Pesquisa mostra que “3ª Via” não mexe com votos de Lula

A pesquisa feita pela consultoria Quaest para o grupo Genial Investimentos é, se ainda fosse necessária prova, que os votos dos possíveis candidatos a “3ª Via” não significariam uma rejeição a Lula, compatível com o discurso que sustentam de que há um sentimento de “nem Lula, nem Bolsonaro”.

Reparem no gráfico de simulações de um 2° turno. A votação de Lula praticamente não se altera, diante da que tem enfrentando Bolsonaro: 54%. Portanto, os votos que se inclinam para o ex-presidente não são “porque não há outro candidato”, mas representam uma escolha.

Ao contrário, os que consideram invalidar o voto só aumenta quando são os “terceiristas” dados como opção de disputa no 2° turno.

Parte destes são bolsonaristas que recusam tanto Lula quanto qualquer um deles e de seus respectivos eleitores, que não os apoiam quando outra alternativa é a que se apresenta.

É legítimo que sejam candidatos, mas está evidente que o fazem por um caminho que as pesquisas estão mostrando: querem ser candidatos anti-Lula, essencialmente e isso, ao menos até agora (e já por um longo tempo), não dá certo.

Anti-Lula é, continua a ser e fará o possível para seguir sendo, é Jair Messias Bolsonaro e, na via reversa, é a Lula que o povo reconhece como o anti-Bolsonaro.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *