De Darcy para Lula: chore hoje, lute amanhã

darcylula

Meu caro Lula,

Outra vez eu me sirvo deste menino que faz o tal Tijolaço para ser meu cambono. Medíocre, é verdade, mas é quem está à mão, fazer o quê?

Para ver se revolvia a sua terra pouco fértil, mandei-lhe uma emanação, aqui do éter, para que ouvisse o que falei no enterro do Gláuber Rocha. Claro que não porque você esteja morto, como eu e ele, mas porque te quero sugerir que, como ele, esta noite, chore.

Eu disse lá: “O Gláuber chorava, chorava convulsivamente. O Gláuber chorava a dor que todos devíamos chorar,  a dor de todos os brasileiros. O Gláuber chorava as crianças com fome, O Gláuber chorava um país que não deu certo, o Gláuber chorava a brutalidade, a mediocridade, a estupidez”… 

Pois então, meu caro Lula, sinta-se livre hoje para chorar. Não por você, que sei, por já ter tido a sua idade e um câncer como você, sei que não liga mais para si mesmo. Nem eu, que me amava tanto e tão profundamente, dava muita importância a mim, a não ser pelo que podia fazer, dizer e escrever. E nesta ordem.

Chore, Lula, chore. Mas chore só hoje.

Que amanhã, como você se acostumou, é dia de ir cedo para a fábrica. Porque é muito parecido, não é? Moldar ideias é como moldar metais: é duro, cheio de asperezas e sujeito a acidentes que nos machucam. E é pior, até, porque não tem descanso, nem fim de semana, e a falta de uma rede nos faz doer as costas de macunaímas.

Lula, os estatutos desta gafieira onde me encontro – não sei se é celeste ou infernal, porque não entendo um céu sem pecados e nem um inferno sem virtudes – impedem-me de te revelar o futuro.  Posso apenas te dizer que não é fácil como o de quem morre e vira santo, porque depois que a gente desencarna, até os cínicos nos aplaudem.

Quando a gente está vivo, nos acusam de tudo. A mim, usaram uma foto para dizer que eu me aliava a banqueiros do jogo do bicho. Como é que eu ia ser Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, fazer o Sambódromo e cuidar do Carnaval sem encontrar os bicheiros das Escolas de Samba?

Nos limites em que Deus controla minha língua – sou justo, não me reprime nos diálogos que travamos, porque Deus é onisciente mas aceita a dúvida, ao contrário dos bobalhões togados que te condenaram hoje, posso te contar só um pouquinho.

Posso contar, apenas, o que já escrevi, e mando este menino que cavalgo mentalmente agora, vá buscar no meu “O Povo Brasileiro”:

Cada vez que um político nacionalista ou populista se encaminha para a revisão da institucionalidade, as classes dominantes apelam para a repressão e a força.

Eu mesmo sofri isso, como auxiliar de Jango. Só me deixaram voltar aos Brasil quando acharam – como vão achar você – prestes a morrer de um câncer que me levou um pulmão. Por isso, te digo, o que é ser preso perto de estar na iminência da morte?

Não é a primeira vez que escrevo sobre você. A primeira foi quando ainda estava por aí, em 1989, e desabafei:

Estou me cansando de ouvir falar de Lula com descaso. Qualquer advogadinho idiota, porque formado, se acha melhor que ele, mais preparado para governar. Um intelectual desses que leu meia dúzia de livros ou escreveu qualquer bobagem, um tecnocrata que desempenhou bem ou mal algum cargo, todos se acham melhores que Lula e falam dele sem sombra de respeito. Por que? Essa gente pensa que o exercício do poder, em postos de alta responsabilidade, cabe a uma categoria particularíssima de pessoas, na qual não incluiriam jamais um ex-operário ou um líder sindical, ainda que muito bem-sucedido.

Não errei, não é?

Nem eu nem você quisemos ser mártires – e eles, os grandões, também não querem, porque não há mídia que seja capaz de vencer mártires.

Mas estes caras são tão imbecis, tão idiotas, que nos fazem isso. Como eles são filhos e netos de senhores de escravos, acham que nos atar ao tronco e vergastar, vai encher de medo a senzala.

Na hora, sim, que ninguém é bobo de querer o chicote no lombo, mas lhes vai endurecendo o couro das mentes e  deixando que elas não aceitem mais a servidão.

Então, Lula, chore esta noite e acorde amanhã livre de rancores. Como um negro fugido, que os capitães de mato querem enjaular, seja sabido.

Eles verão um nordestino, que mal escapou de ser gabiru, virar ainda mais gigante.

Agora, por favor, não me obrigue mais a estas comunicações psicográficas e deixe que eu as reserve para a Dona Diva, aquela negra linda da Feira Literária de Parati, que é linda e 20 e tantos anos mais nova que eu -que a Catherine Deneuve nos abençoe.

Quando eu mandar, daqui, uma edição revisada de O Povo Brasileiro, prometo, cuido do que você é, a metamorfose ambulante com que se define.

Mas, antes, estou observando a borboleta voar.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

25 respostas

  1. Eu choro, Brito, mas não é pela condenação do Lula. Ele é soldado, sabe as consequências da guerra. A gente luta e sabe que o inimigo pode ser mais forte. Mas o amanhã está logo alí, e pode trazer um novo rumo à narrativa.
    Eu choro por um país que está condenado a revolver a lama. Nossa luta será em vão. Não tenho dúvidas de que esse golpe passará. levará mais tempo do que deveria. Um dia, a democracia retornará e lá estarão gedeis, moreiras e temeres postando-se como guardiões da democracia, assim como os que deram suporte político ao golpe de 64 se postaram um dia. E serão esses que ditarão os rumos desse país, até que percam o controle para governantes populares. Logo começarão a tramar um novo golpe. A história do Brasil é um loop eterno. Estamos condenados a patinar na merda. A melhor saída continua sendo o aeroporto.

  2. O que o PT deve fazer com a máxima urgência é uma pesquisa de opinião de intenção de voto, mas isso no máximo até a próxima segunda, pois com certeza Lula subiu muito nas intenções de voto, isso servirá de pressão contra esses golpistas.

  3. O grande problema de nossa esquerda é esse fatalismo, chorar hoje ??? Por que ??? Façamos que chorem eles, hoje, amanhã e sempre !!!

    Enquanto existir eternidade , que eles chorem, que chorem todos os seus descendentes.

    Por isso que essa porra nunca avança, temos uma esquerda “possível” que parece avestruz, toma lambada era após era e não parte pra briga, nunca !!!!

    “A história do Brasil é um loop eterno. Estamos condenados a patinar na merda”. Alcides Carpinteiro…

    Com essas lideranças que temos amigo, estamos mesmo, condenados a lamber eternamente as feridas, nossas e eventualmente , as deles quando se machucam.

    Quem esteve na Praça da República , hoje, viu mais do mesmo, que falta faz o velho Brizola….era pra incendiar essa porra hoje, agora….deixar esta farsa de eleições de lado e iniciarmos a derrubada do Temer e do GOLPE….mas vamos ficar nessa ladainha de eleições, eleições, eleições…..putz.

      1. Isso é balela. Raciocínio pífio de quem não entende nada de política e ignora estratégias e táticas políticas. Papo de boteco na linha da direita vira-lata que deseja exatamente isso. Lula tem que ir até o fim e se transformar num furacão perfurando a tranquilidade das oligarquias brasileiras. Eleição sem Lula É FRAUDE!

    1. O “mal amado, feio, sem pau, puta” e bipolar ainda não VAZOU? Tua opinião e um saco de merda são a mesma coisa. Ridículo, pueril e risível, nos poupe de suas merdas. VAZA.

      1. CARO FERNANDO BRITO !!!

        NOBRE CAMARADA, SOLICITO ATITUDE EM RELAÇÃO AOS CONSTANTES ATAQUES DESTA MULHER, EM QUALQUER POSTAGEM, SEMPRE COM SEU BAIXÍSSIMO NÍVEL INTELECTUAL E DE CIVILIDADE, JAMAIS ARGUMENTANDO, CONTESTANDO OU PROPONDO QUALQUER IDEIA CAPAZ NESTE ESPAÇO VITAL PARA A FASE NEGRA DE NOSSA HISTÓRIA NACIONAL.

        GRANDE ABRAÇO E SIGAMOS ADIANTE, POIS NOS ATIRAM A LAMA QUE LHES VAI NAS MÃOS, INFESTAM SUAS ALMAS DOENTIAS E COM ELA SE ALIMENTAM, CORPO, MENTE E ESPÍRITO.

        ABRAÇO !!!!

        1. Caro blogueiro Brito, solicito o levantamento das incivilidades e baixarias de nivel baixíssimo do iskroto que nessa hora negra do Brasil continua xingando suas mulheres fantasmas de “putas e dizendo a elas devem procurar um pau” (sic). Só olhar os posts de ontem. Sem contar os palavrões que sempre utizou sem cerimônia. Seu corpo, mente e espirito estão aí definidos por ele mesmo, também como sua “alma fétida”(sic), também definida por ele mesmo. Todas as injúrias que o iskroto mau caráter psicopata reclama foram proferidas por ele mesmo. Contradição máxima.
          Cordialmente.

  4. O povo é tao idiota, pobre de direita, classe média que se acha patrão, que se acha elite, é muira burrice e canalhice junto.
    Desde muito cedo na minha vida, sabia que os meios de comunicaçao eram usados principalmente para manipular a opiniao do povo, que adora ser manipulado, hoje é deprimente ver uma parcela da populaçao comemorar essa fraude. Pelamordedeus!!!!!

  5. O TRF4 – A Inquisição em pleno século XXI, condenaram um ex-presidente da república com base em recorte de jornal produzido pela própria Globo. Absurdo, justi$$a desmoralizada, pregou o último prego do caixão.

  6. Pra espantar o baixo astral…

    Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
    Eu fui à Penha, fui pedir a Padroeira para me ajudar

    Salve o Morro do Vintém, Pendura a saia eu quero ver
    Eu quero ver o tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar

    O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada
    Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato

    Vai entrar no cuzcuz, acarajé e abará.
    Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô, iaiá

    Brasil, esquentai vossos pandeiros
    Iluminai os terreiros que nós queremos sambar

    Há quem sambe diferente noutras terras, outra gente
    Um batuque de matar

    Batucada, reunir vossos valores
    Pastorinhas e cantores
    Expressão que não tem par, ó meu Brasil

    Brasil, esquentai vossos pandeiros
    Iluminai os terreiros que nós queremos sambar
    Ô, ô, sambar, iêiê, sambar…

    Queremos sambar, ioiô, queremos sambar, iaiá

    De autoria do genial Assis Valente, baiano como o Glauber…

      1. iSKRA 25/01/2018 às 09:58
        CARO FERNANDO BRITO !!!

        NOBRE CAMARADA, SOLICITO ATITUDE EM RELAÇÃO AOS CONSTANTES ATAQUES DESTA MULHER, EM QUALQUER POSTAGEM, SEMPRE COM SEU BAIXÍSSIMO NÍVEL INTELECTUAL E DE CIVILIDADE, JAMAIS ARGUMENTANDO, CONTESTANDO OU PROPONDO QUALQUER IDEIA CAPAZ NESTE ESPAÇO VITAL PARA A FASE NEGRA DE NOSSA HISTÓRIA NACIONAL.

        GRANDE ABRAÇO E SIGAMOS ADIANTE, POIS NOS ATIRAM A LAMA QUE LHES VAI NAS MÃOS, INFESTAM SUAS ALMAS DOENTIAS E COM ELA SE ALIMENTAM, CORPO, MENTE E ESPÍRITO.

        ABRAÇO !!!!

        1. Caro blogueiro Brito, solicito o levantamento das incivilidades e baixarias de nivel baixíssimo do iskroto que nessa hora negra do Brasil continua xingando suas mulheres fantasmas de “putas e dizendo a elas devem procurar um pau” (sic). Só olhar os posts de ontem. Sem contar os palavrões que sempre utizou sem cerimônia. Seu corpo, mente e espirito estão aí definidos por ele mesmo, também como sua “alma fétida”(sic), também definida por ele mesmo. Todas as injúrias que o iskroto mau caráter psicopata reclama foram proferidas por ele mesmo. Contradição máxima.
          Cordialmente.

  7. Agradeçamos a Deus sempre pela existência de um Fernando Brito a nos renovar as esperanças! À luta sempre!

  8. Não tem choro, o Lulão tá firme e forte, nunca esperou outro resultado que não esse mesmo; ou alguém ainda acha que a casa grande, a daqui e a do planeta, vai dar no mole?
    Essa foi só mais uma vacilada da casa grande; a maior delas foi ter, num cochilo, permitido a a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao poder, em 2003. Vacilada da qual se arrependem amargamente e fazem e farão de tudo, até mesmo provocarem uma carnificina para arrancar do coração e apagar da memória do povo e da Nação Brasileira a época em que fomos felizes e orgulhosos da nossa Pátria.
    Se fossem mais espertos, teriam absolvido o jararaca e esvaziado o mito, mas não, o desprezo, o nojo e o ódio da oligarquia tirana e escravocrata do Brasil ao povo dessa terra é tanto que a baba e a espuma que escorre da boca chega até aos seus olhos.
    A resposta da resistência popular a partir de hoje precisa ser mais firme e contundente, sem jamais esquecer que o que dá suporte e sustentáculo a toda a crueldade e canalhice é a rede esgoto da famiglia marinho, o eterno câncer a drenar o Brasil.

  9. Darcy Ribeiro, esse brasileiro-mineiro-carioca, de Montes Claros, do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo, esse ser singular, visionário, usina ambulante de idéias, pôde conhecer bem os três personagens desta belíssima crônica: Leonel Brizola (ainda que não citado diretamente), Luiz Inácio, o querido Lula, e o jornalista e editor deste blog-portal progressista e independente. Fico impressionado com a serenidade e sabedoria com que os personagens citados encaram as agruras da vida, as perseguições, as injustiças, sendo capazes de manter a altivez e a lucidez que não os deixa se consumir pelo ódio (mais do que explicável para os que são vilipendiados, perseguidos, injuriados, difamados, caluniados e ultrajados, como foi o caso de Brizola e Darcy e é o caso de Lula atualmente).

    Quem viu a farsa/fraude jurídica, o teatro de 5ª categoria encenado pelo bando de covardes, oligarcas, escravocratas, cleptocratas, plutocratas, privatistas, entreguistas desse tribunal do golpe de Estado, também chamado de TRF4, mas que o teclado dos computadores freqüentemente nos leva a grafar TFR$ (sigla talvez bem mais apropriada), sente primeiro vontade de vomitar, depois indignação e ódio (sim, sou humano e tenho este sentimento diante da injustiça e da covardia que fazem não contra Lula, mas contra os que ele representa, dentre os quais me incluo), depois vontade de desistir (até o grande Afrânio Jardim externou isso ontem, por meio de rede social). Mas logo em seguida a racionalidade volta e percebo que tenho de continuar a luta, com ações, palavras, conscientização e mobilização das pessoas, sobretudo as vítimas desse manipulação e desse ódio disseminados pelo PIG/PPV e pelas ORCRIMs institucionais que acometem a burocracia do Estado Brasileiro, notadamente as judiciárias.

    Como tenho dito e escrito, os golpistas têm nas mãos o aparato do Estado, inclusive o da violência e da repressão – usados contra Lula e contra as classe populares, trabalhadoras, exploradas e excluídas, como se viu ontem e tem se visto desde a 1ª tentativa de golpe contra Lula, contra o PT e contra a Esquerda desde aquele farsesco, midiático e fraudulento/criminoso processo e julgamento da AP-470, apelidado de “mensalão do PT” – mas histórica, sociológica, moral, ética, jurídica e polìticamente ESTÃO SENDO E SERÃO FRAGOROSAMENTE DERROTADOS.

  10. Fernando querido… sou espirita e muitas vezes tenho o desplante e o prazer de incorporar um preto velho.. acho que não tenho merecimento..
    Mas te parabenizo por esta mensagem… muito oportuna.. obrigado Darcy…
    Abraços Paulo

  11. Darcy pedindo Lula para ir cedo para a Fábrica? ? Endoidou! Cortou o dedinho para se aposentar, conseguiu, ficou no Sindicato, levantou esperanças, alcançou o objetivo tornando-se Presidente da República, mas não resistiu (ou será que já pensava nisto?) ao canto da Sereia, deslumbrou-se com o poder, com o brilho dos salões internacionais, com a frase de gozação do Obama: ” Você é o Cara!” , acostumou-se aos jatinhos, à companhia de Marcelo/Sebastião Odebrecht, …e não teve peito para enfrentar o congresso com a ajuda do povo e se aliou à escória da política brasileira para garantir suas benesses! É pena que nessa condenação não ficará nem 4 anos! Condenação p/inglês ver, no final estará circulando pelas ruas, indo à Papuda só para dormir! É muito pouco para quem deu tanto prejuizo à nação e ao povo brasileiro. Em tempo: quero que o mesmo aconteça ao Temer, Gilmar Mendes, Dilma e Aécio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.