Vive les enfants du ‘Brizolon’! Vive les jeunes du Brésil!

449

Tout ne va pas bien, Madame La Marquise.

O CIEP 449, que leva o nome de seu autor, Leonel de Moura Brizola, é uma  das escolas da América do Sul que recebeu o selo de qualidade Label France Éducation, concedido a quem promove uma metodologia de excelência da Língua Francesa.

Fica em Charitas, Niterói, onde antigamente se mandavam os navegantes doentes, para morrerem em isolamento e não contaminarem a cidade do Rio.

Mas os guris do Brizolão não estão nadando em fartura, não.

Nem esquecem dos outros que não tem o que eles, mal ou bem, tem.

E mais mal do que bem, porque são vitimas da carência geral da educação e da carência particular do Rio de Janeiro.

E você vai ver no vídeo abaixo que a garotada não está mansa, não.

Il n’est pas douce.

Porque o velho homem que fez esta escola, pondo em prática o sonho de outro de sua geração, o garotão Darcy Ribeiro, não fez tudo isso para que eles fossem mansos.

Foi para ensinar o que eles aprenderam quase sozinhos e escreveram no cartaz da foto.

Uma escola para aprender a pensar, não a obedecer.

O contrário do que quer o cachorrinho de madame de São Paulo que quer colocar um espião em cada sala de aula.

E eu, que fiz o ginásio com o velho e sebento “Cours de Langue et Civilization Française”, ainda guardo comigo os lindos versos da Marselhesa que dizem: “Liberté, Liberté chérie! Combats avec tes défenseurs” (Liberdade, querida liberdade! Combata com teus defensores).

Os coroas que fizeram esta escola e o agora coroa que conta esta história estão orgulhosos de vocês.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. A MIOPIA DA ESQUERDA E CIA AO NÃO TER UM DIAGNÓSTICO REAL DA NOSSA EDUCAÇÃO.
    A esquerda no mundo inteiro sempre caiu no erro de achar que somente o fato de mudar o sistema econômico e ou político e dar condições das pessoas para ter acesso aos bens materiais, dar alguma ajuda social, fazer alguma intervenção “positiva”, dar empregos, isto por si só constitui algum tipo de revolução que nos joga diretamente no paraíso, sem ao menos se importar com fulcro da questão, já que temos que mudar na verdade é a mente das pessoas, que em virtude de sua limitação atual, cria todos estes desequilíbrios, toda esta exploração, injustiças, corrupção e muita miséria. Você pode instituir a sociedade mais perfeita que você puder, distribuir as riquezas, os bens, etc., e no dia seguinte algum ambicioso de plantão, que é a condição psicológica do ser humano educado no paradigma atual, vai botar tudo a perder, e ninguém enxerga isto.
    E o PT o que fez, acabou, de forma ingênua, repetindo tal equívoco aqui no Brasil, e por isto foi defenestrado do poder, porque governou sem se preocupar em dar condições para tornar as pessoas inteligentes (o que de fato instituiu um golpe senão a precariedade tanto cultural, quanto cognoscitiva não só dos políticos mas de todos nós, porque se fôssemos inteligentes a condição tanto social, quanto econômica e política do país não seria outra? Para um país funcionar com racionalidade e eficiência, precisamos de gente inteligente, e porque não a temos a economia vai mal, a política é um caos, o social é um pandemônio, o judiciário é uma espécie de hospício, a segurança pública mais parece um cenário do apocalipse, a política é uma máfia corrupta, etc.), pois, nunca refletiu sobre a realidade que a frase do educador J. Krishnamurti muito bem sintetiza: ” devemos ajudar os pobres e assim impedir que os mesmos amadureçam, ou deixá-los a Deus dará para que aprendam? Nenhuma nem outra destas coisas, temos que torná-los inteligentes” (e acrescentando, lógico que esta educação é necessária também às outras classe sociais, inclusive os ricos), foi sua resposta, e bem apropriada, é bom registrar, pois, dar condições materiais a um indivíduo com esse grau de esclarecimento atual é como armar um bandido, já que ele nunca saberá utilizar bem qualquer recurso que se lhes ofereça, e ainda com certeza se voltará contra seus beneméritos visto ter as condições para mostrar sua natureza em toda a sua potência, que é a de um animal de rapina (veja a reação da classe média em relação ao governo do PT, pois, foi a maior beneficiária de todo este desenvolvimento que vicejou na era Lula/Dilma, e no entanto, foi a que mais se postou contra esse mesmo governo). E para isto temos que mudar a educação radicalmente, para começar, pois a educação atual na verdade faz é bloquear a nossa inteligência em virtude só trabalhar o intelecto com suas matérias estéreis e alienantes e por isto só cria corruptos, etc., ( o PT fez foi investir mais ainda nesta educação que se fosse gestada pela central de inteligência do inferno, não faria o estrago que fez e está fazendo, simplesmente lobotomizando os nossos jovens, e este partido ainda bota dinheiro numa coisa dessas, ou seja, dá mais poder e força para o suprassumo da irracionalidade que é educar para impedir que nossos filhos sejam inteligentes, esta é que é a verdade), então com base nisto chegamos ao seguinte raciocínio:
    SE NÃO DÁ PARA ENFRENTAR O SISTEMA DE FRENTE, TENDO EM VISTA QUE É QUASE IMPOSSÍVEL ELIMINAR A IGNORÂNCIA DE NOSSAS ELITES, POR QUE NÃO MUDAR DE TÁTICA?
    E MESMO PORQUE O SISTEMA CONTA COM TODOS OS RECURSOS, SEJA TECNOLÓGICO, FINANCEIRO, DE MÍDIA E CONTANDO COM MUITOS INTELECTUAIS A SEU SERVIÇO (99% DELES), E AINDA COM O APOIO DE OUTROS PAÍSES INTERESSADOS EM NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS, O QUE TORNA QUASE IMPOSSÍVEL ENFRENTÁ-LOS PELOS MEIOS TRADICIONAIS, CERTO?
    Foi o que pensei: veja, nem dois mil quinhentos anos de filosofia conseguiu mudar a sociedade com os seus tratados, compêndios que ninguém lê e entende; as religiões, idem, com seus dogmas e rituais que perderam todo o sentido; a educação que só faz repetir e aplicar os erros e equívocos da tradição, e que, portanto é mais um empecilho do que solução (e o PT ingenuamente ainda quer fortalecer mais ainda esta excrecência que só produz corruptos, ou será que estes políticos de hoje fugiram da escola já no primeiro dia de aula? É isto que dá nos metermos a governar sem realmente entendermos a fundo a realidade humana); a mídia, com raras exceções, é somente o sofista elevado ao cubo e que só ajuda o belo trabalho das nossas elites de escravizar o ser humano; e ainda temos a incapacidade do conhecimento e do discurso positivo, que ele implica, no sentido de mudar alguma coisa; o intelectual é apenas o elemento que levou o erro ao máximo grau de perfeição, ou seja, aperfeiçoou o erro em forma de cultura, o que quer dizer que é o membro mais refinado do clube dos que “acham que sabem” e temos o fracasso da arte que só fez alienar mais ainda o indivíduo, então qual a saída? Está no livro,
    “FUTEBOL, UMA REVOLUÇÃO À VISTA: DECIFRADOS, ENFIM, OS SEGREDOS DA GENIALIDADE DE NOSSOS CRAQUES”, pelo Clube de Autores, acredita?

  2. Intelectual italiano, romancista e filósofo, autor de “O pêndulo de Foucault” e “O Nome da Rosa” morreu em 19 /02/2017, aos 84 anos; ‘O fascismo eterno ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis’, diz Eco. Uma das características do fascimo é intolerancia com a cultura.
    “No fascimo não pode existir avanço do saber. A verdade já foi anunciada ( a verdade que eles cultivam) de uma vez por todas, e só podemos continuar a interpretar sua obscura mensagem. É suficiente observar o ideário de qualquer movimento fascista para encontrar os principais pensadores tradicionalistas e exterminá-los.”
    Observe o que Roberto Freire esta fazendo no min. da Cultura. O fim da ciência sem fronteira, redução das verbas p/ ensino e por ai vai.
    http://www.geledes.org.br/as-licoes-de-umberto-eco-para-identificar-o-neofascismo/?gclid=CJCQxfDLj9MCFQMehgodwaUEeQ#gs.aGiJt2c

  3. Ai está a geração que vai tirar o Brasil das mãos sujas dos imperialistas de sempre. Esses aí não estão dominados pela cultura do Tio Sam, querem investimentos nas escolas e livros SEM CENSURA para pensar e descobrir o mundo por si mesmos. Viva o legado de Brizola e Darcy Ribeiro.

  4. Nos tempos da ditadura, os Ginásios Vocacionais do Estado de São Paulo (tive o privilégio de estudar em um deles), foram fechados, com direito a Tropa de Choque e tudo mais. Na justifinativa, além do jargão contra o comunismo, uma pérola de um coronel qualquer: “ESTAS ESCOLAS ENSINAVAM OS ALUNOS A PENSAR”.

  5. Para refrescar a memória.
    Nos tempos da ditadura, os Ginásios Vocacionais do Estado de São Paulo (tive o privilégio de estudar em um deles), foram fechados, com direito a Tropa de Choque e tudo mais. Na justifinativa, além do jargão contra o comunismo, uma pérola de um coronel qualquer: “ESTAS ESCOLAS ENSINAVAM OS ALUNOS A PENSAR”.

  6. A França ( país de terceiro MONDE) aceitou os ensinamentos do Saudoso Darcy Ribeiro. No BR ( gestão angorá no RJ) país de sábios, paralisou a construção dos CIEPs. Hoje estamos pagando essa SÁBIA decisão…

  7. Falar-se de DARCY E DR.LEONEL,desde que elogiosamente,pra mim é redundância.Mas sobre a alusão ao hino francês,sempre me vem à mente,uma outra assertiva histórica sofismática.Liberdade igualdade humanidade.Eu coloco sempre que posso,às alternativas aos ditames de tais sofismas.Somente resta, ARTILHARIA ,CAVALARIA E INFANTARIA.Sem essas,vamos ficando velhos e com os olhos no horizonte,sem encontrar saídas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *