3 meses grátis de aluguel. Entendeu que a “desinflação” é recessão?

3mgratis

A manchete de O Globo hoje é para guardar e usar em aulas básicas de economia, até no Ensino Médio.

Serve para ensinar o método mais imbecil de reduzir a inflação: acabando com a demanda.

Quem quer morar, não pode pagar. Então, amontoa-se na casa dos pais, vai morar com a sogra, e não se torna consumidor de tudo o que se precisa numa casa.

Quem quer alugar, não consegue, e perde renda que viraria consumo ou, até, se mete em dívidas para poder pagar IPTU e condomínio sem poder tirar isso das suas contas domésticas.

Ou, se ia vender, não consegue, a não ser que ofereça o imóvel na bacia das almas. E se não comprar imóvel, não se constroem novas casas e apartamentos  e a venda de materiais de obras civis e o emprego na construção caem, caem, caem.

Já contei aqui de um caso do qual tenho conhecimento pessoal: um prédio de apartamentos no bairro carioca da Tijuca foi lançado ano ano passado e os poucos compradores (10% do total das unidades) foram chamados este ano para receber de volta a entrada, porque a imobiliária desistiu da construção.

A equipe “dos sonhos” da economia produz o milagre do cavalo do inglês que, dogmático, havia lido um tratado sobre como treinar um cavalo para comer cada vez menos. De fato, durante algum tempo, as despesas com ração e capim se reduziram até, claro, que o cavalo morreu.

O como o pobre do cavalo está fraco, fraco, guardando suas poucas forças para catar qualquer fiapo de capim que ainda sobre na baia, ele não escoiceia o inglês.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Brito, vivo essa realidade. UERJ em.crise, não tem alunos e, assim, estou sem alugar um dos quartos do apê que eu divido. Difícil

  2. Tragédia anunciada ,onde está o skaf,? O do pato ?onde estão todos aqueles que defendiam imptchment?esse hipócrita ,canalhas,golpista.

  3. O País diante de tanta roubalheira fica sem Rumo,ainda nao está nessa situacao a Capital Paraibana,se continuar logo logo se espalhará pelo Brasil afora essa “Peste Temer”.

  4. O problema deles, imediato, são dois:
    >conseguir passar os assaltos (reformas) trabalhista e previdenciario -q isso faz com que o povao pague o rombo fiscal
    >estancar as grandes e generalizadas PERDAS do andar de cima no dia a dia econômico…
    Só não digo que se explodam porque seria atitude mesquinha e insensivel.

  5. Não entendo grande coisa de conômia, não é , minha praia, mas certas coisas parecem óbvias. O que aumenta a demanda é o poder aquisitivo e a confiança no futuro. Aumentando a demanda, também é necessário o aumento da produção e, por consequência, há aumento da oferta de empregos, inclusive de melhor qualidade. De que adianta contabilizar como novos empregos aqueles que surgem em telemarketing devido ao desespero das empresas em tentar vender? O problema é que o capitalismo predatório chegou ao ponto em que não é possível manter os lucros. O capitalismo é como aquelas famosas pirâmides financeiras: uma hora elas sempre arrebentam porque não existe como manter indefinidamente o esquema funcionando. O exemplo do cavalo que está no texto é perfeito para explicar o que vai acontecer. Em relação ao futuro do brasil, ele não será nada parecido com aquela maravilha que os coxinhas sonham. Entramos na rota de nos tornarmos um daqueles países infelizes da África, que tiveram seu sangue sugado até onde deu durante a colonização e depois foram deixados à própria sorte pelos saqueadores. Os ianques, hoje, são os filhos pródigos que continuam tocando em frente os negócios de família iniciados pela Europa.

  6. Anarcocapitalismo/neoliberalismo não funciona.
    Acreditaram na globo …o resultado não poderia ser diferente.
    Fora Temer, fora golpistas.

  7. Miriam Leitão, na minha opinião, além de analista incompetente e parcial, é umas pessoas mais desonestas intelectualmente falando.

    Ontem, em seu artigo sobre Economia Livre, cometeu duas desonestidades:

    – tentou vender que, com a Lava Jato, a corrupção acabou (riamos!) e o capitalismo brasileiro se beneficiará disto

    – ao criticar o uso do Estado para fins privados, escondeu que o seu patrão é uma das empresas que mais se apropriou e tenta se apropriar do Estado para benefício próprio (existem exemplos à farta sobre isto: apoio à ditadura, Embratel, Banerj, compra da Nec com auxilio do Malvadeza, BNDES, etc.)

  8. Foi bonito de ver ontem, no entrelavo do programa do faltao, tiveram de usar o espaço para noticiar os produtos da própria GloboBosta, não não havia anunciantes.

  9. Essa história do cavalo era contada também em sua versão italiana: uma cabra cuja proprietária foi, aos poucos, treinando o pobre animal para viver sem comer. Até que, quando estava no final do aprendizado, morreu. O brasileiro passa pelo início da primeira etapa agora: a volta da fome e do desemprego, com todos os seus males. Aos poucos, a economia popular entrará em coma e morrerá até que reste apenas o mercado financeiro, gerando lucros em cima de lucros apenas com a especulação sobre a renda do próprio capital. Um caminho suicida mas que traz felicidade para os altos rentistas e para uma parte mais abonada da classe média que vai pagar menos para seus serviçais. Durante algum tempo, porém. Em breve, terão que fugir para Miami porque a violência será insuportável. Os ministros do STF, entretanto, já devem ter seus apartamentos chiques em Paris, perto do FHC, para onde se mudarão com armas e bagagens a lamentar o triste fim de um país que neles acreditou.

  10. Em minha cidade uma ceramica que funcionava a 70 anos e já chegou a empregar 700 funcionarios fechou por falta de demanda para as telhas tijolos.Nem no periodo FHC se apliou uma politica tão estupida.

  11. É muito triste mais é a realidade o que estamos vendo um país riquíssimo com economia em frangalho, sendo que já chegamos a 6ª economia do mundo, hoje se encontra em situação de degradação. Lembro-me que em alguns anos os Europeus e outras nacionalidades queriam trabalhar no Brasil, porque faltava mão-de-obra hoje está sobrando e sem nenhuma expectativa, de melhora, mas diante deste quadro que se vê com tantos políticos desacreditados a maioria envolvido com falcatruas, a cada instante pipoca um escândalo envolvendo esta gente. Considero falta de respeito com os eleitores e com os brasileiros em geral.

  12. A realdade que essa agenda neoliberal só atende um segmento da sociedade,os ricos banqueiros e esse malditomercado(parasitas), quando tinhamos um projeto de inclusão ,ele se baseava no ganha ganha,hoje isto ruiu.

  13. E o povo frouxo continua dormindo, não toma o seu destino nas mãos, vai morrer de fome e não vai reagir, sempre foi assim, brasileiro merece tudo e mais um
    pouco até que aprenda a lutar. Se soubesse na época entre 78 e 84, que coloquei minha vida em risco, estaria lutando por esses frouxos, teria deixado nas mãos
    dos militares mesmos, eles até disseram que os que viriam seriam os piores ladrões e lesa Pátria que veríamos, tais como fhc, serra, , aécio e outros mais.cansei
    Brito larguei os betes como se diz por aqui.

  14. A grande mídia criou um verdadeiro tsunami para favorecer a indústria da destruição civil…. foram mais de dois anos de machetes bravejando que o mercado da destruição estava aquecido,,,, que as ações das construtoras estavam bombando,,,, que a devido a forte estava faltando cimento, bla bla bla…. que apartamentos de quinta categoria chegavam a custar 1 milhão de reais, que apartamentos estavam sendo vendidos por 5 milhões, 10 milhões, 20 milhões….que empresários do setor comemoravam com seus clientes bebendo champagne toda semana as vendas…. a turminha da imobiliárias estavam babando arrogância
    Pareciam que estavam todos mundo sob efeito de CRACK
    Hype, hype, hype, hype…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *