Michel Temer, três anos atrás, era, na mídia e no Congresso controlado por Eduardo Cunha, um varão de Plutarco.
Deliciavam-se com cartas conspiratórias – verba volant, script manent – contra Dilma Rousseff.
Subiu ao trono num circo chocante na Câmara dos Deputados, com direito a alô mamãe, saudações aos cachorrinhos e papagaios e muito papel picado.
Era incensado pela fina flor da crônica política: “é até bonito”, escreveu Ricardo Noblat; “entende tudo de romance”, extasiou-se Eliane Cantanhêde. A cortes de machado nos gastos sociais, saudou-se o como o que faria a “retomada da economia” e que pilotaria, com Henrique Meirelles, a “enxurrada de dólares” que viria para o Brasil com o impeachment sustentado em vagas “pedaladas fiscais”, que dou um doce a quem ainda lembrar exatamente o que seriam.
Hoje, a prisão de Temer e de outro que, há décadas, sabia-se outro abjeto, Moreira Franco, é saudada como prova da imparcialidade da Justiça e, especificamente, da Lava Jato, cuja franquia carioca, gerida pelo Dr. Marcelo Bretas, opera sem os constrangimentos que a saída de Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba e a gula dos procuradores paranaenses impuseram à matriz.
Como em quae tudo o que faz a Lava Jato, os efeitos que causa ao país são incomensuravelmente maiores que o dano que os atos suspeitos provocaram.
Por maiores que sejam os “méritos” de Michel Temer para pagar pelo que faz há tempos e pelo que o moveu ao golpe de Estado, não há motivos para comemoração, a começar pelo que escreve o próprio juiz na ordem de prisão.
Diz que Temer chefiava uma organização criminosa “há 40 anos” Ora, e como é que denunciado tantas vezes, como no caso do portos, em especial a Cia Docas paulista, nada ocorreu. Como não se dizer (e menos ainda fazer) algo sobre os esquemas de pressão e chantagem política que ele, à testa do PMDB, realizava sobre governos, ao menos desde o período Collor-Itamar Franco?
Li a decisão, na íntegra, e parece que será inevitável que ela seja duramente atacada nos tribunais. Primeiro, por conta da prova usada por Bretas para o crime de lavagem de dinheiro – a reforma da casa da filha de Temer, Maristela – ocupar, em outro inquérito, o mesmo lugar de destino das propinas. Depois, pelo argumento isado para afirmar a “continuidade delitiva” sem absolutamente vagos, dizendo apena que vivemos num tempo de transferências eletrônicas de recursos e que seria fácil dar-lhes sumiço, sem dizer nem quando, nem em quê baseava a conclusão.
Embora com o falso argumento de que a prisão de Temer serviria para liquidar o que chama de “vitimismo” do PT com a prisão de Lula – um é um molambo político, neste campo inofensivo, e outro era, simplesmente, o candidato favoritíssimo à Presidência – tenho de reconhecer que há verdade no que diz Merval Pereira, em seu comentário sobre o fato:
Diz que é “uma demonstração de força da Lava-Jato, depois da derrota que sofreu no STF. É o modus operandi deles, dar o troco para deixar a sensação de que não são passíveis de controle. Cada vez que sofrem uma derrota, dão o troco alto.”
É a assunção de que se trata de um organismo estranho à administração normal da Justiça, que pratica atos para “dar trocos”, e troco alto, aos que considera seus adversários políticos e jurídicos.
32 respostas
EU NÃO VOU COMENTAR A PRISÃO DE TEMER MAS A DE MOREIRA FRANCO,O ANGORÁ,SOGRO DO PRESIDENTE DA CÂMARA ENTERRA OU AO MENOS EMPERRA A DEFORMA DA PREVIDÊNCIA E ESSAS PRISÕES SÓ OCORRERAM DEVIDO A FAMIGERADA QUADRILHA LAVA JATO ESTAR SOB SUSPEIÇÃO.
FICA A LIÇÃO;BANDIDOS DEGOLAM OS SEUS AMIGOS DE CRIMES PARA SALVAR A PRÓPRIA PELE.
O PSICOPATA QUE FIQUE COM O CU NA MÃO;SUA HORA ESTÁ CHEGANDO!
E, a propósito de bandidos e modus operandi, os rapazes não se afastam do método consagrado, o do espetáculo, a fim de receberem o elogio dos néscios. Qual a necessidade de tamanho aparato, aquele tipo ridiculamente ostensivo, portando arma de assalto, tatuado e fantasiado de militar americano de filme de ação barato, para conduzir um homem quase octogenário, que, além de manifestar-se qualificando o espetáculo como “barbaridade”, não se insurgiria contra a ordem, independente do que se pense sobre ele. Eles ainda vão fazer mais dessas, mas, mesmo sob as orientações de seus patrões do norte, a canoa desses canalhas começa a se desfazer e encher d’água. É hora desse stf, acovardado e omisso, mostrar que ainda guarda um pouco de vergonha.
Ia falar isso. Muito em cima. Totalmente na cara.
Para o lavajatismo não existem adversários, existem inimigos
Quem dá troco é organização criminosa….Lava jato se tornou fora da LEi….ou que seria aquele áudio de OROM fazendo ameaças veladas no outro artigo seu Brito?
“(…)Quem dá troco é organização criminosa(…)”
Não surpreende que um miliciano tenha chegado ao poder como consequência da Farsa a Jato.
Quem dá troco é organização criminosa….Lava jato se tornou fora da LEi….ou que seria aquele áudio de OROM fazendo ameaças veladas no outro artigo seu Brito?
O STF hoje bebe do veneno que ajudou a fabricar no seu caldeirão de vaidades e do ” esquecimento” dos princípios fundamentais da Constituição. Ao postergar a votação da insconstitucionalidade da prisão em segunda instância, permitiu este bloco de fundamentalistas, justiceiros medievais e traidores da pátria este estado de coisas. Cada vez que postergam mais, mais as sucuris famintas engolem os bois no pasto.
Na mosca.
MILHÕES DE BOSÓS, À ÉPOCA AINDA EMPREGADOS E ADIMPLENTES, QUEBRARAM E RASGARAM O ALUMÍNIO DAS SUAS PANELAS PARA APOIAR A ASCENSÃO DO TEMERÁRIO!
AGORA, ENFIAM O RABO ENTRE AS PERNAS!
E, O BRASIL AFUNDA!
A Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional, por sinal a mais nefasta em atuação no País. Não há nada em comemorar prisões ilegais, mesmo que contra corruptos notórios como o gato angorá e o vampirão. O crime organizado domina os três poderes da república, mas as quadrilhas e ORCRIMS judiciárias, cooptadas/corrompidas/compradas pelo alto comando internacional do golpe – o Deep State estadunidense, a banca e as oligarquias – são o mal maior e devem ser combatidas, com vigor, em 1º lugar. Mesmo com todos as mazelas que conhecemos, é preciso que a política prevaleça sobre o arbítrio e o crime de Estado cometido por aqueles carreiristas e mercenários do sistema judicial.
Vá se tratar… tudo uma conspiração agora. DOENTE
Quem está doente é você, que não foi alfabetizado política, histórica e sociologicamente. Se não tem argumentos para criticar, cale-se.
Se algúm desavisado ainda tinha dúvidas a respeito da moralidade deste grupo ,ela acabou-se.
ESTAMOS DIANTE DE UM PODER PARALELO QUE USA A LEI PARA SEUS JOGOS POLÍTICOS ,CLARAMENTE ,NÃO A FAVOR DO BRASIL ,E SIM EM PROCURA DE BENEFÍCIOS PESSOAIS E OBVIAMENTE DE OUTROS QUE NÃO SÃO BRASILEIROS.
Do outro lado da QUADRILHA GOLPISTA ,estão os que sabedores da origem dos fatos ( USA) aliaram-se aos sabujos empregados do tio sam na procura enganosa de se manter poupados pelo tsunami comandado de fora ,mas,a realidade mostra que estavam enganados (políticos e togados). Porém existe um lado que ora joga para uns,ora para outros, a pata armada e de pressão do GOLPE,os fardados.
O Brasil atual dará muito trabalho aos historiadores e sem dúvidas se a justiça popular fosse aplicada deixaría muitos furos no muro.( nem todo mundo acerta o corpo do infeliz)
Ou o STF fecha a Lava Jato ou a Lava Jato fecha o STF. Se o STF fechar a Lava Jato, deve prender o juiz Bretas e seus “cúmplices” do MPF.
Eles se julgam acima de todos, são os Príncipes de República
Santo Vampiro! Nem a mulher dele o acha bonito! Esse Noblat sempre foi um sabujo!
O molambo corrupto Aécio Neves ,entrevistado hoje a respeito, gaguejando como sempre, disse que o Brasil continua punindo a corrupção. ????????????
A visita à CIA não fez bem para a prudência de Moro, e ele gastou inutilmente sua mais preciosa munição. Todos estão esquecendo que Maia provavelmente tinha o apoio dos militares para desafiar Moro e Bolsonaro. Aquela coragem toda não tinha vindo do acaso. E assim sendo, o tiro que Moro desfechou em Maia pegou em cheio nos militares, que por óbvio não gostam de levar tiros.
“(…)Aquela coragem toda não tinha vindo do acaso(…)”
Não apenas a “coragem”, mas o principal – as costas quentes. Já no caso do Moro, as costas “fervendo” tem o apoio da CIA.
E a bala ricocheteou e foi direto na bunda do Bolsonaro e seu demente de bolso o Guedes, pois o Maia vai colocar o pé em cima dos projetinhos cafajestes da DEFORMA da previdência e aquele do Moro e seu inseticida que mata humanos e protege mosquitos.
Mas será que avaliaram bem o tamanho do estrago que podem causar para o andamento da reforma da previdência e de tudo o mais que interessa para o governo na Câmara? Será que não puseram a vaidade de Moro, e o ressentimento pela forma como foi tratado por Rodrigo Maia, acima de qualquer outra consideração? A ver.
Frases da reunião de imprensa no Rio.
“eles tinham uma organização criminosa desde 40 anos atrás…” isto fala muito mal da nossa P.Federal,40 anos nas barbas dos federais e …nada? devem uma explicação, não há dúvidas.Os blogs progressistas levam anos denunciando com provas ao traíra.
Otras frases patéticas foram ditas pelo federal que comandava dizendo que a operação já estava pedida faz dias pelo comparsa farsajateiro do moro e que a polícia já tinha essa pedido antes de que houvesse o bate-boca entre o genro do gato angorâ e o agente americano.
Curioso ele não diz por que não fizeram a prisão imediatamente ,…patético.
Me pareceu uma operação preparada as pressas,visto que quebraram o roteiro habitual das palhaçadas mediáticas e esta se deu num horário mais avançado da manhã.
Se informou também que a PF procurava o Padilha em P.Alegre ,depois desmentido.Muito atrapalhado para ser tão planificado
A razão para a prisão foi desprezada durante 40 anos. Delinquente antigo e perseverante ao lado deles. O temer foi bajulado pelo moro sorridente quando derrubava criminosamente a Dilma.
A prisão agora tem OUTROS objetivos: a prisão é corrupta e não contra a corrupção. Sem nenhuma razão temporal, senão o revanche ao maia.
Prenderam-lhe para atingir o maia, ferir a dodge, indicada e confidente do temer, que acusou a lava-jato de bandida no caso do fundo da bandidagem, e ferir o stf que vai ter que libertar o temer, sabido bandido, e se desgastar ainda mais depois de ter se negado a libertar quem sabia ser inocente, o LULA.
Lembrete ao stf: o merval,a globo, vive dizendo que quem contraria o moro é por que é a favor da corrupção, condenando inexoravelmente o stf ao status de corrupto sempre quando ele contraria seu afilhado. E o faz reiteradamente. Tanto ou mais que estes marginais do tweet que o stf agora cassa.
Essa investida tem tudo para ser coisa do feitor do império, de quem moro e bretas recebem ordens. O fascismo é uma necessidade para o imperialismo. Somente através da imposição fascista conseguem implantar suas políticas.
O modo de ação do fascismo sempre foi o de avançar com violência sobre seus alvos, para intimidar a todos. Mesmo quando são poucos e pouco representativos, em não havendo resistências, eles avançam e levam de roldão a tudo e a todos. Isso é clássico do fascismo.
No caso de agora, diante das estocadas que levaram nas últimas semanas, reagem com violência, buscando através da intimidação recuperar terreno. E por trás desta estratégia está sem dúvida a CIA, que é a chocadeira do fascismo mundial;
Os fascistas individualmente são como ovos fecundados. Sem serem incubados adequadamente jamais eclodirão liberando os filhotes desenvolvidos a partir destes ovos fecundados. Assim como numa chocadeira para aves é necessário temperatura e humidade adequadas e a manipulação diária dos ovos para que os filhotes não nasçam incapacitados, a incubadora do fascismo proporciona as condições para o seu desenvolvimento, através do envenenamento do ambiente social e político com a manipulação diária da informação.
A CIA é precisamente quem cuida da incubação destes ovos fecundados para que nascendo os filhotes fascistas estes cresçam e ajam em bandos, dando corpo político e social ao fascismo.
E a pressão por #LulaLivre só aumenta!
Foi um troco…………mas se o vampirão abrir a boca muita gente de todos os poderes se estrepam, também é fato…….afinal, sabe tudo do golpe, da venda dos direitos do povo, tudo de podre que aconteceu nesses dois ultimos anos sob sua administração e principalmente nos ultimos 40 anos na politica………a ver o comportamento do mdb, porem duvido que a turma do vampirão vá engolir a seco, questão de sobrevivencia……e logo logo será Dilma…….a tara por ex-presidentes e governadores é grande……
A razão para a prisão foi desprezada durante 40 anos. Delinquente antigo e perseverante ao lado deles. O temer foi bajulado pelo moro sorridente quando derrubava criminosamente a Dilma.
A prisão agora tem OUTROS objetivos: a prisão é corrupta e não contra a corrupção. Sem nenhuma razão temporal, senão o revanche ao maia.
Prenderam-lhe para atingir o maia, ferir a dodge, indicada e confidente do temer, que acusou a lava-jato de bandida no caso do fundo da bandidagem, e ferir o stf que vai ter que libertar o temer, sabido bandido, e se desgastar ainda mais depois de ter se negado a libertar quem sabia ser inocente, o LULA.
Lembrete ao stf: o merval,a globo, vive dizendo que quem contraria o moro é por que é a favor da corrupção, condenando inexoravelmente o stf ao status de corrupto sempre quando ele contraria seu afilhado. E o faz reiteradamente. Tanto ou mais que estes marginais do tweet que o stf agora cassa.
Que festa, cara pálida! A maior treta para desviar a atenção das trapalhadas do governo e tentar salvar a imagem da lava-jato e dobrar o stf e o césar maia. CARA PÁLIDA!
-Quando é que alguém vai dar VOZ DE PRISÃO ao Moro, Dallagnol, Bolsonaro, Guedes, Araújo e os milicianos Carluxos, os verdadeiros criminosos que causam todos os males atuais do Brasil ?
-Quando é que o STF vai examinar os autos do processo do Lula, ignorados pelo mega corrupto Moro, e soltá-lo imediatamente por falta de qualquer indício ou prova de algum crime,que o país inteiro não tem a menor ideia de qual seja ?
Uma prova só com duas perguntas fáceis, porém, em uma matéria que a cidadania brasileira sempre esquece de estudar ,toma pau e leva ZERO.
Não posso comemorar o sacrifício de um boi de piranha quando sei para onde a boiada está sendo conduzidoa e quem a conduz.
Prezado Fernando, parabéns pela excelente matéria, informativa e instrutiva ao povo brasileiro, sedento de instrução cidadã. A sequência temporal a seguir, sobre a evolução e história política do Brasil, que interessa ao povo, com fundamento no que a internet apresenta, a partir de 1894, nos dá a resposta que todos precisamos, para entendermos os acontecimentos e, o que se passa com o país, na atualidade. Pertinente a tudo isso, a Igreja Católica lançou, como faz a todo ano, a Campanha da Fraternidade-2019, que tem como Tema: a Fraternidade e Políticas Públicas e, como Lema: “Sereis libertos pelo direito e pela justiça”(Isaias 1,27).
Que aqueles que, têm interesse em conhecer as causas de tudo isso, leiam e, por sua própria consciência, tirem suas conclusões e, ajudem a instruir cidadãos, pais, filhos e netos e a quem puderem, sobre isso que é, a história dos governos do brasil, por épocas, até a atualidade. O espelho, para que tudo isso citado acima, seja uma dádiva para o país e para seu povo será, o ensinamento que Jesus Cristo explica a seus Discípulos, antes de enviá-los em missão evangelizadora e, lhes disse: “Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo” (Mateus 20, 25-26).
Boa pesquisa e bom aproveitamento.
1ª Parte: (de 1894 a 1930) – Os donos do Brasil, são as elites rurais e urbanas, os banqueiros, a imprensa corporativista e partidária, o coronelato, as oligarquias, etc, :
1 ) https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/republica-oligarquica/ ;
2ª Parte: (de 1930 a 1964) – Os donos do Brasil, descobrem que o País tem dono soberano, O Povo Brasileiro:
2) http://www.portaldeaquario.com.br/textos/OLegadodeGetulioVargas.htm ;
3) https://www.infoescola.com/historia/governo-de-juscelino-kubitschek/ ;
4) https://anovademocracia.com.br/no-36/253-soberania-e-dignidade-legado-de-jango ;
3ª Parte: As elites e parte da classe média, a imprensa corporativista e partidária e as forças armadas protagonizam o golpe cívico/militar/midiático de 1964 a 1985:
5) https:// .r7.com/brasil/excessos-da-policia-e-corrupcao-sao-legados-da-ditadura-dizem-especialistas-01042017 ;
4ª Parte: (1985 a 2016) – O Povo Brasileiro reconquistam a democracia e seu Poder Constitucional e Soberano: O Artigo 3º da CF, define os Objetivos Fundamentais da República Federativa do Brasil, que deve servir de base para orientar os Planos de Governo, as Políticas Públicas e, servir de Referência para se analisar e avaliar, se os governos pós-ditadura, a bem dos interesses do povo e da nação, estão respeitando esses Objetivos Sagrados:
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
6) https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-jose-sarney-1985-1990-nova-constituicao-e-crise-economica.htm ;
7) https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-collor-de-mello-1990-1992-presidente-renuncia.htm ;
8) https://www.infoescola.com/historia/governo-de-itamar-franco/ ;
9) https://brasilescola.uol.com.br/historiab/governo-fernando-henrique-cardoso.htm ;
10) REDE GLOBO mostra realidade do governo LULA – YouTube – http://www.youtube.com/watch?v=WF7pz0NKscg ;
11) https://teoriaedebate.org.br/colunas/%EF%BB%BFos-governos-do-pt-no-combate-a-corrupcao/ ;
12) https://tijolaco.net/o-legado-de-dilma-a-luta-contra-a-corrupcao/ ;
13) https://acasadevidro.com/2016/04/25/quem-deu-o-golpe-e-contra-quem-por-jesse-souza/ ;
14) https://blogtvtudo.wordpress.com/2016/07/15/globo-band-record-e-sbt-omitem-noticia-sobre-inocencia-de-dilma/ ;
5ª Parte: (2016 a 2018) – Reação das elites e ruralistas, parte da classe média, banqueiros, imprensa corporativista e partidária, parte dos partidos, do Executivo, do judiciário e do legislativo, dos evangélicos, dos católicos, etc, resultou no Golpe Cívico/Parlamentar/partidários/judiciário/midiático:
15) https://www.bol.uol.com.br/noticias/2018/12/30/temer-o-impopular-o-que-mudou-no-pais-em-dois-anos-de-governo.htm ;
16) https://www.analiseagora.com/2017/11/o-brasil-antes-e-depois-do-golpe-de-2016.html ;
Essas, são as nossas contribuições e sugestões, ao povo brasileiro.
Sebastião Farias
Um brasileiro nordestinamazônida