TSE: resultado contra Lula é certo, mas de pouco valor

Qualquer um que esteja assistindo o julgamento do registro de Lula no TSE percebe que há juízes de duas categorias.

Os que pertencem ao STF  são uns.

Os demais, até pela insuficiência jurídica, são de outra categoria, bem inferior,  sobretudo os que pertencem ao STJ.

Se o nosso Supremo Tribunal Federal já é o que sabemos, imagine a “segunda divisão”.

Ainda vai longe o julgamento, mas , como afirmei no post anterior, só um voto importa: o de Rosa Weber, a presidente.

Se ela não se ocultar  sob o manto covarde da “colegialiadade” e acompanhar Fachin, estará aberto um amplo caminho para o reconhecimento do direito de Lula ser candidato.

Nada que o garanta, mas certamente algo que colocará o Supremo numa situação de divisão que revela o casuísmo da exclusão do ex-presidente.

Porque, afinal, está claro que , como em tudo o que envolve Lula, o julgamento é político, não jurídico.

Basta ver que se fixam na regra básica da Lei da Ficha limpa, mas jamais na salvaguarda que ela própria contém sobre os recursos que podem ser apresentados.

Francamente, se fosse para fazer a regra, sem questionar as ressalvas que ela contêm, bastariam alguns amanuenses, técnicos burocráticos.

Os ministros parecem aptos para julgar ações de vizinhos de condomínio.

O recurso da defesa de Lula, permitam-me adivinhar, será apresentado diretamente ao Supremo Tribunal Federal, porque se trata de matéria constitucional.

Com Fachin impedido de modificar seu voto, inverte-se a”maioria” de 6 a 5 obtida contra Lula.

Sobretudo se Rosa Weber tiver coragem de seguir o que diz serem suas convicções.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

39 respostas

  1. Deixaram o Fachin votar a favor do Lula só para que se pense que ele é imparcial. Eles pensam que ninguém está vendo o que fazem.

    1. De acordo, alecs. Pareceria que o golpista indiferente , calculista e midia.servil de 2017 e 18 iria súbito ver a Luz e cair do cavalo a caminho de damasco?
      Necas, foi previamente combinado entre os tais pares…
      …para não parecer uma unanimidade tão crua e sintomática quanto foi a do TRF4. Tanto que não vai ser em nada atacado pelo voto.

  2. eu vou anular meu voto, dessa farsa de eleição não participarei!!! não irei legitimar uma ditadura através do meu voto!!

    1. Entendo e respeito sua indignação, mas se quiser anular seu voto faça-o no segundo turno.

      No primeiro, impeça Alckmin de chegar ao segundo turno, pois o TSE é Alckmin, Alckmin é o TSE.

      1. Não amigo! Agora é 13, independente do nome que estiver lá, esse tem que ser nosso primeiro ato de desobediência civil.

      2. Falou pouco, mas, falou tudo. Estes que falam em anular o votos são os Bolsamerdas que sabem que terão de disputar os votos com Ciro, Alkimin, Marina das Pererecas verdes e os Amoedos da vida que ficarão comendo poeira na rabeira. Cinco ou seis no segundo pelotão, que estarão muito distante de Lula ou Hadadd que vencerá no primeiro turno. Eita dor de Corno.

        1. Acha mesmo que o voto pode conter o golpe? Eleito Haddad acha que com 80% do atual congresso se elegendo, o judiciário , mpf e grande mídia ele conseguirá fazer algo? A esquadrão abusa de ser ingênua.

    2. Ok! Mas, vote no 13 e se judiciário quiser que anule seu voto, por certo que o resultado divulgado será distorcido, mas eles saber a parcela da sociedade que desaprova o que fazem, para quando a miséria bater a porta da população temerem a reação!

    3. Eu creio que você deve estar é querendo semear a discórdia. Eu nem sou obrigado a votar (pois tenho mais de setenta) e no dia da eleição estarei lá, firme votando no PT que é pra tirar esta escumalha esta nódoa que mancha a nossa Nação com todo o apoio deste Supreminho de merda.

  3. Foi dito que há juízes e juízes. Eu acrescento que há seres humanos e titicas. Rosa é o que sabemos.

  4. A questão é: o STF teria a mesma pressa para julgar o recurso? Até lá, sem campanha na TV? O golpe é duro e escancarado. De toda forma estão prejudicando o presidente Lula!

  5. Esse julgamento é só mais um teatro. Ele em nada interfere no que o Comitê da ONU determinou ao Brasil. O Comitê não submeteu sua decisão à apreciação dos tribunais brasileiros. Iniciada a campanha, verificado que o Estado brasileiro não está cumprindo as recomendações do Comitê, fica o Brasil sujeito às consequências desse ato no plano internacional em vista do cada vez mais escancarado estado de exceção vigente.

  6. Se depender de Rosa Weber ter coragem já sabemos o que acontecerá. Alias, as feministas que me desculpem , a mulherada, a começar por Dilma ,Carmem Lucia, etc. esteremos no fundo do poço. A primeira omissa que se deixou mandar por aqueles dois idiotas, Mercadante e Zé Cardoso e, se não entregou o ponto no DOE CODI entregou o poder, sem tugir e nem mugir, ao que ha de pior na politica brasileira em termos de entreguismo . Ainda temos de carregar essa mala sem alça aqui em Minas.

    1. Ah, claro, porque os erros de um homem não implicam em criticar todos os homens, mas os de mulheres, sim, né?
      Até quando todo um gênero (ou uma cor, uma classe, uma religião) será responsabilizado pelos defeitos de alguns?

    2. Cada vez mais me convenço de que o zé mané da justiça está enterrado até o pescoço no golpe. Apelou até para a sedução com suas fugas noturnas de motocicleta por Brasilia para manter Dilma sob controle.
      Mercadante, coitado, pensava que tirando Lula da parada (e faz tudo o que pode para afastar Lula) seria ele o próximo presidente. Vaidade é terrível, mas quando junta com mediocridade é fatal.

      1. Lauri, eu estou para ver algum (a) vaidoso (a) que não seja medíocre. Ambas as características são indissociáveis.

  7. Estou vendo o julgamento, e parece que Rosa Weber desta vez não negará suas convicções. Deu dó da pobreza dos votos dos demais “ministros” que não são do STF.

  8. Brito, você mudou para Marte? Não deu para ver, depois de todo o tempo que já passou do golpe, que é tudo conchavado, tudo carta marcada? Se a Rosa Weber votar a favor de manter a candidatura, vai ser só para deixar tudo ainda mais confuso e acabarem casando até o registro do PT no STF. Acabou, Brito. Agora é ver se realmente o Lula tem poder de transferência de votos e coloca o Haddad no segundo turno. Se colocar, que o PT saia do republicanismo e coloque muito povo muitas vezes na rua, ou casam o Haddad até depois de eleito.

    1. Sim, caçam! há de se convir que os 5ª colunas então de pé, impossível que o PT possa governar assim.

  9. Fernando, pode desligar a TV e ir dormir. A Rosa Weber já entregou o ouro. Essa senhora está na carreira errada, tem vocação para ginasta. Boa noite.

  10. Na noite de ontem, o TSE foi um CIRCO dos horrores. E o almoFADINHA do Barroso o principal PALHAÇO.
    PUTAS QUE OS PARIRAM !
    #BORA HADDAD !

  11. Essa conta de 6×5 não fecha. Vai dar um 9×3 contra Lula. Gilmar já declarou que quer Lula fora. Marco Aurélio distribuiu ontem no TSE seu voto de 1998 contra o efeito vinculante de tratados internacionais além de se pronunciar sobre a candidatura Lula com loas a lei da ficha limpa (ele defende Lula livre mas não Lula candidato). Sobram o Lewandowski e o Toffoli para acompanhar o Fachin.

  12. LULA INOCENTE!

    LULA LIVRE!

    LULA PRESIDENTE!

    Vamos cortar as cabeças dessa hidra de m… que é o conjunto total (e parece que sempre cabe mais um/uma) dos/das golpistas e pilantras “brasileiros/as”…

    Assinado: Eu, mais um guerreiro (obeso, calvo, diabético, míope, de má dentição, mas de boa vontade) lutando a favor do povo brasileiro…

  13. “Vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não essa eleição é ………… piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”
    (o Supremo tribuninho do Voto de Pena de Bico e do Cabresto decide que essa frase fere a sensibilidade dos homens e mulheres de “bens” e deve ser terminantemente censurado)

  14. Vamos até o fim com Lula. Na época do Getúlio faltando somente cinco dias para a eleição, o Getúlio pediu que o povo votasse no Dutra. Foi uma derrubada total. Dutra ganhou disparado e olhe que nem era político. Vamos para outro embate. A ONU diz que Lula tem direito a candidatar, vamos esperar. Até esta Turma de (Turma do Supreminho de merda) estarão pisando na bola. Vai ser uma dor de Corno destes pavões que vou ti contar. Acredito que alguns como o Moro fugirão as escondidas do Brasil e pelas madrugadas para não serem visto embarcando

  15. “O recurso da defesa de Lula, permitam-me adivinhar, será apresentado diretamente ao Supremo Tribunal Federal, porque se trata de matéria constitucional.”

    E, principalmente, porque o TSE é tribunal superior e, portanto, não há qualquer órgão ou tribunal que lhe seja superior que revisione suas decisões. Deste modo, cabe apenas Recurso Extraordinário ao STF para a defesa de direitos sediados constitucionalmente. Assim ditam as normas organizadoras do Poder Judiciário. Porém, é cediço que, em se tratando de Lula, se existe a possibilidade formal a recurso, materialmente esse direito não existe, porque o STF nunca coloca seu poder revisor ao lado dos direitos do candidato. O STF tornou-se mero cartório referendador de arbitrariedades.

  16. Alguém saberia informar sobre a ONU , quando um dos signatarios não cumprir o que assinou?Acredito que, à princípio, sanções diplomáticas. Quais? O Brasil se apequenou tanto, virou uma meleca em diplomacia, que acho que a ONU não faria nada.

    1. A ONU nem consegue evitar que Israel massacre os Palestinos. Mas decisões do Comitê de Direitos Humanos da ONU tem força de Lei no Brasil, aprovada pela Câmara e Senado.

      1. Sendo assim, o Brasil entra no “seleto” grupo da diplomacia de farsantes. O Brasil padrão “Africa do Sul dos tempos do apartheid”. Tinha uma diferença : A maioria oprimida ia para as ruas. Aqui só se vai para comemorar campeonato, se os robôs mandarem no WhatsApp ou se um imbecil da Globo incitar dentro de programa dominical de esportes.
        O Brasil tem um censo medíocre de cidadania, seguido da Síndrome de Vira Latas. Será que só os países vitimados de guerras teriam tal conduta? Será que será necessário o país naufragar na ignorância cultivada pela Milícia Midiática e finalmente tomar jeito? O maior inimigo do Brasil está aqui dentro, capitaneado por boiadeiros eletrônicos e seus berrantes?

  17. Importa que Lula esteja nas urnas e seja eleito em 1º Turno. Depois radicalizamos contra o supremo de merda tacando fogo nas ruas.

  18. Sai do nosso bolso o dinheiro pra pagar esses canalhas que nos prejudicam falando mentiras. Essa Raquel Dodge é muito falsa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.