A naturalização do absurdo de Bolsonaro, no Jornal Nacional

Ontem, preparando a publicação dos dados do Datafolha, só de “rabo de ouvido” acompanhei as “recortagem” (reportagem feita com recorte de reportagens) do Jornal Nacional.

Mas estranhei o tom e, sobretudo, a fala de William Bonner dizendo que as declarações de bens apresentadas à Justiça Eleitoral era quase que “de brincadeirinha” e que poderiam ser diferentes das entregues à Receita Federal.

Opa! Qualquer estudante de direito sabe que isso é falsa declaração, artigo 299 do Código Penal:

Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

Estava evidente que do limão azedo dos fatos, a Globo fez a mais doce limonada possível para Bolsonaro.

Mas como, logo a seguir, veio o arreganho autoritário de Luiz Fux e, sendo um só, é “muito socó prum socó só coçar”, socorro-me do amigo, e professor de história da Universidade Federal de Juiz de Fora, Ignacio Godinho Delgado, que ouviu tudo com atenção e o “pé atrás” que se deve ter sempre com a Globo:

A maneira como o JN abordou a reportagem da Veja sobre o processo de separação do fascista e a denúncia de O Globo relativa à ausência de dois imóveis na declaração de bens feita por ele ao TSE foi, malandramente, bem favorável ao candidato do PSL.
Ao fim e ao cabo, fica tudo como “briga de marido e mulher”, coisa do “momento”. No final, como ele é dedicado…Já os tais imóveis deveriam ter sido declarados, mas, informa, a Globo, a Justiça Eleitoral não faz julgamento sobre isso… Como se fosse um pequeno lapso.
Seguiu-se matéria sobre Adélio Bispo de Oliveira, relatando que a PF disse ter agido sozinho, mas deixando no ar outra possibilidade, com os inquéritos ainda em andamento. Devem servir para um momento posterior do processo eleitoral…
O fascista conseguiu muito espaço na TV, com a entrevista a José Luiz Datena na Band e a divulgação, na voz de William Bonner, em rede nacional, de seus tuítes denunciando a “parcialidade” da mídia. Nada sobre as lambanças do vice, a horrenda defesa da tortura pelo filho, o “piti” da Janaína, os atos previstos para este sábado…
A Globo, de forma sutil, vai se ajustando ao fracasso das candidaturas “convencionais”, fingindo que faz jornalismo.
A propaganda de Alckmin não produziu, até agora, resultado visível para a ideia de uma “terceira via” contra a “polarização” (no Datafolha Alckmin oscilou na margem de erro e Ciro caiu). Algo mudará nos próximos dias?
Não creio. O JN de hoje e a entrevista de Datena deram uma tremenda força pro fascista.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

48 respostas

  1. Brito, o movimento EleNão está muito bonito em todos os lugares! A grande mídia não deve estar dando atenção, mas acho que vai ser um divisor de águas da eleição. Mais forte até que a diretas já!

  2. Esse Datena nunca me foi simpático mas também engolir uma anta deste tamanho é demais para mim! Golpista ordinário!

  3. Hum. Sei não. Pra mim tão ajudando o picolé de chuchu descaradamente. Esses dados do Datafolha são grosseiros. É evidente que o Alckimin não tem 10%. Só vão lançar o tucano ao mar depois do dia 7, mas enquanto existir um fiapo de luz vão tentar empurrar o cara do partido desempregador de trabalhador, mais conhecido como psdb.

  4. Entendo que “jornalista” jovem, no início de carreira, faca certas coisas. Mas qual o preço da consciência daqueles financeiramente independentes, tipo Bonner?

  5. temos q admitir q o Grupo Globo faz bem feito! O jornal O Globo, provinciano de alcance limitadíssimo em relação aos 210 milhões de brasileiros, denuncia duas casas mas o JN q é visto por milhões é quem segue o velho modus operandi do grupo

  6. A mulherada vai dar um jeito nisso. Eu não vou poder ir a manifestação aqui na minha cidade porque estou doente. Mas já avisei as

  7. Nas eleições de 2014 a conhecida ana bolsomélia do relho em riste liderava para o
    governo do RS quando veio à tona que omitira bens ao TRE; caiu definitivamente.

  8. Continuando: eu já avisei minhas poucas amigas: se forem votar em Bolsonaro por favor não me contem porque eu não vou aguentar ter amiga fraca nao.

    1. Nossa, que relevante! Aposto que depois dessa, suas amigas vão chorar até desidratarem….

  9. Não tenham dúvida a Rede Golpe já abraçou a candidatura do Bolsonaro, qualquer coisa vale para vencer Lula e o PT. Lógico que a nova tática da Rede Golpe é não se envolver diretamente como fez com a ditadura militar, agora é por trás dos panos como fez com o governo Temer. Finge se manter neutra, fica melhor na fita e depois não precisa fazer o mea culpa como fez ao apoiar a ditadura militar. Novos tempos, novas táticas se engana quem quer.

    1. E também ela não iria dar destaque justamente à temática que é seu calcanhar de Aquiles: sonegação ou ocultação de bens.

  10. Esperava o quê? Cara pálida, achava que a CIA não ia usar seus agentes traidores.Eles investiram muito no golpe, não deixarão barato.

  11. A Globo já está de corpo e alma com o Coisa-Ruim. A Globo está se lixando para a civilização universal e para o bem do país, contanto que ela tenha chance de continuar sendo a Globo que é. Isso vai requerer trabalho dobrado para vencer o fascista e mais sua madrinha, mas vamos vencê-los com certeza.

  12. Quando O COISO disse que sonega tudo que pode, o que a Receita Federal fez? NADA! Num país onde as leis funcionam a lupa pegaria fininha com as declarações do IR.

  13. O golpe veio de fora. Vejam as petroleiras americanas se apoderando do pré-sal.
    A globo cometeu vários crimes aqui e o exterior. Está sendo investigada pelo FBI.
    Está mais do que na cara que está sendo chantageada em troca de sair ilesa daquelas investigações.
    Vários ministros(sic) do STF são vítimas do mesmo tipo de chantagem. Tipo: Mortícia, Barroso, Fraquim, Fucks.Estes com certeza. Podem haver mais.

  14. Brito, se o PT não fuder a Globo desta vez, o povo vai fuder o PT com Lula e tudo. Não vai ficar nada em pé, e Lula estará contra o povo, e o povo não vai perdoar.

  15. A Globo Golpista e sonegadora está entre a Barbárie e o Progresso, mas como sempre, optou pela Barbárie.

  16. Os cinco medos mais comuns de ministros do Supremo Tribunal Federal
    1. Editorial do Globo
    2. Reportagem do Jornal Nacional
    3. Notinha da lava jato no antagonista
    4. Notinha da lava jato em matéria de Fausto Macedo no Estadão
    5. Piadinha sem graça do Noblat
    Conheço um nordestino de 72 anos, filho de mãe analfabeta, sem diploma universitário, monoglota, condenado a doze anos de cadeia que sofre tudo isso que os ministros têm pânico e está cada vez mais forte e popular. Fravetto também deu uma banana.

      1. Não se pode chamar um fascista de fascista. A resposta será sempre a revelação do fascista.

  17. A mais pura verdade, do fundo do meu coração, já estudei tudo sobre Bolsonaro, materias, reportagens, vídeos da própria rede globo, isentando de corrupção o mesmo. E questão de coerecoer, o PT esteve no poder, e onquw fez, em vez de maquiar o Brasil, e depois saquear e roubar ,matar, arrombar tudo que achava que tinha direito. Infelizmente. Agora é mudar, e o menos intencionado e Jair Bolsonaro……

  18. Globo do lado do Bolsonaro. Vcs comeram merda? Ele foi o único que umilhou a Globo. O lixo do PT pagou 10,2 bilhões para a Globo. Vão se tratar doentes mentais.

    1. Bolsominion analfabeto quando se mete a escrever só faz merda. De onde você tirou que HUMILHAR se escreve sem o H?

      “Ele foi o único que umilhou a Globo”

      1. Do jeito que bolsomínions são burros, para eles, o certo é “umilhou”, mesmo!
        Não é por menos que o candidato deles, o Bolsonaro, é um verdadeiro “maxo” e um grande “ome”!

  19. Perderão…SEUS TROXAS…VAMOS VOLTAR A GOVERNAR PARA O POVO…FORA COXINHAS…AGORA É HORA E O REVEZ DE “NÓIS”,,,”OS MORTADELAS”???????

  20. Não acredito que vcs não tenham conhecimentos do direito de resposta que o Bolsonaro ganhou na justiça eleitoral , por causa do repasse do governo federa para a Globo no valor de 10,2 bilhões, no período de 2016:/18, e que a colocação dele era falsa, como dize o Bonner, a justiça deu direito de resposta para Bolsonaro mais ele não é Brizola, deve ter feito acordo com a Globo, isso justifica a posição da emissora agora , nao quer repedir o vexame de ler um direito de resposta como foi o caso do Brizola..

  21. Tenho nojo da Rede Esgoto de Televisão e acho que o único programa em que lá se pratica jornalismo sério é o Globo Rural. O resto é o resto, digno exatamente do esgoto. Torço para que, um dia, o povo brasileiro enxergue isso e coloque esse câncer das comunicações no seu devido lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *