Luis Costa Pinto e as bandeiras da Normandia

Reproduzo o trecho final do artigo de Luís Costa Pinto no Poder360, sempre um prazer de leitura, pela honradez,  pela inteligência e pelo texto:

Os aliados que desembarcaram na Normandia, em 1944, eram britânicos, americanos, canadenses, australianos, franceses e italianos arregimentados na resistência, um ou outro holandês ou belga foragido. Como aqui, hoje, o desembarque nas urnas desse 7 de outubro vale ser feito sob qualquer bandeira. Ele não pode ser feito, contudo, sob a bandeira do ódio, da misoginia, da violência, do retrocesso arregimentados por um único candidato que fugiu do debate político e quer ser ungido em nome do medo.

O que os uniu os aliados no passado foi o espírito democrático e a gana por lutar até o fim para derrotar o mais bárbaro dos inimigos. Uniram-se para vencer a maior ameaça já enfrentada pela humanidade até aquele momento: Hitler.

Guardadas as proporções, mas com os mesmos sinais de alerta ligados porque o histrionismo boçal de Bolsonaro é um arremedo tupiniquim e bissexto do hitlerismo, qual um Führer de hospício, confio fortemente na aliança dos democratas de diversos matizes até a vitória da democracia e da liberdade em 28 de outubro.

Voto em Haddad desde o 1º turno, e confirmarei esse voto no 2º turno, porque vejo nele a reunião de qualidades escassas em muitos políticos. Além disso, é o antagonista de um outro candidato que significa ameaça real e objetiva às nossas conquistas democráticas. Fernando Haddad projeta esperança. Seu adversário, ódio, divisões, rupturas.

Vale, vale, vale, como sempre diz o autor. Pois o que não for Normandia periga ser Dunquerque.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

57 respostas

  1. Segundo o PHA a rede de mentiras é orquestrada e dirigida desde o EUA por brasileiros ricos que lá residem associados a ex-CIA; tecnologia e dinheiro. A nossa justiça demorou mais de mês para mandar tirar fakes contra Haddad após a mentira ter se espalhado. Somem isso à ação das igrejas neo pentecostais que proliferam país afora e tem muito dinheiro ( pequenas igrejas grandes negócios); vários líderes evangélicos já alertaram sobre isso mas o poder dos bispos e pastores dessas igrejas neo pentecostais é enorme; funcionam com uma pirâmide que toma dinheiro dos fieis mais simples e os promovem por critérios de meritocracia ( nunca vi uma palavra tão cheia de falsidade). Por quê o senhor Edir Macedo deu apoio incondicional ao capitão? Dinheiro e poder, só isso. Será que o PHA ainda continuará trabalhando na record?

  2. Enquanto os pracinhas morriam lutando contra os Italianos Fascistas, Alemães Nazistas e Japoneses Imperialistas…..esses fugiam pro Brasil para ter uma vida boa….apesar dos negros, índios, mestiços, pobreza nordestinos e etc….hoje seus descendentes são candidatos e eleitores da extrema direita…

  3. Não esqueça que a segunda guerra mundial foi decidida na frente russa, onde foram destruídos cerca de 70% das forças nazistas, a un custo superior a 20 milhões de mortos.
    Só para comparar, os estadunidenses perderam cerca de 500.000 soldados, a maioria na guerra do pacifpac.
    Graças a Hollywood, o ocidente cre que os aliados derrotaram os nazistas.

    1. temos que divulgar muito esses vídeos e memes que informam quem é esse traste
      desmentir é a solução

      1. Dileta e consciente Rita, o passo agora é desconstruir este verme farsante, convencendo os incautos que votam neste “Coiso/’elle’ NÃO”!…

        1. no meu entender será fácil – basta a pessoas querer ouvir
          mudei voto com reportagem da Globo – vai vendo!

          é fácil desmentir as mentira e apresentar as reais intenções do traste

      2. A rede formada pela direita na surdina em grupos de WhatsApp deu excelentes resultados. Quantos quartéis tem em cada estado da Federação (Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros e demais unidades de segurança públicas e privadas)? Cada unidade tem entre 500 e 1000 homens que se conhecem e se confiam. Se cada homem deste formar ou participar de três grupos de WhatsApp de pessoas que se conhecem foi firmada uma grande rede que aumenta exponencialmente.
        Os hackers que incentivaram as jornadas de julho de 2013 alimentaram essas redes de WhatsApp e agora na reta final passaram a divulgar mentiras e difamações que eram passadas a administradores de grupos para que estes encaminhassem a seus grupos.
        As mentiras serão esclarecidas, mas não será rápido. É só ver quanto está o preço das passagens hoje.

        1. pelas redes não será fácil, porque não temos a tecnologoia que eles estão usando

          mas temos que desmentir
          de alguma forma temos que fazer isso
          e desmentir é fácil, basta a pessoa querer ouvir

          1. Já tivemos. Tivemos os núcleos de base, por categoria, igreja, bairro, etc. Paramos no Facebook. Não aderimos ao WhatsApp. Só agora tardiamente.

          2. verdade
            foi uma campanha de difamação que aconteceu sem aparecer
            mas agora que já sabemos fica mais fácil

            é impossivel combater o que desconhecemos

          3. Foi o que falei acima. Criaram grupos de WhatsApp. Tecnologia disponível até para descerebrados bolsominiom. Os grupos substituem os antigos núcleos e as mensagens são replicadas instantaneamente.

          4. é uma loucura isso
            eu tenho WA mas uso em pequena escala
            não faço parte de grupos, e nem recebo esse tipo de mensagem

            e nem sei como vai funcionar a decisão do STE de mandar retirar as FakeNews –

            mas pelo menso agora estamos de olho me temos pra quem denunciar
            e as denuncias tem sido grande

          5. Será necessário monitoramento constante, pois proibe-se uma mentira e já sugem meia dúzia. Não podemos relaxar e o TSE tem que ser provocado o tempo todo, diante da loucura que são as fake news apócrifas. Às vezes, eles usam provedores internacionais que evitam rastreamento (cada dia um país), mas a nossa PF tem peritos pra isso. Pelo menos pra rastrear quem encomenda.

          6. verdade
            e é muito dificil combater mentiras espalhadas pelo WA
            por isso o traste conseguiu
            ele é um canalha perverso que sabe como fazer isso – é doutorado no assunto

            mas temos que reagir e desmentir sempre e mais uma vez

            e se cada um de nós convencer um eleitor dele que foi enganado por mentiras vencemos essa parada

          7. Não precisam de nada muito sofisticado e caro. Hoje em dia, há estagiários talentosos em TIC’s que fazem trabalhos de alto nível. Empresas que cobram caro, na realidade, delegam pra esses jovens talentos e pagam uma miséria. Por que não contratá-los diretamente? É o que eles fazem. Às vezes, os jovens não são nem graduandos ainda e já sabem tudo de programação, liguagem web, design gráfico, porque fizeram cursos técnicos e/ou porque são autodidatas.

  4. Acabei de votar no 13 de ponta a ponta. Estou em Bauru -sp , cidade golpista e de fascistas a maioria. Há alguns democratas como eu !

    1. Você salva Bauru (e, por extensão, SP). Que seu exemplo se propague, sempre e sempre, e mais. Transmita saudações progressistas também para os/as outros/as democratas da cidade e sigam firmes quaisquer que sejam os resultados, que, esperamos, sejam melhores do que os que a propaganda retrógrada quer nos infiltrar. Avante ! ! ! ! !

    1. … Prezado Nílson, o senador Roberto Requião afirmou que ao votar no Ciro Gomes, votou no Ciro e também no Haddad!
      Declaração literal!
      Não foi algo que ficou implícito!
      Estes foram ipsis litteris os termos da manifestação.

  5. É possível assimilar Haddad e tudo o que ele representa nestas eleições ao desembarque dos Aliados na Normandia, em 1944, contra o Nazismo. Esse desembarque jamais teria sido possível sem a resistência heróica e estóica de Stalingrado, atual Volgogrado. Assim, Hitler não conseguiu ganhar a guerra no fronte Leste e chegar aos campos de energia soviéticos no Cáucaso. Se o conseguisse, teria energia para reforçar a guerra no fronte Oeste e certamente barrariam os Aliados. Lula é Stalingrado, porque também resiste heróica e estoicamente em Curitiba. E inspira todos os democratas para vencer uma luta que parecia perdida.

  6. Fernando, obrigado pela leitura de sempre e por sempre ecoar. Juntos venceremos. Abração,

  7. Meu(s) voto(s), que NãO É/NãO SãO secreto(s), faço questão de publicar, com muito orgulho, para votar logo mais, depois das 13 (h), se possível, às 13h13min :

    Deputado Federal : 1333 Merlong Solano (PT)
    Deputado Estadual : 13567 Magalhães (PT)
    Senadora : 290 Albetiza (PCO) [Porque o PT não lançou candidato/a próprio/a]
    Senador : 500 Jesus Rodrigues (PSOL) [Porque o PT não lançou candidatos/as a Senador/a]
    Governador : 13 Wellington Dias (PT)
    Presidente : 13 Haddad (PT)

    #Haddad13
    #Haddad13eManuela
    #13vitoriosologonoprimeiroedefinitivoturno

  8. Todos estão errados. Honradez e inteligência são muito bonitos, mas não ganham uma eleição onde um super-computador mapeou todas as inquietações mais profundas dos grupos sociais, e deu para cada um deles um motivo para odiar, temer e desprezar os melhores e mais honrados quadros políticos. O povão está votando em Bolsonaro porque têm medo de ques filhos sejam educados para serem homossexuais. Está votando em Bolsonaro, como vimos em muitas comunidades faveladas, porque acreditam que vão receber uma arma gratuitamente. Esta é uma guerra que deveria ter sido travada nas redes sociais, e no boca-a-boca de taxistas e de salões de beleza. Militância nas ruas já não serve para muita coisa. Diante desta tecnologia bélica de quinta geração, as passeatas de militâncias parecem com os soldados poloneses investindo com cavalos e sabres contra os poderosos tanques panzer dos alemães, na segunda guerra mundial. Vendo os auxiliares americanos dos inimigos, que são capazes de plantar qualquer sentimento em qualquer grupo social, o PT deveria ter se preparado à altura para anular os golpes internéticos do inimigo. Não precisamos agora de demonstrações de honradez, de puríssima honestidade, nem de apelos à razão por parte de gente abatida. Só uma força de igual intensidade e sentido contrário seria capaz de barrar a onda fascista. Bolsonaro era, desde o início, a opção escolhida para dar continuidade ao golpe pela via eleitoral. Só Lula poderia lhe fazer frente, e por isso foi afastado e isolado. Desde o início sabiam que os votos do povão, último bastião da democracia, seriam facilmente revertidos para o golpe, com o auxílio dos pastores mercenários. Ainda é tempo para agir com agressividade. Muita agressividade, santa agressividade, agressividade poderosa. Eles têm medo da agressividade, e por isso mesmo manobraram para jogar o PT numa situação de defensiva e fraqueza, com milhares de explicações que ninguém quer ouvir. Vamos à luta com frases que sejam mais cortantes do que espadas de samurais. Com perguntas irrespondíveis. Com a denuncia fria sobre o caráter dos inimigos. Venceremos, então.

    1. Se convencer os pastores a votar em Haddad mostrando que 10por cento de nada é nada da pra sair com boa vantagem. Com a catástrofe Bolsonaro não vai ter dinheiro sobrando na praça

    2. Muito bom, Alecs. Sou Lula até o casco, e votei no Haddad, mas vê-lo falando em ”festa da democracia” – qualquer que seja o resultado – a essa altura do campeonato é dose pra leão. Que festa, cara pálida?! Tá em que mundo, amigo?! A sombra do fascismo se projetando com força e ele dando um de liberal… Palhaçada.

    3. Concordo.
      Veja o exemplo de hoje na hora que fui votar:
      Depois que votei esperei meu amigo votar para irmos embora juntos. Enquanto isso, tinha um jovem com seus 18 a 20 anos sentado ao meu lado. Ficamos calados sem conversar, mas no final trocamos algumas palavras e ele disse: “Bolsonaro tem que ganhar mesmo pq o PT já roubou muito. Bolsonaro deve roubar menos. Aliás, deve roubar o mesmo tanto pq é muito dinheiro que rola ali”.
      Evidente, que discordei dele, mas não busquei convencê -lo. Afinal, ele já tinha votado. Qual era o perfil dele? Aquele jovem pardo, pobre, apolítico, com dificuldade de raciocinio, enfim o eleitor médio brasileiro.
      Bom, não vamos tentar convencer um cara desse a votar no PT, isso é impossivel, mas vamos desconstruir a imagem do mito. Colocá-lo no seu devido lugar. O que esse jovem irá fazer no segundo turno? Acredito que pensará o seguinte: “É tudo igual, vou anular essa porra pq é tudo ladrão”.
      Não vamos fazer textos longos pq essa turma não é afeita a leitura. Usaremos as mesmas armas do inimigo. Frases curtas de efeito.
      Obs.: qual será o posicionamento da Globo no 2 turno? Ontem, a Miriam Leitão, estava extremamente abalada com a subida do Bozo. Com essa treta entre Globo e Record, uma aliança com o Haddad seria boa.

    4. Camarada.

      Sinceramente, nunca , nunca li nada que se alinhe exatamente ao que penso e ao que é a realidade.

      A batalha vem sendo travada faz meses, desde Lula ainda no PODER.

      Vejamos, quem o povão acredita que protagonizou a maior escalada de corrupção da história ?

      Quem acredita na fantasiosa conversa do kit gay ??

      Quem não defende a reforma da previdência como forma de tirar o Brasil da crise, exceto os iniciados, ainda que essa reforma seja a pior desgraça social futura que esse pobre povo sofrerá ?

      Quem não diz que o Temer recebeu a bomba deixada por Dilma Rousseff e por isso nada fez que fosse capaz de tapar o rombo ??

      São inúmeros os conceitos fake disseminados e “engolidos” como realidade inquestionável.

      Vencer essa máquina e o ataque final que começará amanhã não será com a cavalaria, bom mocismo ou explicações e mea culpa. Ou vamos pro pau ou acabou.

      ACABOU !!!

      Ou vencemos agora ou mergulharemos numa longa noite ditatorial.

    5. perfeito a briga tem expor todo esse lodo que não deixaram revirar !! Lula deveria agora estar no Uruguai !!

    6. Militância na rua serve sim. Tive o prazer de dialogar com várias pessoas e procurei mostrar as mesmas que a violência e uso indiscriminado de armas é o pior caminho. Quem já foi abordado por um policial vê estampado na face do mesmo o receio e o medo, com o coldre aberto e mão no gatilho da arma ele se apresenta, imagine este mesmo policial com licença para matar, podendo atirar antes de perguntar nada, somente se guiando pela aparência da pessoa. Imagine um motorista de ônibus, sendo ameaçado todos os dias, como seria a sua situação num ambiente onde todos possam estar armados. Estes são apenas dois exemplos de possíveis consequências nefastas no futuro. A pergunta que deve ser feita é : qual pai ou mãe estão dispostos a velar um filho ou filha vítima de morte violenta e por motivo fútil ?

    7. Seria bom lembrar ao povo que ele é negro, desempregado, pobre e sofre um genocídio.
      Porque tenho visto vários exemplos de que o povo está esquecendo disso.
      Esse papo de lutar contra o fascismo não vai ganhar a eleição.

  9. Ouvi uma história a confirmar. Não sei se é verdadeira: aqui no Rio, onde NÃO é obrigatória a biometria, nos locais onde há predominância de Bolsonaro a eleição está correndo normalmente, SEM exigência de biometria. Nas regiões onde Haddad ou Ciro têm mais voto tem gente desistindo por causa da confusão com o CADASTRAMENTO da biometria. Foi o que me passaram.

  10. Pronto, feito: já votei, agora há pouco. Não deu para ser às 13h13min mas foi às 13h19min, conforme já postara (mas não saiu publicada postagem em nenhuma das 3 matérias anteriores do Tijolaço), do seguinte modo :

    Deputado Federal : 1333 Merlong Solano (PT)
    Deputado Estadual : 13567 Magalhães (PT)
    Senadora : 290 Albetiza (PCO) [ O PT não apresentou candidato/a ]
    Senador : 500 Jesus Rodrigues (PSOL) [ O PT não apresentou candidato/a ]
    Governador : 13 Wellington Dias (PT)
    Presidente : 13 Haddad (PT)

    #Haddad13
    #Haddad13eManuela
    #13vitoriosologonoprimeiroedefinitivoturno

  11. Já tem urnas apuradas em 90% em determinados estados e não sai nem boca de urna para presidente?

  12. Sou Lula até o casco, e votei no Haddad, mas ve-lo falando em ”festa da democracia” – qualquer que seja o resultado – a essa altura do campeonato é dose pra leão. Que festa, cara pálida?! Tá em que mundo, amigo?! Palhaçada.

  13. Vai ser engraçada ver o Bolsonazi fora do 2 turno. Nazista, facistá, ditador, torturador, matador de inocente. A solução para a violência e matar os moradores de periferia para bolsonaro e seu general asno.

    1. Vídeo falso postado por filho de Bolsonaro é desmascarado pela Justiça Eleitoral

      Em uma afronta direta à Justiça Eleitoral, Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, postou em seu perfil no twitter o vídeo de uma urna SUPOSTAMENTE fraudada. Segundo a lei eleitoral é CRIME filmar e/ou fotografar as urnas. Eduardo Bolsonaro, seu irmão, havia postado mais cedo um tuíte SOLICITANDO que seus eleitores filmassem as urnas – e portanto incitando o crime.
      O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou em sua conta no Twitter que os vídeos e mensagens em redes sociais sobre a suposta fraude nas urnas SÃO FALSOS (…)

      07/10/2018

      (…)

      FONTE: https://lula.com.br/video-falso-postado-por-filho-de-bolsonaro-e-desmascarado-pela-justica-eleitoral/

  14. Galera,voces
    viram as pesquisas de boca de urna no brasil? sinceramente, Teve
    dedo da cia nestas eleições , podem ter certeza. Serio mesmo, DO NADA
    o candidato do novo disparou aqui em bh. URNAS FRAUDADAS COM
    CERTEZA. BRASIL TA PERDIDO!

  15. FB , e essas pesquisas bocas de urna dando resultado ultra conservador e diferente de tudo? O que vc nos diz?

  16. Mas o que diabos é isso, afinal ? Parece que tá tudo parado, sem funcionar… Os blogs progressistas não informando praticamente nada, ConversaAfiada só com dois artigos desde hoje de manhã, o Viomundo é o único que ainda informa alguma coisa mas repassando informações de fontes da direita (boca-de-urna do Ibope, Globo etc…), o Tijolaço do mesmo jeito há horas, sem qualquer novidade (nem ao menos publica nossas postagens), o Blog da Cidadania também com as mesmas “manchetes” de ontem, o ex-progressista Cufezinha (do Miguel do Enrolosário) a mesma pasmaceira, o GGN do Nassif parado e o “site” do TSE, a página de divulgação de resultados não carrega, fica rodando, rodando e não mostra nada… QUE APAGÃO é esse, gente? O que está acontecendo? Vamos compartilhar, fazer girar as informações, verdadeiras, de preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.