Tirar Lula da eleição não resolve o problema da direita

campora

O crescimento de Lula nas pesquisas de intenção de voto, o agravamento da ojeriza popular a Michel Temer,  a completa estagnação  do que resta das candidaturas tucanas de Alckmin e Doria e a limitação que tem um energúmeno que vai se promover com “tiro ao alvo” dos Estados Unidos, o dejà vu de Marina Silva e a precariedade da candidatura Ciro Gomes, tudo isso somado, dá direito a pensar: é possível descartar que um candidato carregado pelo ex-presidente, vitimizado por uma proibição de, franco favorito, ser impedido de concorrer?

Quem pensa que Lula não transfere votos por conta das eleições paulistanas está redondamente enganado. Haddad era um prefeito que não empolgava o povão dos bairros pobres; Lula é um herói para os desvalidos.

Os mais velhos, como eu, recordam-se da Argentina de 1973, quando Juan Domingo Perón foi impedido de concorrer e elegeu o dentista Hector Cámpora à presidência daquele país. “Cámpora al Gobierno, Peron al poder” era o slogan da campanha que terminou com 50% dos votos dados ao representante do peronismo.

Evidente que não comparo os personagens, comparo as situações.

Lula, hoje, na abertura de um encontro de educação, em São Paulo, mostrou claramente que, se for alijado à força da disputa, não vai se recolher, mas partir para o enfrentamento de forma mais aguda ainda.

“Eu tenho respeito por quem me respeita e pelas leis que ajudamos a criar, mas não tenho respeito por quem não me respeita e eles não me respeitaram”

“Por isso, vou enfrentar! O objetivo é não deixar o Lula ser candidato, eles trabalham todo dia com a certeza de que vão tirar ele da disputa. Podem juntar meia dúzia de juízes, eles votam e não me deixam ser candidato”.

“O que eu quero que eles saibam é o seguinte: o problema deles não é o Lula, o Lula é de carne e osso, desaparece a qualquer momento. Nesse país tem milhões de jovens, adultos, velhos como eu que já aprenderam a ter consciência política, eles sabem a diferença”.

“Eles acham que me tirando da disputa, está resolvido o problema: façam e vamos ver o que acontece nesse país. Eles dizem: se ele não for candidato não vai ter força como cabo eleitoral. Pois testem!”

É claro que a personalidade de Lula nada tem a ver com a de Perón. Mas a simbologia, tem.

E as lições da história argentina são trágicas.

Se alguém quiser lembrar de episódios mais recentes, recorde a transferência total dos votos de Leonel Brizola para Lula nas eleições de 1989, apesar de todo o ressentimento que poderia haver nos brizolistas por Lula tê-lo alijado da disputa final.

Eliminar Lula não vai resolver a crise de legitimidade deste ou de qualquer governo que se eleja, até mesmo de um seu indicado.

Lula disputar a eleição é a única forma legítima de fazê-lo vencer ou de derrotá-lo.

O resto é uma aventura ou um confronto que não se poderá evitar.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Acho que “o tiro saiu pela culatra”. Deram o golpe para posarem de SALVADORES DA PÁTRIA. Mas agora, o povo não quer ver nem um deles no governo.

  2. Lula elegeu Dilma, que antes era uma desconhecida que nunca tinha recebido um voto sequer e passou a governar a 6ª maior economia do mundo. Portanto Lula coloca quem ele quiser na presidência do Brasil.

  3. o que farão?
    Impedir Lula com a confirmação da condenação em segunda instância.
    Com isso, Lula faria campanha para alguém. Para fechar essa porta, eles o prenderão. É uma prisão fake. Eles sabem que manter Lula preso irá promover instabilidade política. Então eles prendem, até se formar uma pequena confusão. Depois eles o soltam com a condição de ele não meter-se na campanha. O objetivo é, com a prisão, colocar um bode na sala, para depois retirá-lo. Se Lula insistir, dirão que ele está desacatando a justiça que o beneficiou.

  4. O que resolve o problema da direita é um paredão e um pelotão de fuzilamento, Che sabia das coisas….

  5. O ex-Presidente está certo. Mesmo que for preso ilegalmente (como fizeram com o martirizado Reitor Cancellier), basta um simples recadinho dele para mobilizar milhões e milhões de brasileiros que elegerão o indicado de Lula no primeiro turno, passeando. Se matarem Lula, aí virá o efeito Getúlio Vargas e também ninguém segurará o candidato que Lula tiver deixado como seu herdeiro político. Brito tem razão, se houver eleições para presidente em 2018 ganhará Lula ou quem ele indicar, não tenho a menor dúvida quanto a isso.

  6. Como se não bastasse, a poderosa chefona começa a se ressentir das ações moralistas de seus amigos destemperados de copo e de golpe, bem como de um centrão BBB que ela não controla mais como antigamente via demotucanos.

    https://m.facebook.com/pablovillaca01/posts/1222041984567692

    E este centrão BBB, acredito, tende ao fio desencapado Boçalnazi, em uma sopa de difícil assimilação pela Platinada dadas as características da sua área artística e de entretenimento. A qual sairia ferida de morte por ações moralistas e censuras da trupe evangelo-fascista.

    O post do Pablo remete bem à genial charge da Laerte. O cão do fascismo, já sem controle, passa a comer a mão de quem o alimentou. Viu Globo? Viu artista coxinha e lavajatista?

  7. A direita sempre tem alternativas eleitorais sim. Em 2006/10/14 mesmo com o PT vencendo p/ presidente a direita elegeu a maioria dos estados, no senado e na câmara.
    Esse movimento vai se repetir, e se isso acontecer fica difícil para o PT governar.

  8. Na irracionalidade e açodamento típicos de golpistas, certos setores como a Globo achavam que tava tudo dominado. Só que não. Agora vamos todos ter que lidar com a besta-fera do fascismo, com a pasta de dente que saiu e dificilmente será recolocada dentro do tubo.

    A esperança é a de que a população seja sábia e escolha o lulismo ao invés do boçalnazi.

    “Bolsonaro ofende a lógica ao defender ‘armas para todos’ no combate à insegurança. É como oferecer cachaça para acabar com alcoolismo”, postou no Twitter Guilherme Boulos, líder do MTST e da Frente Povo Sem Medo

    1. A direita tem o povo brasileiro como seu inimigo, como se acostumou a viver na casa Grande e o povão na senzala, criou um fosso imenso de separação, mas a mídia conseguiu diminuir essa distância, pela alienação cultural. A Criação do PT (maior partido popular do Brasil), jogou a Direita em um impasse, pois criou um divisor, por isso todo ódio da casa grande e a tentativa de destruição do PT. O Brasil só se tornará um país e uma democracia quando essa nação for libertada dos escravocratas e esse destino é inexorável apesar do Moros, stfs e das mídias.

      1. Como Alijar o povo de ter sua Pátria, pois Gilmar Mendes assim como Serra já trabalham para o povão voltar a senzala.
        Publicamente defensor da transição do sistema político ao parlamentarismo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, admitiu que está trabalhando de forma acadêmica para se instalar o semipresidencialismo.

  9. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) de canalha$$ direitista$$…
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    ,

    E MAIS :

    Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

    O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

    O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

    Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

    A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

    O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    .:.

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

    .:.

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    .:.

    .:.

    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

    .:.

    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    .
    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

    .:.

    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    .
    …………………..………………………………. ( Malcolm X )

    .:.

    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    .
    …………………………………………….( Paulo Leminski )

    .:.

    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    .
    …………………………………………….( Salamah Mussa )

    .:.

    A existência precede a essência.
    .
    …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  10. Lula está promovendo a desmoralização do judiciário. Desmantelar este poder sem votos e também o outro poder sem votos, a mídia, é fundamental para que o povo tome o controle do país.

  11. E Lula já mostrou que ele elege quem indicar: Dilma foi eleita e reeleita!

    A direita raivosa ta em povorosa. Já perderam 4 e sempre souberam desde 2014 que nao tem votos pra candidato a presidente.

    Dentre os presidenciáveis com capacidade pra governar e nacionalista depois de Lula somente Ciro Gomes, mas existe um boicote da rede globo e das fakenews nas redes sociais. vejam trecho da materia ” Por que Ciro não decola?”

    “O eleitor revela novamente neste Datafolha que procura um perfil de candidato que nunca tenha se envolvido com corrupção (87%), tenha experiência administrativa (79%), passado político conhecido (65%) e de preferência experiência na iniciativa privada (59%). Ciro é o único que cumpre esses requisitos.”

    https://www.conversaafiada.com.br/politica/ciro-nao-decola-porque-a-globo-nao-quer

  12. O PILOTO e a TOGA.
    Em 1986, um avião de passageiros da Varig ia de Marabá-Belem com RUMO ERRADO 270°, onde na verdade deveria ser 27.0° e alguem ( um topógrafo que conhecia à REGIÃO) advertiu a comissária de bordo que o avião estava em rumo errado. A comissária replicou que dentro da cabine existia um COMANDANTE, UM CO-PILOTO, UM ENGENHEIRO DE BORDO E INSTRUMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO. O avião CAIU. O insignificante topógrafo estava CORRETO. Ouvi agora pela manhã na Radio JB que o Brasil caiu por completo no decedito de economistas e banqueiros internacionais com TODA QUEDA DA INFLAÇÃO. Eles só investem em lugares de ESTÁVEL políticaticamente, o que não ocorre agora no Brasil.Essa caminhada, do metalurgico pelo país com os pés no CHÃO, deixa um centelha de confiança em quem PENSA EM INVESTIR no Brasil porque sabe que haverá giro comercial. Como dizia Ibrhain Sued: Ademã, de leve…

  13. Com a devida licença a Hanna-Barbera (e a idéia de um forista aqui, ontem), faço uma pequena paródia das Máquinas Voadoras:

    As Aventuras de PIG Vigarista e o juiz Sérgio Muttley:

    PIG: “Muttley, faça alguma coisa!”

    Muttley: “Medalha, medalha, medalha!” (nessa hora recebe o troféu ‘Faz a Diferença’)

    Então a extrema direita hidrófoba ganha espaço para o segundo turno, tirando o favorito do PIG (os tucanos) e cuja audiência e tiragem se estatela no chão – pois já não tinha a confiança da esquerda, e agora da também da extrema direita hidrófoba.

    O juiz Sérgio Muttley dá aquela famosa risadinha na orelha do Aécio Neves e depois se manda para os EUA.

  14. Como a esquerda é alienada, ou ingênua mesmo. A direita sempre anda a passos largos a frente de toda conjectura pensada pela esquerda. Ponham uma coisa na suas cabeças, Lula não concorrerá, se concorrer será porque já fechou algo acordo com a direita ou porque a direita tem algo programado com a sua candidatura, se concorrer sem consenso da direita, não se elegerá, se por acaso se eleger, não governará. E Brasil será um caos constante pior do que é hoje. Mas é óbvio que tudo isso não acontecerá, pois a Direita já trabalha com todas essas hipóteses e muitas outras nem imaginadas. Então repito, como sempre, evitem fazer previsões, esquerdistas, pois quando vocês estão indo, a direita já está voltando pela décima vez.

    1. Você viaja junto com um monte de fascistas brucutus. Não será nesse blog conformista que teremos um levante. Muita água vai ainda bater nas pedras e nas lógicas assim lunáticas como a tua, a pedra será furada.

  15. QUEM DIZ ISSO É UM MILITAR BRASILEIRO

    Coronel: “Pensamento político do militar brasileiro está estacionado na década de 1960”

    10 de outubro de 2017 às 10h26 no Vi o Mundo

    Conservadorismo impede que militares identifiquem reais inimigos do país, diz coronel

    Em entrevista, Sued Castro Lima avalia que eventos recentes têm potencial de gerar conflitos no seio da cúpula militar

    Rafael Tatemoto, em Brasil de Fato/Brasília (DF)

    Manifestações de altos oficiais das Forças Armadas brasileiras tomaram o noticiário recentemente, gerando uma polêmica em torno das posições e do papel dos militares no atual cenário político nacional.

    Sued Castro Lima é coronel-aviador reformado da Força Aérea. Com 5.500 horas de voo, deixou o serviço em 1998. Ele fez parte do grupo inicial que compôs o Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 1992 e 1993, e é membro fundador do Observatório das Nacionalidades, vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UEC).

    Em entrevista ao Brasil de Fato, o coronel falou sobre diversas temáticas relacionadas às Forças Armadas e ressalta as condições históricas que levam os militares brasileiros a manifestarem agora o mesmo padrão de comportamento do passado: “Os governos chamados progressistas que dirigiram o Brasil nos últimos anos não esboçaram qualquer movimento para mudar esse quadro de predomínio total do ideário conservador, que bloqueia na oficialidade a capacidade de identificar os reais inimigos do país”.

    “Não é temerário afirmar que o pensamento político do militar brasileiro, com pontuais exceções, está estacionado na década de 1960”, complementa. Confira a íntegra da conversa:

    [video:http://www.viomundo.com.br/politica/coronel-o-pensamento-politico-do-militar-brasileiro-esta-estacionado-na-decada-de-1960.html%5D

  16. Só uma correção. O seminário foi em Brasília, não em São Paulo. E sugiro a todos que vejam toda a fala. Foi sensacional!

  17. Discordo, Brito (com duas venias, pela discordância e pela intimidade).
    Não esqueço nunca o exemplo da Alemanha. A direita tradicional e o empresariado não queriam Hitler, o Bolsonaro deles. Mas diante da possibilidade das esquerdas assumirem o governo, rapidamente ofereceram a Chancelaria a Hitler. E gozaram das delícias do regime opressor até o amargo fim…
    Mas existe uma diferença fundamental entre o ditador alemão e o nosso aprendiz de feiticeiro: nacionalismo. Bolsonaro é nacionalista da boca pra fora, porque acha que isso ajuda a manter sua imagem de direitista empedernido. Mas sequer concorreu ainda e já foi aos EUA beijar o capeta. E quando tomar posse, alguém tem dúvida de que vai abaixar a cabeça?
    Se fosse realmente um fascista ideológico, Bolsonaro seria um mal terrível, mas produziria algum benefício para o país, opressão política com crescimento econômico, com fez o louco alemão antes de se lançar à guerra. Mas Bolsonaro é vazio, do fascismo ele só tem a truculência. E nossa direita é igual, logo, vai aceitá-lo, se for a solução para manter Lula e a esquerda fora do governo.

  18. Vivemos um delírio ou um pesadelo? Certo dia relendo uma obra de cunho espiritual, deparei-me com expressão interessante e que nunca soube entender direito, a saber, segundo o autor, o mundo (coletividade de cidadãos) passaria por “uma mudança no estado das coisas”. Seria ficção, mas parece muito com a realidade que vivemos hoje. O que ele queria dizer? Agora estou compreendendo melhor ao que ele se referia, ou seja, a ideia de que o mundo (as pessoas) estaria passando por uma mudança no modo de pensar e assimilar as ideias. Carl Gustav Jung – psicanalista, se utiliza de um termo famoso que vou dar um outro significado para justificar o que disse anteriormente – “Inconsciente coletivo” – que defino como a capacidade de fixar um pensamento no âmbito coletivo a partir da massificação de uma ideia por uma pessoa ou grupo com o fim de sobrepor uma já existente pelo poder de manipulação mental que ao final, pareceria com a ideia de “senso comum”, isso associado à verdade ou mentira, na sua essência, prevalecendo uma ou outra. Neste caso, a mudança de pensamento pela pessoa “vítima” dessa manifestação cognitiva, dificilmente ocorrerá. Estamos vivendo isso hoje. A mídia e as redes sociais estão a serviço de tal proposta e , tem conseguido atingir uma grande massa de “desavisados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *