Veto a comercial do BB não é só preconceito, é dano ao banco público

Por um acaso, sei dos antecedentes da campanha do Banco do Brasil que Jair Bolsonaro determinou que fosse retirada do ar.

Ela nasceu da necessidade de que o banco se posicionasse diante do crescente público jovem de serviços bancários, mercado onde o BB encontra, além da competição dos outros bancos comerciais “tradicionais”, os bancos virtuais e as “fintechs”.

O assunto é uma das preocupações dos grandes bancos há anos, atentos à renovação de sua carteira de clientes.

É uma área onde o BB tem dificuldades de competição.

Ao contrário do público formado por nós, os “coroas”, tradição, história, segurança, presença física disseminada em agências e outros valores próprios do “banco físico” importam pouco.

Ir à agência, falar presencialmente com o gerente, o “acolhimento” do cheque com a marca, coisas importantes para as gerações mais velhas, para este segmento são algo “sem noção”.

Tudo, para eles, é feito no celular. E “modernidade” é a identidade básica a encontrar no serviço.

No último “Top of the Minds” da Folha, em matéria de aplicativos de bancos, o BB ficou atrás de Itaú e Bradesco, ao contrário do que acontece na categoria de serviços financeiros, onde é o líder.

O Banco do Brasil, estatal, é um banco comercial, que disputa mercado, e a intervenção de Jair Bolsonaro lhe é danosa comercialmente.

O prejuízo vai além do filme e dos outros materiais “jogados fora”. São milhares de contas que o banco perde por estar ausente da disputa comercial e a perda de identidade que ele tem com o público “entrante” no sistema bancário.

Alguém tem de explicar ao senhor Bolsonaro que publicidade não é “marreta” com a qual apenas se “dá” dinheiro a veículos de comunicação. Publicidade “vende” e quem não “vende” tem prejuízo.

É o que Bolsonaro deu ao Banco do Brasil, suspendendo a campanha, que não tem nada que mesmo um obtuso poderia chamar de imoral. E, de quebra, causa um prejuízo maior porque ajuda a fixar a imagem do BB como um banco antidiversidade, onde a cor da pele, do cabelo,  e outras das mil identidades do público jovem não se sentem acolhidas.

Isso não é ideológico, senhor capitão, é mercadológico.

O senhor, além de preconceituoso, é uma besta.

A menos que sua intenção seja esta mesmo, a de fazer o BB perder mercado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

      1. Imaginem o presidente da França dizendo isso.
        Imaginem o presidente da Venezuela dizendo isso.
        Imaginem o Primeiro Ministro da Suíça dizendo isso.
        Até o louco da América, o Trump jamais diria tal asneira…
        Mas nós temos um que diz e ainda curte ter dito.

    1. E o duro é que a grande maioria dos que o elegeram tornaram-se cegos, surdos e mudos no que diz respeito a discutir sobre política e, ao que parece, também retardados, já a maioria ainda declara apoio ao governo dele.

    1. Com certeza. A propaganda transmitiria uma imagem positiva do banco justamente para os jovens progressistas, mas inteligentes, mais capazes, com mais iniciativa para conquistar um futuro melhor. E para quem quer privatizar, isso não interessa.

    2. Exato. Causar dano ao BB é justamente o que a turma que manda no Bolsonaro – Paulo Guedes, Rubens Novaes, Olavo de Carvalho e outros iguais, do mesmo “clube” – quer . Aliás o que essa turma quer é causar dano ao nosso país, Brasil, para que tenham razão quando dizem que nosso país não presta, que bacana mesmo são os EUA , que nosso destino é sermos sempre terceira categoria, milhões de pobres devidamente alienados.

  1. “Branco no Brasil, mais de 500 anos levando vantagens”. O TV No Ar foi profético em relação à ideia de publicidade do atual governo para o BB.

  2. Manei a manchete para uma conhecida que foi publicada no UOL . Disse me ela – Como pode , não é verdade , ele é amigo do ” Junior Negão e ajudou a elege lo . Essa pessoa não é preconceituosa . Argumentei e coloquei várias situações , principalmente que era tudo antes das eleições .
    Ela é evangélica , jogou o problema todo para Deus . Ela está certa , nós não vamos nos encontrar nas ruas .

  3. chamar de besta é pouco
    tem que ser de BESTA² pra baixo (ou pra cima, aí depende do ponto de vista)

  4. Autoritário, Bozo não faz o dele nem deixa os outros fazerem. Apesar de péssimos, os serviços online do BB precisam de visibilidade para atrair o público jovem que vive de facilidades, Mas todos sabemos que o preconceituoso vê como negativo tudo o que se produz em prol do combate a desigualdade e aa favor dada a diversidade.
    Nós somos um dos povos mais imbecis do planeta e Bolsonaro e prova substancial disso. E não me venham com fake news, porque circulou com fartura as falas desse … , por várias mídias e compreendendo um espaço de mais de 30 anos. Isso comprova que não era jogada de campanha e que esse era realmente ele e isso somos um grade contingente de nós. Tudo o que ele fala é tudo o que sua capacidade mental lhe permite pensar .

  5. Mas nisso o coiso foi bem claro e transparente veio para DESTRUIR. Não deixar peda sobre pedra, política de terra arrasada.

  6. As ações do BB subiram 2% ontem, dia da treta. Fora a propaganda espontânea e gratuita que foi gerada pela reação ao ato presidencial.
    De canelada em canelada, JB tá surpreendendo aos poucos.

  7. Alem de vetar a propaganda, mandou o autor embora… ou seja nem bom senso ele teve… se não gostou faz outra… quem produziu seguiu o brifem de quem pediu… qual a mensagem que bolsonaro quer passar? Que e autoritário e quem não seguir a cartilha perde a cabeça..

  8. Alguém disse que a jogada foi estratégia de gênio e eu não consigo discordar. Certamente chamou muito mais atenção do que se ninguém falasse nada. Não que eu acredite que tem algum cérebro maligno capaz de planejar tanta treta.

  9. Perdão mas só idiotas completos podem achar os aplicativos do BB inferiores aos outros. São DISPARADOS os melhores. O do Itaú, por exemplo, NÃO RESGATA valores de fundos com liquidez DIÁRIA, nas contas empresariais. É um escândalo isto ! No mesmo Itaú, para se fazer um TED é preciso cadastrar o destinatário na agência. Eles alegam medidas de segurança, na verdade trata-se de IMPEDIR que se movimente o dinheiro que é NOSSO. Estou dando apenas exemplos com os quais estou mais envolvido.
    Isto sem falar na interface com o usuário onde o BB dá de goleada. Infelizmente o jovem faz sua escolha exatamente pelas “propagandas bonitinhas, moderninhas” e mentirosas.

    1. Não faça isso. O BB é uma sociedade de economia mista e órgão regulador do mercado financeiro. O único que financia agricultura familiar a juros baixos. Ajudar a acabar com o Banco é fazer o jogo da direita. A culpa dessa arbitrariedade é de um Tosco que é por tragédia o Presidente .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *