Para Bolsonaro, 1° de Maio é o “Dia do Se Vire”

A melhor definição do pronunciamento de Jair Bolsonaro em rede de televisão, ontem, está num dos comentários postos à reportagem do UOL sobre sua fala:

“Resumindo : ele [Bolsonaro] não tem proposta nenhuma para a recuperação econômica, ele simplesmente vai ocupar aquela cadeira sem se preocupar em melhorar absolutamente nada. Larga nas mãos de Deus e cada um que se vire, é esse o projeto dele para o país. Precisa [-se] de um presidente para quê mesmo?”

É basicamente essa a política econômica que há anos se tem no Brasil, muito antes de mais essa fala tatibitati do ex-capitão a do “cada um que se vire”, acrescida de apenas uma a outra, a do “venda-se o que puder e o que não puder“.

Para cada setor com problemas, a resposta é sempre que vendendo, desregulamentando e oferecendo aos estrangeiros, tudo ficará melhor.

Diz-se que aumentando a oferta aumentará a demanda, numa interpretação simplória das leis econômicas.

Aumentar oferta enquanto a demanda permanece acachapada pelo desemprego, pela estagnação da renda, pela falta de programas e investimentos públicos e privados e, amanhã, pela redução dos valores das aposentadorias gera, ao contrário, perda de eficiência, de escala e de produtividade.

“Se virar” é o que o brasileiro está fazendo há tempos: a massa de trabalhadores “por conta própria” é a única que cresce expressivamente no Brasil: 3,8% a mais de “viradores” que há um ano, o que faz com que sejam, agora, quase um em cada quatro pessoas que trabalham no país.

Só perde, em crescimento, para os que trabalham sem carteira no setor privado, o que não deixa, claro, de ser também uma “viração”.

Juntos, somam 35 milhões de pessoas, quase 40% da força de trabalho, sem contar mais 4,3 milhões de trabalhadoras e trabalhadores domésticos sem carteira.

Quando as coisas chegam a este grau, haverá público para demandar destes “viradores” o que eles ofertam?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

    1. Bolsonaro não devia ter mostrado a cicatriz de sua cirurgia para tentar convencer que a tal facada não foi fake. Há quem diga que a cirurgia é abaixo do lugar da suposta facada.

  1. O quadro de mendigos é maior; de suicidas, de trambiqueiros, de divórcios, de abandono da Pátria para aventuras, de gente roubando e furtando tudo que vê pela frente, é muito grande também. Terra arrasada é pouco. A alegria do povo, já era, e os bons relacionamentos, desfeitos, foi como concretar o amor, o carinho, o jeito manso de falar com quem quer que seja. Vale agora a brutalidade, e tudo que nasça dos próprios discursos de quem tem a caneta na mão para ir conduzindo nosso destinos. Um samba do crioulo doido para que o pensamento crítico desapareça e fique no seu lugar a estupidez, a pequenez, a subserviência e falta de autoestima. E tudo em nome de Deus, da família, e do fascismo descarado.

  2. O pior é que os mais pobres, que não gostam de política, acreditam que suas conquistas são todas resultados se esforços pessoais e graça de Deus. Ou seja, não vêem nada de errado na fala do presidente. O estado para essas pessoas é apenas a repressão e violência policial. Daí que temos dificuldades de traze los para a luta. Por isso era importante fazermos um trabalho de formação nas favelas. Esse vazio da política vem sendo ocupado por pastores vendedores de esperança

  3. O pior é que os mais pobres, que não gostam de política, acreditam que suas conquistas são todas resultados se esforços pessoais e graça de Deus. Ou seja, não vêem nada de errado na fala do presidente. O estado para essas pessoas é apenas a repressão e violência policial. Daí que temos dificuldades de traze los para a luta. Por isso era importante fazermos um trabalho de formação nas favelas. Esse vazio da política vem sendo ocupado por pastores vendedores de esperança

  4. Brasil despencando no precipício. Quanto esses crápulas estão levando além de medalhas?

  5. Falando nisso,quando é que teremos CORAGEM de colocar esses delinquentes vagabundos que hoje ocupam o governo pra rua???
    A CULPA NÃO É DO CARA QUE TE METE A MÃO NO BOLSO,É NOSSA ,QUE DEIXAMOS ISSO ACONTECER.
    Bolsonaros,moros,olavos,DDs,farsajateneses,fardados golpistas e entreguistas,togados defensores da ilegalidade ,etc,etc,assim como os virus ,os ratos,as baratas ,sempre existiram e continuarão a existir,SÓ DEPENDE DE NÓS QUE ELES FIQUEM SOB CONTROLE.
    Vamos demitir os vagabundos , que nada produzem ,ganham altos salários e ainda entregam o que é nosso de graça.
    SÓ DEPENDE DE NÓS.
    .

    1. Mas por favor, que se tirem TODOS, incluindo o “limpinho” General Mourão. Se não, a situação piora. #CassaçãoDeChapaJá

  6. Bolsonaro não precisa ter nenhuma proposta. Sua missão ele a está cumprindo da maneira mais correta possível. Bolsonaro é um cumpridor. Não trai jamais o compromisso com a bandeira para a qual bateu continência. Meio Ambiente? Coloca lá quem é contra a preservação do meio ambiente. Educação? Coloca lá quem é contra a educação. Economia? Coloca lá quem vai provocar a maior catástrofe econômica que o país já sofreu. Agronomia? Coloca lá quem vai dizer aos agricultores e pecuaristas que se conformem com a destruição de seus negócios pela perda de mercados e pela falta de crédito especial. Relações Exteriores? Coloca lá quem vai desligar todas as conexões que alimentam o respeito externo pelo país e as relações econômicas externas do país. Direitos Humanos? Coloca lá quem acha que se os negros rezarem no pé da goiabeira conseguirão ser bem tratados pelos brancos. Tudo ótimo. Esta é a missão que foi dada a ele pelos patrocinadores de sua estranha eleição: A destruição completa do país.

  7. Não chega a ser surpresa que tanta gente aceite passivamente o que esse pulha está fazendo na Presidência e contra o País.
    Afinal, e conforme ele nunca negou em campanha, nunca foi surpresa que o pulha não tinha projeto nem competência para governar. Nunca foi surpresa o energúmeno que os fanáticos, os alienados e os mal intencionados estavam prestes a eleger.
    Surpresa, a esta altura, vai ser a maioria dos brasileiros tomar brios e botar para correr esses parasitas quadrilheiros e seus patrocinadores sanguessegas que aceleradamente estão inviabilizando o Brasil.

  8. A mim, não causa espanto. Bozo não mentiu, nunca houve proposta além da liberação do porte de armas para o “cidadão” de bem se (virar) proteger.
    Estava bem claro que à partir do momento que colocassem as mãos na direção do País o povo teria que se virar e isso esta sendo comprovado, ou seja, cortes na educação – se virem com escolas para seus filhos; armas para o cidadão – se virem para proteger-se; falta de emprego – se virem pra gerar renda e sobreviver; cortes na saude; se virem com o as curandeiras e ervas cultivadas no fundo do quintal… E assim por diante.
    Elegeram um espantalho e cá estamos pedindo aos céus que nos conceda um milagre, seja como for, apenas um milagre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *