Vencer e pacificar ou perder e resistir

Aparente, a contradição do título se explica numa expressão: democracia e direitos.

É por isso que estamos fadados a lutar, ganhemos ou percamos as eleições.

Porque, contra nós, o que se levanta é o autoritarismo, a mediocridade, a categorização dos  brasileiros em inferiores e superiores e a submissão de todos aos interesses do capital, ou como escravos ou, mesmo, como capitães do mato, cuja brutalidade expressa sua própria servidão.

Este é um país que encontra sua identidade e sua força na diversidade das matrizes que nos compõe e não, para usar a expressão do vice de Jair Bolsonaro, no “branqueamento da raça”.

Não vamos ceder à ameaça do fascismo, que nem no seu slogan esconde tal semelhança, com este ridículo Brasil über alles, onde Deus entra apenas para somar ao refrão a manipulação da fé.

Minha geração, que viveu a treva, tende a esquecer o mal, o “melhor não achar nada porque o último que achou ainda não acharam”, nem quer deixar que o chicote e a bala decidam quem merece apanhar ou morrer.

Temos o dever, em nome até da nossa própria existência, de dizer que a intolerância é o intolerável, que aceitar a brutalidade é nos tornarmos brutos, dividir os seres humanos é negar, para quem crê ou para quem não crê,  negar a sua igualdade essencial.

Dias intensos virão.

E começarão já hoje à noite.

Quando o chefe desta facção autoritária diz para que “todos fiquem quietos” até as eleições não está apenas ordenando silêncio ao seu grupo de aventureiros, pródigo em asneiras. Está pretendendo conter os grupos violentos que já se organizam à sua sombra para que não se revelem em toda a agressividade.

Para que contenham aquilo que já lhes foi apontado como caminho pelo seu próprio líder em palavras tão exatas como banais: bater, “dar um couro”, torturar, “matar pelo menos uns 30 mil” .

O que nos chama, hoje e mais ainda nos próximos dias, não é a preferência partidária, não é a simpatia por este ou aquele candidato, nem mesmo o julgamento moral que fazemos sobre cada maneira de viver.

O que nos chama é a certeza de que, por mais que nos digam o contrário, é a voz serena da civilização.

O que nos chama hoje é o verso do Romanceiro da Inconfidência, em que Cecília Meirelles descreve o desejo desta terra se tornar um país:

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

32 respostas

  1. Estou neste exato momento na minha seção no Grajaú, enojado com os imbecis vestidos de amarelinha. Sinceramente eu não resisto mais, se quiserem o Coiso: aos ricos parabéns, aos pobres minhas preces e à classe média que se…

    1. “Sinceramente eu não resisto mais, se quiserem o Coiso: aos ricos parabéns, aos pobres minhas preces e à classe média que se…” Se me permite vou roubar seu comentário para colocar na minha página do facebook

  2. Ou seja: o que tem pela frente é difícil em qualquer cenário. Mesmo perdendo nas urnas, a intolerância vai tomando o quintal que nem erva daninha. Bom trabalho a todos os jardineiros.

    1. Mariane , penso como vc. Teremos um período difícil até voltarmos a normalidade. Só peço a Deus que essa sandices não produza muitas vítimas em situação extrema.

  3. Vamos parar de falar nessa cara o tempo todo. Estamos cooptados por ele sem perceber. Falemos um pouquinho mais do Haddad 13. Afinal, Lula é Haddad, Haddad é Lula. 13

  4. Haddad com um legado enorme na educação com sete anos no ministério e diversos programas inovativos não pode perder para o neofascismo. Bolsonaro num segundo turno não deve unificar todo antipetismo. Pode ter antipetista que não opte em ser também neofascista. Essa é a grande chance das forças progressistas.

  5. Hélio Schwartzmann na Folha de Sao Paulo de hoje, acho que definiu bem o que significa o voto em Bolsonaro. Diz ele : É preciso uma coragem suicida para apertar o dezessete na urna e eu completo, da até arrepio. Prefiro a vida, é bem melhor.

  6. Agora é hora de rezar também! Aliás existem correntes de oração pedindo por paz ao nosso país. Há muita mobilização, so que não aparece e nem é pra isso. Quem tem de pode rezar. Quem não tem, esta pode ser uma boa hora de começar a ter RS.

    1. Acredita que reza adianta!! Só se esperar 350 anos, tempo que ROMA adotou o catolicismo, para pouco depois um BISPO destruir a BIBLIOTECA de ALEXANDRIA. Bolsonaro é bem pior que HITLER. A Alemanha tinha certa uniformidade racial. Aqui, um regime de ditadura social, racial, e outras coisas mais , em um país com a pluralidade de raças e religiões. Imagine o que vai ser. Esterilizar todos o negros, mulatos, indígenas, para obter a raça superior do BOLSONARO!! Quem viver (vai matar bastante) verá!!

  7. É o novo Collor. A direitona reaça está com medo do pt, pois imagina que o pt vai fazer picadinho dos reaças.
    É o novo Collor que não deixa roubar, mas rouba.
    No 2 turno o Bolsonaro terá que falar, terá que debater. A facada foi ótima para o Bozo.
    No hospital não tem debate.

  8. A maioria dos eleitores do Bozo são homens brancos heteros. Mulher, gay e negro votar nele é uma tremenda burrice sem igual.

  9. Meu(s) voto(s), logo mais, depois das 13 (h), se possível, às 13h13min :

    Deputado Federal : 1333 Merlong Solano (PT)
    Deputado Estadual : 13567 Magalhães (PT)
    Senadora : 290 Albetiza (PCO) [Porque o PT não lançou candidato/a próprio/a]
    Senador : 500 Jesus Rodrigues (PSOL) [Porque o PT não lançou candidatos/as a Senador/a]
    Governador : 13 Wellington Dias (PT)
    Presidente : 13 Haddad (PT)

    #Haddad13
    #Haddad13eManuela
    #13vitoriosologonoprimeiroedefinitivoturno

  10. Esse valentões ai de amarelo não aguentam a vida real. Muitos , jamais viram o sangue jorrando ou um corpo cheio de balas.

    Coisa comum pra o POVO da periferia.

    O grande problema não são eles, eles com dois pipocos saem correndo pra saia da mamãe. O problema real é a dominação pela fé cega nas comunidades mais pobres.

    Esses sim, são a face cruel da maxi-exploração que assistiremos se o traste e seu grupo de bestas chegar ao poder.

  11. O General do Bolsonaro não consegue produzir uma frase que não seja de extermínio de direitos ou ofensa as raças e classes, mesmo tendo sido proibido de abrir o bico. Imagina esta espécie de vice no Planalto. Estaria nascendo ai um novo Temer? Pense nisso, enquanto lhes digo Boa eleição. Ah esqueci de dizer que o seu Neto é bonito porque ele disse que houve um branqueamento da raça. Vem mais pérolas por aí. Aguardem.

  12. Meu voto NãO É secreto, faço questão de publicar: votarei aqui pertinho de casa, a dois quarteirões, depois das 13 (h), se possível, às 13h13min :

    Deputado Federal : 1333 Merlong Solano (PT)
    Deputado Estadual : 13567 Magalhães (PT)
    Senadora : 290 Albetiza (PCO) [Porque o PT não lançou candidato/a próprio/a]
    Senador : 500 Jesus Rodrigues (PSOL) [Porque o PT não lançou candidatos/as a Senador/a]
    Governador : 13 Wellington Dias (PT)
    Presidente : 13 Haddad (PT)

    #Haddad13
    #Haddad13eManuela
    #13vitoriosologonoprimeiroedefinitivoturno

  13. Bom dia a todos. Fui votar e achei muito vazio as seções eleitorais de minha cidade
    Para se ter uma idéia, não tinha ninguém na fila
    Fui chegando e votando isso nunca aconteceu. Ser a que isso é um fato isolado ou está acontecendo em outras cidades?
    Outro fato que me deixou perplexa foi um dos dois policiais que estavam lá para coibir boca de urna estava cometendo esse crime. Procurei um fiscal no caminho até minha seção mas não vi nenhum.
    Então votei e fui procurar um fiscal para fazer a denúncia. Quando lhe expus o fato ele me mostrou mais duas testemunhas do mesmo fato e que já estava fazendo a denúncia.
    É muito triste esses desmandos. Não acredito que acontecerá alguma coisa com ele.

  14. Não sei se é fake, mas o resultado de Hong Kong circulou pelo WhatsApp: Bolsonaro 194, Ciro 34, Hadad 13. Se for verdade nossa nação é realmente um lixo…

  15. infelizmente acho que o bolsonazi leva… diferentemente do que ocorreu na eleição passada, no qual o colégio eleitoral de minas deu a vitória para a Dilma, nesta eleição isso não ocorrerá… Haddad levará no nordeste… mas perderá em Minas… isso é diferencial.

  16. A missão é mostrar aos ignaros a diferença entre um “ungido” fascista inapto e um sociodemocrata inovador, entre o ódio e a esperança, embora parte daqueles já o saiba, e se sinta representada pelo energúmeno canalha. Mas, os pobres e as minorias desprotegidas comerão o pão que o coisa-ruim amassou, caso elejam a extrema-direita. Darão literalmente um tiro no pé! Milícias estarão nas ruas, sem dúvida, livres, leves e soltas… Por mim, contanto que o governo fascista não quebre os bancos, estarei bem… Ou seja: ele não! Ele nunca!

  17. O partido que mais falou a verdade nesta eleição foi o PCO onde diz “Eleição sem Lula é fraude”, e a única forma de supera-lá é votar Haddad e Manuela 13! O golpe e a fraude não podem prosperar! Quem sabe faz a hora não espera acontecer. E a hora é agora. Ele não!

  18. Li no portal Uol agora que o capitão disse no local de votacao que se for eleito não haverá negociação partidária. Como assim? Ele vai obrigar o congresso a votar uma reforma da previdência, por exemplo – nos seus moldes – ou fecha o congresso com a ajuda dos militares? Alguém duvida disso considerando que o vice dele também é militar e acha que a constituição tem que ser feita por uma comissão de notáveis e não pelo povo? E ainda tem partido e políticos a apoiar esse homem? O mercado, a Record, a elite e os empresários eu até entendo, já que pretendem auferir benefícios num eventual governo dele. Agora, a imprensa e certos políticos eu não entendo nao. Numa ditadura a liberdade de expressão é cerceada e o congresso é fechado sendo substituído pelos decretos. Esse homem quer se eleger por meio da política, mas quer governar ditatorial mente. É a esse ponto que um simples juiz de primeira instância nos levou. Cego é aquele que não vê. O suposto democrata e velho FHC disse hojeque se Haddad ganhar não governa. Pode até ser suposto democrata e octogenario. A gente pensa nisso depois. Uma coisa de cada vez. O que me importa agora é que seu candidato do momento não ganha não viu.

  19. #EuSouLula!
    #Haddad-é-Lula-e-Lula-é-Haddad!
    AGORA É MAIS DO QUE NUNCA, “FERNANDO LULA HADDAD” PRESIDENTE DO BRASIL E LULA LIVRE, JÁ.
    Vou votar dia 7:
    Deputada estadual;
    #Leci-Brandão-65035
    deputado federal;
    #Eloi-Pietá-1387
    Senador 1;
    #Eduardo-Suplicy-131
    Senador 2;
    #Jilmar-Tatto-132
    Governador de SP;
    #Luiz-Marinho-13
    Presidente da republica;
    #Haddad-13

  20. Eu queria sugerir o apoio de marina, Ciro e Meireles ao Haddad no segundo turno numa verdadeira cruzada contra o fascismo. No caso, cada um ocuparia um cargo importante de ministro. O problema da Marina era com a Dilma e Haddad não é a Dilma. Independente disso, o que importa agora é vencermos a escalada petista que está assolando o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.