Sem retomada na latinha

Para a turma que não entendeu ainda que o mundo real da economia está devagar, quase parando, recomendo olhar a reportagem de Giselle Ouchana e Thais Sousa, de O Globo, sobre as vendas dos ambulantes em meio aos blocos e carnaval, hoje, no Rio de Janeiro.

Ou melhor, das “não-vendas” porque, mesmo com a manhã de sol, a procura estava escassa, como relatou ao jornal a vendedora ambulante Daiana Pereira, de 34 anos.

— Eu não sei o que está acontecendo. Mas percebo que o público está abaixo do esperado, sem contar que, com o desemprego, muita gente se cadastrou como ambulante. Além disso, vejo grande parte do público trazendo suas bebidas de casa.

Melhor que muitos economistas, ela descreveu o que se passar: cada vez mais “não-desempregados” nos “bicos”; cada vez menos poder de compra para quem tem emprego.

As repórteres descrevem como o pessoal, depois de ir ao supermercado, cruza a cidade carregando o peso da bebida e mais o do gelo, em bolsas térmicas.

Carnaval não é só fantasia, é realidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Mas não votaram e votarão,de novo,na CANALHA? Se formos procurar na história recente brasileira,essa gente,elegeu um monte de merdas,e esperam ir pra o céu,quando morrerem.Os eleitos,são a síntese do eleitorado,com raríssimas exceções.

    1. Você esperava o quê? Eles acreditam ingenuamente que a televisão só fala a verdade, e no entanto ela mente o tempo todo para eles.

    2. Pois é, Rio botou Crivella na cidade, Witzel com 60% e Paes em segundo caso não fosse o outro imundo, e votou no coiso com 67%. Do que esses animais estão reclamando? Não queria o PT fora? Toma ae, o que teu ódio te dá.

    3. Está sendo injusto. Ou você esquece que o Congresso Nacional sob comando de um presidente gângster chamou de crime de responsabilidade atos de gestão que não foram criminosos logo antes e deixaram de ser logo depois? Esquece que condenaram Lula para que não concorresse, e que, quer gostemos ou não, era o candidato favorito em todas as pesquisas de todos os institutos? E o fizeram num processo penal em que até agora, sem qualquer limite ou constrangimento nas investigações, ainda não conseguiu apresentar nenhuma prova. Esquece que enjaularam comprovadamente de modo contrário ao texto constitucional aquele candidato que era o favorito em todas as pesquisas? Esquece que o comandante dos militares fez ameaças públicas ao STF para mantê-lo preso? Esquece que mesmo com uma decisão da comissão da ONU que fiscaliza o cumprimento do tratado internacional de direitos humanos assinado pelo Brasil impediram o registro da sua candidatura? Esquece que foi empregada uma rede clandestina e criminosa de criação e disseminação de notícias falsas pelas redes sociais com financiamento não declarado de centenas de milhões de dólares? Esquece que o debate eleitoral foi interditado, e que uma emissora de tv aberta deu ao candidato vencedor espaço exclusivo, nem compartilhado nem recompensado aos outros candidatos posteriormente? Esquece que adiaram imotivadamente as entrevistas perfeitamente legais do ex-candidato preso ilegalmente para somente depois das eleições, quando então se tornaram quase semanais? Esquece que o juiz do caso divulgou na véspera da eleição uma delação sem qualquer comprovação documental e que já tinha sido rejeitada até pela própria Lava Jato? Esquece que antes já tinha sido convidado a compor o governo e depois disso ele aceitou se tornar ministro do candidato que ajudou a eleger?

      Isso para ficar só no que é já comprovado. Tirei da conta as polêmicas que existem sobre omissões das investigações do caso Queiroz que já eram conhecidas e as suspeitas de armação da facada. Isso ainda habita o campo meramente especulativo. Essa eleição não foi o retrato do eleitorado, mas do processo.

  2. Não recebo notícias da parentada faz um tempo… rararra
    Estão se ferrando bem ferrados! Rarrrara Bem feito! Não foram defender a Dilma…
    Onde moro casas e mais casas foram postas à venda. Rararrra Não foram defender a Dilma…
    Pedágio de S. J. dos Pinhais, BR 101: 14 ambulantes abordavam usuários da estrada.
    Marginal Tietê: contei 20 ambulantes trabalhando entre os veículos.
    Cinelândia- Rio jovens dormiam em 5 colchões em frente ao antigo Cine Odeon.
    Os bilionários e seus “funcionários” venceram. Após 15 manifestações não mais sairei às ruas para defender o país!

  3. Não recebo notícias da parentada faz um tempo… rararra
    Estão se ferrando bem ferrados! Rarrrara Bem feito! Não foram defender a Dilma…
    Onde moro casas e mais casas foram postas à venda. Rararrra Não foram defender a Dilma…
    Pedágio de S. J. dos Pinhais, BR 101: 14 ambulantes abordavam usuários da estrada.
    Marginal Tietê: contei 20 ambulantes trabalhando entre os veículos.
    Cinelândia- Rio jovens dormiam em 5 colchões em frente ao antigo Cine Odeon.
    Os bilionários e seus “funcionários” venceram. Após 15 manifestações não mais sairei às ruas para defender o país!

  4. Os “economistas” oficiais simplesmente esqueceram a variável mais importante da economia: a DEMANDA AGREGADA.
    Sem demanda agregada a economia para.
    Simples assim. Para.
    Cadê os bilionários para encher o fiofó de cerveja?
    Se a renda está concentrada, ninguém consome.
    Os poucos ricaços com grana então bebendo champagne na europa.
    Enquanto os muitos pobres sem grana tentam vender cerveja para os muitos pobres todos sem grana.
    A conta não fecha.
    Guedes é um asno.
    Mais asno ainda é quem colocou esse bando de asno no poder.

    1. Belíssimo comentário. Os ricos racistas se incomodavam com pobres no avião, ou comprando carros. Mas pobre não é acionista de companhia aérea e nem dono de posto de gasolina. Se os pobres não consomem, o rico tb fica menos rico. E AINDA tem corno gritando que na época do Lula tava ruim. Corno bom é manso e cego….

  5. Os “economistas” oficiais simplesmente esqueceram a variável mais importante da economia: a DEMANDA AGREGADA.
    Sem demanda agregada a economia para.
    Simples assim. Para.
    Cadê os bilionários para encher o fiofó de cerveja?
    Se a renda está concentrada, ninguém consome.
    Os poucos ricaços com grana então bebendo champagne na europa.
    Enquanto os muitos pobres sem grana tentam vender cerveja para os muitos pobres todos sem grana.
    A conta não fecha.
    Guedes é um asno.
    Mais asno ainda é quem colocou esse bando de asno no poder.

  6. Este verão eu notei uma acréscimo de gente nas praias, mas também, notei como a quantidade de pessoas carregando caixas térmicas com cadeiras e guarda sóis também aumentou. Há anos cultivo o hábito de conversar. Converso com o frentista, com o caixa do posto, com o caixa do supermercado, com o sono da peixaria, com os garçons, com o barbeiro, enfim, com todos aqueles que trabalham no comércio e pequenos serviços. As impressões que colho, sobre vendas, hábitos de consumo e impressões gerais dos negócios de cade um ajudam-me a ler os dados que colho lendo relatórios econômicos, balanços das empresas e confrontado-os com os menos confiáveis, o relatórios de mercado e os comentários da imprensa especializada.
    Neste verão, nunca havia registrado um diferença tão grande entre a percepção dos pequenos agentes da economia real e o “agora vai” dos últimos meses.
    O exemplo mais recente e que é representativo das impressões gerais foi-me dado por um vendedor de sucos e drinks na praia, “este ano tem mais gente do no ano passado, mas eu vendi, em janeiro 20% menos do que vendi em janeiro do ano passado, ninguém está gastando”.

    1. Mas o povo é assim, em momentos de crise e opressão ele vai para “cima” todo evento público é muito badalado, vide parada gay e marcha para Jesus, milhões e milhões de pessoas.Mas com a grana curta o consumo é drasticamente reduzido.

  7. Haverá um levante popular. E ele virá não por razões ideológicas, mas sim pela miséria, desemprego e fome.

  8. Que esse movimento da FUP e a adesão dos caminhoneiros autônomos inspire a classe trabalhadora e adiram a greve,é o mínimo a se esperar dos “pacifistas” ;a coragem cívica de derrubar essa quadrilha de terno,toga e farda que assaltam e humilham a Nação.
    Pensem nos seus filhos,lutem pelos que virão,passividade e covardia será por eles cobrada no futuro.
    CHEGA DE CAGAÇO,SOMOS GENTE,NÃO SOMOS RATOS!

  9. Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco. Com pandeiro ou sem pandeiro, eu brinco. Mesmo estando mais para o tostão que para o milhão, este carnaval promete ser um dos mais animados de todos os tempos. A arma revolucionária mais poderosa do brasileiro não nasce do ódio, mas da alegria. A gargalhada liquida com a solenidade da hipocrisia, e o humor derruba qualquer tirania.

  10. Este será o Primeiro Ano da Grande Quebradeira… assistimos milhares de pessoas serem lançadas no desemprego e na miséria.
    Mas, logo veremos a destruição massiva de empresas, negócios, indústrias e processos econômicos.
    Depois, vamos ter mais dois anos de Caos Social.
    Esperamos ao menos que muitos dos BOBOMINIONS aprendam a pensar…

  11. Hildegard Angel: “Golaço do governo, só recorde e a mídia não divulga.

    – Maior deficit público da história
    – Maior retirada da Poupança da história
    – Maior crescimento da dívida pública
    – Maior valor já pago por combustível
    – Maior deficit na balança comercial
    – Maior cotação do dólar da história”.

  12. “Há duas formas de prever as decisões de investimento da economia: pela realidade e pelos sonhos.

    A realidade é a demanda concreta, o que é vendido pela
    empresa. Sonho é a intenção do empresário de investir apostando que a
    demanda chegará do céu, pela crença de todos nas virtudes da política
    econômica. É o que o Nobel Paul Krugman ironiza como “fada da confiança”
    que, com sua varinha mágica, fará a economia melhorar apenas pela força
    da fé.

    Acontece que os sonhos, ou expectativas, são fundamentalmente
    influenciadas pela mídia. Se a mídia propaga que tudo está melhorando,
    cada parte do todo – o consumidor e o empresário – mesmo em situação
    precária pensará que está ruim para ele, mas bom para a maioria.

    No período pré-impeachment, o sonho estava muito abaixo da realidade. Ou
    seja, o quadro econômico era menos ruim do que a confiança do
    empresário. Depois do impeachment, inverteu o jogo: as expectativas
    sempre foram melhores do que a realidade.”

    https://jornalggn.com.br/coluna-economica/o-mercado-descobriu-o-nuci-e-parou-de-sonhar-com-a-fada-da-confianca-por-luis-nassif/

  13. O PIB que importa, da renda das famílias, está baixíssimo!!!!

    As vendas no comércio do litoral de SP caíram no mínimo 30% neste verão!!!

  14. Podem bater na cara desse povo, podem rir e surrupiar até enjoarem, podem ser flagrados aos beijos com milicianos, podem transportar droga para outros países, podem até prender e condenar inocentes por convicção… Nada acontecerá!!! A revolta virá quando o último quilo de feijão, o pão e o último ovo for consumido. São 500 anos de Brazil e o povo não se revolta com questões ideológicas, muitos não foram educados pra entender e outros por puro egoísmo – se o caos não lhes atingirem tanto faz – de qualquer forma, é o sapato apertando no pé que irá causar um curto circuito social. Mas que ele virá, virá.

  15. Dizia fora Dilma! O PT quer transformar o país em uma Cuba, em uma Venezuela, quando na verdade os EUA não queriam uma nova China em seu quintal, apoiaram o golpe através do seu lacaio TV globo e afins, transformaram o Brasil em uma índia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *