Houve uma mudança significativa nos programas de televisão do horário gratuito, neste sábado.
Aécio Neves aposentou o “estadista” de alfaiate com que apareceu nos dois primeiros programas e procurou se mostrar mais próximo das pessoas, ainda que com a demagogia explicita de levar a filha até o Amazonas para fazer simples figuração.
Lá, prometeu ser mais petista que os petistas, com mais “Bolsa-Família” que todos os programas petistas até agora.
Foi até razoavelmente bem no tema inflação, que sempre tem apelo, mas no resto parecia dizer que o PT é muito moderado.
Insiste com aqueles planos olhando para o nada, coisa de pseudocineasta, porque quem faz cinema de verdade sabe que isso só se justifica quando o protagonista está “viajando” no pensamento,. falando para si mesmo ou para um interlocutor imaginário.
E que é algo que exige big close, para transmitir emoção e sinceridade, não planos médios com os utilizados , que colocam o orador “falando para ninguém”.
O exemplo de “preocupação social” de seu governo em Minas, com o rapaz que virou lojista, foi fraco e não comoveu.
Marina finalmente começou sua campanha, ao estilo Cristóvam Buarque. Sou legal, dialogo, quero conversar com todo mundo, em todo lugar há gente boa e uma série de tautologias primárias, mais próprias para o programa de Ana Maria Braga do que para firmar a ideia de uma potencial governante do país.
Se sua ideia foi transmitir fragilidade,não foi tão mal, desconsiderando o artificialismo da leitura e os movimentos repetidos e inexpressivo das mãos, que transmite qualquer coisa menos força e sinceridade. Mas se é sua ideia se apresentar como uma predestinada, uma mulher santificada, não.
Já o programa de Dilma foi extremamente feliz na escolha do tema, do tom e da variação.
Depois de dois programas de “obras grandiosas”, escolheu uma aproximação maior com o sentimento das pessoas que se beneficiaram das ações de governo.
Os três casos de sucesso de uma nova geração, o orgulho dos pais e a diversidade geográfica, social e étnica com que foram escolhidos foi muito boa, mas achei fraca a sequencia da carta, na qual a projeção do vídeo, com uma Dima igual à do programa e excessivamente formal deu certo artificialismo.
A entrada de Lula foi novamente correta, mas esgotou um primeiro ciclo, em que ele aparece como “avalista” de Dilma. Creio que, a partir de terça-deira, no próximo programa, surgirá um Lula mais participante da campanha e das decisões de Governo, aparecendo ao lado e dialogando com Dilma, que não apenas “continua” seu governo mas como alguém que partilha com ele decisões, metas e discussões.
No balanço da primeira semana de TV, para ser conciso, eu diria que Dilma teve três programas de televisão, enquanto Aécio e Marina, a rigor, só estrearam hoje, e sem grande impacto.
De todos, o que teve mais prejuízos foi Aécio, que tinha na televisão a melhor chance de resistir ao avanço de Marina pela mídia. Errou em tudo, desde em ser apresentado como um almofadinha petrificado quanto por não ter focado no eixo SP-MG-Rio, vital para sua sobrevivência como candidato.
De Marina, não se pode dizer que perdeu algo, senão a oportunidade de turbinar a promoção da mídia e da catástrofe com uma imagem de ativa, dinâmica, capaz de gerir, que é o ponto fraco em sua percepção.
Dilma cumpriu o esperado de sua primeira fase de campanha: mostrar que coisas aconteceram em sua gestão, ajudando a desfazer a imagem de paralisia que a mídia construiu sobre sua gestão. Abriu a mochila e mostrou que tinha bagagem dentro dela.
Agora, precisa entrar mais diretamente nas questões e apresentar as direçoes para, de fato, o país seguir mudando.
E mais, muito mais.
Assista os programas e faça sua avaliação.
Dilma Rousseff
Marina Silva
Aécio Neves
39 respostas
Fernando. Me desculpe, sou suspeito, mas humildemente discordo de você quanto a crítica a sequência da carta. Me emocionou como durante praticamente todo programa. E as lágrimas rolaram com o relato do jovem médico negro. O terceiro programa da Dilma desta noite, diferente do que foi exibido pela manhã, a-r-r-e-b-e-n-t-o-u a boca do balão! Acho que conseguiu superar o segundo que tinha sido dedicado as grandes obras! Didaticamente, demonstrou a relação de causa e efeito entre a melhora das condições de vida dos beneficiários pelos Prouni, Pronaf e Pronatec e sua relação com a implementação dos mesmos pelo governo federal! Sempre mostrando o Brasil de antes e o de depois. Quanta diferença! A população é, finalmente, APRESENTADA, e LEMBRADA das dificuldades dos mais pobres para adquirir seu carro, sua casa própria, e até mesmo viajar de aviação. As mais pobres eram INVISÍVEIS. Foi um soco no estômago da oposição e da mídia que omitiu as realizações nestes últimos quatros anos do Governo do PT. Não me canso de repetir! Muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão se identificar, outros tantos vão querer saber por que não foram informados por nossa “gloriosa” imprensa. A Dilma tem o que apresentar! E os outros? O Lula mandou os seus recados de novo! É o que tá todo mundo repetindo: “A verdade vai vencer a mentira, e o amor e a esperança venceram o medo e o ódio!”. Atenção respeitável público! Preparem-se! O show já começou! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=39tBAuK1XQ0
Realmente, o programa da noite foi muito melhor que o da tarde! O programa da tarde foi reprise do primeiro programa, anterior ao das obras. Em minha opinião o primeiro programa não ficou tão bom quanto os outros…
Achei o primeiro programa da Dilma razoável, e o segundo e terceiro muito bons, tão bons quanto os programas do Padilha e da Gleisi, mas inferior ao programa do Pimentel, que está em um nível extraordinário, muito acima da média. O primeiro programa de Aécio foi razoável e ele melhorou muito depois, se igualando a Dilma com este terceiro programa. Já Marina começou fraca, melhorou um pouco mas ainda está muito abaixo de Dilma e Aécio. Veja que os números de intenção de votos nem sempre correspondem a qualidade técnica dos programas…
Os programas do Pimentel (PT/MG) estão quase tão bons quanto foram os programas do Haddad, para a prefeitura de SP, em 2012.
Desculpe Thiago, mas falar que o programa do Aécio se igualou ao da Dilma é brincadeira. O amadorismo impera e a cara de cínico dele é fantástico. Para não dizer que falou algo diferente, teve que apelar para a inflação (sempre ela). O primeiro programa dele foi medonho. Quanto à Marina, nem comento, pois essa mulher pelo que está fazendo não merece nenhuma consideração.
É verdade, Aecio é artificial, não olha nos olhos, olha pro vácuo. Parece que não se sente confortável com as falas, está ali mas a cabeça tá em outro lugar. Talvez pensando q poderia ta curtindo a noite do RJ, mas está na Amazônia kkkk.
Fernando 02 coisas me chamaram a atenção: Aliás 3…
=>Programa da Dilma: IMPECÁVEL/EMOCIONANTE. E acho que ela deve focar mais em entrevistas que mexa com este emocional das pessoas…
=>Programa da Marina: Ela ataca quem ela chama para perto de sí quando condena 20 anos no poder. Será que ela fala prá quem? para o PSDB Paulista?
=>Programa do Aécio: todo o programa “pega carona” nos programas sociais de Dilma, inclusive o rapaz que montou uma empresa, certamente beneficiado pelo programas das micro-empresas do programa de Lula/Dilma.
========>>>>>Então pontos pra DILMA2014<<<<<========
É Marina … o Itaú também não vai desistir de mandar no Brasil.
nem Itaú, e nem Santander, os quais estão dispondo de demitir e deixar na miséria funcionários que não falem bem do governo, isso mesmo que todos os petista tenha feito todo o esforço para que nada fizessem contra esses
Queria comentar essa resposta, mas ela não tem NEM sentido e NEM lógica.
Dilma foi muito superior aos dois aventureiros, porém ela terá que apresentar mais projetos, que só governo do PT tem como apresentar e tornar realidade. É preciso mais universidades no Nordeste, no Norte e no Centro-oeste. Dilma precisa criar uma zona franca no Ceará, perto do Piaui, Dilma precisa fortalecer mais a agricultura no Nordeste, Criar Distritos Industriais estratégicos no Norte e no Nordeste, coisas que os outros não serão capazes de fazer. Uma coisa nos podemos ver nos olhos de Dilma é que ela é mais segura e olha nos olhos das pessoas, já o tal Aéreo do Ar, fala de uma forma que não convence ninguém, ele só veio no Nordeste e agora foi no Norte, só por para tentar ganhar votos, ele se mostra cada vez mais perdido e mostrando logo que não tem capacidade para governar o Brasil. Podemos ver que Dilma é disparadamente a melhor opção. O Brasil não pode cair mais nas mãos de pessoas que não sabem administrar. Só lembrando: Nós estamos vivendo a maior crise do capitalismo da história, e poucos, e infelizmente os evangélicos, que em sua maior parte por não saber discernir nas palavras e ensinamentos na Bíblia, deviam saber que o Capitalismo é um tipo de projeto, uma obra demoníaca, o capitalismo está fazendo com que o mundo venha a ter muitas guerras, muitos conflitos, muita falta de bens necessários à sobrevivencia, tais como a água, falta de alimentos, destruição dos recursos naturais, o capitalismo no mundo também vem condicionando as pessoas não quererem possuir famílias, o aumento das drogas, violência, enfim a degradação da humanidade, enfim coisas que vão de encontro ao pensamento cristão.
O programa do Aécio acho que melhorou bastante, partindo de uma base muito ruim, mas sou cético quanto à estratégia. Foi ao amazonas explicar pra uma família pobre que não vai acabar com o bolsa-família. Dois problemas aí: o artificialismo indisfarçável, e também que o público-alvo do PSDB tem uma boa parcela que odeia o bolsa-família, pode ser o programa ele tire votos dele mesmo.
O de Dilma continua com uma ótima qualidade e realmente foi bem emocionante, inclusive a sequência da carta, concordo com a Onda Vermelha nesse ponto.
E creio que Marina falou muito bem no seu tempo. Sim, é um monte de truísmos sem substância, e o discurso de alianças incômodas é diferente da prática. Mas atacou em pontos realmente incômodos aos adversários: aliança com o PMDB pela governabilidade e tempo de TV, e polarização nos últimos 20 anos entre PT e PSDB. Marina tem um grande trunfo: a baixa rejeição (que o PSDB tem pelo serviço mostrado, e o PT pela parcela sempre anti-PTista e pelo terrorismo midiático), creio que o discurso dela funcionará muito bem.
Acho que o programa da Dilma acerta em cheio em torna-la mais “humana, em trazer um laço emocional das pessoas com as realizações publicas com a vida das pessoas. Continua horrivel aquela musica hino ao fundo quando fala meio Jean Manzon. É DETESTAVEL. Já melhorou porque diminuiu muito, mas precisa acabar com isso e aquela elencagem de obras a la Maluf.Sim, precisa mostrar o que foi feito mas não como numeros e aquelas musicas horrorosas, mas mostrando o que SIGNIFICA. Por fim, há que se conectar com a classe media urbana – media media,a juventude metropolitana das universidades -essa que vota em Marina Silva. Essa que esta nas universidades federais , criadas pelo PT, filha das classes medias e que ao sair da universidade ve seu salario DECAIR em relação a seus pais, muitas vezes. Enquanto o PT não enfrentar essa realidade da sociedade de serviços, Marinas Silvas navegarão de braçadas falando que tudo esta muito ruim. O PT e seus programas tem que falar para essa juventude também. DOU AULAS PARA ELES.E ELES ESTAO INVISIVEIS, por isso foram as ruas . O PT não sabe o que fazer com a classe media e não tem projeto para ela. È PRECISO FALAR COM ELA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O TRABALHO, MUITAS VEZES É precario CADA VEZ MAIS. Pense em quem faz jornalismo, Radio e TV, Cinema, Design, Produção Cultural, Artes, Comunicação Visual, algumas coisas que conheço. Tem emprego?o que falo para meus alunos?
Eu votarei na Dilma, mas eu como meus colegas na federal em que dou aula estamos BEM mal de salario, assim como os funcionarios. Os alunos não tem essa esperança toda não e a maioria não quer nem saber de politica.Os servidores ODEIAM o PT por causa da pessima atuação do governo na greve e os professores parte apoia o governo parte é muito reticente.
Só uma pergunta : No tempo de FHC estava estava melhor ou igual ao que está agora para os professores e funcionários ?
Laura me permita discordar. Se você se licencia para fazer um doutorado ou pós-doutorado, quando terminar, basta apresentar o certificado que você já vai receber a gratificação correspondente na próxima folha de pagamento. Vá fazer isso na rede estadual de Minas, onde tenho colegas com mestrado que ainda recebem como se estivessem acabado de concluir a graduação. Um deles passou no IFET e se exonerou da rede estadual de Minas. Um professor mineiro tem de esperar 15 anos para mestrado e doutorado, e cinco anos para uma simples pós-graduação. ”Delícias” do governo do PSDB.
Quanto às condições serem precárias, é verdade, pois os alunos preferem prestar atenção aos seus jogos de vídeo, e celulares do que às aulas.
Tudo isso eu sei, claro. Sou doutora.Mas há que se enfrentar os problemas não é.Claro que estar na UFederal é melhor que estar na rede publica e certamente melhor que na rede publica de Minas não é? Não vou mais ficar respondendo isso, o que importa é que parcela do funcionalismo público votara contra dilma e caira na rede de marina silva , INFELIZMENTE, por bobagens realizadas na greve e outras questões. E o que falei do trabalho precario é que os alunos saem DIPLOMADOS das federais e encontram o trabalho precario como futuro. Pois em muitas áreas mais qualificadas o que esta acontecendo é ISTO. Ou se enfrenta ou não. Ou se enfrenta que na área de serviços o que esta acontecendo ér a precarização ou NAO. E esta juventude esta caindo nos braços de Marina . E ou a campanha de Dila se da conta destas contradições ou os trackings vão continuando crescendo pra lá e esse otimismo ingenuo continuar tecendo loas em sua inconsciencia dos PROBLEMAS por aqui e alhures. URGE entender o que esta acontecendo. MUITA gente melhorou nos governo Dilma e Lula, mas tem gente que esta piorando! é a ECONOMIA, estupido, diria, com a precarização do trabalho.
Ou seja a campanha da Dilma tem que se dar conta desses problemas e ter uma proposta e resposta para isso.Sem resposta, estão caindo nos braços da direita( vide Europa, a Deus dará cairam para o LEPENISMO!AI!!!!) e sem respostas caem nas mãoes da IMAGEM enganosa de Marina. E o PT não os VE. Tá na hora.
Vou colocar aqui alguns exemplos, vamos lá, da classe me´dia-DIPLOMADA_ SEM CLT precarizada. É TUDO ASSIM AGORA:
Diplomada em Programação Visual ou assemelhado- faz Projetos para o MIS em SP- Não tem direito ALGUM- trabalha por projeto no MIS.
Diplomada em Comunicação Visual em SP- uma das melhores especialistas em fotografia digital e recuperação de fotos- já passou pelos melhores laboratórios na área em SP- só encontra trabalho por projeto- SEM DIREITO ALGUM, terceirizada atualmente no SESC POMPEIA. Contrato termina 30 de agosto. DESESPERADA.
-Diplomada em Artes Visuais FAAP- SP_ contrato um ano na Bienal de SP- Acaba em dezembro. Salario? não paga suas despesas reais.
-Diplomada em Licenciatura em Artes Visuais – UFRN- Estava FELIZ por conseguir um EMPREGO de Atendente ganhando salário Mínimo como marketing de telefone em um shoping de Natal pois ganhava MELHOR do que como professora em escola privada.
Tá legal?
Bom, vai mais um: tenho um bolsista que cursa jornalismo que não ve perspectiva NENHUMA na profissão. Tá querendo ir pra Cinema. Aqui no RN. E conheço um rapaz em SP MUITO bem sucedido na área de cinema que vive em um quarto com banheiro ha pelo menos 4 anos porque precisa gastar pouco para poder colocar-se na profissão. Não casa, não tem filhos.Não tem direito nenhum, trabalha direto por projeto. Tá legal?
Qual o projeto para essa juventude?
Ah, os salarios são assim entre R$ 1000 e 2000,oo esses “bacanas” do Mis e Sesc Pompéia, Bienal…. Sacou?
Já tive aluna que foi fazer curso de tecnico de segurança do trabalho porque o salario era de R$ 3 mil e era melhor que o que obtinha co a graduação.
Tá todo mundo dependurado em emprestimo bancario.
Peço-lhe a devida vênia para dar algumas dicas para sair dessa situação:
Cuidado, muito cuidado com cartão de crédito. Jamais parcele as faturas, pois os juros de cartão são abusivos. Se ainda tiver pagando um bem adquirido em prestações, pague primeiro e depois adquira outro bem. Assim é o melhor modo de as faturas não virem sobrecarregadas, e você poder pagar o total sem maiores problemas. Se você tiver dois cartões de crédito, fique com um. Quando o governo de Minas passou a conta dos meus salários para o Banco do Brasil, recebi um cartão Visa e outro Mastercard. Deixei o Mastercard e só uso o Visa.
Faça uma contabilidade minuciosa das suas compras. Converse com amigas, colegas e parentes sobre locais mais baratos. Procure onde for mais barato. Se determinado produto estiver muito caro, adquira um similar. Você terá condições de exercer um controle maior sobre as suas despesas.
Dependendo do caso, dois ou três meses de economia já serão suficientes para devolver o padrão de vida.
Saudações. João Paulo Ferreira de Assis
Fernando Brito, gosto muito das suas análises, mas acho que você aliviou muito para o Aécio. O Programa de TV dele continua muito fraco. O problema é que a voz dele não passa credibilidade nenhuma. Fica parecendo um menino falando sobre “coisa de gente grande”.
Marina ficou presa a um modelo dos anos 80 de fazer televisão. Só faltou ela gritar nos segundos finais: “meu nome é Enéas”.
Dilma tem que parar com essa mania de cozinha e de incluir o neto na propaganda dela. Bobagem isso! Ela toca muito mais as pessoas quando faz a entrega de um diploma ou as chaves de uma casa. Se é para lembrar apresentador de TV, que não seja a Ana Maria Braga. Luciano do Caldeirão emociona mais com a “lata velha” dele.
Ao falar sobre a crise internacional, Dilma poderia mostrar os estrangeiros que pedem visto para morar no Brasil. Isso resumiria bem a diferença entre o Brasil e a crise do resto do planeta.
Só uma pergunta : No tempo de FHC estava estava melhor ou igual ao que agora está para os professores e funcionários ?
Claro que estava pior. O que não significa que não seja necessario ver os problemas e falhas do governo Dilma e não ficar no panagenirico, pois se ficar no panagenirico os votos vão é pras Marina Silvas da vida. Afora isso o governo Dilma tem falhas serias.E eu apoio o governo Dilma, mas sei de suas falhas. Detesto panageniricos pois estes são a via certa para flancos para a oposição.
oposição de direita.Vão cair na rede direitinho. E o governo Dilma tem serias contradições. Vamos falar serio.
Laura, não entendi que é “panageniricos”. Um neologismo? Sempre li e escrevi “panigírico” ou panegírico, coisa de orador. Mas me chamou atenção sua análise da falta de perspectiva dos jovens das artes visuais. A produção brasileira na área é precária, sobra mão-de-obra mas falta uma política mais consistente, penso…
Eu acho legal sim a Dilma aparece um pouco em casa, com o neto e tal.Mas não demais senão afugenta os homens! Isso porque a mulherada dona de casa vai se identificar com ela, não ficando ela apenas com a imagem de durona e distante da maioria das mulheres brasileiras. Como unir a Dilma com capacete em obras e a mulher que a assiste na TV? Acho legal ela aparecer a partir de “casa” também, como uma mulher comum. O que falta a Dilma é a empatia, ela podia aparecer LENDO a carta de alguém e pensando o que fazer. O ideal é que ela pudesse MELHORAR a linguagem corporal dela e a voz dela no sentido de ser menos empertigada e mais empática ao outro. Ela o é racionalmente mas no sensível não.Os selfies ajudam muito e a propaganda está sendo muito boa este sentido.
PT (partido dos trabalhadores). DILMA e LULA.
PSB(partido do spread bancário). MARINA e neca Setúbal.
PSDB( sem comentário) AÉCIO E FHC.
Precisa desenhar? DILMA 2014, junto com os brasileiros que nunca
desistiram do BRASIL !
Aqui em São Paulo o PSDB significa “Partido sem Descarga e Balde”
A Escola da minha filha foi um das escolhidas para esse programa do aécio.Para vcs terem idéia da “eficiência” desse programa, ela já formou no ensino médio,fez vestibular e está cursando Faculdade,e até agora,da grana que o senhor Aécio disse que dá aos jovens mineiros,ela não viu nem um centavo.Alegam que não tem dinheiro disponível para o pagamento da tal bolsa.Essa é a eficiência da tal “gestão” emplumada.
Detalhe. Esse foi o terceiro programa do AecioPorto e, ate agora, nada de FHC. Eh dura vida dos tucanos! E isso porque ele garantiu que ano seria diferente…
Esse programa da Dilma foi ao ar no sábado à noite? Pq o programa q assisti ao meio-dia aqui em SC não foi esse.
Um comentário sobre esse logo da Marina: assim que vai aquele M estilizado me lembrei da logomarca da fundação Roberto marinho. Esses marqueteiros não são lá mito criativos…
O Programa de Dilma realmente mexeu com o lado emocional, pois sou durão em relação a emoções, mais, quanto o caso do estudante realmente me tocou emocionalmente, me passou pela mente o que aquele cara passou e sinceramente sem ações do Governo seria impossível ele atingir aquele objetivo, que Deus o faço um grande profissional da area e ajude com seu aprendizado o próximo.
A loba em pele de cordeiro, a representante dos financistas, a demagoga Marina novamente mente quando diz que está aberta para o diálogo, pois não dialogou nem com quem era o coordenador da campanha de Eduardo Campos. Ela mente também ao se dizer o novo, quando por trás dela ela tem o apoio de pessoas novas como o traira Roberto Frire, o filhote dos Bornhausen, o farsante Heráclito e o Feldman, todos representantes e figuras carimbadas do governo do finado FHC.
Caros camaradas o programa tá bom mas precisamos mostrar como era o Brasil antes, mostrar os gráficos das comparações do site mudamais.com.
Vamos também começar a bater na aventureira Marina e mostrar os dados sobre a penúria dos trabalhadores de MG.
Comparar os salários e benefícios de professores de MG com a média do Brasil.
Policiais militares, profissionais de saúde, sobretudo os médicos.
Vamos também mostrar a realidade da população sem médicos nas periferias das grandes cidades e nos rincões e comparar agora com a realidade trazida pelo Mais Médicos.
Vamos mostrar o que a Petrobras vem fazendo em prol do benefício energético e tecnológico da Nação e fazer um release do que era a Petrobrax do FhC.
E mais , alertar a população sobre os estratagemas da grande imprensa.
Vamos pra cima !
A Dilma têm que passar total credibilidade ao Brasil rural,
O futuro deveria passar pelo tamanho continental do Brasil, ao menos um estancamento no crescimento das grandes cidades,e total apoio ao campo, assentamento de sem terras,etc.
Ao contrario do que prega os ambientalistas…
A população devido a revolução industrial se aglomerou em grandes cidades que a cada dia trouxe mais gente para depender de empregos talvez em um determinado momento fosse importante,e o que vemos hoje ?
problemas praticamente insolúveis,como se os governos
fossem obrigados a administrar problemas,isso ficou claro com grandes centros a beira de colapso de agua,parece que não? eu penso,que ao contrário o futuro dependerá de uma desoncentração populacional, gradativa,ao contrario de que toda cidade pequena tem que se tornar NY.
Resumindo: Dilma, brilhante, pois tem o que mostrar; Marina, patética, santinha do pau oco; Aécio, só nos resta agradecer pela belíssima propaganda feita ao Bolsa Família dos governos Lula/Dilma.