Santayana: o MP vai “enquadrar” o STF?

De volta a seu blog, Mauro Santayana reflete sobre o flerte entre o Ministério Público e as hordas facistóides que presinam o STF. Reproduzo um trecho:

Tanta corda deram os membros do Supremo Tribunal Federal ao monstro da antipolítica, aos sucessivos desmandos do “partido” lava-jatista e à malta estúpida e ignara que tomou conta das redes sociais, e que partiu para ataques diretos e agressões pessoais a ministros do Supremo e a amaças a suas famílias, que agora chegou-se a um impasse entre o poste e o cachorro, com a clara tentativa do Ministério Público de enquadrar o STF, invertendo totalmente a lógica institucional republicana e a ordem de valores, como se o Supremo Tribunal Federal não estivesse agindo em defesa de suas prerrogativas institucionais e da incolumidade de seus membros, e por meio delas da própria República, justamente pela negativa ou absoluto descaso do Ministério Público em investigar os ataques recebidos pelo Supremo nos últimos anos – muitos deles indiretamente incentivados pelo comportamento e declarações de alguns de seus próprios membros – com a estapafúrdia desculpa de que até mesmo ameaças diretas de morte ou de agressão seriam apenas mais uma modalidade de uma liberdade de expressão que é preciso defender a qualquer preço.

Calúnia e a defesa da eliminação física de adversários políticos é crime em qualquer lugar do mundo.

E mais ainda no país que mais mata no planeta, ao ritmo de pelo menos um agente público vitimado por semana nos mais recônditos e variados recantos da nação – em uma longa lista que inclui, em casos emblemáticos, personalidades políticas – e jurídicas – como a vereadora Marielle Franco e a juíza Patrícia Acioli, por exemplo.

Ora, no lugar de ficar brigando com o STF, o que o Ministério Público deveria fazer é encaminhar à justiça pedido para uma ampla investigação do que está acontecendo hoje na internet brasileira, onde são produzidas e veiculadas centenas, milhares de ameaças, incluindo de morte, todos os dias, contra cidadãos brasileiros que fazem exatamente o que o MP diz defender neste momento, tentando exercer seu direito de opinião em um país tomado pela barbárie, a hipocrisia, o cinismo, o espírito de manada, a estupidez e a violência.

Há anos, já, que essa situação perdura, impunemente, e as ameaças crescem a cada dia novo dia, sem nenhuma ou quase nenhuma manifestação ou atitude, por parte da justiça brasileira.

A começar pelo MP, que deveria tomar cuidado, como instituição, com quem está escolhendo para dançar no universo da opinião pública.

Alianças de conveniência na luta de grupelhos pelo poder – mesmo quando pertencentes a certas instituições – podem não durar para sempre, principalmente quando se aposta na derrubada dos inconcretos – e frágeis – pilares que ainda sustentam a nossa já frágil – e em franca derrocada – democracia, com claras e previsíveis consequências para todos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Bem vindo velho mestre e muita saúde . … “unisse a hordas foi o caminho do MP ” , a principal delas a do monopólio da mídia das concessões públicas .

  2. https://uploads.disquscdn.com/images/2b67327014901c1832d237a0fa75b3f506c1b47f50417957704412387219e666.jpg OUÇO FRASES DESANIMADORAS MAS NADA SE COMPARA A “ELE CAI POR SI SÓ”.
    DIZIAM ISSO DE TEMER O PAI DA DESGRAÇA E DUROU ENQUANTO QUIS.
    SE ACREDITARMOS EM POLÍTICA DIANTE DA ANORMALIDADE JURÍDICA DEVEMOS VOLTAR AO ÚTERO MATERNO ONDE A SEGURANÇA É QUASE CERTA.
    CADA DIA SÃO DUAS OU TRÊS DESGRAÇAS,É O APOCALIPSE DE UM POVO QUE A TUDO ASSISTE DE JOELHOS E OLHOS NO CÉU A BUSCA DE SALVAÇÃO.
    É A PESTE,É A GUERRA,É A FOME,É A MORTE.
    HALLELUJAH !!!!!

  3. Interessante um detalhe que minha boa e amiga intuição faz, Brito. E constato ainda que até agora nenhum jornalista/analista político “levantou a lebre”: Moraes não entrou de boa e ocupou a vaga deixada pelo Fachin que ocupou a vaga do Teori??? Na ocasião não foi indicado pela turma do Temer/PSDB paulista com apoio explícito dos lavajateiros e claro, do então juiz de 1º instância??? A reunião antecipada com políticos “amigos” para discutir sua “entrada” não aconteceu num barco/iate??? Quem estava lá??? Não que Tofolli seja santo, mas estranha esta parceria acirrada num momento crucial…Será que as iniciativas partiram do presidente, mesmo??? Abração.

  4. Santayana e a sua maestria de sempre. Enquanto isto a população e as “lideranças” populares seguem criminosamente omissas diante da destruição sistemática do país comandada pela Farsa a Jato, o partido que promove a doutrina Monroe por encomenda dos EUA, o Grande Satã:

    https://www.youtube.com/watch?v=lgZCp5495xY

  5. O MPF passou de fiscal da lei para aquele que tenta fazer de conta que a lei não existe. Lamentável!!!!

  6. Em futuro, que espero que seja breve, este nazifascismo será devolvido ao túmulo de onde nunca devia ter sido liberto. Nesse momento teremos de discutir uma nova constituição. Ao contrário de 88 poucos se empolgarao em defender nesse novo País a Manutenção dessa instituição chamada Ministério Público. Possivelmente a discussão será sobre a sua extincao. O MP foi aos poucos distanciando-se da concepcco para a qual foi criado, comportando-se, infelizmente, como um Partido Político . A prova de tudo e o STF ter de conduzir uma investigação por desdém do MPF, por envolver alguns de seus procuradores. Triste, muito triste assistir uma instituição criada na constituição de 88, se auto-destruindo.

  7. Hoje mesmo, um conhecido bolsonarista que participa de um grupo que de vez em quando se reúne para churrascos, mandou pelo WhatsApp deste grupo – ele, todo eufórico – um vídeo que sacaneia o STF. Por sinal, o mesmo vídeo que PHA publicou em seu site CAF.

    Um vídeo publicado no site do PHA e que coxinha aplaudiu?

    Acho que há algo errado em termos de interpretações de fatos, tem ruído na linha. Temo que – neste caso específico – este erro de interpretação não tenha sido desse sujeito coxinha. O STF pode ser o que for, mas o MP tem agido de forma mais nociva. Se liga, PHA!

  8. Nesta hora, quem estiver a favor do país, estará a favor do Supremo e se levantará para defendê-lo. É a luta da ordem jurídica nacional, embora ferida, contra o enclave excepcional que lhe foi imposto sorrateiramente e que agora começa a querer tomar conta de tudo. Não são grupelhos, é um partido forte e poderoso, de inspiração inteiramente anti-nacional. Tudo nele está muito bem concatenado e o objetivo final é acumular poder em nome da implantação de uma original ditadura olavista/lavajatista, que poderia também ser chamada de Nova Desordem Colonial. Seria a mais pavorosa ditadura que o mundo já viu.Certa mídia, em sua inocência, pensa que poderá fazer aliança com o juiz tornado ministro. Doce ilusão. Não haveria lugar para ela nem para a elite nacional que não fosse inteiramente subalterno, tipo capaz no máximo. E os militares? Vão ou ficam?

  9. Resumo: deixaram que a lava-jato fizesse o que queria; a mando de outros, destruir este país.
    Deixaram…
    Agora…?

  10. Lembrando: a globo, o merval, cansou de dizer que a anticorrupção era a lava-jato, o moro; e que quem contrariava a lava-jato era corrupto.
    E mil vezes disse: o stf contraria a lava-jato ( ou seja, se o stf era corrupto), e o stf fingiu que não leu. Acovardou-se.
    Agora…

  11. POIS É, DEU NISTO , DE TANTO OS MEMBROS DO SUPREMOS SE ABAIXAREM QUE ACABOU MOSTRANDO A BUNDA. O JEITO AGORA E TAMPAR O QUE FOR POSSIVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *