A mídia assume que seu papel é esconder e desinformar

O episódio da autocensura do Ibope e do Datafolha com as pesquisas que iriam divulgar hoje e sexta-feira é dos casos antológicos que vão entrar, com destaque, no imenso livro das vergonhas da imprensa brasileira.

Não, não são os institutos de pesquisa os contratantes e, portanto, os donos da pesquisa;

São órgãos de imprensa (Globo e Folha) os contratantes e, por isso, os responsáveis pela divulgação dos resultados.

Perguntas não são retiradas por decisão do contratado, exclusivamente, como não são colocadas por ele.

É quem encomenda a pesquisa  quem define o que se quer saber.

E quem divulga os resultados, porque é o comprador da pesquisa.

Foram, portanto, as duas empresas de comunicação que “resolveram” que não se deveria saber quanto Lula alcançou – ou alcançaria –  nos levantamentos, regularmente registrados e, na data em que o foram, com a obrigação até mesmo legal de conterem o nome do ex-presidente.

É  o mesmo que Globo e Folha, os “campões da liberdade” e os lutadores incansáveis pela “não intervenção do Estado irem pedir a este Estados: ‘proíba-nos, proíba-nos já de divulgar informações, porque precisamos de cobertura para praticar a censura, em nome de nossos interesses”.

Mesmo a desculpa esfarrapada dada pelo Ibope, de que teria resolvido, na manhã em que se iniciava a coleta de entrevistas, que não deveria apresentar a opção “Lula” é carente de qualquer credibilidade.

Melhor que não a leve adiante, porque haverá, entre centenas de entrevistadores, quem revele que não foi feita mudança alguma e que, portanto, esta história é uma fraude.

Como também não terá credibilidade o número “sem Lula” que eventualmente, hoje, seja “autorizado” a divulgar.

De toda forma, chegamos a um ponto que se tornou impossível deixar de ver que se passou em muito do ponto de reconhecer validade a uma candidatura.

A questão, agora, é de não se permitir nem a expressão de uma corrente política – por todas as pesquisas amplamente majoritária na população – nem o retrato de que ela cresce e se avoluma além de todas as restrições que se colocam a ela.

E nisso, Justiça e grande imprensa, agora, assumem a mais explícita cumplicidade no crime de atentar contra a democracia e a liberdade de informação.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

39 respostas

  1. Repito abaixo o comentário que fiz sobre a outra postagem, tratando do mesmo assunto.

    [ Se analisarmos os resultados das últimas 4 eleições presidenciais observamos que a média de votos nulos, brancos e abstenções foi de 27,27% no 1º turno e 27,04% no 2º turno, sem que se observe qualquer tipo de viés, seja de alta, seja de baixa, a partir dessa pequena série histórica.

    Considerando que no Brasil pós-golpe, em depressão econômica e com o aparato midiático-policial-judicial a criminalizar a atividade política, desinformando, manipulando, despolitizando a população, é provável que este ano se elevem as abstenções, assim como os votos nulos e brancos. Supondo que haja 30% de abstenções, nulos e brancos e levando em conta os cerca de 40% de intenções de voto (talvez e provavelmente mais do que isso, nessas pesquisas censuradas pelos institutos ligados aos golpistas) que hoje apresenta o Ex-Presidente Lula, temos o seguinte quadro objetivo:

    1) – O Ex-Presidente Lula tem entre 55% e 57,14% das intenções de voto e vence a eleição presidencial já no 1º turno;
    2) – Se as pesquisas censuradas não apresentassem o Ex-Presidente Lula como vencedor já no 1º turno e o candidato oficial do golpe, o tucano Geraldo Alckmin, com alguma chance de ir a um eventual 2º turno, é certo que não haveria censura e os resultados das pesquisas do IBOPE e do DataFolha já teriam sido divulgados.

    Aos que estão caindo no canto da sereia de rifar o Ex-Presidente Lula, aderindo ao “plano B”, não pode haver recado mais claro: Eleições, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes. ]

    Vale lembrar que o mesmo IBOPE, por 30 anos, sonegou o resultado de pesquisa que realizou em 1963, a qual atestou índice de apoio popular superior a 65% para João Goulart, deposto em abril do ano seguinte, pelo golpe militar-empresarial engendrado pelas oligarquias e plutocracia nacionais, seguindo ordens do alto comando, que na época também ficava nos EEUU.

    1. A meu ver, as únicas razões para esconder a pesquisa seria um avanço substancial do Lula e/ou Haddad ou uma queda muito grande do Alckmin, se bem que o “muito grande” aqui é muito relativo. Neste momento, seria da máxima importância uma pesquisa da Vox Populi

    2. Prezado João de Paiva Andrade! Concordo plenamente com você no que diz respeito que a eleição sem Lula é uma fraude. Isso é ponto pacífico!
      Entretanto sabemos todos que Lula não será candidato porque isso já está determinado pelos mentores verdadeiros do golpe que são o departamento de estado dos usa e o mercado financeiro internacional (tudo em minúsculas mesmo).

      Se a esquerda como um todo tivesse mobilizado a população para resistirmos ao golpe, a entrega de nosso patrimônio às potências estrangeiras, a perseguição e condenação sem provas de brasileiros patriotas incluindo nosso Presidente Lula, não estaríamos nesta situação.

      Creio que não há alternativa a esta situação. Pondero que se não elegermos àquele que for possível, juntamente com uma bancada patriótica e progressista e governadores idem, não sairemos do fundo do poço em que fomos jogados.

      1. Me fascina a afirmação de que TODOS sabem que LULA não será candidato….Hum hum.. Ao menos um sabemos que não sab que não será candidato.. o próprio LULA…rsrsrssrsr

        1. E o senhor realmente acredita que o STF irá conceder liminar, pela permanência de Lula como candidato, até o trânsito em julgado do seu processo?

          Uma coisa é ser otimista, enquanto que outra, bem diferente, é ser utópico.

          E nesse caso, o tempo que o PT perderá em não poder pedir voto, até o término dos 10 dias para apresentar um substituto, para o TSE, é absurdo.

          Não entendo a estratégia, sinceramente (e com todo o respeito ao Brito), já que ainda que Lula consiga a liminar no Supremo e supondo que Haddad já tivesse sido indicado, Lula voltaria como cabeça de chapa normalmente!

        2. Jose Roberto de Lima, ainda acredita que o Presidente Lula poderá concorrer à presidência! me espanta tamanha inocência.

  2. O pior que esconder a pesquisa prejudica até mesmo os aliados deles. Se eu fosse um investidor na Bovespa eu precisaria das informações contidas na pesquisa para movimentar minhas peças, ou perco milhões. E invertendo a lógica – se Lula tivesse caído um ou dois pontos, Alckimin subido outros dois e/ou Bolsonaro oscilado, não teria TSE que proibisse a Globo ou a Folha de divulgar o resultado. O que me leva a crer que alguém vendeu informação para “amigos privilegiados” (Petrobras caiu quase 2% ontem), e que os números devem ser desanimadores… para os golpistas.

    1. Some-se a isso mais um aumento no preço dos combustíveis e a divulgação de mais uma fake news, via áudio, de uma nova suposta paralisação dos caminhoneiros, com apoio dos sindicatos, para colar, novamente, no PT o rótulo de intransigentes e incendiários.

  3. A Globo CIA lixo tóxico estrangeiro está fechando com o troglodita nazista ‘já-ia’ BOSTA[naro]!

    SENSACIONAL
    Ciro Gomes socou o triplex do canalha ‘mor(T)o’ no CU(nha) putrefato da infame ‘pena amestrada’ eliane TACANHêde/TUCANEDE &$ do infame Bonner ex-da Fatinha do jornal ‘NAZIonal’ da GloboCIA LIXO tóxico internacional!
    Aprendam, petistas republicanos (sic), como é que se lida com bandidas(os)!
    https://www.youtube.com/watch?v=spgdM7VxGsQ

  4. … E o DEMoTucano “Kojac Careca plagiadora brilhante do congênere mafiosão mimiSHELL” no STFede também já aderiu ao assemelhado troglodita nazista ‘já-ia’ BOSTA[naro]!
    O careca do mimiSHELL afimou que, “em breve, devolverá o pedido de vista do processo contra o Bolsonaro”!
    De pedido de vista, ele entende…
    Coitado do ‘Teori(a) da Conspiração Zavascki’!
    E coitadas das outras quatros vítimas daquele sinistro acidente [acidente!] aéreo!
    https://ogimg.infoglobo.com.br/in/20808525-ee3-1bc/FT1086A/420/x64466694_Brazilian-President-Michel-Temer-C-listens-to-Justice-Minister-Alexandre-de-Moraes-centre-L.jpg.pagespeed.ic.RmGwcuMJq_.jpg

  5. Enquanto escondem a informação, aproveitam também pra ajudar na especulação dos rentistas. Cada pesquisa divulgada abre espaço pra novas jogadas manipuladas na bolsa. O pessoal da grana está fazendo uma festa dupla. Esconde Lula e fatura alto às custas da desgraça do país. Com essa turma, só na guilhotina mesmo.

    1. Sem dúvida. “Em off”, já deve ter gente vendendo antes que saia a manchete: “Mesmo após horário eleitoral, Alckmin não deslancha”.

  6. Brito, além do crescimento de Lula, há outro motivo para a auto-censura das pesquisas: mesmo após o início do horário eleitoral, Alckmin não vai sair do lugar. As intenções de voto no fascista do Bolsonaro são reais, não são fogo de palha. Não haverá esvaziamento. Bye, bye Alckmin.
    O perigo nazifascista é real desde 2013. Não é uma simples moda. E foi gestado pelo próprio PSDB. Parabéns tucanos!

  7. A mídia podre parece aquele cara que traído pela mulher na sala de visitas mandou trocar o sofá; estão na base do me engana que eu gosto. Eles gostariam de ver uma pesquisa em que fossem líderes e com larga vantagem; como está impossível retiram as pesquisas do ar e das páginas. Não adianta, a Vox Populi sai semana que vem e o estrago para eles tende a ser maior do que os 40% que sairiam hoje. Quem especula é bom se preparar pois a bolsa vai cais de novo e o dólar deverá ir a uns R$4,40, por ai.
    E viva a lava jato, e viva o golpe, e vivam os coxinhas e viva a mídia podre. A solução está clara: basta que o STF resolva a parada da liberdade de Lula; resolve-se tudo no primeiro turno sem riscos bolsonarianos ( parece com bolivarianos, não é estranho?). Do contrário a briga no segundo turno será entre o capitão e Haddad. Parece que terão que apoiar o Haddad para se salvarem ou será o caos geral.

  8. Tenho insistido, sem muita adesão, desde o início do golpe, que estamos sob uma ditadura midiático-judicial e o que foi acontecendo de lá pra cá confirma cabalmente esta tese.

    #LulaPresidente!

  9. E depois eles vem falar em “imprensa livre”… que piada!
    Um cartel de famílias misturando interesse público e privado.

    Além de tudo: UM ATENTADO CONTRA O TAL LIBERALISMO QUE ELES TANTO “AMAM”.

    Fazem isso de graça??? O que me garante que malas de dinheiro do Temer e Alckmin não estão “pagando” essas pesquisas???

    Mais uma vez: O PT DEVE MOSTRAR ISSO DE FORMA CLARA E ABERTA NO HORÁRIO ELEITORAL E NAS ENTREVISTAS
    Eles devem fazer o mesmo que Bolsonaro, Ciro e Kátia Abreu estão fazendo… enfrentando os repórteres e rebatendo as acusações…
    A imprensa e o judiciário estão agindo fora da lei e se forem questionados não tem o que dizer.

    1. A Globo – que tanto defende a privatização – é que precisa ser privatizada.

      Vive em boa parte às custas das verbas do estado, e comporta-se como um órgão para-estatal, para fazer o terrorismo institucional.

      Nada muito diferente dos vários órgãos que atuavam de forma obscura na ditadura militar.

      1. Seria interessante se algum funcionário dessas empresas fizesse um vazamento seletivo das pesquisas, do tipo que eles tanto gostam de fazer entre PF/MP/Judiciário/MídiaPodre.
        Não precisa de documentos não (pra não se comprometer). Basta um depoimento. Não é assim que eles fazem?!

  10. Só uma pergunta que não quer calar… Não existiu cenário sem Lula na pesquisa??? Pq não divulgaram pelo menos esta???

  11. Se eles estão tão preocupados, e porwue a situação é realmente muito preocupante. Para eles, é claro.
    No mínimo, há indicativo de que Lula ultrapassou, para além da margem de erro, a marca de 50% dos votos válidos, implicando inexorável “paulada na moleira” do golpe em primeiro turno.
    Aliás, esse mesmo indicativo deve estar aparecendo para Haddad na hipótese de impedimento de Lula: coediciente de transferência de votos dando eleição em primeiro turno.
    Venhamos e convenhamos, têm, sim, motivos não apenas para preocupação, mas para puro e simples desespero. E para, mais uma vez, escarrarem na liberdade de expressão e de informação que eles tanto juram defender. E que de fato defendem (quando conveniente a seus interesses espúrios).
    Agora, falta eles combinarem com a maioria dos eleitores. E convencerem-nos de que mundo bom de se viver é a terra arrasada, de entreguismo, de desemprego e de miséria social que o golpe nos impôs.

  12. Olá, solicito ler, assinar e repassar.

    Niterói, 30 de outubro de 2017.
    Ao
    Exmos. Srs. Ministros do Egrégio Superior Tribunal Militar.
    Eu, José Luiz Rodrigues da Silva, brasileiro, divorciado, carteira de identidade nº 04325057-0, CPF. 898963437-72, residente e domiciliado à Tv Glória, 20 – Bl2 – Aptº 1205 – Fonseca – Niterói – RJ -CEP. 24120-080, Reservista Naval, Ex. Funcionário Público da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atualmente pensionista do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
    Requer, ato de ofício deste Egrégio Superior Tribunal Militar, em decorrencia do atual quadro de anomia jurídica, fundamentado no art. 1º § único da Constituição Federal. Declarar vaga a Presidência da República, com o afastamento imediato das funções o Sr. Michel Miguel Elias Temer Lulia. Bem como, homologação Ad hoc de meu nome, conforme qualificado, para o referido cargo.
    O Povo Brasileiro, exercendo o poder diretamente, neste ato representado pelo Sr. José Luiz Rodrigues da Silva;
    Decreta:
    Art. 1º Estado de Defesa; conforme descrito no art. 136, § 1º da Constituição Federal.
    Art. 2º Fica extinto o Supremo Tribunal Federal.
    Art. 3º Assume, provisoriamente, as funções do extinto STF, o Superior Tribunal Militar.
    Art. 4º Suspensão de todas as concessões públicas aos serviços privados de Rádio e Televisão.
    Art. 5º Prisão, pelos crimes de traição e lesa pátria, de todos os Parlamentares que impediram o prosseguimento das denúncias contra o antigo, já citado, ocupante da Presidência da República.
    Entendemos que a atual cúpula da Justiça Brasileira é uma das principais causas dos descalabros verificados na atualidade. Em um sentido mais amplo, quando a Justiça deixa de ser cega e deixa claro seu afã de privilegiar as classes mais abastadas torna-se o principal algoz do Povo menos favorecido.
    Este é o motivo da extinção do atual STF. A sociedade está cansada de ver Ministros de Estado e Juízes comportando-se como sendo semideuses togados, achacando o conjunto da sociedade com decisões hipócritas, partidárias e covardes, quando não, omissas.
    É importante ressaltar que a presente exortação ao mais antigo dos Tribunais Brasileiro, tem como finalidade, ampliar o suporte jurídico às Forças Militares. Objetivando afastar da vida pública e prender, todos os parlamentares envolvidos nos crimes supracitados, para que sejam julgados. Valendo-se para isso de todo arcabouço legal, desde a outorga da constituição de 1824.
    Pelo exposto, rogo a este Tribunal faça a Justiça florescer, neste lodaçal de ignomínia.
    Nestes termos, pede e espera deferimento.
    José Luiz Rodrigues da Silva – Guatimozin II

    https://secure.avaaz.org/po/petition/STM_Tomada_do_Poder/?cWXVeab

  13. Seria interessante se algum funcionário dessas empresas (alô, alô, funcionário progressista do DataFolha/Ibope) fizesse um vazamento seletivo das pesquisas, do tipo que eles tanto gostam de fazer entre PF/MP/Judiciário/MídiaPodre.
    Não precisa de documentos não (pra não se comprometer). Basta um depoimento. Não é assim que eles fazem?!

  14. CUIDADO !!!!

    Tem gente fazendo campanha por voto nulo, pelas razões erradas. Assim a gente entrega o jogo pro adversário de graça.

    Mesmo se mais de 50% dos eleitores votarem nulo, a eleição não é anulada. A confusão ocorre devido a uma interpretação equivocada do art. 224 do Código Eleitoral. A “nulidade” a que a legislação se refere diz respeito a votos tornados nulos por decisão judicial (devido à prática de abuso de poder político, por exemplo, compra de votos”). CUIDADO! TEMOS QUE VOTAR 13.

    Obs.: Sugiro uma representação judicial (queixa crime) contra a campanha do Bolsonaro por estar difundindo informações falsas do número da coligação na campanha de todos os demais candidatos.? Perfis falsos postam Lula 17, Ciro 17, Marina 17, etc., nas redes sociais.

  15. A grande verdade é que para esta Mídia porca enrolados com esta Justissinha de m , os reais resultados não lhes interessam, Portanto, eis ai o motivo do Boicote.

  16. Brilhante artigo. Manipulação de informação. Todas as ditaduras fizeram e fazem. Inclusive a do Tiozão Samuca, lá de cima, para seu público interno e para o mundo. (A balela da “pátria da liberdade” é também propaganda). Os fatos são o que a mídia anuncia que sejam. Ultimamente, agora, a lei, a Constituição, os Tratados e as Convenções internacionais, também são o que os promotorezinhos, juizecos, desembagrinhos e ministros do Ínfimo decidam que sejam. Globo e Folha decidindo qual é a verdade de conveniência da hora. Isso mostra que Lula cresceu e/ou que o potencial de transferência para Haddad é alto. O povo não pode saber. É quase certo que mais alguma maquinação esteja sendo urdida. Cassação do registro do PT, julgamento a jato (outro) dos “crimes” de Haddad, fraude na compilação dos resultados das urnas eletrônicas. Golpe militar.

  17. Me fascina a afirmação de que TODOS sabem que LULA não será candidato….Hum hum.. Ao menos um sabemos que não sabe que não será candidato.. o próprio LULA…rsrsrssrsr

  18. Nenhuma novidade no front. O VOTO É AGORA NOSSA ARMA. E preciso ferir de morte o golpismo. Não precisamos saber o que já sabemos: que desde 2002 somos a maioria política, e que nossa vontade soberana deve governar democraticamente esse país. ADEUS QUERIDOS GOLPISTAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *