Ciro vira “minion” de si mesmo

Dias atrás, ao comentar a visita de Carlos Lupi, presidente do PDT, a Lula, em Curitiba, disse que esta era a visita que deveria ter sido feita por Ciro Gomes.

Tenho certeza que, a esta altura da crise nacional, Lula teria visitado Ciro, se pudesse. Não pode porque, como grosseiramente disse o irmão Cid Gomes, “está preso, ô babaca”.

Hoje, Ciro Gomes fez a demonstração do quanto está correto o que disse e que evitei polemizar com aqueles companheiros que, com sinceridade, embora com razões menores, defendiam sua omissão.

Diz, em entrevista, que “não visitaria o ex-presidente Lula na prisão se o petista pedisse“.

Ciro, permita que desde a minha humildade eu te diga: política não é a arte de guardar rancores e frustrações.

Se fosse, Brizola jamais o teria apoiado depois do que você disse dele, em 1993, como estampa esta manchete de O Globo. Quem me chamou a atenção para ela foi um companheiro de três décadas, do qual quase sempre divergi e com o qual isso jamais foi razão para romper a amizade e o respeito pessoal e político.

Ninguém me contou: eu ouvi o apelo de Brizola a que você desistisse em favor de Lula em 2002 e soube de sua irada reação.

Lupi, com quem tive as maiores divergências e a quem dirigi o meu pedido de desligamento do PDT, depois de mais de 20 anos de militância política, merece o meu respeito: como ex-ministro e integrante do governo de Lula, como você foi, não poderia ter deixado de emprestar sua solidariedade pessoal a Lula, ainda que convidado a visitá-lo.

Agiu como um homem de bem, e você não.

O que você espera ganhar com isso, os ex-bolsonaristas que ainda acham que ele foi um “mal menor” frente ao mais reconhecido presidente da história recente do país?

Você a negaria a visita a um homem submetido à injustiça e ao martírio, como confessa, mesmo que houvesse um convite.

Tomara que não tenha havido.

Seria imerecido.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

80 respostas

  1. Dizer que estamos muito mal de lideranças (viáveis) chega a ser um eufemismo. Literalmente, estamos (piiiiiiii…).

    1. Uai, Dino, Boulos, Haddad, Davila, Hoffman, etc…
      Ciro não é a última bolacha do pacote. Nem bolacha, nem pacote, ele é um nada.

      1. O Boulos carrega o estigma da “arruaça” (MTST), D’Avila e Hoffman, embora boas candidatas, sofrerão com o machismo descarado que ganhou força com o fascismo saindo de dentro do armário. O debate sairá da discussão capital x trabalho para ênfase no identitarismo (um prato cheio para a direita reacionária e evanjegues).

        Haddad (aí é pessoal) é um “picolé de chuchu” da esquerda (até o Reinaldo Azevedo mete mais o pau na Farsa a Jato que ele). Cogitou de trazer “neoliberais” para o governo dele como o Marcos Lisboa, o pai da “Ponte para o Futuro” de Temer.

        Destes todos, considero mais viável o Flavio Dino. Mas o partido dele (PCdoB) é pequeno. Será que partidos de esquerda maiores aceitarão coligar?

  2. Espanta-me o desconhecimento de muitos acerca do Coroné. Caros….ele SEMPRE FOI E SERÁ isso aí. É da natureza dele. Não suporta ser contrariado ou deixado em 2º plano. Isso é típico de pessoas egocêntricas. E não mudam.

  3. Precisamos dar a Ciro o que ele merece: ostracismo. A maior punição a um político covarde é o seu isolamento. Ele não merece mais este espaço tão valioso.

  4. Brito, entendo a sua crítica ao caráter ou ao lado humanitário da atitude de Ciro.
    Mas sugiro uma análise mais aprofundada do lado politico.
    A meu ver o esforço dele é pragmático no sentido de criar uma corrente progressista descolada do lulismo. Independente de haver ou não rancores pessoais.
    E aí entendi do seu texto que você nao acha uma boa ideia. Que o voto em Bolsonaro é perdido pra nós. Mas se for assim vamos perder pra sempre? Não é natural buscar o voto do Bolsonaro ou de forma geral o voto antipetista de volta pra esquerda/centro?
    Qual estratégia política vc acha mais sólida para reaver o poder considerando que Lula mesmo solto está impedido de concorrer e o antipetismo continua muito forte?
    Nao pergunto pra antagonizar não. Gostaria de ouvir a sua opinião. Não me parece que a estratégia Lula livre funcionou. Vc acredita que após um fracasso de Bolsonaro pode funcionar?

    1. Não, acho que o alvo são os 70% não-bolsonaristas. Olhe as pesquisas e verá que, neste núcleo extremista, apesar de tudo, ele se mantém firme. Claro que podem ocorrer casos isolados, mas o objetivo político é unir os que foram oposição e os que foram apenas “votos flutuantes”.

      1. Creio que Ciro, dessa forma, insiste num erro crasso: tentar conquistar quem não vai pro lado dele. Esses 30%, caso abandonem Bolsonaro, irão para onde sempre estiveram, pro lado de qualquer um de direita que seja mais competitivo, Dória, Amoedo, Moro.

      2. Creio que Ciro, dessa forma, insiste num erro crasso: tentar conquistar quem não vai pro lado dele. Esses 30%, caso abandonem Bolsonaro, irão para onde sempre estiveram, pro lado de qualquer um de direita que seja mais competitivo, Dória, Amoedo, Moro.

    2. Do ponto de vista pragmático, o método e a forma do Ciro menos contribui do que ajuda qualquer causa progressista. Ele busca um atalho destruidor pelo lado progressista para angariar apoio do centrão e antipetistas. O PT chegou onde está, do ponto de vista de hegemonia partidária, depois de algumas décadas apanhando e ganhando nas urnas, fazendo trabalhos com as bases populares. Pode-se criticar ou não esse trabalho, mas o fato é que o calcanhar de aquiles de Ciro é que ele quer se contrapor a essa história política do PT e de Lula no grito, não importa como. Deveria ser nas urnas, nas bases, no tabuleiro político. Sem implodir pontes. No tabuleiro político ele não engoliu o acordo feito entre PT e PSB no primeiro turno. Mal perdedor que é, deixou de apoiar o Haddad mantendo sua estratégia política já de olho em 2022. Ligou o “fod…-se”, lavou as mãos. Num testemunho pessoal, se Ciro tivesse tido um outro posicionamento no segundo turno, meu entendimento sobre ele seria outro. Pode-se ser crítico ao PT e à Lula sem pular do barco, pode-se ter uma agenda diferente e crítica sem destruir o outro pegando carona num antipetismo odiento e conveniente. Veja Eduardo Campos (PSB), tinha boas chances políticas de chegar lá sem ter preciso vir com um discurso desses. Habilidade política que falta a Ciro. Infelizmente, porque gosto dele e ele insiste em querer mudar isso.

  5. Cirinho Demagogia: aquele, submisso à ditadura militar, trocou de partido 7x, e nunca terminou nenhum mandato executivo

  6. Fernando, eis muito generoso perder tempo com este jagunço. Só quem abre espaço para este idiota, é um cafezinho frio e fraco. Um migué rosário dos gomes, tudo minúsculo mesmo…

  7. O objetivo do Ciro é polinizar. Perdeu os votos da esquerda. É não ganhou os da direita. Vai ficar com o coronelismo familiar no Ceará.

  8. Ciro não é homem de bem, mas o presidiário condenado é? Palocci, Dirceu, André Vargas, Delcídio do Amaral, Gushiken, okamoto, Vaccari e outros são de bem? Não fale no nome de Brizola, o seu lado é o de Garotinho e Moreira Franco.

    O PT é uma QUADRILHA.

    1. Esqueceu da partidarização do sistema de justiça, que prende inocentes sem provas e deixa bandidos soltos com provas.

    2. se vc é da turma lavajatista punitivista morista. tinha que tá de verde amarelo na rua domingo.

  9. Ciro se deixou subjugar pelo despeito e seu produto, o ódio. Como ocorreu com outros, não teve grandeza para aceitar que ainda não era seu momento. Entrou num caminho que só o apequena cada vez mais.

  10. Ciro a cada declaração mais se afunda
    já perdeu muito com isso e ainda não se deu conta
    já está se tornando Marina 2 – a revanche

  11. ciro, o minúsculo…..jamais seria convidado por Lula.

    ciro, o minúsculo é apenas um cadáver insepulto, grotesco, boquirroto e canalha, jamais sentará na cadeira presidencial, quando muito, voltará a sentar como governador do Ceará, onde alimenta minions tão dementados quanto os de bozo.

    ciro….o nada !!!

  12. Espanta-me o desconhecimento de muitos acerca do Coroné. Caros….ele SEMPRE FOI E SERÁ isso aí. É da natureza dele. Não suporta ser contrariado ou deixado em 2º plano. Isso é típico de pessoas egocêntricas. E não mudam.

  13. Assim como a outra reportagem, essa também é muito ruim,imediatista com visão bem curta.
    Nos leva a suspeitar de cooptação, está pode ser a única justificativa para esta visão tão petista dos fatos!
    Venha defender o povo! Não o PT!

    1. hum “cooptação”, deixa eu adivinhar, só falta os termos “laranjas podres”, “quintas colunas” misturado com “guerra híbrida” e “meta análise” neste teu fraseado para identificar aquele cheirinho de bolor e de senilidade infantil que caracteriza o que podemos chamar de loucosfera de “yesquerda”.

    2. Nos últimos 38 anos, só tive um partido: o PDT. do qual me desfiliei antes de iniciar o blog. Jamais, porém, você me viu atacar quem quer que fosse do PDT, senão por atos. Não é uma visão petista, é uma visão política e que preza a unidade possível d campo popular. Ciro está sendo infantil e caprichoso e a vida pública não permite isso a quem tem compromissos.

  14. Como já disse aqui, anteriormente, eu votei em FHC e depois em Ciro em 98 pra nunca mais votar. Nada melhor que o tempo para nos dá razão.

  15. É desnecessário gastar energia para evidenciar a pequenez e o mau caratismo do Ciro, ele mesmo o faz por livre e espontânea vontade.

  16. São conhecidos, os Ferreira Gomes. Agem com o fígado, cheios de rancores e ódios, q o diga Tasso Jereissati. Q bem ou mal lançou Ciro na grande politica. Romperam por divergencias políticas. Recentemente voltaram a se entender. Ciro não tem inteligência emocional, é burro emocionalmente. Uma pena porque intelectualmente ele é preparado. No final não nos serve porque falta sabedoria a Ciro. E não adianta hoje ele estar angustiado com a situação do Brasil q está indo literalmente para o buraco. Ciro tbm tem sua parcela de culpa. Brasil está um deserto de homens. Saudades do grande Brizola.

  17. O CANALHA tem um enorme talento como…vendedor.
    Toda a sua perfomance política é pífia ,mediocre,mas,sempre aparece nas eleições como a “opção” à polarização povo/elite.
    Se vende muito bem,engana os jovens ,mas ,quem o conhece o detesta,não pelas suas idéias políticas ,…pelo seu caráter.

  18. Uma análise rasa sobre o episódio. As questões que hoje levam Ciro a manter distância de Lula e do PT são bem claras e consistentes em função de tudo que aconteceu durante a campanha eleitoral. Se o analista finge que não sabe ou simplesmente desconsidera os fatos para sustentar seu discurso, é leviano. Estampar tal manchete sem contextualizá-la parece apenas um gesto de má fé gratuito.

  19. Enquanto permanecerem alienados pensando que esse cara, no meio da roubalheira provada feita por Dirceus da Vida, é um mártir inocente do povo brasileiro, mais “Bolsonaros” vão surgir e humilhar vocês na urna. Não há diferença alguma entre vocês e os Minions: mistificam e idolatram, fecham os olhos para os erros. Lula tá preso Babaca, e por motivos menores do que realmente merecia.

    1. quem foi humilhado foi o ciro que não teve metade dos votos do haddad. TODO MUNDO SABE que o bozo ganhou por conta da prisão arbitraria do LULÃO, ESSE SIM, DA MASSA!

    2. Não brigue com a realidade ,erros os pts cometeram,sem dúvida ( e não são os que vc menciona),mas o saldo positivo na vida de pobres como vc e eu,são innegáveis.
      Nega-los é estúpido,não seja um.

      1. Não existe isso de saldo positivo. Cometeu crimes? Pague por isso. Ele poderia ter encontrado a cura pro câncer, mas a máfia que o pt virou sob os olhos dele, com anuência dele, tal qual os crimes que ele cometeu para ser preso, o torna um criminoso. Se você quer defender um criminoso, fique a vontade.

  20. Pelo andar , Ciro vai se juntar á Marina Silva, Cristovam Buarque, Marta Suplicy e outros menos conhecidos. Consumidos pela mágoa, pelo ressentimento de se acharem “preteridos”.Como se tivessem direitos especiais .

  21. Pelas legendas das fotos: “Se o Quércia vencer, eu vou embora do Brasil”; “Brizola é populista e, pior, com dircurso de esquerda” e “Lula sabe que não vai conseguir governar” são provas de que ele sempre se achou acima, melhor, supererói, majestoso, enfim, superior aos demais. Só ele tem o discurso, a fórmula pra bem governar o país, mas não sabe dialogar, não consegue formar uma parceria, uma coligação, menor que seja para chegar ao segundo turno.

    Ah, sim, daqui a pouco, por conta dessa visita do Lupi, sairá também do PDT, assim como fez do PDS, em 1983; do PMDB, em 1990; do PSDB, em 1997; do PPS, em 2005; do PSB, em 2013, do PROS, em 2015, ano que pulou para o PDT.

  22. “Tenho certeza que, a esta altura da crise nacional, Lula teria visitado Ciro, se pudesse”. – Sim e daí? Para que seria a visita a não ser para fazer cena e tentar fazer com que o Ciro se “alinhasse” novamente? Sou a favor do Lula livre, estou torcendo para a queda do atual governo mas, vamos ser honestos, a citação do fato do Ciro ter falado contra o Brizola, me desculpe Brito, chega a ser “raso”, vindo de você, um brizolista, como eu. O momento era outro, tanto assim que o Brizola o apoiou mais tarde. O Lula fez pior, não só contra o Brizola mais contra toda a esquerda do país, quando entregou o governo ao Collor em 1989, fazendo questão de rachar os votos da esquerda para não deixar o Brizola disputar o segundo turno das eleições e pior, fez agora também, jogando sujo contra o Ciro deixando o país nas mãos de uma aberração. Enfim, para que seria a visita do Ciro se não para se alinhar as fileiras pró qualquer coisa a favor do Lula? Será que quem foi sacaneado, como o Ciro, não tem o direito de reclamar e tomar uma atitude ou ele tem que “democraticamente” ser sempre subserviente ao que o Lula sempre quer?

    1. GIL: parabéns pela clareza de sua análise. Concordo 200% com você. O brilhante e honrado Fernando Brito está contaminado pela fração fanática do PT

  23. Ciro é o resultado da mistura de Jereissate com a política do Ceará
    É um tucano que não sai do armário.

  24. Lula é o escorpião chamando onsapo para morrerem afogados juntos. O PT, assim como o PSDB, está morto. Lula morre

  25. Não adianta, Brito, o “coronelismo” está no sangue dele…O pensamento elitista de Ciro é o mesmo que ainda persiste em alguns recantos nordestinos, nos movimentos de apoio ao retrocesso histórico que vivemo, e claro, em sua ideologia disfarçada na verborragia do “atira para tudo quanto é lado”. Narciso tem ciúmes dele…

  26. ciro não tem o perfil q o momento exige… sempre achei ele um bolsonaro light de antes do bozo… veja do q ele chamou o coitado do boff

  27. Brito continua sua cruzada visando a desumanizar Ciro.
    É FALSA a informação de que a “visita” de Lupi a Lula teve como prioridade a solidariedade. Todas as pessoas justas são solidárias com Lula, pois ele é inocente. Mas, não foi acaso que numa semana Lula recebe Amorim e Bresser, e na semana seguinte Coutinho (PSB) e Lupi (PDT). Essas “visitas” são na verdade negociações políticas visando resolver o impasse na formação da Frente Ampla. Impasse provocado por Lula: ele lidera a Frente e a principal bandeira é Lula Livre. Estas posturas hegemônicas não são mais aceitas por vários segmentos políticos de centro-esquerda.
    Ciro deu apoio político a Lula e ao PT por quase 20 anos. No Mensalão, sua atuação política foi fundamental para que a Teoria do Domínio do Fato não atingisse seu objetivo real: derrubar Lula da Presidência. Foi Ciro quem negociou a participação do PSDB, via Aécio Neves, na formação de um “muro político” que impediu o golpe contra Lula. Foi o ministro de Lula responsável pela transposição do São Francisco e confrontou o golpe contra Dilma. Quando foi preso, Lula RETIROU da lista de visitas os nomes de Ciro e de Lupi. Nas últimas eleições, foi Lula quem enfiou uma faca nas costas de Ciro, fazendo todo jogo político sujo a fim de impedir que Ciro fosse ao segundo turno. Ao mesmo tempo em que atacava Ciro, Lula preservava Bolsonaro. É evidente que Ciro não é mais aquele fraterno amigo de Lula. Foi Lula quem destruiu a relação por mesquinhos interesses políticos. Portanto, ao afirmar que mesmo convidado não irá mais visitar Lula, Ciro está revelando seu distanciamento de quem já foi amigo. Ciro tem vários defeitos, mas não é hipócrita.

    1. Dizer que é “falsa” a motivação da solidariedade apenas porque dois políticos falaram de política é um pouco demais, não? Ninguém aqui desqualificou a história de Ciro. Se Lula pretendeu, nas eleições, conservar a sua hegemonia política, isso é da disputa e cabe a cada força avaliar sua representatividade. O resultado das urnas, em votos, mostraram que Lula não estava delirando ao dizer que, mesmo preso, era o núcleo do campo popular. Ninguem exigiu ou exige de Ciro que seja “lulista”. O Papa Francisco também não é, mas não se furtou a emprestar solidariedade humana ao ex-presid~encia. Relembro, outa vez, o ditado gaúcho: a luta não quita a fidalguia.

    2. Dizer que é “falsa” a motivação da solidariedade apenas porque dois políticos falaram de política é um pouco demais, não? Ninguém aqui desqualificou a história de Ciro. Se Lula pretendeu, nas eleições, conservar a sua hegemonia política, isso é da disputa e cabe a cada força avaliar sua representatividade. O resultado das urnas, em votos, mostraram que Lula não estava delirando ao dizer que, mesmo preso, era o núcleo do campo popular. Ninguem exigiu ou exige de Ciro que seja “lulista”. O Papa Francisco também não é, mas não se furtou a emprestar solidariedade humana ao ex-presid~encia. Relembro, outa vez, o ditado gaúcho: a luta não quita a fidalguia.

      1. O resultado das urnas é um fascista na presidência. Lula não teve a grandeza de estadista q acabamos de ver com Cristina Kirchner. Os fatos registram inúmeros momentos de solidariedade de Ciro com Lula. Já o contrário…

  28. Ciro Gomes gosta de apontar o dedo pros outros, mas “esquece” o próprio passado. Firmou aliança na eleição de 2002 com Roberto Jefferson e Paulinho da Força, dois reconhecidos meliantes da política nacional. Não só isso. Naquela mesma eleição, foi à Bahia receber o apoio oficial de Antonio Carlos Magalhães, o maior gangster da história política do país. Por fim, a maior das incoerências: chama o PT de quadrilha, de criminoso, mas foi ministro de Lula, fez parte da base do governo Lula como deputado e ainda emplacou o irmão como ministro em 2015, ou seja, esteve apoiando os governos do PT do começo ao fim. Se achava tudo isso do PT, por que não rompeu naquela época?

  29. Continuo votando no Ciro. Por mais que a direita ou a esquerda me jogue pedras segurei assim. O motivo é simples: no fim das contas lula preso e Dilma impichada e os da direita destruindo o Brasil completamente.
    Li um monte de comentários sobre ego, prepotência e etc… Parece que nem direita bem esquerda tem espelhos

  30. Um dos jornalistas masi antigos..E por isso mesmo umdos masi sábios disse:
    E O LULA? VAI APODRECER NA CADEIA?

    – não tenho a menor ideia

    – Lula não acreditou no que a gente percebia que ia acontecer com ele. Ele achou que iam deixar que ele se candidatasse e fosse eleito. Ele sequer percebeu que aquilo tudo foi montado exatamente para que não acontecesse o que ele estava imaginando

    – provavelmente, nem nasceu dentro do Brasil

    – o extremismo de Direita buscou organizar-se internacionalmente e com muita atenção sobre o Brasil que nascia com o Governo Lula

    – a tendência era de que o sucesso do Governo Lula inspirasse as vizinhanças americanas. Isso teria um imenso significado para os EUA

  31. Eu pensei que o pessoal do Bolsonaro na sua maioria fossem obtusos, mas, depois de ler a maioria dos comentários aqui, vejo que não estão sozinhos.

  32. Até os grandes erram. O último voto de Brizola para presidente foi em Ciro Ferreira Gomes. Estudem antes de propagar a retórica de quem não tem força para defender o Brasil.

  33. Por que ninguém responde aos argumentos do Ciro um a um. É sempre essa história de “mágoa”, “ego”, “grosseria” etc. E se deixássemos o Ciro de lado, por um minuto? As questões continuam aí. O Lula abriu caminho para o Bolsonaro, tirando, de forma desleal, o PSB e PC do B da frente que derrotaria o coiso. Agora finge que não entende a lógica de eleição em dois turnos, como fingiu que não entendia há trinta anos atrás, quando abriu caminho para o Collor. Lula foi legal com o Brizola? Não foi o que o engenheiro concluiu, depois de 2002 (é só buscar as últimas entrevistas dele). E as outras queixas? Contratação da empresa Manchester, do Eunicio Oliveira, sem licitação, só para citar mais uma.
    O Ciro está perdendo votos entre os lulamínions? Não se perde o que nunca se possuiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.