Chave do controle da publicidade, Ibope perde o monopólio de medir a audiência

meters

Indispensável  a leitura da reportagem de Daniel Castro, no UOL, sobre a entrada em operação, em  2015, da empresa alemã GfK, concorrente do Ibope na aferição de audiência das emissoras de TV.

A partir de abril , haverá um outra amostra do que é assistido pelos brasileiros, abrangendo, inclusive, canais de TV a cabo e de locação de filmes, bem como os programas sintonizados em estabelecimentos comerciais, onde os televisores são, hoje, presença inevitável.

A medição, numa primeira fase, abrangerá Rio e São Paulo, para chegar  – até junho – em Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus.  A pretensão é, adiante, usar o mesmo aparelho para registrar o uso de internet, via computadores, tablets e smartphones.

Como é a audiência que define a escolha da mídia e a aceitação dos preços negociados pelas emissoras para a exibição de comerciais, isso mexe com um mercado bilionário. É por isso que todas as outras emissoras de TV além da Globo, principal fonte de receita do Ibope, anteciparam pagamentos pelos relatórios de audiência e viabilizaram, assim, o investimento dos alemães.

Como nas pesquisas eleitorais, por isso, talvez  comecemos, até lá, a observar mudanças expressivas nos números de audiência revelados pelo Ibope.

Por que?

Deixo que os amigos imaginem com a narrativa, em seu Facebook, do veterano jornalista e professor (meu, inclusive, porque é falível) Nílson Lage:

Instala-se no Brasil a empresa alemã que irá concorrer com o Ibope, sempre acusado de beneficiar a TV Globo nas suas medições de audiência.
Tanto essas suspeitas são generalizadas que as concorrentes da Globo se cotizaram para subsidiar parte da instalação dos 20 mil novos aparelhos medidores individuais da GfK.

Em 1979, quando dirigia o jornalismo da TV Educativa do Rio contratei com a UPI (United Press International, uma das maiores agências de notícias do mundo– nota do Tijolaço) a recepção do satélite, rachando com a Globo a perna de descida do satélite Intelsat. Nosso modesto telejornal das 22 h, transmitido em rede pelas emissoras educativas, estava com audiência de dois pontos quando um diretor da UPI (só me lembro o sobrenome, Menezes), oficiou-me denunciando o acordo. Pergunte-lhe o motivo e ele me confessou que o jornal  tinha, de fato, não dois, mas seis pontos de audiência, o que levara a Globo a exigir exclusividade, embora pagando o custo todo da leg down. “É nosso maior cliente no Hemisfério Sul” justificou. E advertiu: “Se você contar, eu desminto”.

Poucos anos antes, quando o Chacrinha era transmitido pela TV Bandeirantes, dava sempre audiência inferior à da Globo em Brasília, o que era estranho. Segundo me contou José Carlos de Andrade, então diretor da Radiobrás, atual EBC (que reproduzia a programação da Band), o segredo é que o Ibope “fazia a medição no quarteirão dos senadores”, onde, de fato, Abelardo Barbosa tinha poucos fãs.

Ou será que você achava que é só com o seu voto que fazem isso?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Não tenho tido muito interesse em assistir televisão, mas diante da possibilidade de diminuir ainda mais a audiência da Globo, vou passar por todos os outros canais, menos nela. A guerra é sempre suja por parte dela. A nossa só vale se for legal. Em todos os aspectos.

  2. Em um mercado como esses em que credibilidade é o maior patrimônio, haver um monopólio do IBOPE no Brasil é uma piada. Faço votos que haja outros concorentes o mais breve possível.

  3. Britto, a PF acabou de anunciar que o nome do Consenza foi eviado a Justiça por ENGANO material. Vejam só, o nome do cara apareceu nos jornais e agora, depois que o Juiz do caso quis saber porque o nome dele constava em relatório da PF sem que fosse indicada qualquer prova contra ele. Daí veio a resposta da PF agora pouco. Tanto vazamento tinha que acabar nisso… E o cara, fará o que? Processar o Estado?

  4. Um dia, a torre da bastilha das comunicações cairá !

    Aí, seremos informados com notícias. E não, desinformados com banditismo explícito !

  5. O assunto tem a ver com TV mas não com o tema deste post, mas continuo indignado porque o governo gasta tanto dinheiro com publicidade. Petrobras não tenho visto, mas CAIXA E BANCO DO BRASIL..
    Pópará… O engraçado é que tem dinheiro meu lá pagando e não me consultam pra ver se autorizo..??? É do “carValho”…!!!!

  6. Essa nova medição quero estar vivo para ver o resultado……. Pena que não chegou na época que diziam que o JN tinha 60% de audiência. Isso afeta tudo, verba para clube de futebol, e a medição de sites na internet será que tem um mecanismo ou uma medição real?

  7. desculpe, mas porque merda esperar até abril?
    Que porcaria de sindrome de estocolmo é esta? Nao passou pela cabeça de nenhum babaca das diretorias do Bndes e do min das comunicaçoes e da secom que este é um assunto critico e politico de urgencia extrema para todos, começando pelas outras emissoras.
    ESSES todos que mencionei e mais apresidenta foram de uma negligencia tao veloz que uma tartaruga chegaria na frente.
    Parece que so o roberto requião tem olhos pra enxergar.
    que idiotas irretocaveis temos ao leme deste barcp

  8. Fernando: o nome do diretor da UPI à época é Luiz Menezes que foi gerente geral da agência no Brasil e depois sucedeu a Antonio Schazin (argentino, Diretor Geral da UPI no Brasil por longo tempo)e era responsável na empresa – da qual fui Executivo Regional em SP – por esses contratos. A sua história é verdadeira e minha informação é apenas para completar seus dados.

  9. Globope, sempre a serviço da famiglia Marinho, sempre enchendo o bolso da famiglia Marinho com medições desonestas.

  10. Estão a falar sempre desta agência salientando bem o seu adjetivo que é ao mesmo tempo relacional e qualificativo: Uma “empresa alemã”, deixando implícito que “alemã” é sinônimo de honestidade, seriedade e competência comprovadas. Oxalá que assim seja e assim se mantenha, longe de contaminar-se com arranjos corporativos cartelizantes, tentação sobre um mercado gigantesco que é atendido por tão pouca opção.

  11. Confesso que como eleitor do PT aceitei alguns acordos por conta da governabilidade.Mas a questao da mídia , eu não aceito e não aceitei. O Franklin estava com projeto pronto o que levou a recuar
    Isto não da para aceitar
    Evitariamos muito de sabores. Mas enf Lula e Dilma sabem o que estão fazendo como grande lideres que são
    servidores

  12. Parece que pouca gente entendeu o que vem acontecendo, porque vocês acham que o Jornal nacional e outros programas da globo vem baixando a audiência assustadoramente nos últimos dois anos, não e por acaso,este novo concorrente já estava contratado pelas outra emissoras a mais de três anos, pra entrar no mercado, então o globope pra não ser desmoralizado completamente vem colocando a rede globo onde ela realmente deviria estar a muito tempo na sua real audiência,isto esta na cara,o ibope sempre mascarou e trapaceou os números em beneficio dos marinhos, para que eles mantivessem o império que levantaram só não enxerga isso quem não quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *