A segunda Petrobras também terá de enfrentar os inimigos da primeira

A presidente da Petrobras, Graça Foster, foi extremamente feliz na expressão que usou, hoje, durante a sessão do Senado que homenageou os 60 anos da petroleira do Brasil.

“Estamos (…) ao longo dos últimos dez anos, construindo uma segunda Petrobras, que fica pronta daqui a pouco”, afirmou Graça.

Uma segunda Petrobras ainda maior que a primeira, é preciso dizer.

A produção, que em 2002 era de 1,7 milhão de barris chegará a 2020 ao nível de 5,6 milhões de óleo equivalente e terá capacidade para refinar 3,6 milhões de barris de petróleo por dia, o dobro de há dez anos, ainda sem a entrada em operação das novas refinarias, o que o Brasil deixou de construir desde 1984.

A empresa tornou-se a maior impulsionadora da indústria nacional, construindo dezenas de navios, plataformas e sondas de alto valor e tecnologia.

Domingo, ganhou o mar a maior plataforma de petróleo já feita no país, a P-55, esta da foto, com 1.800 metros quadrados de projeção, que se multiplicam em vários decks para abrigar uma tripulação de 100 pessoas, que vão retirar 180 mil barris por dia de petróleo. O contrário do período FHC, a P-55 foi feita aqui, com 79% de conteúdo nacional e gerando cinco mil empregos navais.

É claro que um crescimento desta envergadura não se faz sem dificuldades e problemas.

Os recursos de capital, tecnologia e logística são imensos e serão ainda maiores nos próximos anos.

Durante todo o tempo de maturação dos investimentos – entre a descoberta de um poço e sua exploração comercial, passam-se de cinco a sete anos – o desafio será antecipar o mais possível a entrada em produção do que está em marcha, para que do petróleo retirado venha o dinheiro para o investimento nas novas áreas.

“Não basta só ter descobertas. É preciso saber produzir, refinar, transformar e agregar valor. Só isso traz, à Petrobras e ao país, resultados econômicos expressivos”, disse Graça, na solenidade.

E a Petrobras sabe, sabe como ninguém.

Mas não podemos ser tolos de achar que este mar de petróleo está seguro apenas porque jaz a seis mil metros de profundidade.

Vamos tomar posse e colocar – já – em exploração e, dentro de alguns anos, em produção as áreas já balizadas de jazidas. O Brasil e seu povo precisam deste petróleo para crescer, e deixá-lo lá é deixá-lo disponível para a cobiça internacional que, como se vê, não respeita a soberania das nações.

A “segunda” Petrobras vai enfrentar a mesma sanha dos entreguistas que a primeira enfrentou. Vão falar em “eficiência”, em “gestão”, em competitividade, todo o tempo.

Vão, com este discurso falso, esconder o que desejam: vender barato o nosso país.

Mas vão perder, como perderam para a “primeira” Petrobras.

Porque ela não é uma simples empresa, um simples negócio.

Ela é a própria afirmação do povo brasileiro.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. A Esperança venceu o Medo e vencerá os antipovo: Demo/PSDB/PPS/Bláblárina-PSB+D, é apenas troca de letrinhas e simplesmente cai na rede, vira bagre!!!! Fala sério blablarina!!!!

  2. Apesar de nossas elites entreguistas SÓ negar e desmerecer o tempo todo, o Brasil tem um GRANDE POVO. UM povo capaz, inteligente, trabalhador… E O POVO BRASILEIRO, é o verdadeiro e único dono desse PAÍS. Eles ‘ainda’ não reconheceram isso, mas isso é inevitável e INEXORÁVEL.

    * ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF gloBBBobalizado !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU ‘MERCADO’ & SEUS LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  3. Brilhante comentário sobre o valor destes 60 anos de Petrobras no Brasil. O brasil que dá certo.

  4. Não gostaria que ela fosse a sucessora de D. DILMA. Não sei o motivo mas não confio no marido dessa senhora. Uma pena, mas gostava mais de Sergio Gabrielli.

  5. O que esse cara vai conseguir é um bom pé na bunda em 2014 para aprender a ser representante do povo.
    Fazer chantagem usando a dor de gente que o elegeu é de um absurdo a toda prova. O reduto eleitoral do Caiado por mais incrível que pareça é de gente pobre, são de pessoas extremamente necessitadas de assistência. Não há justificativa que cole em 2014 quando ele for a essas comunidade pedir votos. Se ele for recebido com paus e pedras que ninguém estranhe.

    O povo até aceita um tipo de chantagem, mas a esse nível não.

  6. A tempos atrás, quando Monteiro Lobato dizia haver petroleo em abundancia nos solos do Brasil, importaram uma equipe de engenheiros dos Estados Unidos para pesquisar petroleo no Brasil. Eles concluiram que a quantidade existente não compensava os investimentos para extrai-los. Monteiro Lobato não desistiu e venceu. Getulio fundou a Petrobrás. Recentemente o , sábio, sociologo e academico FHC, Presidente de honra do PSDB e mentor da candidatura do Aébrio Neves, e defensor da liberação da maconha, tentou vender a Petrobrás para obter um pires maior junto ao FMI. O Presidente LULA nãp só quebrou o pires, como tornou a Petrobrés credora do FMI, uma das maiores empresa do mundo, invejada, cubicada e espionada e ORGULHO DE QUEM REALMENTE AMA O BRASIL INDEPENDENTE,SOBERANO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *