Um juiz contra o fascismo. O que você não vê na TV

bilhete

Na nossa mídia, sempre ávida por desgraças e tragédias, sempre pronta a “fechar” a camera para os rostos emocionados, da lágrima, da voz embargada, quase nada se viu da cerimônia fúnebre do reitor Luiz Cancellier, da Universidade Federal de Santa Catarina, que se matou pela humilhação pública a que foi submetido, sem culpa formada, sem defesa, apenas pela força.

Muito menos do discurso do desembargador  Lédio Rosa de Andrade, que tomo como o desabafo de minha geração.

Não é de estranhar, mas é de apavorar. Trago para cá o que diz Nilson Lage, 60 anos de profissão e de janela na imprensa brasileira, que pode  dimensionar melhor do que quem, como eu, só percebeu a ditadura na adolescência.

Muito sério, no episódio da morte do reitor da UFSC, é o fato de a grande mídia não ter dado destaque à notícia.
Indica que o vínculo da canalha jurídica-policial com a mídia é mais profundo do que se imaginava – escudo que, mais grave do que na ditadura anterior, protege o arbítrio e oculta os crimes de Estado..
Havia, na época censura; agora, ela é dispensável. O controle é mais inteligente (consiste em registrar o fato e dar ênfase editorial a outra coisa) e é espontâneo, automático, introjetado..
Não fosse isso, tratava-se, como tragédia humana e fato político de uma grande história jornalistica, com, com muitos ângulos a serem abordados, capaz de despertar profundas reflexões.

As palavras de Lédio não são apenas um lamento. São uma convocação.

E lançam um taça de vergonha, se isso adianta, no rosto dos que acham que “as coisas não são bem assim” e se perdem em discussões laterais.

Há uma matilha de feras, seguida por uma vara de porcos, tornando sangrenta e imunda a vida brasileira, onde só a escuridão, o xingamento, a ofensa, a polícia e a prisão valem alguma coisa.

Assista e divulgue o quanto puder. Especialmente para jornalistas, advogados, promotores e juízes jovens.

Talvez um deles possa ver no espelho aquilo que se transformou.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. A globo, e comparsas, fez uma confissão de crime cometido quando escondeu, como tanto fazem estes bandidos, a notícia do assassinato do reitor.
    Confessou a autoria, a gravidade, o golpe, o poder de destruir, o comando do país e a proteção aos seus cúmplices.
    Confessou os crimes. Sem necessidade de delação premiada.

    1. Silêncio da Globo é confissão do conluio com a Lavajato.
      E os juízes que se calam, porque não pedem para sair?

  2. que chatice ficar implorando pra passar na globo…caramba nem todo mundo soh assiste a globo e outra muitas pessoas idosas e jovens que conversei souberam do falecimento o reitor. estão super antenados..parem de achar q soh existe um canal de tv..vcs empoderam demais a globo e isso cansa.

    1. Desculpa a senhora inteligente e seus amigos antenados pela chatice, mas não é questão de “achar”, em cada quebrada desse país tem uma parede com um televisor ligado na Globo dependurado. Apesar da internet, o monopólio ainda é indecente.

  3. Qual a diferença da “grande” mídia brasileira atual e da mídia stalinista?
    Respondo: Aquela era do estado, a “nossa”, da patrimonialista iniciativa privada.

  4. ou seremos os atores conta essas atrocidades agora ou amanhã seremos as vítimas, entendo que é melhor lutar agora que temos tempo ou o amanhça será tarde demais…….

  5. E se o Eduardo Cunha se enforcar, vão ficar infelizes e culpar a Lava Jato? Vão Culpar o Moro? Se o Fernandinho Beira-Mar se matar, vão botar a culpa nos juízes federais? A mulher do Lula tem um aneurisma, morre em consequência dele, aí a culpa é da Lava Jato, culpa do Sérgio Moro! Vira santa por que morreu?
    No Brasil é assim, o sujeito faz merda, deita e rola aí é preso, faz cara de vítima, diz que é perseguido: ” história há de provar minha inocência” e todo mundo fica com dó. Enquanto rola a corrupção, que a imprensa noticia, aí a população em coro reclama que as autoridades não fazem nada,….quando fazem…., é essa merda de reação!
    A mesma coisa acontece no Rio: bandido faz arrastão, assalta hotéis e fogem pra onde? Pra Rocinha, pro Morro do Alemão, pra Favela da Maré, pro Pavaozinho, etc, e a polícia vai atrás. Os bandidos enfrentam, atacam, e a polícia tem que fazer o quê? :” Senhores contraventores, queiram descer, por favor, e se entregarem que estamos aqui para prendê-los, venham em paz!”. Isto não existe nem em histórias da carochinha, e no confronto sempre alguém vai morrer!

    1. Adirson
      Pelas suas palavras, percebe-se que você não passa de um CORNO enrustido. Aproveita que o Obama está em São Paulo e vá chupar o pau dele. Se estiver ocupado, mande sua mãe ou sua mulher. Flho de puta!

      1. Amigo Sérgio. O Adirson é um fake, vendido e mal feito….mais um desta multidão de idiotas úteis/ inúteis. Esteja certo….que ele se não já está…estará brevemente na merda….e morrerá na merda.

    2. Caro imbecil. Voce sabe quais acusacoes pesavam contra o reitor? Nao né, se soubesse nao vomitaria esse monte de merda.
      As acusacoes sao de um periodo anterioe a gestao do reitor, contra ele apenas uma acusacao de obstrucao de justica baseada vagamente no fato que ele pediu vista do processo administraivo que tava rolando.
      Isso serviu para que ele fosse preso por policiais mascarados e submetido a revista na cavidade anal.
      Funciona assim: a delegada lavajatense foi transferida -rebaixada- para floripa e queria mostrar serviço. Ao invés de investigar corretamente e deixar a justica condenar, o importante é mostrar “serviço, criando factoides a uma cambada de paspalhos e imbeciloides como vc (que lastreiam esses abusos com visao binaria do mundo).
      Na boa, antes de sair comentando sobre um assunto que nao conhece, fique quietinho.

    3. Aí está um dos PORCOS a que o Desembargador se referiu. \o

      UM PORCO FASCISTA, ESTÚPIDO E IMUNDO.

      Fascismo não se discute, se combate com todas as forças.

    4. Essas coisas ocorrem, infelizmente, por culpa de espíritos de porco, iguais a ti. São seres humanos medíocres, que se satisfazem destruindo ou tentando diminuir seres infinitamente maiores…

    5. É Adirson… Ser idiota é uma consequência (Ou uma exposição desproporcional ao Jornalismo da Globo… Coisas da vida…. Dos mais fracos.
      Mostrar prá todo mundo que é idiota, é coisa de estúpido filho da puta!

  6. A turminha golpista brasileira do sul é o meu pais aproveitando o momento golpista da catalunha para expandir propaganda..

    Inspirados pela votação separatista na Catalunha, os secesséristas em três ricos estados do sul do Brasil estão redobrando seus esforços para se afastar da nação maltratada pela crise.

    Moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sendo chamados a votar em um plebiscito informal em 7 de outubro sobre se querem independência. Os organizadores também estão exortando os residentes dos três estados a assinar uma proposta legislativa para cada uma de suas assembléias regionais que exigiria um referendo formal e vinculativo. O grupo sem fins lucrativos “O Sul é meu país” visa mobilizar um milhão de eleitores em 900 das 1.191 cidades da região.

    Mais frias, mais brancas e mais ricas do que o resto do Brasil, esses estados do sul há muito amamentaram as ambições separatistas. O Rio Grande do Sul reivindicou brevemente independência 180 anos atrás. Poucos brasileiros esperam que o movimento atual seja bem sucedido em breve, inclusive porque é proibido pela Constituição. Mas a recessão mais profunda do país em registro e um enorme escândalo de corrupção exacerbaram o ressentimento de longa data da região em relação ao governo federal em Brasília. Com apenas um ano para as eleições gerais, o reavivamento do sentimento separatista no sul é outro indicador do estado instável da política brasileira.

    Celso Deucher, o líder do Sul é My Country, diz que a região contribui com quatro vezes mais impostos do que recebe e sofre de um nível de representação política abaixo da média. Ele argumenta que uma situação tão injusta supera quaisquer preocupações legais.

    https://www.bloomberg.com/amp/news/articles/2017-10-04/catalan-vote-inspires-brazil-s-southern-separatist-movement

    http://www.zerohedge.com/news/2017-10-04/will-brazil-be-next-hotspot-independence-movements

  7. COMO TENHO OUTRA VISÃO, DA VIDA, DO OCORRIDO POSSO ASSEGURAR O NOBRE PROFESSOR REITOR NÃO MORREU, PENA QUE O SEU GESTO É INFELIZ PARA SI PRÓPRIO, SÓ SERÁ VALIDO SE ESSA SOCIEDADE SE INDIGNAR COM TUDO QUE TÁ AIÍ, NO ENTANTO OS SEUS ADVERSÁRIOS, INIMIGOS, INVEJOSOS, QUEM CONTRIBUIU –
    CONCORREU PARA TAL GESTO, PODE NÃO TER PUNIÇÃO AQUI ENTRE A JUSTIÇA HUA, FALHA, TARDA E NEM SEMPRE CHEGA, mais a de DEUS? infalível vai cobrar caro dos quem concorreu, CONTRIBUIU pelo praticado gesto. e o que é certo ninguém MORRE, É DIFÍCIL ACEITAR, no seu despertar, EM OUTROS PLANOS DA VIDA, pode como gestor professor pode agir em prol de uma sociedade melhor e mais feliz e nascer de novo essa é a LEI, BIOLÓGICA E NATURAL, E CONTINUAR A LABUTA NUM MESMO TRIVIAL E PROSSEGUI SEMPRE. É A BONDADE DE DEUS DANDO-NOS NOVAS OPORTUNIDADE.

  8. Caro Fabiano
    Tem aparecido nesse NOSSO espaço, idiotas da LAIA desse vagabundo do Adirson, que temos de usar palavras de baixo calão e ofensas aos seus familiares. Só assim eles voltam pro reduto , ou seja : G.Magazine, Veja, Época, A Folha, O Globo e etc .
    Forte abraço.

  9. Se a OAB não fosse o que é, imporia um boicote de todos advogados a vara daquela juíza truculenta.
    Deveria também denunciar o calabouço da polícia federal de Santa Catarina por humilhar presos atirando-os nus às celas.
    Isso tinha q ser denunciado na o.e.a.

  10. OAB Nacional , vergonha…apoiou o Golpe a agora não sabe o q fazer diante do arbítrio dos justiceiros. Vão assistir na sala com ar condicionado, o pilantra Jungmann e o Justiceiro Loro violarem o direito do apenado e seu advogado conversarem em sigilo ?
    Que a trágica morte do reitor não seja em vão, já recuamos demais, é preciso acordar e lutar , ou seremos todos atropelados pelos fascistas !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.