Como defender a espionagem na base do “é todo mundo faz”

O colunista Fernando Rodrigues, da Folha, mostra como a mente colonizada da elite brasileira  justifica o injustificável na base do “todo mundo espiona todo mundo, que mal é os americanos nos espionarem?”

Sugere que o Brasil faria o mesmo, se a Abin tivesse o dinheiro e a tecnologia que tem a National Security Agency, a NSA americana.

Rodrigues parece não ter ideia – ou não achar importante – do que é soberania nacional.

O Brasil não foi espiar ninguém em território estrangeiro, nem violar suas comunicações de governo.

Nem sequer monitorou a representação diplomática regular dos Estados Unidos no Brasil.

Investigou uma sala secreta, possivelmente um “aparelho” da CIA, num prédio comercial de Brasília, onde era mantida uma rede clandestina de radiocomunicação, sabe-se lá com que propósito.

Não tem o menor cabimento indagar se  a Abin “resistiria a bisbilhotar a tudo e a todos como faz a contraparte norte-americana”.

Rodrigues sequer esconde com que finalidade faz isso:

“Dilma Rousseff havia tirado a sorte grande com o caso de espionagem dos EUA. Nada mais popular do que uma presidente da República se levantar, indignada, contra a intrusão ilegal dos norte-americanos nos telefonemas privados do governo brasileiro. Quem há de ser contra? Para melhorar as coisas, a petista maquinou uma aliança com a Alemanha na formulação de um plano mundial contra a violação de comunicações.” 

Como é?

Não devemos nos levantar, indignados, “contra a intrusão ilegal dos norte-americanos nos telefonemas privados do governo brasileiro”?

O que isso tem de semelhante com descobrir uma saleta clandestina de rádio da CIA em Brasília?

Nós fomos grampear telefones da Casa Branca?

Montamos, como eles, uma estrutura gigantesca para espiar “a casa dos outros”?

O que Rodrigues faz não chega a ser um raciocínio distorcido.

É puro servilismo, que tenta se justificar com tolices que não resistem a um sopro.

PS. Não tinha visto que a Folha adotou essa como linha editorial e foi “descolar” declarações de “fontes na Casa Branca” para dizer  “que todo mundo se espiona”, que “não há virgens neste negócio”. Devo uma correção, portanto. O servilismo não é de Rodrigues, é do jornal. Ele apenas se presta a assinar embaixo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Por falar em mente colonizada, vamos bater “palmas” para a mente colonizada do nosso “movimento negro”, que quer empurrar o governo do PT para a arapuca de copiar no Brasil as políticas raciais dos Estados Unidos da América.

    Onde estão as cotas raciais na Colômbia?

    Onde estão as cotas raciais na República Dominicana?

    Onde estão as cotas raciais no Panamá?

    Onde estão as cotas raciais na Venezuela de Chavez?

    Onde estão as cotas raciais no Equador de Rafael Correa?

    Todos esses países tem significativa população negra. Nenhum deles copia as políticas raciais dos Estados Unidos da América.

    Não copiam, porque nenhum desses países obrigava negros a andar no fundos dos ônibus em plena década de 50. Todos esses países aboliram qualquer tipo de discriminação racial oficial junto com a escravidão, portanto em nenhum desses países existem pessoas vivas que sejam sequer filhas de pessoas que tenham sofrido com a escravidão ou com discriminação racial chancelada pelo Estado.

    Bem diferente dos EUA, onde a discriminação racial chancelada pelo Estado ainda existia há apenas 50 anos atrás.

    A América Latina não tem motivos para copiar as “políticas raciais compensatórias” dos EUA, simplesmente porque na América Latina não tem NINGUÉM ainda vivo que tenha direito a receber qualquer tipo de compensação do Estado por questões raciais.

    A Venezuela de Chavez e o Equador de Correa não caíram nessa armadilha de copiar políticas raciais norte-americanas. Porque o Brasil do PT está aceitando cair nessa armadilha?

    Porque se curvar diante do lobby do “movimento negro” americanizado, que dá mais valor ao hip hop importado do que ao samba?

  2. Cotas da Dilma: Dois brasileiros negros, joão e josé, fazem concurso e são aprovados para controladores da usina Angra I. João passou por mérito, foi um estudante aplicado, e entende de sua função. José passou porque era o único outro negro do concurso, sempre foi mediocre como estudante, e pouco entende de sua função. José então comete um erro, e a usina de Angra explode matando um milhão de pessoas, incusive o preparado João.

    Pensem nisto quando votarem.

    Enquanto isto o estudante cotista pobre tem que pagar seus livros, pagar sua moradia e não tem RU no fim de semana. Legal né? Estamos formando Josés ou Joãos?

    Todo brasileiro branco deve votar contra o PT nas próximas eleições.
    Todo brasileiro negro com um pingo de responsabilidade também.

    1. Procure um ortopedista já, PSOLismo é problema sério, entorta a coluna servical para a direita. Na boa, sem querer ofender, mas pedir para brancos e negros não votarem no PT é coisa de esquerdista cabeça oca ou de direitista cínico. Nos poupe

  3. Eu acho que entendi o que é que está acontecendo: A DILMA QUER SER DERRUBADA.

    É tudo combinado nos bastidores: a Dilma QUER que o seu governo seja derrubado.

    Por isso que joga gasolina na fogueira, alimentando a desconfiança racial no Brasil, dando motivos para que os brancos se sintam injustiçados e sintam que tem motivos para sair às ruas para protestar.

    A Dilma está dando combustível para aumentar a convulsão social no país, e ainda metendo elementos raciais no meio.

    A Dilma deve estar combinada com a oposição, para criar um clima de guerra civil no Brasil.

    Vai ver que a Dilminha é da Maçonaria também…

  4. Fernando Rodrigues tem a mesma dimensão do jornal no qual escreve: irrelevante, insignificante e a caminho da extinção!

  5. Lixo fétido… Folha, Rodrigues, Josias e cia!
    Um dia este rebutalho de jornalismo cairá em desgraça! O dia em que o governo tiver peito para acabar com o monopólio dos meios de comunicação e, efetivamente, apoiar a diversidade política e ideológica que deve marcar a circulação das idéias!

  6. Geraldo, você ñão entendeu o que aqueles dois comentaristas pretendem? Simplesmente são trolls que querem fazer a cabeça de outros para serem contra as cotas. Citam países muito menores do que o Brasil, com população negra proporcionalmente maior do que a nossa e onde , de repente, o ensino públicoé melhor do que o nosso, onde a maioria dos governadores e prefeitos usam as verbas de Educação e Saúde para encher suas burras. Tirando isso, é racismo puro de quem é anti-cotas. Mas, para sua tristeza, as cotas estão dando certo e hoje temos um número bem maior de negros em várias pofissões de nível superior.

    1. Concordo e assino embaixo, Lidia. O problema é que a retórica dessa gente é tão confusa, misturando alho com bugalho, que fica complicado até para comentar. Ser contra as cotas, ou contra qualquer política inclusiva, indica uma única coisa: alienação total em relação ao que pode ser a realidade diária dos negros, dos índios, dos desvalidos, dos homosexuais, dos sem-teto… … … vai faltar espaço!

    2. CÍNICA!

      Dizer que a educação pública da Colômbia, Panamá e República Dominicana é melhor do que a do Brasil é MUITO DESESPERO para tentar impor goela abaixo o “cotismo” destrambelhado e autoritário.

      Durante todos esses anos eu defendi com UNHAS E DENTES o governo de Dilma Rousseff, inclusive nos comentários deste site, defendi o Mais Médicos, e defendi inclusive o Leilão de Libra, aguentando porrada de todo mundo.

      Agora, defender projeto RACISTA de cotas, isso não vai acontecer NUNCA.

      Ser bajulador do governo TEM LIMITES. Eu já bajulei demais esse governo, em nome de defender o campo progressista contra a direita, agora, defender projeto AMERICANÓFILO de cotas, aí já é demais.

      Querem cotas raciais no serviço público?

      POIS VAI TER QUE TER PLEBISCITO!

      Se o povo pôde votar para decidir sobre o desarmamento, vai ter que ter o direito de votar sobre isso também!

      O lobby do “movimento negro” financiado por ONGs norte-americanas não vai impor esse projeto de lei na calada da noite, como impuseram a lei das cotas em Universidades Federais.

      VAI TER QUE TER PLEBISCITO, COM HORÁRIO GRATUITO NA TV, onde finalmente nós, Freyreanos, vamos poder falar diretamente à população, e PROVAR com ARGUMENTOS SÓLIDOS, que Gilberto Freyre sempre esteve certo, e que o Brasil É SIM uma democracia racial, e que não tem NADA A VER com a realidade norte-americana.

      Vamos DESTROÇAR vocês “cotistas” no debate na televisão, vamos mostrar como vocês são LOBBYSTAS financiados por ONGs norte-americanas, que querem importar “guerra racial” para destruir a Nação Miscigenada Brasileira.

  7. Esse cidadão Rodrigues não se reunia com o embaixador dos EEUU no Brasil? O Wikileakes não mostrou que ele seria um “informante” dos americanos (dá um google aí – Fernando Rodrigues Embaixador EUA). Agora ele assina essa reportagem? Será que ele trabalha só pra “Foia” mesmo? Ah, está bem. Já entendi. E vocês, entenderam?

  8. Precisamos, com urgência, de uma nova imprensa que nos livre deste tipo de comentário, totalmente subserviente, sem referencia histórica, sem nenhum nacionalismos ou mesmo vergonha. Estes senhores só pensam em viajar para comprar produtos baratos e sem importância, que eles não sabem que são fabricados em Bangela Dash, em fábricas que pegam fogo à toda hora, por empregados semi escravizados.
    Este pessoal é um dos maiores entraves formação de uma nova mentalidade, que crie um Brasil para nós, livre destes servilismos, independente, como são todos os países decentes.

  9. Nos dias de hoje ,o Brasil ,pais emergente,ainda frágil em tecnologia de contra-espionagem,tem razão em chiar contra os EUA ,e esse jornalista é um idiota! Mas não se iludam colegas comentaristas!Se um dia o Brasil vier a ser

    superpotência,um império como os EUA,irá

    f~es. Cai um império e surge outro ,que vai pelo mesmo caminho da dominação dos países mais fracos!O resto, infelizmente, é utopia.

  10. Esperar o que de um cara que queria que os agentes da ABIN que pegaram o Daniel Dantas usassem crachá.

  11. Repito: não acredito em fraude somente pelo fato de que LULA foi eleito duas vezes e DILMA já uma, e dentro em breve, duas. Se houvesse essa probabilidade, “eles” (os fraudadores) teriam conseguido evitar essa “tragédia” brasileira.

  12. Repito: não acredito em fraude somente pelo fato de que LULA foi eleito duas vezes e DILMA já uma, e dentro em breve, duas. Se houvesse essa probabilidade, “eles” (os fraudadores) teriam conseguido evitar essa “tragédia” brasileira.

  13. O Barsil foi descoberto há 513 anos, tem uma democarcia de 20 anos, neste periodo foi dominado pela elite excrota desse Pais, o Governo do Povo tem 10 anos no poder, para voltar as politicas que agradam seus patroes farão de tudo para tirar o Governo do Povo.

  14. todos sabem que esse sr. com letras minúsculas é agente dos eua, fez até curso em uma univercidade americana para tal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *