Senado x STF. Quando não se faz o certo, na hora certa, tudo vira errado

erainvisivel

O adiamento da votação no Senado  sobre a decisão do STF que afastou Aécio Neves e o colocou sobre prisão domiciliar noturna é uma tentativa patética de emendar o mau soneto que é o comportamento do Judiciário e um retrato vergonhoso do que se tornou o parlamento brasileiro.

Diz-se que é uma solução para evitar o conflito entre os poderes, mas é de fato a preparação de mais um degrau da desmoralização de ambos, uma vez que o terceiro, o Executivo, não parece ter mais degraus a descer com os 3% de avaliação positiva de Michel Temer.

Porque, como escrevia Cecília Meirelles, é isto ou aquilo.

Ou se fez um acordo para o Supremo – como já fez no caso Renan Calheiros – recuar de suas decisões e, assim, admitir que ela foi errada ou, ao mantê-la, obrigar o Senado a referendá-la, vergar-se à abolição, na prática, do que diz a Constituição, no seu artigo 53: ” os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável”.

Porque só alguém puito cínico pode dizer que afastamento do mandato e “recolhimento domiciliar noturno” não são, na prática, cassação do mandato e prisão.

Aécio Neves foi flagrado combinando uma entrega de dinheiro, referindo-se jocosamente à possibilidade de um assassinato e seu primo igualmente flagrado pegando as malas geddélicas.

Mas como Aécio é tucano, a coisa ficou barata, embora menos que o “ficou de graça” da quase dezenas de inquéritos a que ele responde por estas e muitas outras estrepolias.

Mas, então, quatro meses depois do que era flagrante, deu-se o rompante que não houve quando, numa manobra evidente, regida por um presidente da Câmara cujo afastamento havia sido pedido quatro meses antes o afastamento, quando foi ao Supremo o pedido de suspender o processo de impeachment.

Claro, Dilma Rousseff não era tucana.

Agora, estamos fadados, com o perdão da expressão, a termos o STF ou o Senado “esculhambados” em sua autoridade e independência.

É mais provável, dada a repugnância que a figura de Aécio  desperta, agora que se tornou peça inservível à direita, é que saia o Senado de rabo entre as pernas e a ditadura do Judiciário avance mais um passo.

Porque agora temos um poder, não eleito, que não apenas não precisa estar adstrito à lei, mas pode fazer o que quer, como quiser, na hora em que quiser.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Ditadura do judiciário em parceria com a mídia, beneficiando entreguistas, bancada BBB, rentismo, sistema financeiro, grupos econômicos estrangeiros insatisfeitos com não revogação da lei áurea, etc.

  2. Não precisa ser muito cínico, basta “saber ler” (o que parece não ser o seu caso): Recolhimento domiciliar noturno é medida cautelar DIVERSA da prisão. Não sou eu quem diz, é a LEI. Sabe ler? Não me venha com “equivale a” ou “é o mesmo que”, NÃO, não é! Neste caso não há dúvidas, a LEI é explícita, clara, direta. Querer buscar qualquer outro tipo de interpretação é jogar no lixo o vernáculo.

  3. O artigo 53 é claro: parlamentares tem imunidade de pensamento. No Brasil confunde-se imunidade com IMPUNIDADE. O STF está certo (apesar de atrasado) em afastar o Aécio. Se depender do Senado, ele continua por lá, fazendo das suas. Um exemplo de que, apesar da imunidade, nenhum parlamentar pode dizer o que quiser, é o caso do Bolsonaro, condenado por achar que pode falar qualquer coisa, inclusive contra a honra de pessoas. Não, não pode. A imunidade é no campo de ideias políticas, só isso.

  4. … Sinceramente! Com esse congresso da propina, em sua grande maioria, é difícil termos esperanças!…
    E continua a macha da insensatez!… Executivo quadrilheiro a vender o país com tudo dentro!… E o judiciário buscando os holofotes ao interferir sempre em que há vácuo de poder ou fragilidades da democracia que foi rompida desde o famigerado “acordo com o supremo e tudo”!…

  5. O PROBLEMA CHAMADO AECIM DO PÔ ,É QUE PARA SEUS EVENTUAIS JULGADORES É PIOR QUE SEGURAR BATATA QUENTE.
    TODOS OS VAGABUNDOS GOLPISTAS ESTÃO PISANDO EM OVOS COM O MINEIRINHO,PORQUE ELE É UMA PARTE IMPORTANTE DO GOLPE E NÃO SERÁ COMO O CUNHA.
    ESTE CALOU A BOCA PORQUE O BANDIDO DE CURITIBA ,O TAL DE MORO ,TROCOU SUA DELAÇÃO CEIFADORA DE CABEÇAS GOLPISTAS PELA LIBERDADE DA SUA ESPOSINHA (os bandidos também amam ).
    AECIM MORRERÁ ATIRANDO ,E NÃO SERÁ NA pf OU NO mpf OU NO stf (TODOS ATORES DO GOLPE) QUE ABRIRÁ SEU ESGOTO BUCAL.

  6. Quem viu os Senadores borrando e ficando de quatro de medo do Judiciário deve estar pensando com seus botoes: Estes caras nem pra vereadores serviriam. Se esta velharia já era desmoralizada, então agora acabou!!

  7. Não é uma acusação, é uma triste constatação: depois do golpe, com o caos que veio depois, o stf errará sempre.
    Quem foge do que diz a constituição e tem poder, entra no jogo da globo, a opinião publicada, e sempre cometerá erros, um seguido do outro.
    A anulação do golpe ilegal, inconstitucional e bandido, seria a única saída, mas a globo não deixa, não permite. Ordena o contrário.
    Prisão antes da condenação definitiva, reatrovidade na lei da ficha limpa, cassação do aécio encima do senado, olhos e ouvidos fechados às violências de curitiba, etc, etc, está será a saga do stf. Só erra. Sempre.
    Eles pagam e pagarão muito caro, pena que o país destruido pelo golpe paga muito mais caro.
    Depois do golpe, o caos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *