De um lado, provocação; de outro, mobilização

Posto aí embaixo o vídeo que gravei na entrada da ABI com o contraste a uma dezena de provocadores bolsonaristas e a multidão que compareceu para manifestar solidariedade a Glenn Greenwald e à equipe do The Intercept que está revelando os segredos da Lava Jato.

Neste momento, além dela, havia uma fila para entrar que se estendia por mais de 300 metros.

Isto é, para mim, o mais significativo.

De um lado, o fanatismo morobolsonarista minguando.

De outro, a afluência crescente dos defensores da democracia.

De todas as falas, mais me chamou a atenção a de Leandro Demori, editor do The Intercept ao lado de Greenwald.

Sua fala, embora desabrida e irreverente, foi ao ponto: não temos de fazer discriminações com quem, diante das ameaças à democracia, esteja disposto a combater pelo Estado de Direito.

É bom ver jornalistas jovens com essa lucidez, a de que democracia é abrir-se para o diferente e saber, a cada momento , encontrar o que une e o que separa.

É isso o que deixa dez gatos pingados de um lado da rua e centenas e centenas do outro lado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

28 respostas

  1. Pelo vídeo tiramos 2 conclusões, no mínimo: ou os bolsoantas estão muito envergonhados ou já nem tem coragem de saírem às ruas…..

  2. A luta de classes sempre existiu.
    Com o avanço nos anos PT, ricos e seus serviçais (militares, servidores públicos e a maioria da classe média) rasgaram a fantasia de pessoas de bem e trazem de volta a escravidão. Tudo para segurar os pobres, negros ou não, numa “senzala” do século XXI.
    E o pior é ver as Forças Armadas traindo descaradamente o Brasil.

  3. A luta de classes sempre existiu.
    Com o avanço nos anos PT, ricos e seus serviçais (militares, servidores públicos e a maioria da classe média) rasgaram a fantasia de pessoas de bem e trazem de volta a escravidão. Tudo para segurar os pobres, negros ou não, numa “senzala” do século XXI.
    E o pior é ver as Forças Armadas traindo descaradamente o Brasil.

  4. Sobre a fala esquisita e incompreensível do número 3, hoje no Twitter, eu queria dizer para ele o seguinte: Carluxo, aluno que se deixa ensinar por professor doido também é doido.

  5. Fascistas e seus defensores tem que se tratar na porrada…o medo e a covardia é a linguagem que entendem

  6. Mas esquecer NUNCA! A dor do desemprego, da fome, da miséria, não me deixam esquecer o que perdemos, o quê poderíamos ser e hoje só nos restam trevas. Esquecer JAMAIS! #LULALIVRE

  7. Sobre o ministro Fux, é bom lembrarmos que ele atrasou a tramitação de dois processos que correm no STF contra Bolsonaro para que o mesmo não se tornasse inelegível.

    1. Pois é, e a “imprensa” (?) cretina e golpista daqui que tem muita culpa por termos esse boçalnaro na presidência, ainda tenta manipular escondendo dos brasilieiros o que a verdadeira imprensa,a de fora do Brasil, expressa sobre esses coiso. Esquecem eles que hoje existe uma plataforma chamada internet que os desmascara diuturnamente.

    2. Finalmente! Sempre venho postando no TW. Eu não reconheço Jair B. como legítimo Presidente da República.

  8. Parabéns a imprensa dos jovens brasileiros que lutam pelos seus ideias em defesa da democracia, Por um Pais Justo e feliz.

  9. A luta de classes sempre existiu.
    Com o avanço nos anos PT, ricos e seus serviçais (militares, servidores públicos e a maioria da classe média) rasgaram a fantasia de pessoas de bem e trazem de volta a escravidão. Tudo para segurar os pobres, negros ou não, numa “senzala” do século XXI.
    E o pior é ver as Forças Armadas traindo descaradamente o Brasil.

  10. A Globosta implantou o ódio no Brasil com mentiras , manipulou décadas o país ! Hoje ainda continua ao lado desse presidente FAKE !

  11. se o trabalho do Intercept servir pra tirar a ABI da letargia e submissão aos patrões, já terá prestado um grande serviço. Mas o grupo está fazendo bem mais e só temos que agradecer

  12. Essa dúzia de idiotas ainda tem a desfaçatez de pagar mais esse mico? Morobolsonaristas são espécie em extinção. Como aqueles que adesivavam carros com o nome do Aécio.

  13. Essa dezena de apoiadores do Bolsonaro também me chamou a atenção. Poderiam ter sido massacrados, linchados. Não o foram. Por si só, isso já marca a diferença entre os dois lados. Lutamos pela civilização, pois somos, na essência, civilizados.

  14. Caro, Fernando Brito. Espero que a fala do Demori seja sincera, pois ele é um dos que mereceriam escutá-la e praticá-la. Digo isso, pois quando ele foi entrevistado pelo Reinaldo Azevedo pela primeira vez, espezinhou no único DESEMBARGADOR do TRF4 que se opôs a transformação da Lava Jato em julgamento de exceção (Glenn ia no mesmo caminho no Panico, mas foi interrompido pela jornalista de lá).

    Rogério Favreto foi o único voto em contrário, e ainda avisou que utilizar os estudos do Giorgio Agambem (que estudou a passagem da democracia para o Estado de exceção na Alemanha) para legitimar a Lava Jato como caso excepcional, era o mesmo que copiar o método nazista de legitimação. Enfim… Demori aproveitou a audiência da Band News para chamar o referido desembargador de “juiz de cueca amigo do Lula”.

    E foi ele mesmo que disse ter certeza que “o Lula colocou a mão na cumbuca só porque era presidente”. Não seria a mesma distorção da teoria do Domínio do Fato efetuada pelo MORO e restante da quadrilha?

    Enfim, parte do jornalismo no Brasil está com muita dificuldade de noticiar e analisar a “vaza jato”, seja porque compartilham das convicções da quadrilha togada, seja porque passaram anos acobertando a Operação negando-se a fazer jornalismo.

  15. ‘Lula tá preso, babaca’, ‘Dilma caiu, babaca’. Nunca imaginei que um dia eu sentiria tanto prazer em ser considerado por muitos como sendo um babaca.
    Quero com a ajuda do Glenn continuar a ser cada dia mais babaca, até chegar o dia de eu ver um certo herói dos trouxas na cadeia e o grande presidente Lula livre.

  16. Vamos pra cima desses bocós e retomar NOSSO QUERIDO BRASIL DE VOLTA PARA O BRAÇO FORTE E CARINHOSO DOS VERDADEIROS PATRIOTAS.

  17. Fosse ao contrário, os gatos pingados da esquerda a multidão da direita fascista os teriam posto para correr ou pior… então, por que não fazer igual?

  18. Poxa, apareço aí no vídeo do lado errado da história, na hora que passo observando @s bolsominions. Dos 23s aos 34s, lado direito do vídeo, fico um pouco parado até vir saindo um audi vermelho da garagem. Estou de calça jeans, camisa clara e mochila marrom nas costas. Soubesse que estava no local, teria sido uma honra e satisfação cumprimenta-lo Fernando Brito.

  19. Poxa, apareço aí no vídeo do lado errado da história, na hora que passo
    observando @s bolsominions. Dos 23s aos 34s, lado direito do vídeo, fico
    um pouco parado até vir saindo um audi vermelho da garagem. Estou de
    calça jeans, camisa clara e mochila marrom nas costas. Soubesse que
    estava no local, teria sido uma honra e satisfação cumprimenta-lo
    Fernando Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.