Prévias no PSDB? Só Serra quer, e vai ficar querendo

Do colunista Gilberto Nascimento, hoje, no Brasil Econômico:

Se qualquer cidadão perguntar a uma liderança do PSDB se é a favor de prévias, a resposta será sim. A proposta, afinal, está no estatuto do partido. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin e o pré-candidato ao Planalto Aécio Neves defenderam publicamente a ideia. Mas os tucanos, decididamente, não querem prévias para escolher o seu candidato à presidência.

Somente José Serra quer, de fato, o tal processo. Se ele ficar no partido e bater o pé exigindo, elas poderão ocorrer. Mas os principais líderes tucanos vão tentar demovê-lo da ideia. Vão dizer a ele que o PSDB não pode sair dividido para a acirrada disputa com o PT. Entre os tucanos, há uma avaliação de que Serra dará um tiro no pé se realmente sair do partido.

Se for para o PPS, por exemplo, terá escassos minutos na televisão. Serra convenceu-se de que tem o perfil ideal para ser o nome da oposição, principalmente após as manifestações de rua de junho. Julga ter as qualidades exigidas por setores da classe média, como experiência política e administrativa e o conhecimento de economia. Aécio seria o novo, o desconhecido. Mas marqueteiros ligados ao PSDB, como Luiz Gonzales, o avisaram de que não teria chances de conseguir a vaga tucana dessa vez.

Mesmo com seu currículo e bons índices nas pesquisas, Serra tem uma grande rejeição. Assim, o espaço foi ocupado por Aécio. Alckmin evita declarações. Mas está com Aécio. Até o dia 7 de outubro, prazo determinado pela legislação para que candidatos definam a sua legenda, os tucanos aguardarão a definição do ex-governador.

Meu comentário: José Serra vai cozinhar sua decisão que, de resto, está tomada. Ele vai derrotar Aécio Neves, seja ou não como candidato. Serra tampouco está interessado em prévias, nas quais não tem nenhuma chance na máquina partidária. Mesmo admitindo que não é seguro que, com uma candidatura quase avulsa some o suficiente para ir a um segundo turno, sabe que não é implausível que fique à frente de Aécio Neves e recolha o saldo do fracasso do mineiro. Não creio que Serra vá permanecer recolhido, esperando ser buscado em casa após as eleições, como “salvador”, depois de um fiasco aecista que não parece muito difícil de ocorrer.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

3 respostas

  1. A esta altura o Aético do p´o, está tremendo nas fraldas no colo da irmanzinha Andrea, a mulher de e 2 bilhões de reais, segundo o sério e correto Novo Jornal.

  2. O SUPREMO FOI OMISSO AO LONGO DE 50 ANOS,QUANDO RESOLVEU AGIR COMEÇOU DO FORMA ERRADA,O MENSALAO TUCANO VEIO ANTES,MAS COMO JULGAR OS TUCANOS ANTES E OS ABSOLVER, E DEPOIS CONDENAR OS PTISTAS,IA FICAR DIFICIL ENGAVETAR O PROCESSO TUCANO,ENTAO PASSARAM O MENSALAO DO PT NA FRENTE DO TUCANO,,AI O DO PSDB DA PARA CADUCAR E SER ARQUIVADO,SO QUE OS NOSSOS “‘HONESTI$$IMOS” MINISTROS DO SUPREMO ESQUECERAM DAS REDES SOCIAIS AI A COISA PEGOU,AGORA FIZERAM A COISA PARA CONDENAR INOCENTE E COMEÇA PIPOCAR ERRO DA IMPRENSA COMO O CASO DA ESCOLA DA ACLIMAÇAO,DO LUIS GUSHIKEN E DO PALOCCI ABSOLVIDO PELA JUSTIÇA E TODOS CONDENADO PELA MIDIA QUE SE TRANSFORMOU EM UMA TORCIDA ORGANIZADA CONTRA O PAIS E O PT,PORQUE CONTRA O PAIS, TUDO QUE ACONTECE DE RUIM ELES DAO A NOTICIA MAIS COMEMORANDO QUE NOTICIANDO E COMO SE O TIME DELES TIVESSE FEITO UM GOLAÇO,E PORQUE CONTRA O PT POIS O CASO DE CORRUPÇAO DO PSDB COMO RODO ANEL, MENSALAO TUCANO,PROPINODUTO TUCANO A GRANDE IMPRENSA NAO DEU UMA NOTA,SEM FALAR OUTROS MAIS E MAIS SABESP E MUITOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *