Hanglândia, Bolsonaristão. A terra dos homens sem lei, mas com dinheiro

Reproduzo um trecho da reportagem de Felipe Silveira, no jornal Mirante, de Joinville, Santa Catarina. É um retrato, cru e doloroso, do que se tornou a arrogância de aventureiros endinheirados sobre o poder público no Brasil.

O notório Luciano Hang, dono das lojas Havan e escudeiro de Jair Bolsonaro, depois de  falar que  o “problema ambiental  é o verdadeiro câncer nesse país”, discorreu sobre como as autoridades públicas devem tratar as questões dos empresários.

É um retrato do faroeste – no dinheiro e logo na bala – que está se tornando o Brasil.

Se o Bolsonaristão fosse um país, à semelhança do presidente Jair Bolsonaro, a Hanglândia seria uma de suas grandes capitais. Teria muito verde, mas nas camisetas, muito diferentes de seus morros, todos carecas. Em sua longa fala na câmara joinvilense, Luciano Hang falou sobre o Brasil e sobre o que pensa para o país.

Ele começou o discurso de forma amena. Elogiou a participação do público, disse que o problema [do terreno para uma nova loja] em Joinville já estava resolvido e que não veio “botar fogo” na cidade. Aos poucos, porém, ofereceu sua performance aos joinvilenses. Em relação ao vídeo que desencadeou o desentendimento público entre ele e a Prefeitura, garantiu que não foi pensado para atacar o poder público: “Se fosse, seria muito mais duro”.

Aos poucos, defendeu suas ideias para facilitar a vida dos empresários, ignorando que elas passam por cima de regras estabelecidas. Leis que protegem o meio ambiente e garantem direitos trabalhistas. Citou exemplos de cidades que estregam o alvará para a construção por ordem do prefeito, sem ligar para as normas.

“Tem cidade que o prefeito fala assim: ‘Luciano, começa a construir, a gente cuida da burocracia e vocês cuidam da obra. Quando a obra estiver pronta, a burocracia está encerrada’”, exemplificou.

Ele também atacou as universidades federais, por formar comunistas, e disse que o Brasil é um país comunista. Também acusou os comunistas de serem ambientalistas. Ele falou como se fosse algo ruim.

Durante a reunião, a maior parte das falas apoiou e até bajulou Luciano Hang. Mas um cidadão, entre os inscritos, fez a única crítica contrária. Auditor público aposentado, defendeu a forma limpa de fazer as coisas:

“A burocracia é uma defesa do cidadão. Se não fosse a burocracia, nós teríamos a esculhambação. Aquela que o sujeito entra pela porta dos fundos, fala com o prefeito, o prefeito bate em cima da mesa e diz ‘pode fazer’”, comentou.

Sob vaias da turba bolsonarista, que também gritava o nome de Luciano Hang, ele não pode concluir sua fala.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

16 respostas

  1. Mas vai esperar o que de uma cidade como Joivile, no Estado mais bolsonarista/nazista que existe no Brasil? Santa Catarina, apesar das belíssimas paisagens e praias, conta (para desgosto geral) com a mais atrasada população que se pode avaliar em termos políticos.

    1. belíssimas praias mas lotadíssimas de exceções !!!!

      NÃO raro em Sta Catarina vc vê construções invadindo A ORLA e deixando faixas de areia de nem 10 metros de largura ..e isso pra não lembrar dos trechos que até as praias desapareceram …ahh, sim, e aqueles em que da BR dá pra você lançar varinha de pesca

      sim, e como deixar de falar de Camboriú com seus arranha céus que cederam a ESPECULAÇÃO e ganância, jogando dezenas e dezenas de quarteirões (quadras) à sombra eterna ..com os proprietários de aptos tendo suas intimidades assistidas pelos vizinhos dos prédios ao lado que disputam, a cada dia, mais um andar pro alto.

    2. Aquilo é a celebração do fascismo. O problema é que os fascistas do sul acham que fascistas são os outros por não conseguirem diferenciar uma coisa da outra. Só pra se ter uma ideia, tem gente nesta região que acha que o temer é comunista. Pode?

      1. esses europeus, sangue azul são um espanto
        burros são os nortistas, segundo eles

    3. Joinville a cidade com o maior índice de criminalidade do estado de SC. Podem chamar o governador Wilson Witzel para um sobrevôo na cidade.

    4. 99% europeus – descendentes de alemães fugidos de uma Europa em frangalhos.

      se acham civilizados, inteligentes e gente de bens

  2. Ele está se inspirando nos massacres que tropas federais e estaduais promoveram em Santa Catarina, no início do século vinte, matando sem piedade milhares de caipiras que ficaram sem emprego depois que o empresário americano Percival Farquhar terminou a construção de uma ferrovia, despedindo todo mundo que havia nela trabalhado. Para completar, não indenizaram os moradores de uma faixa de terra de 30 quilômetros de largura, gerando um problema social que terminou explodindo sobre a ferrovia. Foi aí que as tropas foram despachadas para dar o fim no problema e em quem o estava provocando com sua inconformação. Houve fanatismo messiânico, mas era cultural e também foi reprimido, não se assemelhando ao fanatismo do dono da Havan com seus ídolos luciferianos adornando suas lojas.

    1. Não só cablocos posseiros de terras. Também imigrantes recém chegados foram mortos. Uma bandidagem geral. Os bandidos fizeram armadilhas nas quais mataram até pessoas que estavam ao lado da legalidade. E jogaram todos na vala comum.

  3. Um imbecil….seguido cegamente por um bando de alucinados, dementados, obscurecidos por ideias e ideais medievais.

    Isso sempre termina mal, quem puder, vá embora.

    Quem ficar, deixe bem amolados os punhais e perca todo o espírito humanista, aquilo que vamos atacar para nos defender, perdeu toda a humanidade.

  4. Anotem o nome desse pilantra de SC, logo estará desaparecido para não prestar conta ao povo revoltado. Claro gastando a grana ja devidamente transferida para algum paraíso fiscal.

  5. Diagnóstico do Duende Doente lá das Catarinas:
    “Psicopata Irracional,fora de controle e apresentando clara demência aguda, em estágio 4”.

  6. Esse cara é um palhaço, um acéfalo, um sonegador de impostos, um fora da lei. Uma escória de ser humano. Um hipócrita que se diz patriota e põe a estátua da liberdade na frente de seus camelôs. Um babaca!

  7. Os “comunistas”, o PT,Lula,Venezuela,Cuba… estes bozotários não sobrevivem um dia sem os citarem. Já este cara é um ogro caipira provinciano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *