As bolhas da bobagem são para nos prender

 

Eu não sabia, mas este velho brizolista aqui, com sua defesa do trabalhismo, do patrimônio nacional, da Constituição e das liberdades públicas, é, segundo a Folha, tem um blog de “extrema esquerda”.

Pelo menos é o que consta numa bobagem chamada “GPS ideológico” inventada pelo jornal e publicada hoje, na qual é possivel identificar a posição de cada um no Twitter que, aliás, quase não uso, porque não acesso pessoalmente e tenho problemas mesmo no acesso a publicações automatizadas,  já que escrevo muito para o blog e não tenho tempo para “tretar” naquele troço.

Aliás, ainda ontem falei com meu filho – que entende mais disso que eu – sobre como fazer voltar a poder postar, pois o Twitter bloqueou as postagens automáticas.

O tal gráfico de bolhas é uma imensa bobagem. Quer ver? João Dória é de centro-direita; o grosseirão que esfrega ordens judiciais nas “partes”, também. Jair Bolsonaro é da direita moderada e a Globonews é de centro…

Com um GPS destes você toma o rumo de Madureira e vai terminar no Laranjal do Jari.

Curiosidades à parte, o estudo serve para mostrar duas coisas. (Ou três, se contarmos que ele prova que algoritmos não substituem a compreensão humana.)

A primeira é que a direita brasileira foi tomada de assalto pelo  extremismo, pela negação do raciocínio e da civilidade e por um fanatismo sectário que se autoalimenta.

A segunda é que qualquer um que procure defender os valores nacionais e a marcha civilizatória da humanidade vai para a “vala” de um suposto esquerdismo radical, algo que funciona, hoje, como um estigma.

Como se a vida, num país imenso e diverso como o nosso, pudesse ser medida com “likes” e “dislikes”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

  1. Com um GPS destes você toma o rumo de Madureira e vai terminar no Laranjal do Jari, cortando caminho por Birigui, Tietê e Araraquara

    essa gente engana ainda muito idiotas – isso é fato tbm

  2. Como diz o Bemvindo Sequeira: “Essa informação da Falha foi útil para você?”
    Bolsonaro é de direita moderada? Então Stalin era liberal.

  3. O autor do algoritmo se chama Pablo Barbera. Prefiro Hanna-Barbera, os criadores dos maluquíssimos desenhos do Tom e Jerry.

  4. FATO ..esse patrulhamento, autentico “eugenismo” ideológico, todos até sabemos como, quando e/ou aonde começa ..só não sabemos por quem, aonde …e com quem EXtermina

    BRAZIL, com BOZOnismo, a caminho do macartismo, disso não duvidfe

    O que a FOLHA tenta ela não inova, já que os próprios golpistas ensaiam nos tomar pela força das ARMAS e das milícias.

    ..e enquanto isso, os generais da quartelada não disfarçam o MEDO que tem da tropa rasa

  5. Venho expôndo faz anos ,que a falta de conhecimento político e a “malandragem” da direita deslocando-se (na propaganda) em direção ao centro ,gera toda essa confusão (proposital,óbvio)
    Vou aos exemplos:
    os tucanalhas ,privatistas,entreguistas,anti-povo,são tidos ou vendidos como centro-esquerda ou centro!! quando na verdade estão mais perto da extrema direita.
    O chamado centrão , é risível.Está composto do que há de mais reacionário,escravista,elitista deste país!!!
    O miliciasno ?,ele não possui embasamento político nenhum,não podemos tentar qualificar dentro de teorías políticas um espertento ,um bando de delinquentes .
    “quero que os empresários ganhem muito dinheiro,assim haverá mais trabalho e os salários melhorarão” ISTO É UMA POLÍTICA DE CENTRO.Isto foi dito por Lula,o dia que moro decidú processa-lo.
    Os pts aplicaram ao longo do seus governos políticas de centro,dentre as quais,permitir o acesso das pessoas a educação é só mais um exemplo,ou qualificaríamos os países nórdicos como esquerdistas porque facilitam este acesso,a mesma Alemanha,Corêia do Sul?
    Como diz Chomski,os pts distribuíram renda ,não riqueza.
    Que fizeram os pts pra mexer com as estruturas pornograficas de distribuição de riqueza neste país? pouco,muito pouco,nada.
    Os donos do dinheiro ganharam muito dinheiro e não o distribuíram por meio de aumento da carga impositiva (por exemplo) encima destas camadas privilegiadas.
    Os pts ,não são esquerda ,e também não os que só por defenderem a soberania nacional,e a justiça social são tachados de esquerdistas .
    Na confusão criada por eles,obviamente são os que lucram.
    Num país de analfabetos políticos como o nosso este trabalho é enormemente facilitado.

  6. Eu sou e continuo sendo tachado, onde coloco minhas opiniões, de comunista radical e inveterado. Não ligo a mínima. Quando falo que saúde, educação, emprego digno para todos, liberdade e outras coisas são essenciais em um país que se diz civilizado, se isso for comunismo, escreve aí: sou mesmo e me orgulho de pensar assim. ????????????

  7. k k k k k, mas nem o tal Antagoniza está lá???? O termômetro avaliativo do on-line da Folha está que nem ela própria, uma oscilação extrema, pois uma hora está para lá, já na seguinte para cá, em outra no meio, no dia seguinte em cima, de manhã em baixo, á noite “isentona”; uma perfeita biruta de aeroporto. Que decadência!!!!

  8. Então, ficamos assim:
    Bolsonaro, que já declarou “fuzilar a petralhada”, “rememoração da Revolução de 64”, “marxismo cultural nas universidades” é tão somente de direita.

    E, pelo que se observa das bolhas, Haddad é praticamente de extrema-esquerda.

    O “gentleman” que o próprio PT acha manso e conciliador demais, que tentou “conversar” com a direção de campanha de Bolsonaro nas eleições e desejou “boa sorte” ao término da apuração das urnas.

    Interessante notar também: O YouTuber e influenciador digital, Felipe Neto, sendo considerado de centro-esquerda (WTF?!?!). Ele, que é um LIBERAL de fato (e não nos moldes de um Feliciano, pra justificar só a parte da economia), já fez piada com a prisão de Lula e outros comentários agressivos.

    É como se, para a Folha, a crítica ao Bozo e seu governo, colocasse as pessoas automaticamente à esquerda do campo ideológico.

  9. Se defender o Brasil de psicopatas como Bolsonaro,Moro e Dória , é ser de extrema esquerda, então eu sou isso e também fundamentalista fanático.

  10. Nada mais inútil, num momento como este, do que discutir uma ‘taxonomia’ para nossa política. Mas como o velho Brito não dá ponto sem nó, tirou dessa baboseira a reflexão que considero mais importante: “qualquer um que procure defender os valores nacionais e a marcha civilizatória da humanidade vai para a “vala” de um suposto esquerdismo radical, algo que funciona, hoje, como um estigma”.
    Valores civilizatórios e humanitários que deveriam pautar qualquer espectro político passaram a ser associados a ‘esquerdopatas’, classe de radicais perigosos que devem ser aniquilados. E junto com eles aniquilam-se os valores que defendem. Acheguem-se milícias, adeus civilização.

  11. Completa deturpação dos conceitos de esquerda e direita. Pior, ainda tentam passar que há um certo e errado. E o povo engole tudo, sem questionar.

  12. Esse GPS usa-se de pseudo ciência para colocar todos os opositores de Bolsonaro no mesmo saco. “São todos comunistas”… é terrível, o início de uma nova era na manipulação do jornalismo. A folha foi o primeiro jornal a usar os “gráficos” extremamente manipulados e agora vai começar a usar algoritmos. Um algoritmo é tão neutro como aquele que o escreve. E como neutralidade é, por definição, dependente de quem avalia, não há algoritmo neutro. Isso me afetou muito mesmo, fiquei irritado com essa iniciativa da folha.
    Imagine amanha se o país estiver tomado de milicianos armados? o cara ve teu celular e julga se tu é comunista pq viu um video do Felipe Melo (ou blogueiro generico classificado como “esquerda”), e dai te dá um tiro? Será que a folha não tem noção do perigo disso ? Do potencial de se gerar voto de cabresto quando alguma organização começar a monitorar o que você lê ou assiste?

  13. O algoritmo é aquilo que quem elaborou o programa quer que ele seja.
    Isto é, a folha encomendou um algoritmo para produzir exatamente este tipo de resultado por que é isto que lhes interessa. Classificar qualquer democrata, defensor da liberdade, da constituição, da justiça social e dos interesses nacionais como radicais a serem estigmatizados e ao mesmo tempo apresentar os fascistas como moderados. Simples assim, a folha fazendo a mesma filhodaputice de sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.