Stédile: “as massas voltarão, e com mais força”

STED

João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadore Sem Terra, em entrevista a Renato Dias, no Diário da Manhã, de Goiás:

Primeiro, a deposição, sem crime de responsabilidade, de Dilma Rousseff. Segundo, as reformas ultraliberais. Terceiro, a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva. Três atos, interligados, de um golpe único?

João Pedro Stédile – Claro. Não precisamos ser paranóicos para apreender que tudo isso estava planejado. Em um script. É assim que funciona a lógica dos interesses dos capitalistas e das empresas transnacionais – leia-se império dos Estados Unidos no Brasil. Tudo começou por causa da crise econômica de 2008 e que veio com força ao Brasil, a partir de 2013. Quando há crise, cessa o crescimento, os lucros, o excedente de bens. Nesse contexto, a burguesia precisa ter o controle absoluto do Estado, para aplicar medidas que a protejam da crise e joguem todo peso da recuperação sobre a classe trabalhadora. É a história do capitalismo e se reflete aqui no Brasil também.
Veja que em fevereiro de 2017, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, escreveu um longo artigo no Valor e comparou a situação do Brasil, ao Titanic, que estava afundando e sem comando, sem direção. Ele só se esqueceu de seguir a descrição e dizer que nessas circunstâncias a primeira classe se apodera dos botes e se salva, e a segunda e terceira classes se afogam. Ainda eles tiveram o escárnio de botar a orquestra a iludir os que não teriam botes. É o papel da Rede Globo. Iludir. Os botes para burguesia se salvar são o controle dos poderes Judiciário, do Congresso Nacional e com o golpe do Executivo.

1954, 1956, 1959, 1961, 1964, 1985, 2016 e 2018, na História do Brasil República, possuem um fio de continuidade?

João Pedro Stédile – A situação atual tem uma similaridade mais apropriada com o que foram as crises de 1930, da década de 60 e a dos anos 80. Três períodos em que houve uma grave crise econômica no país. Sempre que há crise econômica, se acirra a disputa da luta de classes. Como consequência, a crise social. Os mais pobres pagam a conta, e uma crise politica, no sentido de que é necessário se criar uma nova maioria, uma nova hegemonia, que apresente um projeto de país. O capitalismo não representa mais progresso e solução para as maiorias. A saída da crise dependerá de um novo projeto, de uma nova hegemonia.

É possível Luiz Inácio Lula da Silva sair da cadeia?

João Pedro Stédile – Primeiro, Lula não cometeu nenhum crime. Não trocou nenhum favor de empresas. Com favorecimentos do seu governo. Não há absolutamente nada. Receber recursos de empresas para o Instituto Lula não é crime. O Instituto Fernando Henrique Cardoso vive com contribuições das mesmas empresas. A armação da Lava Jato com a fantasia do tríplex caiu por terra com a ocupação do MTST, que demonstrou a vergonha que é o apto. O juiz de Direito Sérgio Moro colocou na sentença uma nota fiscal de um elevador, que não existe. E fica por isso mesmo. A perseguição ao Lula é para impedi-lo de ser candidato, porque ele é o único representante da classe trabalhadora, com chances de ganhar da burguesia. Então, para a burguesia consolidar seu golpe e manter o poder por mais quatro anos, para ela poder sair da crise, ela precisa tirar o Lula do páreo, que significa tirar a classe trabalhadora, as maiorias do jogo eleitoral. A eleição sem Lula é uma fraude. Que não devemos obedecer.

Mesmo Lula preso, o PT registrará sua candidatura.Existe um Plano B para a Presidência da República?

João Pedro Stédile – Falar em Plano B é oportunismo eleitoral. Um suposto Plano B seria, na prática, condenálo e aceitar que o julgamento teria sido justo. Lula é inocente.

O fascismo assombra como um espectro o Brasil?

João Pedro Stédile – Uma onda reacionária e conservadora nas classes dominantes brasileiras vigorou em toda historia. Leia: Jessé de Souza A elite do atraso. O autor diagnostica a raiz desse pensamento, com 400 anos de escravidão. Casa Grande e Senzala. Aqui, no Brasil, temos ideias fascistas defendidas abertamente pela internet, mas não há um movimento fascista clássico. Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado podem representar uma parcela da elite reacionária.

Qual o futuro de Michel Temer após deixar o Palácio do Planalto?

João Pedro Stédile – Só o diabo sabe! Até as pedras conhecem os esquemas de corrupção que foram praticados antes e durante o golpe. Não somente em favor do PMDB. O seu patrimônio é incompatível com o salário de promotor, de professor ou deputado, funções que exerceu.Em São Paulo, o MST ocupou, em forma de protesto, uma fazenda de 1.200 hectares, que está no nome de um coronel da reserva, apenas um laranja.

O processo de Reforma Agrária no Brasil está parado?

João Pedro Stédile – A reforma agrária esta parada. Ela só se viabiliza com um projeto de desenvolvimento nacional do país. Como não há projeto para a agricultura brasileira, o que prevalece é o modelo do capital, o agronegócio, para a agricultura obter o máximo de lucro privado e espoliar a natureza. Não produzem alimentos. Não geram emprego. Não desenvolvem os municípios. Basta olhar a situação social dos municípios de Goiás. Em que o agronegócio tomou conta com a cana, o milho e a soja. O que ficou para o povo goiano? Nada, ou melhor, a migração, as favelas e o desemprego. O agronegócio quer apenas lucro. A maior parte do lucro produzido pela soja, cana, milho vai para o capital financeiro, e para as empresas que controlam o mercado mundial. Os fazendeiros ficam com apenas 13% da renda agrícola do agronegócio.

O que apontam os números da violência no campo?

João Pedro Stédile – Sempre que há uma crise, que a burguesia tem hegemonia total no poder, com o Judiciário, a mídia, o Congresso Nacional e o Executivo, a violência contra os trabalhadores aumenta. A vida dos trabalhadores que resistem, não vale nada para eles. Usam pistoleiros, Polícia Militar. Eles sabem que estarão impunes. A violência é maior nas regiões de fronteira agrícola. O capital disputa as terras públicas, os recursos da natureza e a mineração. Saímos de um padrão anual de 30 assassinatos, para mais de 70 por ano, depowis do golpe, segundo os levantamentos da CPT.

Não há, hoje, uma apatia dos movimentos sociais urbanos e rurais?

João Pedro Stédile – Sim. Há uma apatia geral do povo brasileiro. Mas, o povo, agora, percebeu que o golpe foi contra ele e ele está pagando com desemprego, trabalho precarizado, perda de direitos, de moradia, aumento do gás, para aumentar o lucro dos acionistas da Petrobras. Com reflexo nos movimentos populares Apenas mediações do povo. A história, porém, demonstra que isso é passageiro. O movimento de massas se move, às vezes com refluxo, adormecido, mas volta e com mais força. Eles que nos aguardem

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Exato…

    “em fevereiro de 2017, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, escreveu um longo artigo no Valor e comparou a situação do Brasil, ao Titanic, que estava afundando e sem comando, sem direção. Ele só se esqueceu de seguir a descrição e dizer que nessas circunstâncias a primeira classe se apodera dos botes e se salva, e a segunda e terceira classes se afogam. Ainda eles tiveram o escárnio de botar a orquestra a iludir os que não teriam botes. É o papel da Rede Globo. Iludir. Os botes para burguesia se salvar são o controle dos poderes Judiciário, do Congresso Nacional e com o golpe do Executivo.”

  2. Infelizmente o povo brasileiro continua cativo de uma cultura de submissão e apatia. Não tenho essa esperança do Stedile na volta dos movimentos populares. Eles parece que só ocorrem quando manipulados pela própria direita, porque nosso povo tem um viés de direita, mesmo nas classes mais humildes. É impressionante como é difícil fazer o povo acreditar nos valores de cunho mais socializante.

    1. Ouvi hoje, pessoalmente, um comentário inesperado. De um jovem e humilde vendedor de plantas aqui no interior paulista: “tirar a Dilma foi um erro e prender o Lula foi erro ainda maior porque governo bom é o que pensa no bem do povo”.

      Confesso que tomei um susto porque andava desanimada demais em relação às pessoas e não esperava um comentário desses. Stédile está coberto de razão porque os movimentos das massas surpreendem e a revolta está crescendo.

      1. Mas apenas vejo o povo ir as ruas aos milhoes, por cidade e em varias capitais ao mesmo tempo, como disse o Passos, apenas quando sao insuflados por iniciativas de direita.

    2. Tempos de bonança criam uma espécie de “anestesia”, uma zona de conforto. Mas, tenho percebido que essa “anestesia” está começando a acabar (principalmente em parte da classe média). Gente que começa a perder itens de seu padrão de vida (carro novo, viagens, convênio médico, bons empregos, escolas particulares etc.. etc..) e a perceber que não vai recuperá-los por um longo período de tempo. A medida que a recessão se aprofundar ( e isso será inevitável), cada vez mais pessoas se sentirão traídas pelas elites que as manipularam.E não existe quem tenha melhor memória do que alguém traído. Como já comentei aqui, o maior inimigo do projeto da direita, não é a esquerda: é o dragão da recessão. E esse dragão a cada dia que passa cria asas e garras.

  3. Stedile faz uma leitura límpida da realidade brasileira. MST é de fato o maior movimento social na AL. Acredito na capacidade desse grande homem Stédile e nos seus guerreiros valentes. Jessé Souza, bem lembrado, diz sempre que o povo é muito inteligente e compreende perfeitamente as manobras da burguesia.

  4. —————————————

    Os
    golpistas – criminosos de lesa-pátria — não se conformam de nos ter
    roubado o sonho de vir a ser um país mais justo e respeitado no contexto
    universal; eles são abusados e nada democráticos; provocam e agridem
    seus patrícios que não rezam pela cartilha da corrupção e do
    entreguismo; eles querem é GUERRA!

    ———————————————–
    09/04/2018

    O brasileiro de bem, que não torce para o bandido e quer estar a par das
    verdadeiras causas que levaram a bandidagem a se apoderar do poder via
    imbecilização da massa irresponsável, que saiu por aí afora batendo
    panelas, deve ler o livro de Lula, pois a Rede Globo, todos sabemos,
    distorce os fatos.

    ——————————————-

    07/04/2018
    É
    por isso que o governo não consegue oferecer aos brasileiros uma saúde
    pública saudável e honesta; existem muitos interesses escusos impedindo.

    Além do corporativismo da categoria, contrária à concorrência dos
    médicos cubanos, os bilionários donos de planos de saúde corrompem
    autoridades, aprovandoleis que praticamente obrigam o cidadão zeloso de
    sua
    família a subscrever um plano de saúde.

    ————————————–

    06/04/2018 – Moro explica toda podridão que está ocorrendo…

    Deixe
    de ser hipócrita, cara! Você: ou é muito vaidoso, e quer aparecer à
    custa do maior líder popular que o Brasil já teve; ou muito desonesto e
    está a serviço de interesses escusos, como o fez no vergonhoso episódio
    BANESTADO. Esta segunda é a premissa mais lógica e aceita.
    Mas pode crer, você ainda vai pagar pelo mal que fez e tem feito a esta
    pobre Nação: eu não me engano!?

    ————————————
    05/04/2018

    O que não me cabe na cabeça é ver os argumentos infantis, para não dizer
    imbecis, utilizados por essa pseudo justiça, que não escondeu seu
    partidarismo ao condenar o maior líder popular que tivemos depois de
    Getúlio Vargas, e o que mais fez em prol da redução da pobreza e do
    engrandecimento do Brasil!

    Disse “pseudo justiça”, pois só uma pseudo justiça deixa soltos
    políticos que, ostensivamente, enriqueceram à custa da corrupção que
    sempre grassou nas administrações públicas brasileiras, desde as
    pequenas prefeituras, e comete essa intolerável barbaridade de condenar
    Lula.

    E temos milhares de exemplos desses políticos corruptos, absolvidos por
    essa justiça de fancaria que condenou Lula, sem provas, baseada
    unicamente na hipotética posse de pequeno apartamento num prédio de
    classe média, no Guarujá.
    Para dar nome aos bois, eis alguns dos políticos que ficaram podres de
    rico espoliando o erário público e estão soltinhos da silva, absolvidos
    por essa catastrófica justiça: FHC, José Serra, Aécio Neves, Michel
    Temer, Romero Jucá, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco… etc., etc.
    etc.; afora algumas mulheres partícipes e usufrutuárias, a exemplo de
    Cláudia Cruz, mulher do famigerado Eduardo Cunha.
    Isso não é pra indignar e revoltar o cidadão de bem que quer um Brasil mais respeitado e justo??

    ——————————————-
    03/04/2018

    Esse bostinha deve ter comido merda quando criança!
    Um pastor que se
    preza jamais divulgaria tamanha baboseira; e um promotor público, então,
    devia ter um desconfiômetro que o impedisse de agir como um político
    desvairado e partidário.
    Pobre justiça, essa nossa!!!

    ———————————————–

    03/04/2018
    Um
    detalhe que foge à minha compreensão e, quero crer, à da maioria de
    meus patrícios, é: Porque cargas d’água, essa quadrilha de maus
    brasileiros está fazendo isso?
    Entregar uma riqueza desse porte a
    empresas estrangeiras é o mesmo que deserdar seus patrícios, e inclusive
    seus descendentes, de uma herança que pouquíssimas nações tem condições
    de oferecer a seus filhos.
    E isso tem um nome: CRIME DE LESA-PÁTRIA!
    ————————————-
    29/03/2018:
    Até isso o brasileiro deve ao Lula: o desmascaramento das castas de
    corruptos e corruptores que agem na mídia, na política e nas
    instituições públicas (PGR, TCU, Judiciário, etc), desviando
    fraudulentamente o dinheiro que poderia ser aplicado em obras sociais, e
    assim cumprir a obrigação precípua de todo governo honesto, qual seja:
    zelar pela saúde, educação e segurança do povo que o elegeu.

    ——————————
    05/04/2018
    O que não me cabe na cabeça é ver os argumentos infantis, para não dizer
    imbecis, utilizados por essa pseudo justiça, que não escondeu seu
    partidarismo ao condenar o maior líder popular que tivemos depois de
    Getúlio Vargas, e o que mais fez em prol da redução da pobreza e do
    engrandecimento do Brasil!
    Disse “pseudo justiça”, pois só uma pseudo justiça deixa soltos
    políticos que, ostensivamente, enriqueceram à custa da corrupção que
    sempre grassou nas administrações públicas brasileiras, desde as
    pequenas prefeituras, e cometem essa intolerável barbaridade.
    E temos milhares de exemplos desses políticos corruptos, absolvidos por
    essa justiça de fancaria que condenou Lula, sem provas, baseada
    unicamente na hipotética posse de um pequeno apartamento num prédio de
    classe média, no Guarujá.
    Para dar nome aos bois, eis alguns dos políticos que ficaram podres de
    rico espoliando o erário público e estão soltinhos da silva, absolvidos
    por essa catastrófica justiça: FHC, José Serra, Aécio Neves, Michel
    Temer, Romero Jucá, Geddel Vieira Lima, etc., etc., etc., afora algumas
    mulheres partícipes e usufrutuárias, a exemplo de Cláudia Cruz, mulher
    do famigerado Eduardo Cunha.
    Isso não é pra indignar e revoltar o cidadão de bem que quer um Brasil mais respeitado e justo??

    ——————————
    02/04/2018
    Esses marajás
    perderam completamente o respeito que devem ao contribuinte brasileiro e
    ao cargo que exercem: cargo excelentemente remunerado e que,
    seguramente, exige de seus titulares um padrão de comportamento honesto e
    imparcial.
    O “Regulamento do Funcionalismo Público”, se corretamente aplicado, poria toda essa corja na rua!
    É isso o que pensa e deseja todo brasileiro de bem!
    —————————————
    01/04/2018

    Sujeitinho ordinário, de passado nebuloso, que vive nababescamente à
    custa de um emprego público adquirido de forma obscura e lhe paga uma exorbitância para cometer
    injustas perseguições a réus supostamente inocentes e livrar a cara a
    outros, comprovadamente infratores!
    Desprezível sacripanta, gigolô de Cristo, vai rezar pela prisão de Lula? Rezar pra quem… para o Belzebu?
    Esse
    sujeitinho merece ser exonerado por ter feito essa declaração; ele está
    exorbitando de suas funções e transgredindo visceralmente o Estatuto do
    Funcionalismo Público. Rua com ele, sem dó nem piedade!!!

    —————————————————
    31/03/2018
    Há algo de mal cheiroso no reino da Bananolândia, que precisa ser urgentemente saneado!
    Não
    acredito! Mas se for verdade, isso, esse “abaixo assinado”, é, antes de
    tudo, um caso de polícia, além de ser também de justiça!
    Aonde
    já se viu, 1.000 funcionários públicos, a casta do funcionalismo da
    Nação; marajás cujos proventos, somados aos abusivos penduricalhos, dão
    um absurdo rombo nos cofres públicos, pedirem a prisão sem provas do
    único presidente da república que se preocupou com o bem estar de nossos
    patrícios menos favorecidos e que, nas pesquisas, voltará a ser
    presidente?
    Isso é crime funcional, que deveria ser enquadrado nos rigores da Lei!
    Mas como enquadrar nos rigores da Lei, se são os próprios infratores que julgam os acertos e desacertos legais?
    Estamos fu… e. se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come!
    E
    o sábio Friedrich já afirmava: “As convicções são inimigas mais
    perigosas da verdade do que as mentiras.” (Nietzsche). Mas ele não sabia
    nada, quem sabe é o investidor imobiliário Deltan Dallagnhol, que nas
    horas vagas é também procurador público.———————————————-
    28/03/2018

    Esse projeto de homem, que infelizmente foi indicado para o STF pela
    presidenta Dilma, deveria trocar o nome para Luiz Édson FAKE-IN!
    Seu
    claro propósito é atribuir a petistas as supostas ameaças que diz estar
    sofrendo. E com quem ele foi comentar as supostas ameaças?… com a
    Globo!
    Elemento despido do pudor que seu cargo exige, a bem intencionada Dilma errou redondamente ao indicá-lo.
    Criou uma cobra, para ser por ela picada, pobre Dilma!

    —————————————
    26/03/2018

    Tenho
    acompanhado com muita preocupação, Alecs, o sentimento de revolta de
    muita gente bem situada na vida e que, apesar disso, se sente injuriada
    com a verdadeira guerra de classes que estamos vivenciando, patrocinada
    pelo capitalismo selvagem que quer sugar, até a última gota, o sangue
    das classes menos favorecidas. Num país abundantemente rico, que
    poderia muito bem sustentar todos os seus filhos com muita dignidade,
    isso é uma insanidade! Insanidade ou desumanidade, que tem o respaldo de
    um grupo de canalhas maus brasileiros, que inventaram a palavra
    “meritocracia” para justificar suas fortunas, quando, na realidade, são
    quase todos oriundos da “Casa Grande”. Minha preocupação reside no
    fato de que o brasileiro menos favorecido ficou, entretanto, mais
    esclarecido. Com isso, grande número deles passou a compreender que
    veem, há séculos, sendo explorados e manipulados por uma ‘elite”
    hipócrita, preconceituosa, desumana e arbitrária, que sempre teve nas
    mãos as rédeas do país, exceto no curto espaço de tempo do governo
    petista, fase que serviu para abrir-lhe os olhos.
    E esse
    esclarecimento é, na verdade, o estopim para uma revolta de sérias
    consequências que, infelizmente, parece-nos a única e derradeira alternativa..

    25/03/2018
    Os
    coxinhas, os lavajateiros, os golpistas, os entreguistas e todos
    aqueles que torcem contra o progresso do Brasil, vivem plantando
    notícias tendenciosas, as chamadas “fake news”, que fazem crer que a
    realidade é outra; distorcem os fatos para iludir o leitor que, se for
    incauto, entende do jeito que eles querem que entendam a mentira que
    visam plantar. Então, para combater essa praga de corruptos e maus
    brasileiros, é preciso saber com quem estamos lidando para não aceitar,
    ou aceitar com reservas até provas definitivas, o que esses sabujos do
    capitalismo estrangeiro — professores da mentirocracia, — querem que
    acreditemos.

    BOICOTE EM CIMA DELES É A ARMA INDEFENSÁVEL QUE DEVEMOS USAR!

    24/03/2018

    A arma indefensável que o povo tem para combater esses capitalistas
    indecentes, que só pensam no dinheiro, não tendo vergonha na cara nem um
    pingo de sentimento de brasilidade e de respeito ao público consumidor, É BOICOTAR SEUS NEGÓCIOS!!!
    Deixar
    de comprar em lojas, bazares, farmácias, supermercados, e produtos de
    marcas fabricadas por empresários golpistas e entreguistas; encerrar
    contas em estabelecimentos bancários de grupos que pouco estão se
    lixando para o país que lhes proporcionou riqueza, como é o presente
    caso do banco itaú (com letras minúsculas mesmo). Não é preciso dar
    sequer um tiro, nem jogar uma bomba: é uma arma limpa e inteligente, que
    tem um efeito explosivo e deve ser aplicada também aos jornais,
    revistas, rádios e canais de televisão!
    Com esse estratagema garanto que, sem dar um tiro, em dois tempos consertamos este País!

    21/03/2018

    Parece que as coisas estão se complicando para os golpistas. O povo
    passou a ter olhos para as arbitrariedades de um judiciário que custa
    uma dinheirama preta ao país, e não contribui em nada para o respeito às
    normas legais ditadas pela Constituição e demais códigos jurídicos.
    Aliás,
    confirmando o que foi dito acima, nosso judiciário reúne uma série
    de títulos mundiais que envergonham o Brasil e seu povo: “a justiça mais
    cara do mundo, com absurdos penduricalhos”; “a justiça mais parcial do
    mundo e, consequentemente, a menos confiável”; “a justiça mais lenta do
    mundo, onde, frequentemente e quando do interesse corporativo da classe,
    crimes prescrevem pela lentidão em que são julgados.
    Afora tudo
    isso, agora ficou claramente demonstrado a submissão de seus mais
    poderosos juízes à vontade de uma perniciosa rede de televisão que
    liderou o vexaminoso golpe de estado dado em 2016 e que, para o bem da
    Nação, sua concessão federal para operar o ramo há muito deveria ter
    sido cassada mas que, absurdamente, manda mais que o próprio judiciário,
    ao qual impõe sentenças de seu interesse, mesmo que contra os
    interesses nacionais.

    18/03/2018

    Brasil!… Brasil!… Brasil!
    Foi
    assim que essa nossa mídia fabricante de falsos heróis e de inocentes
    úteis imbecilizou a massa, criando heróis e ídolos que nada fazem nem nunca
    fizeram de útil ao país, nem a seu povo trabalhador.
    Os heróis e
    ídolos criados pelos espertalhões exploradores do incauto brasileiro —
    jogadores de futebol, corredores de fórmula 1, tenistas, galãs de
    novela, etc –, desviavam sua atenção das enormes mazelas de uma
    sociedade formada por perversas castas e por instituições podres, que
    mantém absurdos direitos para seus componentes, deixando o Brasil, um
    país rico, figurar no mapa da fome da ONU.
    A máscara caiu! O
    povo descobriu a trama de que vem sendo vítima há séculos: pagar a
    enorme conta que os “mentirocratas” fazem em seu nome, sem dar-lhe nada
    em troca!

    Por isso eles odeiam o Lula: por tê-los desmascarado!
    Torço
    para que agora as coisas mudem; que essa chupinzada imprestável, que
    vem infelicitando a vida de seus patrícios menos favorecidos, criem
    vergonha na cara e passem a agir como gente!!!

    17/03/2018

    O Brasil já teve no passado fases em que os homens públicos zelavam por suas palavras, em que tinham vergonha na cara.
    Hoje,
    depois desse nefando golpe de estado, a seleção feita pelo vampirão
    para seus ministros é de envergonhar prostitutas do mais baixo
    meretrício: mentem descaradamente e nem vermelhos ficam; falta a eles o
    pudor que se espera de qualquer cidadão decente.
    Que belo exemplo de comportamento essa raça que hoje dirige o país dá a seus concidadãos, heim?
    Se
    todos os brasileiros seguirem seus exemplos, seremos conhecidos como o
    país da “mentirocracia”: quanto mais se mente, mais apto se está para os
    altos cargos da justiça e da administração federal!

    13/03/2018
    Esses donos da justiça do país,
    “super funcionários públicos” que ganham uma nota preta para isso, têm
    descuidado de suas obrigações ao agir de forma arbitrária, impondo
    favorecimentos a políticos comprovadamente desonestos, e perseguindo
    outros, supostamente inocentes pela falta de provas testemunhais.
    O que essa gente espera? Que o povo brasileiro concorde com esse inadmissível procedimento sem se revoltar e reagir à altura?
    Isso é querer dar diploma de imbecil ao povo que lhes paga os fornidos proventos.

    Recomendo a essa gente que se julga esperta e intocável, maior prudência: quando a boiada estoura, é difícil contê-la!

    Moacyr – 10/03/2018

    Estou vaticinando que isso não vai acabar bem!
    Basta
    perguntar a um desses privilegiados funcionários públicos de nosso
    judiciário — que ganham uma nota preta para zelar pela justiça do país,
    — se algum deles em lugar de qualquer um de nós, cidadãos que lhes
    paga os altos e abusivos proventos, estaria calmo e satisfeito com o
    serviço que eles vem prestando?
    E não é de agora não, como afirma a
    ex-ministra Eliana Calmon, a quem parabenizo pela coragem de contar mais
    um pouco dos abusos dessa perniciosa e intocável categoria.
    Não!
    Claro que nenhum desses marajás estaria satisfeito, confirmando o adágio
    que diz que pimenta no rabo dos outros é talquinho Pom-Pom!
    Agora, multiplique essa insatisfação por milhões de pessoas que estão vendo e se
    revoltando com as barbaridades por eles cometidas, e vejam o barril de
    pólvora que estão mantendo debaixo de suas camas!
    Isso porque o
    limite de abuso e provocação que eles têm infligido ao pais e ao povo
    brasileiro, chegou a um perigoso nível de tolerância.
    Então, peço-lhes: Ponham a mão na consciência e parem com isso!
    Vocês estão brincando com fogo!
    CUIDADO! O bom senso recomenda: Cuidado!!! Moacyr – 09/03/2018

    Não tem jeito mesmo!
    Esse nosso judiciário tem demonstrado estar acumpliciado de corpo e alma com os golpistas!
    A
    proteção que tem dado aos verdadeiros corruptos, que vêm agindo há décadas e cujas provas pululam
    contra eles, não sendo apenas as imbecis convicções que tem norteado a
    perseguição que eles mantém contra réus inocentes, como temos visto, num
    claro desprezo à inteligência do povo que paga seus polpudos salários e
    que, infelizmente, tem suportado a provocação sem tomar as providências
    cabíveis, tende a ter um fim.
    É… parece mesmo que não tem jeito… parece que as providências cabíveis, que eles estão ansiosos para ver o povo tomar ,
    vai ter de ser mesmo na porrada!!!!

    Moacyr M.Alves – 07/03/2018

    Deixa de ser hipócrita, FHC! Quem te conhece que te compre! Você tem
    uma inveja doentia do Lula, o operário que não fez faculdade, não fala
    inglês, tem só 9 dedos nas mãos, mas deu-lhe uma aula de como governar
    um país para o povo, principalmente para os menos favorecidos pela
    sorte, enquanto você, nos seus calamitosos 8 anos, fez dos ricos, mais
    ricos, e dos pobres — coitados –, mais miseráveis; deu-lhe uma aula
    de brasilidade, pagando a divida e elevando o Brasil à condição de
    credor do FMI. Vou ficar só nisso, pra não me estender muito comentando o
    baile que o metalúrgico lhe deu: baile de sensibilidade, de
    personalidade, de patriotismo, de amor ao país que governou; de
    vergonha na cara, restituindo ao país o brio em vez do complexo de
    vira-lata que o seu governo alimentou.

    Moacyr: 26/02/2018

    O que essa
    imprensa marota e sem escrúpulos quer é imbecilizar a massa, favorecendo
    os golpistas, dos quais ela faz parte, sem o mínimo pudor de estar
    jogando contra a Nação, da qual ela também faz parte. Isso é traição; é
    crime de lesa pátria!
    Canalhas! Canalhas! Canalhas!

    O que me deixa muito triste e decepcionado, para não dizer enfurecido, é saber
    que o Brasil tem a “justiça” mais cara do mundo e a menos confiável; que esses
    funcionários públicos, que são regiamente remunerados constituindo uma
    elite de marajás dentro da administração pública do país, não cumprem o
    que deles se espera, qual seja: o cumprimento honesto de suas funções.Temos
    presenciado
    escabrosas e injustificadas perseguições, sem provas, a determinados
    réus,e excessiva leniência a outros, estes sim, comprovados infratores
    com excesso de provas..
    Fatos inaceitáveis como esses denigrem a
    reputação dessa privilegiada categoria, mostrando os intoleráveis abusos
    que cometem ao descuidarem da obrigação de serem honestos — condição
    primordial em suas funções –, e imparciais em seus julgamentos; além
    disso, eles registram um pernicioso e escandaloso corporativismo,
    próprio da mais perigosa máfia italiana, o que faz do cidadão brasileiro
    o sujeito mais trouxa e inerme do mundo, por sustentar esse
    bando de chupins degenerados, que o explora legalmente.
    Pobre
    país este nosso Brasil! Que espécie de povo somos nós? Urge pôr cobro a
    essas provocações feitas por essa gente degenerada ao povo que lhes
    paga os abusivos salários; essa corja que se julga intocável e soberana
    precisa ser urgentemente contida!

  5. Uai!!! Pensei que eles tinham colocado generais para prender bandidinhos pé-de-chinelo nas comunidades pobres cariocas, estão pensando no Brasil dominado? Quem sabe acordam.

  6. PORQUE STÉDILE NÃO SE CANDIDATA A DEPUTADO FEDERAL?
    VAI LÁ STÉDILE… O BRASIL PRECISA DE VOCÊ!
    LULA 2018!
    PT 2018!

  7. Claro e objetivo. A comparação com o Titanic realmente aconteceu da forma que ele descreve, ou seja, para variar a comparação se esqueceu dos efeitos sobre o povo ( classes C e D). A tendência é que ocorra o que ele diz no final, a menos que libertem Lula que tem capacidade e liderança para colocar o povo no jogo e evitar um movimento de massa com reflexos imprevisíveis. # Lula Livre

  8. O general Villas Boas mudou de opinião, ou o que ele fez antes da prisão de Lula sempre foi o pensamento íntimo dele. Não dá para confiar em homens que aceitam o jugo dos poderosos. Stédile foi sensato na análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *