser nosso presidente. Mas, ainda assim, acreditam que o Lula é bilionário, que é dono da Friboi, que seu filho é dono da OI, que o sítio e o triplex são dele. Já ouvi de coxinha que o filho do Lula tem 1,5 milhões de hectares no Mato Grosso e tem 1 milhão de cabeças de gado. Também ouvi que o Lula comprou uma universidade em Goiás por 500 milhões. E, pasmem, que o Lula comprou extensas faixas de terra na…….ÁFRICA. Sabem prá que? Para construir casas populares, pois “ele é muito inteligente” e descobriu que os africanos não tem casas para morar. Todos esses relatos são comprovados por algum parente que trabalha em Brasília e “conhece” alguém “importante ” no Planalto. Vejam, a criatura acredita que os africanos moram em palhoças de capim. E qualquer mentira que fale do Lula vale como verdade absoluta. Mas o mais formidável é que eles não resistem a 5 minutos de boa argumentação. Quando dizem que Lula é ladrão, eu provoco dizendo que o Moro não quer prender ele, que o Moro é PT. Ficam indignados e asseguram que o Moro não ia se misturar com os comunistas. Aí, dão o tiro no pé, e eu pergunto: mas com centenas de prisões da Lava Jato, se o Moro não é PT, o que falta para prenderem o Lula? Acusações por parte da imprensa não faltam. Por que ele ainda está solto? por que o Moro não conseguiu nenhuma prova para incriminá-lo das acusações?
Diante da falta de resposta, eu mesmo respondo: por que, até hoje, a Lava Jato nada mais fez além de proteger os golpistas. A maioria deles são citados em delações, enquanto o Lula e a Dilma nunca aparecem nas listas de propinas. Temos um presidente da Câmara que julga seu próprio pedido de afastamento, um vice-presidente enrolado em corrupção, um Aécio citado por roubalheira em Furnas. E agora um ex-ministro do Supremo envolvido na compra de um imóvel nos EUA, além de vários deputados e senadores da oposição sendo delatados todos os dias.
E sabem qual a resposta que os coxinhas dão, depois desses argumentos?
“É, todos os políticos são corruptos”.
Ou seja, não precisamos de muitos argumentos para derrubá-los.
E ainda precisaram distorcer o gráfico “cenário 2” para colocar 23 e 22 como maiores que 24… Falha Felha Filha Folha Fulha!!!
O datafalha sempre manipulou contra o governo se ela coloca Lula com 22 ou 23% pode acreditar que ele deve estar com 29 ou 30%. Aécio, Serra, Alckimin, Moro, Marina, Bolsonaro e outros, ainda esta para nascer politico que vença o Lula nas urnas, com o voto do povo.
Caraca dei uma olhadela nos comentários e gostaria de saber se alguém sabe quem é esse Nardi, eu não sabia que jumento sabia escrever, pelo jeito sabe e pior, entra em Universidade Pública de primeira linha, tenho que dar parabéns aos cursinhos, os professores devem ser ótimos, pois treinar uma mula dessas e ela conseguir aprovação é de bater palmas. Agora se é tão de direita assim, se acha que o Estado é ruim, pq estudas em uma Universidade pública? Que curso faz? Não sabe argumentar, sorry.
Mas é preciso cuidado com o DataFalha, eles nao dao ponto sem nó… Pode ser apenas uma manobra para mostrar que só Marina poderia vencer Lula, aconselhando o abandono do barco de Aécio…
E o PMDB se esfacelará definitivamente se vier a apoiar essa falcatrua dirigida por Michel Temer e Eduardo Cunha, coadjuvados pelo juiz, seus procuradores de araque e seus delegados tucanos.