Bolsonaro vai ao golpe. Quem irá com ele?

A proclamação golpista de Jair Bolsonaro, ontem à noite, pode ser uma ameaça ou uma fanfarronice.

Ao dizer que tomará “todas as medidas legais possíveis para proteger a Constituição e a liberdade do dos brasileiros, as quais nunca este impedido de tomar, diz exatamente o contrário: que está disposto a tomar medidas extra-legais e extra-constitucionais para acobertar os grupos de apoiadores que, até mesmo com rojões, atacam a devida ordem legal.

Passou dois dias de consultas e sondagens antes de partir para o ato ousado. Certamente verificando com o que conta para esta ofensiva golpista.

Não há sinais públicos de que conte com cobertura para isto, mas não se pode subestimar a veia autoritária dos militares que cooptou para sua aventura de poder.

Vê-se, no texto, que a noção de liberdade bolsonarista é armar os cidadãos, como se este país devesse ser um faroeste, onde a bala seja o argumento do debate político.

Mas as armas com que conta são outras, as compradas com o dinheiro do povo e portada por homens pagos pelo povo, transformando-se em chicotes contra este próprio povo.

Bolsonaro jogou a cartada, por enquanto em palavras. Pode parar por aí, na bravata. Pode, porém, ser o sinal para que sua máquina miliciana entre em ação, tentando arrastar a parte podre de nossas Forças Armadas, tranformada em capangas presidenciais.

Leia o texto da fala insana de Bolsonaro, ontem à noite.

O histórico do meu governo prova que sempre estivemos ao lado da democracia e da Constituição brasileira. Não houve, até agora, nenhuma medida que demonstre qualquer tipo de apreço nosso ao autoritarismo, muito pelo contrário.
– Em janeiro 2019, após vencermos nas urnas e colocarmos um fim ao ciclo PT-PSDB, iniciamos uma escalada do Brasil rumo à liberdade, trabalhando por reformas necessárias, adotando uma economia de mercado, ampliando o direito de defesa dos cidadãos.
– Reduzimos também todos índices de criminalidade, eliminamos burocracias, nos distanciamos de ditaduras comunistas e firmamos alianças com países livres e democráticos. Tiramos o Estado das costas de quem produz e sempre nos posicionamos contra quaisquer violações de liberdades.
– O que adversários apontam como “autoritarismo” do governo e de seus apoiadores não passam de posicionamentos alinhados aos valores do nosso povo, que é, em sua grande maioria, conservador. A tentativa de excluir esse pensamento do debate público é que, de fato, é autoritária.
– Vale lembrar que, há décadas, o conservadorismo foi abolido de nossa política, e as pessoas que se identificam com esses valores viviam sob governos socialistas que entregaram o país à violência e à corrupção, feriram nossa democracia e destruíram nossa identidade nacional.
– Suportamos a todos esses abusos sem desrespeitar nenhuma regra democrática, até mesmo quando um militante de esquerda, ex-membro de um partido da oposição, tentou me assassinar para impedir nossa vitória nas eleições, num atentado que foi assistido pelo mundo inteiro.
– Do mesmo modo, os abusos presenciados por todos nas últimas semanas foram recebidos pelo governo com a mesma cautela de sempre, cobrando, com o simples poder da palavra, o respeito e a harmonia entre os poderes. Essa tem sido nossa postura, mesmo diante de ataques concretos.
– Queremos, acima de tudo, preservar a nossa democracia. E fingir naturalidade diante de tudo que está acontecendo só contribuiria para a sua completa destruição. Nada é mais autoritário do que atentar contra a liberdade de seu próprio povo.
– Só pode haver democracia onde o povo é respeitado, onde os governados escolhem quem irá governá-los e onde as liberdades fundamentais são protegidas. É o povo que legitima as instituições, e não o contrário. Isso sim é democracia.
– Luto para fazer a minha parte, mas não posso assistir calado enquanto direitos são violados e ideias são perseguidas. Por isso, tomarei todas as medidas legais possíveis para proteger a Constituição e a liberdade do dos brasileiros.
BRASIL ACIMA DE TUDO; DEUS ACIMA DE TODOS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

35 respostas

  1. Um sabotador inconsequente que em algum momento prestará contas pelos horpitais invadidos, ataques às minorias , projetos de explosão de banheiros militares, sabotagem da saude diante da pandemia corona-viros, apoio à milicias e desrespeito à ordem democrática!

  2. RAPAZ, o cara tá sob efeito de drogas ?
    Diz que operou na democracia, ampliou direitos do cidadão, se valeu da economia de mercado desonerando ou “desregulamentando” atividades, e que reduziu a burocracia e a VIOLÊNCIA ?
    E mais, donde ele tirou que a “sociedade” é majoritariamente conservadora ? Como, qdo mediu isso, sobre quais temas e valores ? Será que qdo ganhou com 39% do TOTAL de eleitores (Haddad teve 32% e 29% foram pra PARIS) ou será que agora, qdo sua aprovação NÃO PASSA de 28% ?

    francamente..

    1. Temos que observar que ele escreveu (falou) para a mesma manada que o apoiou e elegeu (inclusive aos que já o abandonaram).

      E neste contexto, não me xinguem – leiam, a fala foi bem redigida (por alguém, não por ele), fala exatamente o que esta gente ouviu na eleição e que gosta de ouvir (como se diz: musica para os ouvidos – deles), este é contexto que ele busca atingir, arregimentar novamente quem ele conseguir.

      Ele não fala e se dirige a nação como um todo (nunca conseguiu e nunca conseguirá) e principalmente a nós, progressistas.

  3. O nível de mau caratismo e hipocrisia dessa fala dele é de fazer até o Dalai Lama querer encher a cara dele de murro

  4. O nível de mau caratismo e hipocrisia dessa fala dele é de fazer até o Dalai Lama querer encher a cara dele de murro

  5. O Genocida está esperando um sinal do patrão em Washington para avançar o sinal por aqui. Virá? O Brasil em turbilhão serve aos propósitos de Trump? Por que o Tazuni entraria nesse jogo arriscado se, em qualquer caso, os servos neoliberais no Brasil, de direita ou extrema-direita, farão o serviço sujo e lesa-pátria de entregar o país e escravizar o seu povo e se os militares de qualquer ala já estão subordinados ao Comando Sul estadunidense?

  6. PARABÉNS “RONALDO” AZEVEDO, “TIO REI”, PARABÉNS MIRIAM LEITÃO, PARABÉNS MERVAL, PARABÉNS AUGUSTO NUNES, PARABÉNS ARNALDO JABOR, PARABÉNS PARA AS MENINAS DO JÔ, PARABÉNS ELIANE CANTANHÊDE, PARABÉNS LUCIANO HUCK E FAUSTÃO, PARABÉNS “DATENAS”, PARABÉNS BORIS CASOY, PARABÉNS REDE GLOBO, PARABÉNS FOLHA DE SÃO PAULO, PARABÉNS ESTADÃO, PARABÉNS VEJA, PARABÉNS JOVEM PAN, PARABÉNS AOS MENINOS E MENINAS DO MERCADO E A TODOS OS PATRÕES, PARABÉNS PARA FIESP, PARABÉNS A TODA ESSA MASSA CHEIROSA DO BICO TORTO, PARABÉNS A TODOS OS MORALISTAS SEM MORAL QUE PUSERAM SEU GRÃOZINHO DE AREIA, PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SUCESSO DESTA (CONTRA-)”REVOLUÇÃO CONSERVADORA” (SIC), PARABÉNS A TODOS QUE LUTARAM NESTA CRUZADA, PARTICIPARAM OU VIBRARAM COM O TRIBUNAL DA NADA SANTA INQUISIÇÃO DA VAZA JATO, PARABÉNS A TODOS QUE LUTARAM CONTRA O “LULOPETISMO BOLIVARIANO” (SIC), VOCÊS MERECEM ESSE DESGOVERNO, VOCÊS SÃO ESSE DESGOVERNO.

      1. Obrigado Caçador mas não é belo não, é raiva pura, indignação inútil, mas indignação sincera. Essa gente embrulha o meu estômago tanto quanto Bolsonaro e os seus. Não acredito que exista no mundo uma classe dominante mais repugnante, perversa, cínica, falsa e covarde como a nossa “sociedade bruzudanguense”….Me dá nojo ver um alpinista social como Luis Roberto Barroso, encarnação viva de um daqueles personagens de romance de Machado de Assis ou do nosso querido e sofrido Lima Barreto , querendo dar “aula” de virtudes cívicas e moral com aquele discurso viscoso e afetado como se fosse um magistrado de uma república aristocrática do espelho da casa dele. Barroso quando fala crê que é Ministro do Supremo Tribunal da DINAMARCA, não do Brasil, com seus sistema legal, prisional, policial medieval. Ele têm a cara do Brasil, em comum com o reino da Dinamarca só o “algo de podre”.

    1. O dia desses malditos chegará. Esta chegando o do aécio e irmã, o queiroz, o cabral, o cunha, o moro, da turma dos 30 e demais canalhas. Não se iludam, tarda mas não falha. Observem com atenção. A lei do equilíbrio funciona. Uma coisa e certíssima, não levarão nada…

  7. DÁ O GOLPE DELINQUENTE GENOCIDA !!!
    DÁ O GOLPE SEU CANALHA !!!
    CHEGA DE AMEAÇAS !!!
    DEIXA DE SER MOLEQUE E FAZ !!!!
    Só será pelo ato final desta realidade aberrante que vivemos—–,o golpe dos delinquentes—– que esta realidade começará a ser desfeita.
    Não seremos nós que os derrubaremos,será a própria incapacidade,imoralidade ,em governar um país ,que DERRUBARÁ ESTA QUADRILHA DE FASCISTAS ,MAÇÔNICOS E FARDADOS ENTREGUISTAS..

  8. A pergunta que se deve fazer a ele é, se com a Dilma não valia a constituição, por que valeria contra ele? Desde que se entenda constituição como sua vontade própria.
    Não é constitucional ameaçar as instituições democráticas para defender os crimes da própria família. Investigação e prisão por crimes é constitucional, senhor “Rachadinha”.
    Que arrependimento vocês devem ter por aceitarem a presidência da República, não? Era tão mais confortável receber uns troquinhos a mais mensalmente sem aparecer, não é? Faziam a vidinha de vocês e não eram ameaçados de prisão, como agora, que a única certeza que vocês tem é que sairão do poder algemados e de camburão.

  9. O que vem por aí é imprevisível. Não sou eu que o digo, mas a falta absoluta de informações mais consistentes a respeito da posição das forças armadas. Infelizmente o que temos visto não é nada bom e só nos resta esperar que os defensores da democracia e do estado de direito, tenham estado mais calados e quietos do que os golpistas. Em todo caso é bom estar com as barbas de molho.

  10. É óbvio e sempre foi óbvio que Bolsonaro pensa que foi eleito para ser ditador e não presidente. Ele realmente pensa que ter sido eleito lhe deu o direito de fazer o que bem entenda, e os limites que a Constituição, o estado de direito e os princípios civilizatórios lhe impõem, para ele são apenas transgressão do direito sagrado que ele tem de botar o país de pernas pro ar. Vamos prá cima dele e dos seus com quanta força pudermos reunir, para colocá-los em seu devido lugar!

  11. A DESGRAÇA DO BRASIL SÃO AS FORÇAS ARMADAS,URGE ACABAR COM O MILITARISMO,A CÚRIA METROPOLITANA DE BRASÍLIA SOFRE AMEAÇAS,O ARCEBISPO JURADO DE MORTE E NÃO TEM CONFIANÇA NA PM,A TUTELA PEÇONHENTA DAS FA NÃO CUMPREM SEU PAPEL SÃO UMA AMEAÇA PERMANENTE A LIBERDADE E A CONSTITUIÇÃO.

  12. Exceto o núcleo duro das trevas tenebrosas e milicianas, dos doidivanas terrapRanistas e “templários”em carga contra moinhos ameaçadores da civilização “greco-romana-judaico-cristã”, a maioria da base bolso-reacionarista é composta de gente que tem muito a perder, mesmo no mundo da contravenção e do crime; são arrivistas, gananciosos, ambiciosos, aventureiros, mas não rasgam dinheiro nem apostam o pescoço com a guilhotina. Ao chamado final do mentecaptão, vão se comportar como nesta genial alegoria de Bruno Bozzetto: https://youtu.be/y87nLlz3iDQ

    1. Bruno Bozetto genial.
      Por coincidência, o líder da matilha aí é o retrato perfeito do Zé Carioca da Havan, tanto na aparência como na personalidade.

  13. Eu quero saber até quando vão continuar encobrindo a esfakeada!!! É preciso desmascarar a esfakeada!

  14. Quem aí acredita que não foi o atual favorito a vaga de setembro que escreveu esta coisa? O guri deve ter dito à mãe que ‘chegava’ lá. Né não?

  15. Os sinais, fortes sinais, estão realmente nos céus. Parece ter se formado a “tempestade perfeita” contra o bolsonarismo, a saber:
    a) os índices da Covid-19, como esperado, voltaram a acelerar rapidamente sua ascensão após as inúmeras “aberturas” atabalhoadas no Brasil e a performance do governo federal passou do ridículo ao desastroso, com nenhum político de primeiro escalão aparecendo mais nos raros boletins de saúde, explodindo no mundo a leitura do governo mais despreparado e desqualificado da pandemia;
    b) o setor de serviços teve queda de 11,7% em abril, o pior índice desde 2011, levando os ratos mais espertos a abandonar o navio (caso de Mansueto Almeida) e encaminhando o que será certamente conhecida como a recessão do Bolsonaro; e
    c) a justiça está apertando a torquês sobre os elos fracos da família e do governo, sem dar sinais agora de que vá tentar alguma conciliação com um governo que provocou, de maneira debochada e truculenta, os membros mais elevados do Judiciário ao seu limite do tolerável e não percebeu que haviam começado as tratativas de substituição do núcleo palaciano intratável por outro mais ao gosto do complexo financeiro-empresarial, que se vê em patamar social bem mais elevado que a súcia miliciana que ascendeu ao poder. O tapete do poder escapa-lhe dos pés e fora dele há a sombra da prisão para si e para os seus.
    A base de sustentação do bolsonarismo nunca foi homogênea, quem verdadeiramente lhe conferiu acesso ao poder já bateu ou está batendo em retirada, pronto a trocá-lo por alguém que saiba usar talheres e crie menos celeumas. De sua base pessoal, resta apenas o pilar da força das armas, que ele poderá perder em parte se houver um rufar de tambor econômico forte o suficiente para enquadrar as tropas, que obedecem a quem lhes garante o melhor soldo. Só os malucos dos acampamentos não têm força para sustentar ninguém. O único problema está no posicionamento das PMs, que estão a cada dia mais descontroladas ao ver sua mais completa tradução no Executivo perdendo poder de fato, e podem não aceitar quietas uma perda definitiva da força que passaram a ter. Esta é a última centelha no isqueiro bolsonarista capaz de incendiar o país, resta saber se ele saberá acendê-lo. Ou se os bombeiros saberão controlar o fogo, tirando-lhe a chance que lhe resta.

  16. O genocida está esperneando igual um peixe fisgado no anzol. Mesmo depois da conclusão das investigações sobre o incidente em Juiz de Fora, ele insiste na fake news: “Suportamos a todos esses abusos sem desrespeitar nenhuma regra democrática, até mesmo quando um militante de esquerda, ex-membro de um partido da oposição, tentou me assassinar para impedir nossa vitória nas eleições, num atentado que foi assistido pelo mundo inteiro.” É muita cara de pau.

  17. É um canalha da pior espécie. Incrível, já em 2020, estamos discutindo a possibilidade de um golpe militar. É inacreditável.

  18. “O poder nasce da ponta do cano de um fuzil”. — Mao Tse-Tung
    Quem irá com ele? Surgiu o bolsomaoismo, a ala maoista do bolso-reacionarismo, vocalizada por uma obscura personagem que admite a teoria terrapRanista e, como empresário, declarou o incrível patrimônio de R$ 3.000,00 ao TSE. https://twitter.com/HaddadDebochado/status/1191776638486364160
    Esta turma, saída sabe-se de quais porões, parece ser o núcleo duro disposto a seguir com o seu mentecaptão.
    https://youtu.be/OV4eeG9fv8I?t=260
    https://cdn.pensador.com/img/frase/ma/ot/mao_tse_tung_o_poder_nasce_da_ponta_do_cano_de_um_fuzil_lod64og.jpg
    https://twitter.com/HaddadDebochado/status/1191776638486364160

  19. O sujeito é uma anta. Daí, a mim, resta saber quem foi pago para ditar/escrever, esse texto para ele(?).

  20. Quando os corruptos maia, alcolumbre e venais do congresso irão perceber que, mais cedo ou mais tarde eles se darão mal? Isto é muito certo, só observar o que aconteceu com alguns…Desengaveta logo os pedidos de impedimento dessa hiena miliciana criminosa e seu bando.seus
    políticos cretinos. O que sobrará do Brasil seus cafajestes? Ficarão onde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *