Produção industrial cai em novembro e derruba euforia do “agora vai”

O IBGE anunciou hoje que a produção industrial brasileira caiu 1,2% em novembro, comparada à de outubro, e 1,7% comparada a de novembro de 2018.

É o dobro das expetativas colhidas no mercado financeiro pela Reuters: -0,6% e -0,8%, respectivamente.

A queda foi muito mais intensa nos setores de produtos hard: bens de capital, veículos, indústria extrativa…

Em 2019, queda maior só em março, quando se registrou retração de 1,4% sobre o mês de fevereiro.

Dezembro e janeiro são meses tradicionalmente fracos para muitos setores industriais, não apenas por conta dos feriados e fim de ano e pela tendência de aproveitar o período para férias coletivas, quanto pelo fato de que é o período de “desovar estoques”.

Os dados da economia real vão desmontando o “agora a coisa vai” que domina a mídia.

A temporada já tradicional do “cortar expectativas” de crescimento começou mais cedo este ano, com o Banco Mundial baixando de 2,3% para 2% seu prognóstico de crescimento da economia brasileira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

17 respostas

  1. Que vai, vai.
    Mas é melhor nem perguntar para onde.
    Até porque já sabemos: o buraco abaixo do fundo do poço!

  2. O Brasil está parecendo a piada do inglês, que decidiu ensinar o cavalo a não comer. O bicho estava quase aprendendo, quando infelizmente morreu. Desculpe, piada de inglês né.

  3. Em vez de se deslumbrarem com palestras de vigaristas neoliberais estes industriais do Brasil deveriam fazer uma reciclagem de aprendizado com a Aritmética Progressiva de Antonio Trajano. Não cairiam em tantas armadilhas bobas.

    1. Tem q passar primeiro pelo aritmetica elementar… Tabuada mmc mdc raiz quadrada razao proporçao… Mas tem muita coisa ali nao acha?

  4. Em vez de se deslumbrarem com palestras de vigaristas neoliberais estes industriais do Brasil deveriam fazer uma reciclagem de aprendizado com a Aritmética Progressiva de Antonio Trajano. Não cairiam em tantas armadilhas bobas.

    1. Exatamente, se não fosse as reservas internacionais e o leilão da cessão onerosa do pré sal esse governo tinha acabado.

      1. A questao e q num mundo em recessao se alguem vai se interessar pela Caixa
        Imagina os prefeitos de cidadezinhas pressionando os deputados por conta de agencias e lotericas

  5. Vamos que vamos pede para o Sondemberg e para a Leitoa explicar.
    Os dois são ótimos(sic) mas não sabem nada de economia.

  6. Se animaram com um vôo de galinha, so que nao vai existir retomada nenhuma por conta de 3 pilares básicos, economia devastada pelo “impich hondurenho” armado pela turma do mineirinho junto com a evasao de dolares e investimentos do brasil. Insegurança juridica causada pelas tramoias do judiciario globeleza que ganharam status mundial de farsa tambem afastando os investimentos do brasil. E por ultimo um governo despreparado abarrotado de corruptos e gente desqualificada.

  7. Uma grande cadeia de fast food está contratando pessoas com salário de 600 reais!!!! É isso que estão permitindo, a exploração da juventude e dos trabalhadores……. vergonhoso……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.