Rosa Weber vota contra prisão antecipada e indica 6 a 5 no placar do STF

Desfeita a expectativa: a ministra Rosa Weber está votando contra a execução antecipada da pena antes do trânsito em julgado de sentença condenatória.

As vacilações de Rosa Weber, que negou habeas corpus a Lula pelo mesmo fundamento, alegando que, pensando o contrário, não acompanharia a concessão da ordem por “homenagem ao princípio da colegialidade” que formara definição em contrário em outro caso pessoal, sem que isso mudasse sua opinião contrária à antecipação da pena, quando se fosse votar a tese.

Rosa foi coerente e de nada adiantou a “visita de cortesia” de seu ex-subordinado, agora Ministro da Justiça, Sergio Moro.

“As palavras da Constituição não são poesia”, disse ao encaminhar o fim de seu voto, para dizer que não pode ser livremente interpretada.

Com ela, o prognóstico volta a ser o de formação de maioria com, além de Weber, o relator Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Tóffoli, a considerar os julgamentos anteriores.

A normalidade constitucional “ameaça” voltar a existir no Brasil.

Seu teste definitivo será o julgamento da suspeição da atuação de Sérgio Moro revelada pela “Vaza Jato”.

Aí saberemos se ainda há juízes no Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

32 respostas

  1. A Rosa até que enfim chutou para fazer um golaço ! Antes só chutava na trave ou para fora do gol ! Golaço para o Lula Livre já !

  2. ROSA NÃO VOTOU PELA LIBERDADE DE LULA,VOTOU PELO QUE ESTÁ ESCRITO NA CARTA PRESERVOU DIREITOS DE MILHARES DE PRESO SEM TRÂNSITO EM JULGADO,QUEM DIZ CONSTANTEMENTE QUE BENEFICIA LULA É A MÍDIA,OS LAVA JATISTAS E OS FASCISTAS.
    MEU ULTIMO RECEIO É O COVARDE,O TRAIDOR TOFFOLI.
    VOTAMOS NOS CONSTITUCIONALISTAS QUE FIZERAM A CARTA MAGNA E NÃO EM TOGADOS QUE A DETURPAM E ESTUPRAM.
    ESTES NÃO TEM O DIREITO DE ALTERAR CAUSAS PÉTREAS EM LUGAR NENHUM DO MUNDO,MESMO NESSE CAPENGA ARREMEDO DE DEMOCRACIA.

    1. Ele é um covardão Tofoli (como sempre) pedirá vista do processo , é próprio do se caráter

  3. “Goste eu pessoalmente ou não, esta é a escolha político-civilizatória manifestada pelo poder constituinte, e não reconhecê-la importa, com a devida vênia, reescrever a Constituição para que ela espelhe o que gostaríamos que dissesse, em vez de observarmos”.(R W)

  4. Se a constituição pudesse ser livremente interpretada nao precisaria ser juiz
    Um linguista seria melhor
    De preferencia q fosse alergico a crustaceos.
    Obrigado Chile

  5. Negar a suspeição de Moro é algo inaceitável.
    Suspeição é o que o próprio nome diz, SUSPEIÇÃO. Não significa condenar, sequer necessariamente acusar o juiz de estar sendo desonesto. Significa que existem circunstancias que podem ter influenciado, positiva ou negativamente, a decisão de um juiz. Na dúvida, nada mais natural do que submeter o processo a outro juiz.
    Se eu fosse juíza e houvessem dúvidas sobre a propriedade de uma decisão minha em algum processo, eu seria a primeira a pedir um novo julgamento, para que não pairassem suspeitas sobre meu profissionalismo na decisão.
    Qual o problema de Moro e de todos os que acham que Lula é culpado? Se eles acham mesmo que Lula é culpado, deveriam é querer mesmo um novo julgamento, para que cessem as controvérsias sobre o caso.

    1. O grande problema Emília é o artigo 1.228 do Código Civil. Se você ver a delação do Leo Pinheiro, verá que ele admite que deu este imóvel em garantia para a CEF, com o intuito de garantir a Recuperação Judicial da OAS. Como o 1.228 diz que o proprietário do bem poderá dispor do bem, quando a OAS dispõe, assume que era a proprietária deste bem.

  6. Agora, só se o Toffoli der para trás ou inventar alguma das tais modulações que estão na moda. Como se trata de Brazil, tudo é possível.

    1. Eu acho que ele vai propor a resolução “a Constituição vale pra todo mundo, menos pro Lula”

    1. “Goste eu pessoalmente ou não, esta é a escolha político-civilizatória manifestada pelo poder constituinte, e não reconhecê-la importa, com a devida vênia, reescrever a Constituição para que ela espelhe o que gostaríamos que dissesse, em vez de observarmos”.

    2. Vai ficar empatado e o Tofoli vai pedir prazo e sentar a bunda cima do processo e ai então vai para as calendas. Já estava tudo combinado nos bastidores. Vejam se não é??? Ficou arranjado que o tofinho seria o último a votar.
      Cartas marcadas. (Brito avisa para esta seu pessoal pra deixar de deletar os meus comentários)

  7. Valeu ministra Rosa Weber. A senhora é especialista em direito do trabalho e deu uma aula de direito constitucional. Agora, a minha ex-professora Carmen Lucia sempre foi constitucionalista e, até então, tem se manifestado contra o texto constitucional cedendo a pressões da Lavajato que de limpa não tem absolutamente nada. Lamentável.

    1. Carmen Lúcia mudou radicalmente com o ministério, e já houve quem dissesse que ela estaria sendo vítima de forte chantagem.

    2. A Lava jato é limpa como papel higiênico usado para limpar uma diarréia…, mas devagar com o andor… temos o Noites Toffoli amparado por generais. Temo que teremos uma vitória agridoce.

  8. Que país ridículo. 5 palermas travestidos de ministros vão votar contra a Constituição. Isso se o bala toffe não cagar pra trás.

  9. Mas vocês reclamaram dela ter recebido hoje o Ministro Sérgio Moro. Se ela tivesse votado a favor da prisão em segunda instância, iriam dizer que ela foi influenciada.

    Cabe um pedido de desculpas?

  10. Já pode desencarnar…o mal que tinha que fazer foi feito, agora é só charminho…o mal é como um bumerangue, joga que ele volta.

  11. A não ser que esteja combinado um rodízio e agora seja a vez do Toffoli mudar o voto e manter o presidente preso.

  12. parece que ela aprendeu a lição após ouvir o Moro no Mensalão. Acho que o probo ex-magistrado curitibano está com a moral baixa.

  13. Contra Lula, ela votou pela “colegialidade”, completando o 6 X 5. Agora, provavelmente sabe que o presidente Lula não se beneficiará da decisão. Afinal, foi bem assessorada por Moro durante o mensalão.

  14. Que bom que aprendi a ler o suficiente para entender que ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado de matéria condenatória. Ufa! Obrigada, D. Lourdes Silva, minha alfabetizadora.

  15. Não é a esquerda ou nem a direita que está senco julgada, é a constituição sem a qual não há democracia e nem objetivo à um STF. Se votarem por rasgá-la, tenham a vergonha na cara para se demitirem por absoluta desnecessidade. Ou agirão como canalhas pelos seus vencimentos?

  16. Doce ilusão….
    É um bando de Golpistas, esses do STF! Como as pessoas esquecem fácil…O que está em jogo é político e não jurídico!!!

    Não vão libertar Lula!!!

    Se voces quiserem, tem que mobilizar, ir para a rua, lutar por isso…

    Para começar, vamos a Curitiba, 27/10
    Lula livre por obra da luta!

  17. tudo costurado…o não tão sonzo toffoli pedirá vistas, fará uns remendos, inventará outros e tais e pimba: vale para 99.99% menos para o lula…o safado está com a rédea curta, rente aos queixos, bem preso à milicada e cag…pra constituição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.