Prévia do PIB do BC surpreende com queda de 0,68%

Foi pior, bem pior do que se esperava.

Divulgada agora cedo, a “prévia do PIB” – como é considerado o IBC-Br, índice de atividade econômica do Banco Central  – acumulou uma queda de 0,68% no primeiro trimestre  de 2019 se comparado ao do 4° trimestre de 2018, acentuando a convicção de que o resultado do PIB, que sai perto do final do mês, virá, pelo menos, com uma retração de 03%, senão maior.

A diferença se explica pelo fato de que, no PIB, incluem-se os gastos de consumo das famílias, cuja retração provavelmente será menor.

O discurso catastrofista de Paulo Guedes, ontem, não é simples ficção.

O que é ficção é que, cinco meses depois de instalado, o governo não tenha lançado nenhuma medida econômica para combater esta fatalidade de queda da atividade econômica que todos – menos os agitadores de bandeirinha do “mito” sabiam estar acontecendo.

Estamos caminhando para algo bem mais fundo que o fundo do poço, mais vertiginoso do que a “beira do abismo” que Guedes citou ontem.

O país não tem timoneiro. E, pelo visto, nem mesmo imediato.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Pior, muito pior, do que esperavam os que votaram em Bolsonaro e os que se omitiram por conta do antipetismo.
    Nós, que não fazemos parte desse grupo, sabíamos muito bem que isso ia acontecer.
    Como é possível a economia deslanchar, reduzindo cada dia mais o poder de consumo da imensa maioria da população?

  2. Estejam certos de que esse BC (na verdade controlado pela banca financeira privada nacional e internacional) manipula os dados e estatísticas, visando reduzir o tamanho da catástrofe. A queda da atividade econômica real é, certamente, muito maior do que a divulgada. Tenho dito que, de 2015 para cá, não houve senão retração da atividade econômica no Brasil. Este é o 5º ano de uma recessão que não terá fim no horizonte próximo. O resto é balela, conversa para boi dormir.

    1. 2015, ano em que Aécio e Cunha engessaram o governo da Dilma com pautas bomba. Nenhuma reforma apresentada por ela foi aprovada. Apostaram no quanto pior, melhor. Agora amargam só o pior. Vai ser difícil reverter o quadro sinistro que eles próprios criaram. Criaram o atoleiro, que virou areia movediça, e esta os atolou até o pescoço. Pega fogo, cabaré.

    2. 2015, ano em que Aécio e Cunha engessaram o governo da Dilma com pautas bomba. Nenhuma reforma apresentada por ela foi aprovada. Apostaram no quanto pior, melhor. Agora amargam só o pior. Vai ser difícil reverter o quadro sinistro que eles próprios criaram. Criaram o atoleiro, que virou areia movediça, e esta os atolou até o pescoço. Pega fogo, cabaré.

  3. A culpa é do PT, mesmo que esteja há 3 anos fora do governo. A tal de “herança maldita” que o Lula reverteu já no primeiro ano de governo, em 2003. Esse governo não entende de economia, entende mesmo é de laranjal.

  4. Parcialmente no governo , os militares , não tiveram ainda a liberdade de criar os” jimgle ” da época da ditadura . ” Esse é um país que vai pra frente ” . Atualmente nem isso se cria .

  5. O circo Brasil está em chamas e os bombeiros ???? estão combatendo o ???? no laranjal da família Bozo !

  6. Pior, muito pior, do que esperavam os que votaram em Bolsonaro e os que se omitiram por conta do antipetismo.
    Nós, que não fazemos parte desse grupo, sabíamos muito bem que isso ia acontecer.
    Como é possível a economia deslanchar, reduzindo cada dia mais o poder de consumo da imensa maioria da população?

  7. Emprego e educação já! Não temos timoneiro nem imediato. Não temos nem mesmo o cabo e o soldado do filho do Coiso. Fora bando de desajustados que tomou meu querido país de assalto. #lulalivre #emprego #educação

  8. O plano de retomada do poder de parte do império ,avança.Ainda que nunca o tenha perdido de fato ,teve na década pasada o florecimento de governos nacionalistas como Corrêia,os Kirchner,os pts uma ameaça a seu controle .Decidiram que a tentativa de penetração da China e a Russía na A.Latina devería ser freada de qualquer jeito.
    Na Argentina a base chinesa de “seguimento satelital” teve que ser compensada pelo sabujo macri ,com uma americana de “ajuda humanitária”.
    Assim como os russos respaldam Maduro,tem empresas chinesas explorando petróleo .
    Mas toda essa bagunça o seu respaldo ,avanço e continuidade sempre dependerá dos indivíduos e suas escolhas .Assim ,nós estamos perdidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *