Promotor corrupto de Minas não vira notícia. Mas virou réu.

promotuberlandia

No dia 10 de dezembro do ano passado, o promotor Fábio Guedes Paula Machado, do Ministério Público de Minas Gerais, foi detido ao tentar embarcar com  o equivalente a R$ 100 mil, em euros.

A partir daí, descobriu-se que Machado tinha um curioso esquema de corrupção e lavagem de dinheiro montado com a advogada  Vera Lúcia Serralha Mendes, sua ex-aluna e ex-estagiária.

Vera  era contratada por empresas e empresários de Uberlândia para casos que envolviam  questões ambientais e urbanísticas na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo e Patrimônio de Uberlândia, onde Fábio era o titular. Ele providenciava pareces “ao gosto do freguês” e ambos  dividiam o dinheiro  recebidos pela advogada como honorários.

Como esquema, ambos ganharam mais de R$ 3 milhões (os valores na denúncia não estão corrigidos).

Foram descobertos por acaso, graças à apreensão de dinheiro, num “vacilo” de Fábio.

A não ser ali e aqui, o caso não virou notícia e o MP de Minas só divulgou quase um mês depois a denúncia contra o promotor, oferecida dia 1º de julho.

No país em que pedalinhos e canoas de lata vão para a primeira página dos jornais e minutos incontáveis na TV, um caso destes, como o “glamour” da relação afetiva que se descreve na denúncia e a cena do dinheiro no aeroporto não é notícia.

O promotor corrupto, claro, não é de esquerda. Portanto, não vem ao caso.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. As instituições estão carcomidas em Minas Gerais. Sempre foram o lado de baixo e o suporte das oligarquias. Isso é bem antigo e envolve uma cultura de atraso.

  2. Denuncia: a medicina está ficando cada vez mais tecnológica, importadora de tecnologias prontas, em termos de aparelhos, drogas e procedimentos.

    O médico é apenas um operador. É um médico da Doença.

    A medicina preventiva e da Saúde foi para o brejo. Não há espaço para atuação pessoal .
    Os dois minutinhos da Consulta mal paga pelo plano servem para pedir exames.(o medico pede) E em primeiro lugar receira-se uma cirurgia. Depois talvez um remédio, e talvez por ultimo proponha um mudanca de vida e uma cura.

  3. Denuncia: alguem sabe o que se ensina nas faculdades de medicina hoje?

    Suspeito que operar aparelhos, receber vendedores de programas de computador, e de remédios, e cirurgias.

    As pesquisas praticamente acabaram. Ainda rolam as verbas, naturalmente.

  4. Mais um fato vergonhoso. Uma lástima. Como acreditar na Justiça? Juízes que se acham deuses; procuradores que têm certeza; parcialidade sempre a favor dos poderosos que tenham influência na mídia, na economia e na política. Enquanto isso só nos resta trabalhar e lutar para mudar essa condição secular que trava o desenvolvimento do país. Um pedalinho de algumas centenas de reais ganhou manchete na mídia do PIG e um caso como esse somente agora é divulgado.

  5. Quando eles (Juízes e Promotores) são alvos de processos semelhantes a estes, ou seja, de falcatruas, corrupções, tudo fica abafado em prol do nome das Instituições. E estes agentes públicos recebem como prêmio uma aposentadoria compulsória, com vencimentos integrais. Vergonha.

  6. Ate o nosso querido e apreciado blog Tijolaco ja se esqueceu do Paulo Roberto Costa, que virou um heroi do Moro e do MPF e parte da midia, e hoje milionario esta soltinho por aí, mas a midia não o vê mais.
    Daqui uns dias o eterno corrupto e beneficiario ha decadas com delaçoes “premiadissima” o Youssef, tambem estará esquecidinho e soltinho mas milionarinho, é so esperarmos.
    O corrupto conhecido ha algumas decadas Roberto Jeferson, o unico que confessou que pegou grana do “carequinha de Minas” e comprou apartamento ate para a amante do presidente (a época) do PTB, esta soltinho, pois adnitiu que pegou numa maozada só, 4 milhoes de reais, que corrigidos, penso eu, passariam hoje de 10 milhoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *