Sim, Bolsonaro, agimos como homens; você, como um moleque

Apagado pelo Twitter, por fazer propaganda, na prática, da contaminação de pessoas pelo coronavírus, Jair Bolsonaro tornou-se uma tragédia internacional.

Desafia-nos a combater esta praga viral como homens, não como crianças.

Deveria ser o contrário: somos milhões de homens e mulheres que estamos enfrentando uma calamidade como adultos, cada um se privando de pouco ou de muito, enquanto ele age como um moleque irresponsável.

Pior, caber-lhe-á a culpa por milhares de mortes, por ter induzido tolos e pueris a cederem aos apelos dos que, na sua sede infinda de dinheiro, gritam por que se abram os comércios e todos voltem à armadilhas dos trens, dos ônibus, dos metrôs e espalhem e recebam o vírus mortal.

Sim, age como um moleque ao tentar capitalizar politicamente uma possibilidade – remota e incerta – de cura, apelando de forma sórdida para a fé com um maldito “Deus é brasileiro”, como se as dezenas de milhares que morrem mundo afora não fossem da prole divina.

Você é um verme moral, Jair Bolsonaro, e haverá ainda neste país quem o diga, mesmo que muitos balbuciem em particular e gaguejem em público, desertando de seus juramentos profissionais e de seus deveres públicos.

Desertando como você, desertor de seu compromisso, como militar e como presidente, defender a vida do povo brasileiro.

Mais, genocida, porque prega já sem muitos disfarces a morte dos velhos e doentes como forma de “solução final” para o drama da pandemia. Genocídio, como mau militar que é, nem deve saber como é punido no Código Penal Militar, ainda que nos repugne a pena capital.

Não somos, entretanto, vilões como você, que se serve da morte e do medo da morte, da fome e do medo da fome, para fazer política no necrotério.

Queremos, e já, que a sua ausência preencha uma lacuna na formação de combate da qual todos temos de participar, na linha de frente ou nas barricadas do isolamento, para não sermos, sem querer, agentes do inimigo insidioso.

Queremos que nossos heróis da Saúde não sejam humilhados, que não recebam no rosto os perdigotos de sua boca imunda, que lhes dá mais e mais pacientes e perigos a cada dia.

Queremos que aos brasileiros não faltem máscaras, respiradores, leitos, comida, o mínimo de dinheiro que você tão rapidamente proveu aos bancos, que ao povo se arrasta em falta de providências, que seja a mínima de proibir as demissões até que se viabilize o socorro, ao menos.

Queremos, Jair Bolsonaro, alguém que saiba comandar, com humanidade e eficiência, esta dura luta que está começando, apenas.

Numa palavra – sirvo-me da sua – que seja um homem, não um moleque.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

35 respostas

  1. Só discordo de dizer que os militares tem como princípio defender o povo, no Brasil sempre defenderam a elite e nesse momento estão aquartelados covardes que são. Duvido até que venham retirar os milhares de corpos que vão se amontoar por aí.

    1. Generais delinquentes, lesa-pátria e lesa-povo, comandados por um miliciano, não correrão este risco. Mas, covardes, traidores e vagabundos, enviarão os recrutas miseráveis para fazer o serviço, para depois posarem de “patriotas”, como fizeram com os escravos no genocídio do povo paraguaio.

    2. E fato Histórico o DNA elitista,golpista e chantagista das forças armadas. Me pergunto sempre:- Do que nos vale um orçamento milionário para sustentar verdugos da democracia e inimigos do POVO mais carente?

  2. Falou em “macheza” o sujeito que ficou escondido em um hospital e atrás de atestados médicos de justificativa questionável para não comparecer a debates eleitorais.

  3. Mais um excelente texto caro Brito .
    É um VAGABUNDO DESPREPARADO, DESQUALIFICADO e DESCARADO.
    FDP IRRESPONSÁVEL !

  4. É hora de uma campanha internacional para banir esse horror das redes sociais. Diante de uma ameaça, a Humanidade pede isto. Não é só um difusor da pandemia, mas alguém que já espalhou e ainda espalha preconceitos, a misoginia, o racismo, a homofobia; um arauto do obscurantismo da anti-ciência e do anti-intelectualismo, um construtor da estupidez e da ignorância, um propagador do ódio, enfim, uma voz da misantropia: #banbolsonaro.

    1. Inimigo da Humanidade a semelhança de Adolf autor de quadros medíocres e uma guerra estupenda,

  5. As “lnstituições”, covardes que são, mostram que sua covardia não tem limites ao aceitarem este verme anti-povo no executivo.
    Até quando?
    O golpe os degenerou.

    1. Caro, estes membros dessas instituições já receberam o $$$$$$$eu.
      Não podem fazer nada porque têm rabo preso.
      “COM STF, COM TUDO”.

  6. TÍPICO DOS MILICOS GOLPISTAS DAS FAAS…
    ELES TEM ÓDIO À NAÇÃO E CONTRA A DEMOCRACIA!
    E A IMPRENSA MARROM?

  7. So barram se nao atender aos interesses da agenda internacional
    Collor caiu pq tinham como objetivo eleger o PSDB. Se este nao existisse Collor teria permanecido no poder ate 1995.
    Veja a Hungria
    Um pais q tem Orban como primeiro ministro ha 10 anos e q torna o pais fechado p o mundo ninguem se importa
    A Bolivia q vinha com um desenvolvimento consistente tornouse uma coisa tao apartada do mundo q com a pandemia da folego ao projeto antidemocratico.

  8. Será no caos que encontraremos a saida. Urge esclarecer como Nassif fez ontem que a queda de Bolsonaro via impeachment será a queda de toda a chapa eleita fraudulentamente.

  9. Moleque é pouco.
    O nome científico para a condição desse indivíduo é PSICOPATA.
    Sabe-se que desde sempre ele tem prazer em ver e provocar sofrimento físico e moral nas pessoas e, ao final, matar, se possível com requintes de crueldade, e sempre rindo e fazendo pouco das vítimas.

  10. Seu texto é perfeito, sempre. já compartilhei. Mas penso que militares deviam estar trabalhando pelo Brasil, levando nas comunidades cesta básica e alimentos e material de higiene necessários. por exemplo.

  11. Pior é aqui não tem institucionalizada capaz de deter esse sociopata genocida. Estão todos os poderes contaminados pelo golpe de 2016

  12. Esse verme é um genocida, e alguém tem que tirar ele, e os filhos, do caminho. O Mourão não é a solução, mas, não pode ser pior que o enviado de satanás.

  13. Homens fogem de debates, não importam as razões? Sr. Jaircopata nunca foi homem. Até no Exército, agiu, como sempre, como moleque. Suas ligações com a milícia também não são coisa de homem.

  14. Brito, além de irresponsável e desequilibrado, acho que o Fascista está fazendo uma aposta política, o que o torna mais canalha ainda.
    Aqui no Brasil, apesar do exemplo criminoso do fascista, o fato é que medidas de isolamento puderam se iniciar antes do que em outros países, por que tivemos o exemplo do que aconteceu nesses outros países antes de o vírus chegar aqui. Ou seja, é possível que aqui os danos sejam um pouco menos intensos do que foram em outros países.
    Aí o discurso dele será de que ele tinha “razao” de que se tratava apenas de uma “gripezinha”, de que nao teria sido necessário “prejudicar tanto a economia”, etc, etc.
    Fazendo isto, ele terá um álibi, para enganar otários, sobre o fracasso de uma política economica neoliberal antipovo e entreguista. Dirá que a economia estava “bombando” mas foi prejudicada pelo coronavírus. E o gado vai acreditar, claro.

    1. Penso como você Claudio, no final das contas é capaz dele sair como herói pra este povo estupido que o segue.

  15. Tem momentos ,que apesar do asco que este ser me causa, chego a ter pena desta pessoa. Pois tenho nitidamente por vezes sentido em seus dizeres e atitudes uma criança. Não é por menos que já até se intitulou como “jhony Bravo “, algo assim, que me consta ser um personagem de desenho infantil. Não é por menos este em todas suas considerações em ser simplista. Assim são seus eleitores apoiadores. Infantis.

  16. A solução seria uma demissão em massa dos ministros – que já em nada contribuem para solução da crise – deixando apenas o indispensável, não exatamente competente e articulador, ministro da Saúde . Isso isolaria ainda mais o pulha.

  17. Ao contrário do que se diz e pensa a Pandemia vai aprofundar o autoritarismo e porá fim muito mais rapidamente à democracia liberal.

  18. Bolsonaro é um político tão generoso e bom para o povo, que está realmente muito empenhado em distribuir para todos os brasileiros indistintamente, aquilo de mais valioso que o seu deus Trump lhe deu de presente, O CORONAVÍRUS.

  19. Fernando Brito e leitores; A FIOCRUZ tem um grupo de pessoas especializadas em análises matemáticas em epidemiologia.
    Vejam o vídeo do coordenador do grupo, que mostra análises sobre o Brasil e o mundo, de forma muito didática (mesmo que não entendam o início de cada explicação, esperem, pois ele sempre esclarece depois) Além disto, há um link para resultados obtidos pelo grupo.
    São abordagens sérias e SEM viés ideológico.

    vídeo: https://youtu.be/7iK9JHBhe6U?t=438

    link: https://gitlab.procc.fiocruz.br/mave/

  20. Esse miliciano safado foi contaminado com o covid-19, foi tratado e ganhou imunidade contra a vírus. Daí ele finge que é valentão e “enfrenta’ a pandemia com “coragem”. Por isso é que ele sempre afirma que “vai morrer gente”, tentando se eximir de culpa antecipadamente e dar um ar de normalmente à crise: “morrer faz parte da vida”, principalmente quando quem vai morrer são os outros, “coisas da natureza”. O mundo inteiro já sabe que “vai morrer gente”, e ta morrendo muita gente, mas esse crápula quer mesmo tirar proveito político da crise e das mortes dos outros!

  21. Caraca, imaginem se o bozzo e o eduardo bananinha tivessem declarado guerra á Venezuela. Teriamos que fazer quarentena e reconstruir a economia sobre um país destruído por bombardeios nas nossas redes de transmissão de energia, telecomunicações, estradas e refinarias de petróleo. Temos que dete-los.

  22. “Numa palavra – sirvo-me da sua – que seja um homem, não um moleque.”
    Penso que é pedir demais.

    Porque ele e seu filhos não são moleques, são bandidos. E o tal ministério público, outro antro de bandidos, tão profícuo quando se trata de perseguir políticos petistas se cala vergonhosamente e humilhantemente perante as sandices deste asno.

    Dentro daquela cabeça não existe cognição. Não passa de um asno.
    Como são asnos TODOS aqueles que votaram nesta porcaria, porque este verme sempre foi o que é. Não podem alegar que foram enganados.

  23. Precisávamos de mais jornalistas aqui no Brasil como o Fernando Brito, para externar o que pensamos a respeito desse presidente e desse governo, incompetentes, irresponsáveis (haja adjetivo ruim para qualificá-los). Eles passeiam de verde e amarelo nas suas cada vez mais minguadas passeatas, mas a última coisa que têm é amor pelo Brasil e por sua gente. A prova está no entreguismo mais descarado com que querem se desfazer /com que se desfazem de nossas estatais para os estrangeiros. A prova está na maneira como desprezam nossos trabalhadores, com o fim do Ministério do Trabalho, a reforma da Previdência etc A prova está agora, em face da crise do coronavírus, no modo como se comporta aquele que deveria comandar a nação. Resistir é preciso. Não vamos sair do isolamento! Vamos vencer essa pandemia! Solidariedade a todos os povos que enfrentam esse mal e lutam para vencê-lo – chineses, americanos, cubanos, italianos: a humanidade é uma só e há de achar um mundo melhor para todos, nem que demore – mas não vamos perder a esperança.

  24. Que situação, a nossa! Sabíamos que Bolsonaro era bem ruim, mas nem em nossos piores pesadelos poderíamos supor esse traste. Fernando, quando o bom tempo chegar para nós (apresse-o, Deus!), desejo que essa sua habilidade e talento de jornalista e escritor continuem recebendo as melhores inspirações… Sucesso!

  25. Excelente texto. Definiu muito bem quem é o atual ocupante e como deveria ser e agir. Uma boa leitura.

  26. verme, ameba, virus virulento, carne putrefata, corpo amorfo, merda fedorenta, cocô do cavalo do ajudante que traiu o bandido, água contaminada, fumaça cancerígena, esgoto a céu aberto, resto de sangue na seringa do soropositivo, fralda suja de diarréia descontrolada, barriga cheia de lombriga, febre tifoide, malária,prostatite aguda, recidiva de prostatectomia, bariátrica mal sucedida, gonorréia, cavalo, cancro, cistite aguda, ácido úrico, leucemia, enxaqueca diária sem cura, melancolia, parkinson, alzheimer, síndrome do pânico, desempregado, vento morno, sol, praia e mar, onda batendo suave nas pedras, povo cantando Aquarela do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.