9 governadores, milhões de votos. Mas não vem ao caso, isolem Lula!

bilhete

Nove governadores – um terço dos 27 que têm o país – não puderam visitar Lula.

Segundo deu ordem à juíza de execução,  Sérgio Moro – e no que é repetido pela grande imprensa – quer “evitar regalias”.

Que regalias?

A visita aos presos é assegurada pela Lei de Excução Penal, artigo 41, inciso 10, inclusive para amigos.

Claro que isso tem de ser disciplinado pelo juiz penal e pela direção da instituição onde está o preso.

Mas não há nada que restrinja isso a uma visita por semana e, ainda que seja assim, não se possa permitir mais.

Até pela representatividade de gente que foi eleita com dezenas de milhões de votos.

É evidente que a razão não era, como alega Moro, “o bom funcionamento da unidade”, seja porque os diretores da PF receberam os governadores – e três senadores – , seja porque o compartimento onde Lula está detido fica num andar isolado.

Tião Viana (AC), Waldez Góes (AP), Flávio Dino (MA), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Ricardo Coutinho (PB), Renan Filho (AL), Paulo Câmara (PE) e Rui Costa (BA)  tiveram de deixar um bilhete, manuscrito apressadamente para que os policiais se dignassem a entregar a Lula, dizendo que estiveram ali e estão solidários a ele.

Não é a primeira vez que se nega uma visita a Lula na prisão. No dia 14 de maio de 1980, Leonel Brizola tentou visitar Lula, preso pela Lei de Segurança Nacional por liderar uma greve dos metalúrgicos do ABC paulista.

Era, porém, o tempo da ditadura. Em plena democracia, que deveria ser o regime de tolerância, que mal faria, até pela solidariedade humana, que Lula recebesse o abraço da comitiva de governadores e trocasse algumas palavras, por meia  ou uma hora?

Ah, mas “são as regras carcerárias”, dizem os energúmenos. Ao que o governador do Maranhão, Flávio Dino, ele próprio ex-juiz federal por mais de 10 anos, entre a lei e as regras da carceragem, prevaleceria a lei. E, claro, o bom senso.

Então, fica lá o preso Lula, numa “solitária light”, numa excução de pena que é antecipada e precária, cujo mérito está (ou estava, porque a covardia talvez o impeça de examiná-lo), esperando “dar quarta-feira” para que possa ver alguém além dos advogados que, evidente, têm de guardar segredo das estratégias jurídicas.

Moro vai insistir quanto puder nesta estatégia perversa e autoritária, como um Bolsonaro prisional, onde “preso bom é preso na solitária”. Que, claro, não vai prevalecer, até porque basta Lula constituir como advogado também um interlocutor político, e advogados não faltam.

Se quisesse confronto e tumulto, Lula estaria enviando, por seus advogados, conclamações e brados de insubmissão. Não está fazendo, é óbvio.

Mas será inevitável que o faça, se continuarem com essa inflexibilidade autoritária.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

41 respostas

  1. Canalha ao cubo! Essas ações são próprias de pessoas sem caráter e medíocres! Mostram a sua pequenez diante de uma alma nobre como a do Lula e dos que reconhecem o seu valor!

  2. A criminalização da política é o que reveste mais essa arremetida ao Estado de Direito. Juízes que não se submetem às Leis, isso é fascismo e falência institucional em doses cavalares. E onde se encontra a guardiã da altivez da Suprema Corte, Cármem Lúci? Encoberta por sua própria pequenez pessoal, arrepiada de medo dos flashes da Globo ou dos twitters do General. Não sei o que mais sobressai no Judiciário brasileiro, a o acovardamento ou a canalhice. Obs.: Fernando, conserta a quantidade de Estados brasileiros. Pois hoje nossas instituições não estão à altura dos 26 Estados existentes, quanto mais 37.

  3. por que a surpresa ?? que esperavam os pts na casa do CRIMINOSO????a esquerda continua com seu choro ,ações reais ,concretas ,??nenhuma

  4. é o mesquinho exercendo seu pequeno poder. mas, vem cá, quais estados vc já dividiu pra termos 37 governadores? rsrs

    1. Criminoso prende o inocente e STF deixa de aplicar regra constitucional
      Por jurista por Marcelo Neves
      10/04/18

      O caso Moro versus Lula – o primeiro representando a classe dominante brasileira e elite reacionária do país, o segundo incorporando os anseios por inclusão de amplos setores da população – é um gritante caso de inversão do direito.
      Quem é o criminoso confesso? Moro. Por quê?
      (…)
      Quem é inocente? Lula. Por quê?
      (…)
      Entre banalidades e artimanhas esdrúxulas, no meio de rasgos de oligofrenia, pequenez e despudor jurídicos, a sessão do STF, em 4 de abril de 2018, seguida da ordem precipitada e inconstitucional de prisão de Lula por Moro, não foi apenas um teatro de absurdos, mas sobretudo uma expressão grotesca de realismo fantástico, que seria bem narrada pelo imortal Gabriel García Márquez.

      FONTE: https://jornalggn.com.br/noticia/criminoso-prende-o-inocente-e-stf-deixa-de-aplicar-regra-constitucional-por-marcelo-neves

    2. Maria Thereza, eu percebi isso, mas parece claro que foi um erro de digitação, não de conhecimento. Concordo que será bom fazer essa correção no corpo da matéria.

  5. Gilmar diz que pessoas indignadas com vaso sanitário em cela de Lula sofrem de “perversão”

    10 de abril de 2018 às 19h29min

    Gilmar Mendes deu uma traulitada exemplar nos cidadãos de bem que estão indignados com o fato de a cela de Lula tem vaso sanitário. Sim, fomos parar nisso.
    “Onde estamos com a cabeça? Aonde foi a nossa sensibilidade? É um tipo de perversão que pessoas que foram alfabetizadas, tiveram três ou quatro alimentações durante toda a vida, se comportem dessa maneira, animalesca”, afirmou, segundo a Folha.
    (…)
    O ministro citou reportagens da imprensa que mostraram que Bretas acumula o recebimento de seu auxílio-moradia com o da mulher, que também é juíza. Gilmar tem sido um crítico desse benefício aos juízes em geral.
    “Juiz nenhum no mundo pode fazer esse tipo de coisa. O moralismo é o túmulo da moral mesmo”, afirmou Gilmar.
    O ministro Dias Toffoli pediu a palavra para concordar com o colega de bancada. “O moralismo esconde coisas cruéis”, disse
    (…)

    1. Todas as frustrações desses indivíduos, todos os males de sua vida miserável e infeliz e de sua família desestruturada e eivada de depravações e violência doméstica, foram canalizadas para o Lula como se ele fosse o único culpado por isso. É o chamado RBI – Redirecionamento dos Baixos Instintos. A fórmula para fazer esta canalização a elite brasileira aprendeu na Disneylândia.

  6. Polícia Federal brasileira recebe mensalão do governo dos Estados Unidos
    Carlos Costa, que chefiou o FBI no Brasil por quatro anos, fala sobre como os EUA “compraram a Polícia Federal” e como a “ABIN se prostitui…”. O valor do mensalão depende do cargo que o indivíduo ocupa (delegado, etc.), mas em média gira em torno de 800 dólares por mês por cabeça.

    Revista Carta Capital, edição 283, de 24/03/2004

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://csalignac.jusbrasil.com.br/noticias/354350802/policia-federal-brasileira-recebe-mensalao-do-governo-dos-estados-unidos

  7. “Fui juiz federal por 12 anos e nunca tinha visto um processo judicial tão absurdo que conduziu indevidamente o ex-presidente Lula a prisão.
    A Justiça Federal foi criada durante a Ditadura Militar, em 1966, mas ao longo do tempo a Justiça Federal construiu uma tradição democrática infelizmente,hoje,esta tradição democrática e libertária que respeita a Constituição e os Direitos Fundamentais está sendo descumprida.
    E hoje tivemos mais uma prova….
    Qual a razão objetiva?
    Qual a razão legal?
    Qual a a razão de bom senso para impedir que 9 governadores de estado e 3 senadores da República de visitarem um ex-presidente.sendo,que, a Lei garante este direito?
    Qual a razão para a juíza negar este pedido?
    Ah não ser o exercício da força bruta contra os mais pobres.
    É o interesse em dizer a todos vocês que não vale a pena lutar.
    A mensagem que querem passar para vocês é a seguinte:
    – Olha!
    – Nós não respeitamos governador ou senador. Como vamos respeitar – na cabeça deles – o cidadão comum?
    Eles querem desaminar vocês,querem dizer que o povo brasileiro não vale nada mas nós sabemos que o povo brasileiro e o Brasil valem a pena – que Lula vale a luta.
    E que Lula representa o sonho de um Brasil justo.
    FLÁVIO DINO,GOVERNADOR DO MARANHÃO.

  8. TUDO ISSO PODERIA TER SIDO EVITADO, SE LULA NÃO SE CURVASSE A ESSE JUDICIÁRIO CANALHA E GOLPISTA E SE REFUGIASSE, POR EXEMPLO, NA EMBAIXADA DA RÚSSIA, VENEZUELA, ETC.
    Eu hoje temo pela vida dele, pois podem até colocar alguma coisa na sua comida que possa matá-lo aos poucos.

    1. E se afastar inteiramente não apenas do processo político interno, mas também de todo o chamado “mundo ocidental”? Não. É aqui, com a prisão transformada em uma gigantesca carga pesada demais para o Golpe carregar, que Lula está agindo de minuto a minuto.

  9. SÃO TODOS FILHOS DA MESMA PORRA DO SACANAS JUCANAS TUCANAS MORONAS33 CUNHANAS TUCANAS IN JUSTICANAS PFASCISTA JAPANAS DA GANG SATÂNICA

  10. O problema é que são os Estados Unidos que dão essas ordens!!!! Moro nem sabe com certeza o que está fazendo!!! É um pulha, traidor da pátria, porém burro e ignorante, apesar da pose!!!

  11. Gostaria de repetir algo que li num artigo, que pedia o envio de cartas a Lula:

    “O juiz Sérgio Moro, os procuradores da Operação Lava-Jato e os policiais federais de Curitiba pensaram que seriam os carcereiros de Lula, mas na verdade vão ser os carteiros do povo brasileiro para o maior símbolo da luta popular que já existiu no Brasil. Cartas para o Lula podem ser enviadas ao seguinte endereço:

    Superintendência Policia Federal

    Para Luiz Inácio Lula da Silva

    R. Profa. Sandália Monzon, 210 – Santa Cândida, Curitiba/PR

    CEP: 82640-040”

  12. É tanta injustiça que dá vontade de sair berrando nas ruas de Curitiba! Eu tenho vergonha de ter nascido no mesmo Estado deste juiz que pensa que manda em tudo, eu tenho vergonha!!!!!! Estou me filiando ao PT como forma de protesto e vou anunciar aos parentes e amigos, os verdadeiros permanecerão!!!!!

  13. Já passou da hora dos governadores do nordeste formarem um grupo de resistência e chamarem o povo para as ruas. O que é que estão esperando ? Caramba que frouxidão dessa gente. Que país é esse de gente sem reação, sem sangue nas veias.

  14. Vou falar uma coisa aos companheiros, esqueçam a direção do PT, vamos partir pra briga, sem confusão o LULA vai morrer na solitária.

    Quando me refiro a confusão, espero que entendam como ações reais, concretas e que fujam do discurso tolo . É a vida de um homem inocente, um líder que está jogada numa masmorra.

    Rasguem-se os escrúpulos.

  15. O pen destituiu o advogado kakai para evitar que o STF julgue a liminar na ADC e se posicione a favor da garantia constitucional da presunção de inocência. O partido não quer que lula seja beneficiado porque é de direita. Então, os outros presos que se danem. Depois ainda tem gente que tem coragem de dizer que não se trata de perseguição política a lula. Os caras querem impedir os ministros de julgarem com medo do resultado beneficiar um político líder nas pesquisas eleito rais e prejudicar a direita. Espero que os ministros estejam atentos a essa manobra.

  16. Com todo respeito ao jornalista, já faz algum tempo que começo a crer que não vivemos “em plena democracia…”

  17. Seria uma atitude nobre do juiz, mas ele quer demonstrar que é inflexível.
    Sem querer fazer comparação entre as pessoas envolvidas ,nem fazer apologia a coisa alguma( nos dias em q vivemos tudo vira pretexto pra ser taxado de ladrao, etc), mas eu duvido que se fosse uma visita a algum membro da cúpula do pcc , se esses caras não autorizariam.
    Ou autoriza, ou é “salve geral”. Aí eu queria ver se tem peito mesmo.
    Mas com O Lula não pode.

  18. Acho que o moro( em minusculo mesmo), como dizem que foi instruído pelo Departamento de Estado Americano, CIA, deve saber coisas do Supremo; e por isso, todos têm medo dele. Ou ele se acha imortal como Clark Kent. Ninguém o enfrenta. É inacreditável que um juiz de primeira instância venha causando tanto mal a um pais de mais de 200 milhões de habitantes e não tenha uma autoridade que ponha um fim nisso! Também pudera! Ele tem a Globo como suporte e apoio de um sem número de lambe botas colonizados.

  19. Essa fixação do Dr. Moro ao presidente Lula, pelos diversos interrogatórios e as cobranças que os golpistas lhe impõem, teriam sidos estressantes ou traumáticos, com a possibilidade provocar nele transtornos obsessivo-compulsivo? Essas alterações caso tenham sido ocorridas, afetariam seu desempenho emocional para suas funções? Psicólogos ou psiquiatras responderiam melhor?

  20. Santa ignorância … ” têm de guardar segredo das estratégias jurídicas.”… . Dentro de uma cela da PF montada para ” acolhe lo ” ?. Aquele inquérito das gravações na cela do doleiro Youssef não esclarecidos . Somos mesmo brasileiros de triste memória . Espero que os advogados de Lula fiquem espertos em não discutir estratégias no ambiente da PF . A lava jato pode tudo .

  21. O Moro mostrou que é o Interventor Geral da justiça brasileira. Ele que manda em tudo, e a Constituição e as leis que este pobre país esculpiu ao longo de cinco séculos estão abaixo da vontade de Moro. Não apenas desrespeitou, mas humilhou os executivos e dirigentes máximos de quase metade da Federação. Só para sustentar um breve capricho de soberano.O Brasil, para Moro, é apenas “uma pequena base”.

  22. Vou tentar me lembrar do que escrevi como comentário ao ler esta notícia no 247, e que “não foi ao ar”. Um governador de qualquer estado federado é o chefe da polícia militar estadual. Ele manda. Desde que queira e tenha coragem para tanto. Em 1961, Leonel de Moura Brizola, governador do Rio Grande do Sul então – sozinho inicialmente – organizou um levante contra o poder federal em defesa de preceito constitucional, ou seja, a posse do vice-Presidente João Goulart em razão da renúncia de Janio Quadros. Brizola tinha coragem de sobra, coragem para mandar. Um subalterno sente a força ou a fraqueza de quem lhe comanda, e por isto decide obedecer ou desobedecer ordens. Assim, nossa Brigada Militar fechou totalmente com ele. Tanto que, logo a seguir, o comandante do que na época era o chamado III Exército, se aliou a Brizola e ao movimento que foi chamado de LEGALIDADE. Brizola cortou os sinais de todas as rádios menos uma, colocando o local das transmissões dentro do próprio palácio do executivo estadual: foi a chamada Rede da Legalidade, que passou a transmitir para todo o país em razão da potência dos transmissores. Criou os Grupo dos 11″ e os armou. O povo foi toda para a praça defronte ao palácio e ali acampou. Os telhados e afrente do mesmo com barricadas. A história é longa, mas o movimento curvou o poder federal. Seria melhor se Tancredo não tivesse se metido a negociador e ter atrapalhado a possibilidade de uma solução mais constitucional, que não seria alimento para o golpe de 1964 a seguir. Hoje nós estamos diante de pelo menos 9 governadores. Todos são chefes das suas polícias militares: mandam. Se quiserem. Se um deles começar um movimento, outros o seguirão. Convocar as polícias, cercar as sedes dos governos, armar barricadas, invadir rádios e TVs e tomar o sinal, constituir uma rede para transmissão e orientar o povo sobre a necessidade da defesa da constituição, divulgar permanentemente todos os crimes de lesa-pátria cometidos pelo governo federal do golpe, invadir e isolar os quartéis das polícia federais regionais e das forças armadas federais, e, caracterizar todas as medidas com uma DESOBEDIÊNCIA FEDERATIVA CONTRA O GOLPE DE ESTADO PRATICADO PELO GOVERNO FEDERAL, PELO PODER JUDICIÁRIO E PELA MÍDIA HEGEMÔNICA. Parece ser a única solução para o país sair da letargia pela ausência de força do próprio povo. Todos os movimentos sociais democráticos se unirão A esta REDE DA LEGALIDADE. É a hora. Quem começará? Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. O país está cansado de esperar. Não queremos heróis, que já os temos de sobra, pois todo o dia alguém cai abatido pela direita empedernida. Queremos apenas homens de coragem e que tenham algum poder na mão. 9 governadores já são o suficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.