Partidos de esquerda denunciam golpe do parlamentarismo de “tapetão”

parlagolpe

A propósito da colocação em pauta, no STF, de ação que dormia nas gavetas do tribunal e que pode – caso haja um decisão absurda – permitir que o Congresso aprove o parlamentarismo rejeitado em plebiscito pela população, os presidentes de quatro partidos de esquerda – PT, PDT,PSB e PC do B divulgaram , agora há pouco, nota condenando o que chamam de “movimento acintosamente estimulado pelo governo golpista, para impedir que um presidente legitimamente eleito pelo povo assuma o governo com os plenos poderes previstos na Constituição”.

Leia o texto:

A repentina inclusão, na pauta do STF, de uma ação para definir se o Congresso tem poderes para adotar o sistema parlamentarista, sem consultar a população em plebiscito, é o primeiro passo de mais um golpe contra a democracia e a soberania popular no país.

Trata-se de um movimento acintosamente estimulado pelo governo golpista, para impedir que um presidente legitimamente eleito pelo povo assuma o governo com os plenos poderes previstos na Constituição, como foi decidido duas vezes em plebiscitos nacionais (1963 e 1993).

Cientes de que não conseguirão se manter pelo voto popular, as forças que sustentam o governo golpista pretendem evitar, a qualquer custo, a retomada do processo democrático, para continuar implementando sua agenda de retrocessos, de retirada de direitos e de entrega do patrimônio nacional.

É urgente denunciar e enfrentar mais este golpe, motivo pelo qual nossos partidos constituem uma Frente em Defesa da Democracia, com o objetivo de garantir eleições livres e democráticas, com a participação de todas as forças políticas.

Quem propõe a mudança do sistema de governo tem de enfrentar esse debate com o povo, por meio de plebiscito, e não por conchavos políticos e manobras judiciais.

Só por meio de eleições livres e democráticas teremos um governo com a necessária legitimidade para superar a grave crise econômica, social e política em que o país se encontra, retomar o desenvolvimento com justiça social, a geração de empregos e a defesa do patrimônio nacional.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT
Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB
Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

10 respostas

  1. Boa noite,

    Já viu aquela: O povo não é bobo, abaixo… Na verdade é bobo, trouxa e um ótimo boi de piranha tanto aqui como na América Latina. Aqui só resolve em Armas o restante é história da carochinha.

  2. Sendo o antilulismo a razão da existência do PSOL, está explicada a ausência desse partidinho na nota.

    1. … A PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA &$ o juizeco protofascista ‘mor(T)o’ na lama do golpe vagabundíssimo!
      Com a Globo, o STFede e tudo dentro!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      EXCLUSIVO
      PLANILHAS APRESENTADAS POR TACLA DURÁN MOSTRAM QUE LAVA JATO OMITIU CONTAS DE JOÃO SANTANA

      20/11/2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-planilhas-apresentadas-por-tacla-duran-mostram-que-lava-jato-omitiu-contas-de-joao-santana-por-joaquim-de-carvalho/

  3. … A PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA &$ o juizeco protofascista ‘mor(T)o’ na lama do golpe vagabundíssimo!
    Com a Globo, o STFede e tudo dentro!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    EXCLUSIVO
    PLANILHAS APRESENTADAS POR TACLA DURÁN MOSTRAM QUE LAVA JATO OMITIU CONTAS DE JOÃO SANTANA

    20/11/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-planilhas-apresentadas-por-tacla-duran-mostram-que-lava-jato-omitiu-contas-de-joao-santana-por-joaquim-de-carvalho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.