Ser velho, não velhaco, dizia Ullysses. Há jovens velhacos, digo a Tabata

Este blog se orgulha de, sequer uma vez, ter citado o nome da deputada Tábata Amaral. E não o fiz porque a idade nos faz dar conselhos prudentes sobretudo a nós mesmos. O olfato, o faro, aliás, é o único sentido que o tempo não nos embota.

Também não farei críticas ao fato de ela ter se bandeado para o governismo e votar contra os trabalhadores, contra o mundo de onde ela veio.

Muito menos invocarei a herança trabalhista do PDT, um dos brotos que surgiram da velha árvore do trabalhismo, decepada mas não morta pela ditadura.

Deixo que as críticas sejam feitas pelos seus seguidores, que lotam as suas páginas na internet, site e Facebook, despejando comentários que, em 90% dos casos, manifestam sua decepção com ela.

Uma deles, a professora Vanda, resume a tristeza:

Deputada…A sua dita origem humilde, os bancos das escolas, as universidades não lhe fizeram entender o que é o Brasil de maneira ampla. Sinto vergonha de representantes políticos que dizem que essa reforma é boa pro país. Destruíram a aposentadoria do professor. Sou professora e terei que trabalhar mais 7 anos, 7…. Se vc tivesse passado 1 mês numa sala de aula saberia que tirar a professora e o professor dessa condição irá prejudicar a educação que você diz defender. Serão milhares de docentes passando mal nas escolas, dando atestados médicos, depressivos, com problemas vocais e a educação vai piorar ainda mais.
Lamentável sua posição. E por favor, não compare o povo brasileiro com países onde a qualidade de vida tem outro nível. Isso é irresponsável.
Eu acreditava em vc e suas desculpinhas não me convenceram.

Como Vanda, milhares de professores certamente deram o voto a esta moça, por acharem que ela era a prova de que a educação tornava as pessoas imunes ao vírus da perversidade.

Se não fosse tão nova e se sua mente desse valor a isso, saberia da frase de Leonel Brizola: a política ama a traição, mas abomina o traidor.

A rigor, isso entristece.

Afinal, como é possível se dizer defensor da educação e não defender a justiça social, os direitos dos humildes, a proteção dos órfãos e das viúvas, a velhice sem dignidade, o trabalho até a morte?

Nenhum dos grandes educadores deixou de ser um lutador social. Alguns, como Darcy Ribeiro e Paulo Freire, pagaram com o exílio e o sofrimento por suas lutas.

Nenhum deles ganhou “apoio empresarial” para suas carreiras políticas e por ele nunca venderam suas convicções.

Nada tenho com as ações que o PDT irá tomar, não pertenço ao partido há seis anos e dele não saí expulso ou por violar seus princípios. Mas quem sai de um grande amor, aquele que nos inundou a vida, jamais pode lhe querer o mal.

Como cidadão que viveu a política por mais de 40 anos, recolhi lições.

Ulysses Guimarães, um homem que morreu um ano antes de Tábata nascer, dizia que era velho, mas não velhaco.

A senhorita prova que não é preciso ser velho para sê-lo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

89 respostas

  1. Penso na tristeza do Lula nesse momento. Para ele isso é uma das provas mais difíceis, ver o povo aviltado e espezinhado. O mundo dá voltas e nós lutaremos para impedir ou reverter esse quadro. Há luta, há resistência, haverá vitória do nosso lado também.

      1. Lula não pensa assim. Até pq 46% votou no PT, em Haddad, no Lula. Isso é muita gente q não merece colher frutos q ñ são seus. A base do Lula e do PT é sólida. Aqueles q dizem q no passado votaram no PT mas q se decepcionaram é pq foram oportunistas. Gente sem noção, gado, massa de manobra.
        Concordo contigo que os outros q escolheram BozoMijo sabendo muito bem o q era e o que representava merecem o INFERNO de todas as cores e tamanhos. SALVE O NORDESTE, este q mostrou q Lula acertou e merece nosso respeito. A luta só termina quando acaba. Muita água vai rolar. LULA LIVRE ????????

        1. Só uma observação: 46% dos votos válidos. Pouco diante do eleitorado, ínfimo se consideramos que o outro lado tinha um fascista.

          1. A esquerda nunca teve poder de fato, já q este sempre esteve bem alocado na oligarquia escravocrata brasileira. Assim não vejo nada “ínfimo” DIANTE do golpe da Dilma, dos ataques cotidianos/diuturnos ao PT e ao Lula na velha mídia; e tbm diante das diversas mídias alternativas, ditas progressistas, que ajudaram muito a espalhar mentiras e fofocas. Sem contar a prisão do Lula, a fakeada, os fakenews em whats e fakeburros: ferramentas que alimentam uma massa ignara/zumbizada tanto de direita como de esquerda. E teve até a contribuição do Ciro abutre, do PCO isentão, etc. Diante de tudo isso o PT, Haddad e Lula foram vitoriosos! O PT nunca teve projeto de poder pq teve projeto de governo; legalidade e instituições, etc. Daqui pra frente precisa unir tudo isso a um projeto de poder como Chaves fez na Venezuela, por exemplo. E, claro, com as especificidades do Brasil para garantir uma HEGEMÔNIA na linha gramsciana adaptada à nossa realidade.

          2. A esquerda nunca teve poder de fato, já q este sempre esteve bem alocado na oligarquia escravocrata brasileira. Assim não vejo nada “ínfimo” DIANTE do golpe da Dilma, dos ataques cotidianos/diuturnos ao PT e ao Lula na velha mídia; e tbm diante das diversas mídias alternativas, ditas progressistas, que ajudaram muito a espalhar mentiras e fofocas. Sem contar a prisão do Lula, a fakeada, os fakenews em whats e fakeburros: ferramentas que alimentam uma massa ignara/zumbizada tanto de direita como de esquerda. E teve até a contribuição do Ciro abutre, do PCO isentão, etc. Diante de tudo isso o PT, Haddad e Lula foram vitoriosos! O PT nunca teve projeto de poder pq teve projeto de governo; legalidade e instituições, etc. Daqui pra frente precisa unir tudo isso a um projeto de poder como Chaves fez na Venezuela, por exemplo. E, claro, com as especificidades do Brasil para garantir uma HEGEMÔNIA na linha gramsciana adaptada à nossa realidade.

  2. Penso na tristeza do Lula nesse momento. Para ele isso é uma das provas mais difíceis, ver o povo aviltado e espezinhado. O mundo dá voltas e nós lutaremos para impedir ou reverter esse quadro. Há luta, há resistência, haverá vitória do nosso lado também.

  3. A deputada parece inteligente, e impressiona mesmo, mas sua eleição ela deve ao capital. Quem não sabe que ela é uma das pessoas apoiadas pelo Lemann? Coitada, demorará para acordar!

    1. E Cyro, Foi preferencial, consulta ele sobre o voto dela, qual o blog que perguntará;O Cafezinho não vai ser

    2. ela terá espaço num partido de direita, o perfil dela se encaixa direitinho no também bolsonarista partido Novo. Será eleita novamente. Quem se ferrou foi o pobre que votou nela e perdeu a aposentaria. Vi um comentário na seção de comentários da Folha de São Paulo dizendo que o povo pedindo a reforma é como o porquinho protestando com uma plaquinha “PELO DIREITO DE SER BACON”.

  4. Tábata pode até entender muito de astrofísica, mas quando o assunto é política social, entende tanto quanto Madre Teresa de Calcutá entendia de carburador.

  5. Esse vírus da perversidade transformou-se em epidemia.
    E é um vírus tão perverso, que transforma os contaminados em masoquistas. Defendem políticas visivelmente ruins para o país e cujos efeitos nocivos quem vai sofrer são eles mesmos. Em benefício dos ricos e privilegiados…

  6. Essa velhaca Tábata Amaral é uma mercenária, espero que ela encontre pessoalmente muitas dessas pessoas que ela prejudicou e leve muitas bolachadas democráticas (mas bem doloridas) na sua cara de traidora.

  7. Mais uma espertalhona que vai quebrar a cara, ela pensa que será aceita na casa grande. Só serve para ser usada na hora de ferrar os trabalhadores. Os seus parentes, ex vizinhos e outros vão morrer trabalhando para que os banqueiros ganhem mais ainda, bela contribuição dessa velhaca.

    1. “””Só serve para ser usada na hora de ferrar os trabalhadores”””…ou usada de outro jeito…

  8. Esaa velhaca vota justamemte a reforma da previdência do Bolsococa.da extrema direita. Não tem perdão. Para justificar sua traição usou o termo convicção o mesmo usado pela Vaza a Jato do Moro quando condenou Lula.

  9. Como eu comentei por lá (na página dela), a máscara do Cristovam Buarque, outro embusteiro com papinho bonito sobre educação, ao menos demorou anos para cair.

    1. E o “Cristovinho” com ares de arrependido, depois de tantas anarquias solto por aí, vem agora querer dar uma de “João Sem Braço” e pular novamente para o lado de cá…Xôôô!!! seu “fernandohenriquista” desgraçado… não precisamos de traidores…

    1. Assim como votaram no tenente, capitão a Tabata é uma pessoa finaciada pelo capital da extrema direita disfarçada com um verniz levemente social(mas muiiiiiiitoooooo leeeeeevvvveeeeee) , assim como vários outros apareceram e que devemos ter atenção na sua história seu passado assim como o de Tábata ,totalmente corrompida ou mesmo comprada pelo dinheiro que apresenta um discurso de falsa esquerda, pois depois da saída do ministro imbecil da Educação entrou o ministro estúpido da educação fazendo horrores e a Tabita caladinha

      1. Caladinha…caladinha..e todos vemos que esse ministro consegue ser muito pior que o anterior…E cadê aquela corajosa parlamentar???

  10. Talvez por ser muito idealista mim indaga o fato de a esquerda “suspostamente” não ter aprendido as lições com o Cabo Anselmo, Serra, FHC e mais recentemente Delubio, palloci, José Eduardo Cardoso, Mercadante, Dilma, Marina …infiltrados são tão antigos, e carregam a estampa da traição berrando na cara.
    Essa garotinha aí é cria do mesmo Lehman, e dos Thinks Thanks liberais gringos que cooptaram Kataguris e Lava Jatista, é a tática da pinça, a mesma mão invisível controlando os dois lados.
    Ou fazemos um expurgo na esquerda expusalndo estes mordeninhos e identitários ou vamos pro buraco!!!
    Essa aí é ainda mais perigosa que o Kim e seus semelhantes, enquanto eles nos combatem de frente a víbora nos esfaqueia pelas costas.

    1. Você realmente acha que todos são idiotas funcionais como você? Volta para a loucosfera, lá onde a mentira chega primeiro. Confundir e misturar Dilma, Tabata e Kim só pode passar mesmo na cabeçinha dos três seguidores do Jim Jones da loucosfera. Se já não bastasse os golpistas, os canalhinhas, os miniminions, ter de escutar essas besteiras fabricadas por um barra bosta incapaz de distinguir a realidade das fantasias e das mentiras era só o que nos faltava.

          1. Policarpo, essa turma vem de lá do Dúbio Expresso…essas teorias conspiratórias malucas tem DNA e endereço certos! Tenho uma tese comigo: essa turma joga na direita, e o esporte preferido dela é causar confusão na esquerda para desmobilizar. Tenho singelas suspeitas de que contam com o apoio de pessoas ligadas às forças armadas entreguistas. Aquela defesa que o maluco maya fez de Villas Boas é muito estranha…estranha demais. Passarinhos de plumagem diferente não pousam no mesmo fio!

        1. Curiosos eles? Não! Onde estava a língua afiada do policarpo quando o Haddad cuspiu no Lula defendedo a Lava a Jato? Onde estava o bom senso dele quando Dilma manteve o Daiello e o Zé Cardoso que contava pra sua namorada da IstoÉ que Dilma jogava cabides na empregada? Quando engolimos seco o Levy?
          Lideranças que fizeram campanha sobre a tranca do Lula e não falaram em pré sal!!!
          Nesses anos todos não sabem quanto sofremos, aqui embaixo assediados pelos Facistas, como medo de acordar sob uma caça às bruxas! Estávamos sem esperanças, se sentindo sozinhos, pensando em tirar visto, foi bom saber com o RM e o WC que existe gente que pensa diferente da manada vermelha. E sim o RM já se desculpou pelo erro com o Villa Boas, mas numa coisa ele têm razão jamais chegaremos a lugar brigando com os militares por pirraça.

        1. Meu caro Luciano. Não tenho prazer algum em dizer isto, mas não tenho tanta certeza assim de que a Dilma deve estar de fora da turma citada.

      1. Palmas, Policarpo! Foi no fígado…com certeza esse animalzinho saiu de lá daquele antro, o famigerado dúbio expresso.

      2. Pode ter certeza que entre nós víboras não se criam, enquanto o país vai pro ralo seus “guerreiros” estão mamando no champanhe e comendo do melhor caviar no Itaim Bibi e no Leblon. Vcs defendem lideranças nos ideias. Mas relaxa, estamos aí e cresceremos aos poucos, mas chegaremos lá!

    2. Vc com certeza ou é do clube DE ou da seita PCO. Deveria saber q eles criticam a “posmodernidade” e os supostos “identitarios”. A modernidade ainda nos serve como elemento para a crítica pois ainda é vigente. Vc com certeza não sabe muito bem o q isso tudo significa. Vc está somente repetindo mantras desses canais de gente picareta. Vai ler os marxistas tipo Gramsci q verás q VOCÊ foi enganado. O resto faz parte do discurso dos lacradores q se deleitam com traidores internos, ovnis de todos os tipos. Uma pasmaceira q tentam transformar em crítica política mas q não passa de mimimi de isentões ressentidos. Tenho dito.

  11. Numa.guerra o outro lado precisa sofrer perdas e reveses…precisamos provocar elas e é pra já…

  12. QUAL O PROBLEMA… MILHARES DE PROFESSORES, TRABALHADORES BRAÇAIS, PROFISSIONAIS DIVERSOS COM CARTEIRA ASSINADA E MILHÕES DE FASCISTAS OUTROS ELEGERAM ESSA TURBA DE DEPUTADOS TRUCULENTOS E EVANGÉLICOS!
    ESPEREM AGORA PELO CAOS E PELA MISÉRIA!
    VOCÊS TODOS BOSÓMINIONS BEM O MERECEM!
    E EU, PETRALHA BURRO, VOU GOZAR A MINHA MERECIDA APOSENTADORIA!
    SORRIAM BOSÓS… O MELHOR JÁ PASSOU!

    1. Seus comentários são muito bons, o único senão é a escrita em caixa alta. Por favor, escreva em caixa baixa, a leitura fica mais confortável.
      Abraço.

  13. 1. Educação formal não torna a pessoa necessariamente melhor. Que o digam, entre outros, o compositor Richard Strauss e o cientista Marconi, que apoiaram no nazismo;
    2. Origem humilde não é sinônimo de caráter ou posicionamento em favor dos mais fracos e oprimidos, que o diga, entre tantos, Mussolini
    Nas duas categorias, poderíamos citar centenas de brasileiros. Mas fiquemos por aqui

  14. Essa moça é uma das “lideranças jovem” paridas pela fundação LEMANN.

    Para trazer novos habitos aos meio Político.

    O que vão querer dessa moça alem de atender aos interesses de seus donos?!

    1. …E aquela fotozinha dela ao lado do Dória e toda sorridente??? Eu ainda não vi o Ciro fazendo aquilo que ele mais gosta, xingando aquela mulher. Cadê o Ciro “boca porca”???

    2. “””O que vão querer dessa moça alem de atender aos interesses de seus donos?!”””….Adivinha….Quem acertar ganha uma aposentadoria, de graça…kkkkkkk

  15. Pois é, Brito. E teve gente que chegou a dizer que ela era o melhor quando do PDT de todos os tempos. Quando li isso, tive que responder que ela teria que comer muito feijão pra se candidatar a engraxar o sapato do velho Brizola. Entretanto, me arrependi depois de colocar Tabata e Brizola na mesma frase. Agora mais ainda.

  16. A rigor, creio que muitos de boa-fé não se iludiriam com essa moça se ela fosse, como diria o Brizola, “amarronzada”. Nunca me enganou. Mais um cavalo de troia inserido na esquerda, assim como os pauteiros identitários.

  17. Votei no Ciro, acredito em sua vontade política, mas situações assim geram um grande ponto de interrogação.
    O PT teve 52 votos, TODOS CONTRA!!!!
    O PSOL, 10 votos, todos contra!!!
    O PDT, de 26 votos, 7 foram a favor…

    Se o Ciro / PDT não encontram harmonia em sua própria casa, como passar confiança para a população que são firmes e capacitados para conduzir coisas maiores?

  18. Além de ter votado contra o povo brasileiro ainda tenta nos convencer, com essa cara de bolacha vencida, que foi por convicção… Ah, vá! Essa patricinha ianque está aprendendo rapidinho com as velhas práticas…

  19. Nada de novidade e uma guria que fala bonitinho e não vai acrescentar nada para quem trabalha , ainda vai enganar muita gente , nunca votaria nessa imbecil mesmo

  20. Parabéns Brito, você traduziu bem o que essa aprendiz de Cristóvão Buarque.

  21. Acredito que a direção do PDT irá expulsar os 8 deputados (não é só Tábata) que ajudaram a tirar mais uma lasca do couro do pobres.
    Quanto aos 11 deputados do PSB, acredito que nada vai acontecer porque o PSB nada tem de socialista.

    1. Porque tanto otimismo com um partido que teve três candidatos em segundo turno que apoiaram Bolsonaro? Aliás, esta foi uma das principais razões para que Ciro viajasse.

  22. Votei no Ciro, acredito em sua vontade política, mas situações assim geram um grande ponto de interrogação.
    O PT teve 52 votos, TODOS CONTRA!!!!
    O PSOL, 10 votos, todos contra!!!
    O PDT, de 26 votos, 7 foram a favor…

    Se o Ciro / PDT não encontram harmonia em sua própria casa, como passar confiança para a população que são firmes e capacitados para conduzir coisas maiores?

  23. Já postei diversas vezes, ela é Cyrista, não de esquerda, esse um dos erros do aluguel da legenda a Cyro Jereissati

  24. Essa aí aprendeu direitinho e rapidinho como fazer o mal para a população, e para quem tinha esperança em uma suposta nova liderança mostrou ser uma grande decepção

  25. Ainda citando o velho Brizola, tu nunca a citaste, Brito, porque farejastes a jovem que caminhava costeando o alambrado.

  26. Eu já sabia… Ela só está cumprindo um compromisso de campanha. Com Seu financiador, é claro!

  27. Bonita época que vivemos.
    As máscara dos traidores estão caindo. Mais uma inimiga da classe trabalhadora revelada.
    Choca, mas é bom que venha à tona.
    E o pior, ainda assim ela terá votos dos trabalhadores, que são tão traíra quanto ela.

  28. É…mas pra ser sincero, a mim ela enganou. E não sou nenhuma criancinha inocente para tal.

  29. “por acharem que ela era a prova de que a educação tornava as pessoas imunes ao vírus da perversidade.”

    Eu costumo dizer: Um Rodrigo Maia, ou qq outro que tenha nascido numa condição privilegiada, sem entender, nos ‘couros’, o que é o desespero da pobreza, é insensível. Quem deste desespero compartilhou, e pensa que não transmitirá aos seus descendentes, pois ungido estão, é canalha. Canalha, canalha, canalha. Joaquim Barbosa é um exemplo disto. Você também, Tabata. Né não?

  30. Aí que, a Tabata não sabe o que é o trabalhismo porque mal saiu da universidade foi tratando da sua meteórica carreira política. Da mesma forma que ela a construiu, a destruiui. Foi como fazem as crianças nas praias sobre os mais variados castelos de areia. Ela foi, fez, enjoou e desmanchou. Acontece que política não se trata de construir castelos de areia, ao contrário, se trata de uma carreira sólida onde embora seja permitido errar ou mudar de opinião, é preciso antes provar aptidão ao ofício se possível obedecendo ao simples conceito de fidelidade, de espírito de equipe. Isso ela mostrou que não tem!!

  31. O capital sabe quem são os seus ,m esmo se dizendo do outro lado , centenas de Tábatas estão lá .

  32. Nada decepção. Nada de anormal a deputada Tabata votar a favor da reforma. A quem interessa a aprovação da reforma da previdência? Todos sabem que os mais interessados são os bancos privados, os banqueiros. Essa deputada é representante de um banco na câmara dos deputados.

  33. Quando o Brizola morreu, levou o PDT junto infelizmente. No PDT não foi só ela que votou a favor da reforma foram vários. O PDT hoje é a imagem do Ciro, arrogante e bipolar.

  34. Quem se deixou levar por um rostinho bonito, uma cobrinha fruto da fundação doutrinadora de estrema direita Lemann.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.