Trump joga imagem dos EUA abaixo da ‘Era Bush’

Um pesquisa do Pew Reasearch Center, um dos mais acatados centros de pesquisa de opinião dos EUA mostra que a imagem dos Estados Unidos no resto do mundo caiu a níveis piores do que os alcançados durante o período de George W. Bush, sabidamente o pior presidente dos EUA nas últimas décadas.

O gráfico aí de cima mostra que nunca antes a imagem dos Estados Unidos esteve tão má em países que, tradicionalmente são seus maiores aliados.

A atuação de Donald Trump diante da pandemia foi o traço final de uma linha descendente de acatamento da liderança norte-americana.

A confiança em Trump como influenciador das relações mundiais variou entre apenas 10% na Alemanha e 16%, na Espanha, entre os países principais da União Europeia e nada além de 19% no Reino Unido, os “primos”.

Trump tem uma avaliação extremamente negativa entre os líderes mundiais, diz a Pew, comparando a opinião sobre ele e outros líderes mundiais:

O público pesquisado também vê Trump de forma mais negativa do que outros líderes mundiais. Entre os seis líderes incluídos na pesquisa, Angela Merkel recebe as notas mais altas: uma mediana de 76% entre as nações pesquisadas confia na chanceler alemã. O presidente francês Emmanuel Macron também recebe críticas amplamente favoráveis. As classificações do primeiro-ministro britânico Boris Johnson estão divididas aproximadamente. As classificações para o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping são extremamente negativas, embora não tão negativas quanto as de Trump.

É verdade que Joe Biden, por si e por tudo, não tenha a simbologia que teve Barack Obama diante do mundo, é um fator importante para o poder norte-americano a sua acolhida perante o mundo.

Trump vai mal neste quesito que, em 2016, correspondia à ascensão da direita nos países europeus e nos desenvolvidos da Ásia.

A derrota de Trump é, claramente, uma vontade do mudo, a qual não se pode ter certeza, até agora, que os norte-americanos irão sufragar.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *