Sepúlveda tem força para deter a máquina?

sepulveda

Sepúlveda Pertence, que passa a capitanear hoje a defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva tem, como  jurista e como político, conhecimento de sobra do que espera o ex-presidente no Tribunal.

De Procurador da República cassado pela ditadura, voltou à PGR com Sarney e foi o responsável pela abertura dos caminhos a que o Ministério Público se tornasse a aberração que se tornou no Brasil. Aliás, ficou famosa uma frase  dele comparando o que tinha acontecido na Procuradoria com o que Golbery dizia sobre o SNI: “criei um monstro”.

De STF, Sepúlveda Também entende, tendo assumido uma cadeira por lá em 1989 e permanecido até 2007.

Foi escolhido para ser “jeitoso” com os desembargadores e ministros, que, como Sérgio Moro, não suportavam o tom altivo com que se portava Cristiano Zanin, o principal dos defensores de Lula.

Algo que Pertence nem precisa empertigar-se para ter: dentro dos ritos comuns ao clube alegre do Judiciário, já será tratado com todas as vênias, chamado de “ministro” e de excelência.

Será difícil fazer com que o próprio Lula seja também “jeitoso”, porque a essência de sua autodefesa é o enfrentamento e a proclamação de sua inocência.

Mas Sepúlveda Pertence criará certo constrangimento a uma camada de juízes-concurseiros que se acham os “reis da cocada preta”. E um comprimido de lítio para os desmemoriados Ministros do Supremo que esqueceram todas as garantias que o Direito brasileiro sempre deu aos réus.

Dificilmente, porém, terá força para deter a máquina persecutória que, instalada a partir de Curitiba, dominou a Justiça brasileira.

O plano de prender Lula segue de pé e acelerado, como  se viu hoje, com a publicação do acórdão de seu julgamento, o que deixa um prazo aí, talvez, de mês e meio até que sua prisão seja decretada pelo TRF-4, nas barbas de um Supremo no qual, até lá, Mme. Cármen Lúcia tentará não por a votar a questão da execução da pena antes de esgotados os recursos, que não tem mais maioria no Supremo.

Não tem mesmo com o voto de Alexandre de Moraes, com a esdrúxula razão de que “a execução provisória da pena não fere a presunção de inocência”  e que as provas só podem ser examinadas na 1ª e na 2ª  instâncias, como se nulidades processuais não  pudessem ser causa de absolvição .  E o ” não fere a presunção de inocência” é, juridicamente, de gargalhar e a confissão de um absurdo.

É como se o juiz dissesse: “você recorreu pedindo a anulação do processo por ilegalidades, eu presumo que você é inocente mas, enquanto eu não julgo, você vai em cana para ‘ir adiantando’ , tá”?

Talvez o velho Doutor Sepúlveda possa explicar isso aos “meninos”.
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

26 respostas

    1. Tá fazendo hora-extra, ou decidiu voltar das férias, desornesto? Ou talvez a chefia tenha cancelado as férias da coxinhada e mandado vocês de volta trabalhar, com medo do Sepúlveda na defesa do Lula?

      1. Não Caetano, após ficar meses sem receber as comissõezinhas dos “bicos” para bisbilhotar e dar palpite ácido e amargo aqui, conseguiu receber uma parte dos atrasados, mas como a crise tá feia e continua desempregado, veio correndo e serviçal… Ah, o Arnesto mora em SP, o paraíso dos desempregados coxinhóides!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Arnestinha Pederasta Passiva Louca

      Palhaça vagabunda !
      Não gostou da pesquisa?
      Aprova o “auxílio sem-vergonha ?
      Você é mesmo um enorme monte de BOSTA !
      O troca-troca continua.
      Deu muito cu esse final de semana ?
      Quem chupou quem ?
      Sua candidata tomou no CU?
      A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
      Seu herói, o Moro foi desmoralizado ?
      Fodam-se você e ele !
      Xibunguinha !
      Cadelinha

    3. Arnestinha Pederasta Passiva Louca

      Palhaça vagabunda !
      Não gostou da pesquisa?
      Aprova o “auxílio sem-vergonha ?
      Você é mesmo um enorme monte de BOSTA !
      O troca-troca continua.
      Deu muito cu esse final de semana?
      Sua mãe participou? Sua mulherzinha também?
      Quem chupou quem ?
      Sua candidata tomou no CU?
      A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
      Seu herói, o Moro foi desmoralizado?
      Fodam-se você e ele !
      Xibunguinha !
      Cadelinha

  1. … E quando será preso o chefão do Mensalão do PSDB, eduardo AZARedo, desde o ano passado condenado em segunda instância das Alterosas?

  2. … Oh (DES)ernesto, o eminente, catedrático e impávido advogado Cristiano Zanin Martins é jurista de primeiro mundo!

  3. Fernando, a condenação desse parlamentar, em 2a instância, citado nas matérias, já faz mais de 9(nove) anos. Ele ficou recorrendo durante esse tempo todo. Lula foi condenado há 12 dias. Existe uma diferença muito grande. Mas como não existe mais estado de direito…

  4. NADA!!! EM NOSSO BRASIL SOMENTE O ” PT” TEM CULPA, SOMENTE O PT AOS OLHOS DOS FAMINTOS POR “JUSTIÇA” TEM QUE SER PUNIDO.PSDB,PMDB E OUTRO ……..NEM UMA PISCADELA DA DITA JUSTIÇA…

  5. Infelizmente para o nosso grande Lula a justiça não “Pertence” mais. Por mais conhecimento e convencimento que tenha o nosso Sepúlveda o caso Lula já esta sepultado na mente, no coração e na vontade dos que o condenaram. Devemos partir pra outra e outra mesmo. Devemos lançar imediatamente Dilma Rousseff como legitima reivindicante do cargo de Presidenta da Republica. O plano B, C, D, E é este, não tem outro e deixa a canalhada espernear a vontade. A Vitória será nossa e as pedras retomarao seus lugares. E isto ai.

    1. Ninguém teria mais capacidade para cumprir à risca o plano de Lula para o Brasil como Dilma Rousseff. Foi autêntica e perfeita naquilo que executou e foi exatamente isto que fez com que os canalhas do congresso e a Rede Golpe de Televisão o derrubasse. A justiça da democracia só sera efetivada de fato quando a ordem for restabelecida e a nossa presidenta subir a rampa do planalto novamente para colocar os pingos nos seus devidos is. É agora ou nunca. A luta companheirada. Dilma Presidenta!

  6. Ao contrário do que possa parecer..a presença de Sepulveda na defesa de Lula e a permanência, que tenho certeza haverá nessa sanha persecutória, só corroborá à ONU que até um quadro do lado de lá da cerca, não teve efeito contra o lawfare….. E isso acaba de vez com essa merda de judissiário que temos hoje. Ponto.

  7. Nem o melhor advogado do mundo reverteria os chiliques do Moro e do TRF4. O Lula seria condenado de qualquer jeito.
    Há sentenças que sempre estiveram prontas e pagas. E a contra o Lula é uma dessas.
    Fod.a é que os pais da moralidade recebem auxílios moradia indevidos e querem j u l g a r os outros.
    Será que ganhando 30 mil não dá para comprar ou alugar um AP ?

  8. O GOLPE SÓ PODE SER COMPLETADO SE O LULA FICAR PRESO ,A RAZÃO DOS VAGABUNDOS QUADRILHEIROS EXISTIREM É ESSA.
    VISTO A PASSIVIDADE DA MASSA PERANTE O ESTUPRO ,SÓ RESTA APELAR AOS PROFISSIONAIS,NEM VOU DIZER PATRIOTAS,QUE DEVEM ESTAR SE SENTINDO NOJADOS DE TANTA SUJEIRA A ACONTECER NAS INSTITUIÇÕES A QUE PERTENCEM.PF/MPF/JUÍZES/STF/ .
    O LIXO TOMOU CONTA ,E A HISTÓRIA NÃO SEPARARÁ O JOIO DO TRIGO (EXCEÇÃO FEITA AO VALENTE ROGERIO FAVRETO DO TRF4),IRÃO TODOS PARA O MESMO SACO DOS TRAIDORES CRIMINOSOS DO BRASIL.
    A CONSIGNA PARA A MASSA VIRAR POVO DEVE SER—LULA NÃO SERÁ PRESO—-LULA NÃO SERÁ PRESO SEUS FILHAS DA PUTA !!!!!!!!!!!!! OU ARDERÃO SEUS RABOS !!!!!!

  9. Gostei da citação sobre a Benta Carneira Vampira Brasileira, muito boa, é pertinente.

  10. Se Lula tivesse grana, oferecia para essa galera e tag a tudo resolvido.

    A prova disso é que Dilma não deu aumento (grana) pra essa curiola e caiu.

    O mundo é simples.

  11. vai servir apenas pra os golpistas dizerem que a defesa teve todas oportunidades e mesmo assim não “provou inocência”

  12. O PT sempre acreditando nas táticas conciliatórias que levaram à atual perseguição do ex-Presidente. O partido tornou-se parte de uma centro-esquerda moderadíssima, mais de centro do que de Esquerda e insiste em fazer o jogo institucional num circuito já desmoralizado do sistema judicial de tão apequenado que está pelo sistemático desrespeito às leis do país. Estamos sob uma ditadura midiático-judicial e não será com métodos conciliatórios que sairemos dela. O buraco é mais embaixo.

  13. Sobre Sepúlveda: É um jurista festejado até hoje no Supremo, mas pelo que me lembro, um ministro comprometido com as oligarquias, sempre decidindo a favor dos governos Collor e FHC.

  14. Conta uma novidade boa meu nobre amigo Sepúlveda Pertence, essa perseguição contra Lula o Brasil e o Mundo já sabe, todo mundo sabe “(…) um pacto nacional “com o Supremo, com tudo”, como diria o agora livre de denúncia no STF Romero Jucá (caducou, pode??!!). Enquanto o processo de jucá é arquivado poque caducou no STF, o de Lula segue de vento em popa, tudo orquestrado elite/midia/justissa para tirá-lo do páreo. Esse judiciário nosso, que decadência.
    Conta uma novidade boa para a gente, o povo de bem que quer votar em Lula e ver nossa Democracia restabelecida de verdade, pois estamos sequiosos para termos uma notícia boa.
    Eu voto Lula 2018, minha família também, meus amigos também. Somente Lula salva a nossa Democracia.

  15. Finalmente,o JUDICIÁRIO BRASILEIRO,consegui confortar todos os ENERGÚMENOS PÁTRIOS. O problema é que vai faltar alfafa ou capim,para todos.Alguns certamente, vão emagrecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *