Prende, prende, prende…

wesley

Procure aí nos escaninhos de sua recordações quando foi que alguém foi preso por inside information em operação de câmbio de de Bolsa de Valores, como foi hoje Wesley Batista, da JBS.

Não achou? Não culpe a sua memória nem apele para o famoso lítio do Doutor Ulysses Guimarães.

Está na cara que ela ocorreu por duas simples e evidentes razões.

Uma, é que as prisões deixaram de ser instrumento de formação do processo criminal e passou a arreganho de poder judicial, agora que os juízes estão livres para exercer a sua sanha aprisionadora sem que nenhuma consequência lhes venha senão a de virar uma “celebridade” justiceira. Neste caso, inclusive, deixando ao tribunal superior a tarefa de desgastar-se como o “solta bandido”. Este esquiva-se e joga a batata para o STJ ou para o STF.

A segunda, é que se trata de uma “vingança” contra o fato de Joesley Batista ter passado a perna em Rodrigo Janot. Prender o irmão, que deverá ser solto logo em seguida – porque a prisão não se sustenta legalmente –  é uma demonstração de força familiar.

A operação com ações entre a FB (100% Batista) e a JBS (43% Batistas) é das espertezas mais comuns entre holding e controlada. É verdade que a escala e as circunstâncias são escandalosas, mas não é nada raro que grupos controladores, que têm autonomia e segredos em decisões que afetam suas empresas, sobretudo em negociações, a moda do capitalismo moderno, de fusão e incorporação de ou a outras instituições.

Só que não é tão simples de demonstrar assim , como não é simples explicar que o mercado de ações seja ele uma imensa roubalheira. Se é verdade que, ao vender ações, os Batista reduziram a perto da metade o prejuízo que teriam com a desvalorização dos papéis. Mas é também verdade que, se nada tivesse sido operado desde março, quando começaram as negociações com a Procuradoria Geral da República, mesmo com aquela maxidesvalorização do vazamento, teriam tido lucro duas vezes maiores que os prejuízos que evitaram vendendo.

Claro que eles – e qualquer empresa – jogariam com ações, mas é complicado “adivinhar” mercado acionário. Hoje, por exemplo, seria de se esperar uma queda forte das ações da JBS com a prisão de seu presidente. Não houve.

Muito mais graves são as operações com dólar futuro, mas ainda faltam informações para analisar isso. Sobretudo, saber quem mais estava em posição comprada e vendida quando o dólar “pulou” 9% com o escândalo. Em tese, todos os que estavam comprados no curto prazo tiveram este lucro gigantesco. Não foram só os Batista.

PS. Enquanto escrevia o post anterior, prendeu-se Wesley Batista. Enquanto escrevo este, prende-se Anthony Garotinho. O título acerto na mosca, sem saber disso.
 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

32 respostas

  1. Se isso fosse retroativo . toda a equipe do governo FHC dos seus dois mandatos seriam presos . Malans , Parentes , Mendonças ,Gustavos , Pérsios , etc, etc. Vale lembrar os Meirelles de Lula e Dilma.

  2. Se tais operações fossem fraudulentas, como ficaria a situação do Meireles que até pouco tempo atrás estava no comando de tudo na JBS?

  3. Quando você diz “complicado adivinhar o mercado de ações” me lembre de um artigo do Mauro Santayana sobre os primórdios da Bolsa de Valores, tal como ela é hoje. Ele contou que, ao ser procurado para colocar sua empresa na nascente Bolsa de Nova York, o fundador da Ford, Henry Ford falou que “só depois de eu morto minha empresa entra num cassino desses”. Cem anos depois, com a crise de 2007/2008 a Ford, a única montadora dos EUA fora das Bolsas, também foi a única que não precisou de dinheiro público para não fechar as portas (pra quem não sabe, a GM recebeu US 80 bi e hoje é uma ESTATAL).

    1. Muito bem, prezado e consciente Guilherme!

      PITACO DO MATUTO VELHO!
      ‘Capiche’ por que escolheram o dia 13?
      O ou a pretensão seria somente enjaular o Wesley Safadão, o evangélico Garotinho…?
      Mesmo porque já foi para o saco da infâmia [pseudo]jurídica a “irrepreensível” denúncia do triplex!
      Nem mesmo o “gebram amigão do peito do protofascista ‘mor(T)o'” terá coragem de colocar as digitais dele naquela imundície!

      Tremeis, todos ‘nois’!

      1. … [Portanto] Tremeis, todos ‘nois’!
        Mesmo porque o TRUMPaceiro presidente dos EUA da CIA nazigolpista estar espumando de ódio do Brasil, da Venezuela, da Coreia do Norte…
        Ah se fossem grampeada a linha telegônica exclusiva Casa Branca/CIA/Pentágono e certa sala da 13a Vara Federal de ‘CUritiba’…

        1. Ah se fosse grampeada a linha telegônica exclusiva Casa Branca/CIA/Pentágono e certa sala da 13a Vara Federal de ‘CUritiba’…
          Ah se Deus fosse brasileiro!

  4. A ameaça ou a execução de uma prisão ilegal é e sempre foi o recurso das ditaduras. Agora que somos vítimas de uma DITADURA MIDIÁTICO-JUDICIAL, veremos prisões ilegais, como as praticadas pelo bando da Farsa a Jato, cada vez com mais frequência para conter a gigantesca insatisfação popular. E depois da polícia virão os militares, como antes?

    PS – Ninguém precisa procurar o motivo da prisão de Garotinho pois simplesmente ele critica a globo publicamente e isso numa ditadura MIDIÁTICO-judicial, por si só já é considerado um crime em nosso desmocratizado país.

    1. Exato. Em ditaduras, não há motivos ou razões. Apenas o direito do inimigo é exercido. Ainda não temos experiência em conviver com essa nova modalidade, a ditadura judicial (não uso o termo “midiática” porque a mídia entra aqui como capanga, o que aliás sempre fez no Brasil) mas precisamos ficar espertos e aprender o seu modus operandi pra evitar surpresas.

  5. Fernando, eu não recordo o nome, mas eu lembro de um famoso doleiro que foi preso pouco depois de ter sido denunciado por ter feito favorecimento na Bolsa de Valores, na cotação do dólar.

    1. Prisão de doleiro é mais comum. Em geral não dá em nada mas é relativamente comum porque os seus métodos costumam ser menos complexos. Já no caso das relações entre holding e controlada no mercado acionário, a coisa fica muito tênue. Muito nebulosa mesmo, é preciso investigar direitinho na CVM (ou na SEC, se for nos EUA), o que leva um tempo antes de se chegar a uma prisão. No Brasil, antes disso os acusados já conseguiram enrolar as autoridades, pagam multas (formais ou “Informais”) e fica tudo por isso mesmo. Afinal, são sempre grandes empresários com altos poderes financeiros e prestígio junto à mídia.

  6. E não por acaso, o ex-governador do RJ, ANTONY GAROTINHO, acaba de SER PRESO hoje, quando apresentava seu programa de rádio.
    Não que eu o defenda, pra mim é só mais um picareta, mas q a coisa tá estranha tá, pq enquanto isso a máfia tucana segue impune.

  7. A política substituiu a justiça. Mas, um alerta, juízes são péssimos políticos, vão se dar mal.
    Depois do golpe o caos, viu stf?

  8. Lula será preso breve e nada vai acontecer. Nem uma gota de sangue, nada. Mas serão milhões e milhões de vomitaços inócuos no face… Trend topic monstro no Twitter para mostrar nossa indignada covardia… E mais nada….
    Comentário proferido por Vitor Sorenzi
    em
    ‘Polícia Federal prende ex-governador Anthony Garotinho’
    Postado em 13 de setembro de 2017 às 11:05
    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/policia-federal-prende-ex-governador-anthony-garotinho/

    1. CAMARADA ZÉ DIRCEU

      “Hoje, mais uma vez, você caminhará na direção de seus algozes. Provavelmente eles não olharão em seus olhos”, diz o ex-deputado *João Paulo Cunha, ao comentar o julgamento do ex-ministro José Dirceu, em segunda instância; “Você será culpado por sonhar um Brasil para seu povo. Por organizar um partido que mudou a história do país e por um governo que devolveu aos trabalhadores o lugar de sujeito na história. Você será declarado perigoso porque foi altivo, estabeleceu relações solidárias e companheiras e soube juntar gente para formar coletivo e andar por caminhos abertos pelas próprias mãos”
      *João Paulo Cunha é advogado e ex-deputado federal
      [e mais uma vítima do fascista rábula ‘psicoPATO’ “joaquim Mossack Fonseca Ostracismo do ‘mor(T)o’ barbosa”! Adendo do matuto velho!]

      13/09/2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/geral/316970/Camarada-Z%C3%A9-Dirceu.htm

    2. … Tem até deputado federal – o tal Vicente Cândido [que de cândido não tem porra de nada!] – que fez parte da comitiva do mafioso MT na última viagem à China!…

      Com licença:
      eu estou me matando!

        1. Da Série “os pra lá de frouxos e traíras do ‘[tíbio] PT da Governança'”!
          Depois, peço licença:
          eu estou me matando!
          De RRRAAAAAIIIIIIIIIIVVVAAA!
          E desgosto!

          $$$$$$$$$$$$$$$$$

          Deputado do PT que estava na comitiva de Temer na China comemora “intercâmbio de futebol”
          O deputado federal Vicente Cândido, do PT de São Paulo, viajou com a comitiva de Michel Temer à China e passou recibo.

          Postado em 11 de setembro de 2017

          (…)

          FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/deputado-do-pt-que-estava-na-comitiva-de-temer-na-china-comemora-intercambio-de-futebol/

    3. está caminhando para isso messias. só que o efeito será péssimo. principalmente para a imprensa, povo que apoia a imprensa e o brasil com um todo.

  9. Pra mim tudo isso e um teatro.o janotinha deve tet embolsadi milhões com essa relação fajuda.com o intermédio do Marcelo que tb levou o dele.viu.se tudo vindo a público.pediu logo o Edson caquinhos ajuda pra resolver o problema. Que tb deve ter embolsadi um bom trocado.armarsm esse Teatro.Prenderam joesley. E arrumaram um jeito de não prenderem Marcelo.que nesmo sendo um teatro ficaram com medo dele deletar todos. Depois dessa palhaçada foi tomar um cachacinha no boteco o dr.janotinha com o advogado de joesley. E pra distrair o povo.o janotinha babaca partiu pra cima de Lula e Filma.assim todos estariam focados nos ex.presidentes.ocupar e gadyar tanto dinheiro publivo enqto sofremos as consequências desses irresponsáveis ladroes.São como câncer. Leva tudo nosdo e nos deixa o sofrimento como consolo. Essa promiscuidade vai até qdo?

    1. Esquisito. Lembra de alguém preso por compra de votos? Quando muito cassado.

      A verdade é que no programa de rádio e no seu blog, ele realmente desce a lenha no PMDB, principalmente.

      Além disso, ele disse há algum tempo que entregara ao Janot um dossiê com mais de 1000 páginas, em que entregava inclusive um dos Zveiters.

      Cadê o tal dossiê, dr Janot?

  10. Esquisito. Lembra de alguém preso por compra de votos? Quando muito cassado.

    A verdade é que no programa de rádio e no seu blog, ele realmente desce a lenha no PMDB, principalmente.

    Além disso, ele disse há algum tempo que entregara ao Janot um dossiê com mais de 1000 páginas, em que entregava inclusive um dos Zveiters.

    Cadê o tal dossiê, dr Janot?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.