De volta para o passado: Moraes até 2043

2043

Quando se fala no desastre que é colocar Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal, não se fala apenas no absurdo de que ele, em alguns meses, esteja julgando os seus amigos e companheiros de ministério acusados pelas delações da Odebrecht e por outras confissões do gênero.

O “clube amável” do Senado, onde pululam réus e acusados que o aprovaram também é passageiro, embora seja sempre bom lembra que cada legislatura, já dizia Ulysses Guimarães, mesmo ruim, costuma ser melhor do que aquela que a sucede.

Fala-se, mais importante,  no impensável: um conservador, um policialesco, um retrógrado ocupando a cadeira até o inimaginável ano de 2043.

Sendo o juiz dos atos dos nossos filhos e dos nossos netos.

O mandato vitalício dos ministros do Supremo, algo já rejeitado nas cortes dos países desenvolvidos, nos quais a maioria os limita a nove anos, proibida a recondução, já era ruim.

Com a PEC da Bengala, que estendeu o exercício da magistratura até os 75 anos (por enquanto, não esqueça) ficou ainda pior, num país eminentemente jovem, mutante e num temporariamente abortado processo de modernização.

Claro que não se quer dizer que idade seja, necessariamente, sinônimo de pensamento retrógrado. Não, há muitos que aprendem com o tempo a compreender que valores são a expressão de um conteúdo, não de uma forma.

Mas são muito mais raros que os que se petrificam, os que o tempo lhe retira a bondade, a tolerância, a capacidade de aceitar as mudanças e ama-las como o que são: a caminhada do ser humano.

Os próximos anos de Alexandre de Moraes no Supremo podem ser e serão uma tragédia política e jurídica.

Mas Alexandre de Moraes no Supremo daqui a um quarto de século é uma tragédia civilizatória.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Presente da globo. Tudo para um país pior.
    Consolo? Depois do desempenho dos joaquins, dos fachins, dos barrosos, etc, da vida, considerando o que esperávamos deles e o que tivemos, quem sabe este não será um bom juiz?
    Mas é o resultado do que a globo quer para este país. Merda!

  2. Há um outro lado da questão . A entrada do Alexandre , escancara de vêz , os caminhos tortuosos ,que levam a todos ( todos) ,ao STF. Uns com ¨notável saber¨, que nunca é posto em prática,outros por ¨mérito , dos quais desconhecemos ,nós ,o público, simples mortais. Outros por chantagens,subornos mregabofes,surubas etc…. Deflorado ,com a chegada do Alexandre ,a ex-virgem , o STf agora ,à vista de todos , não vai mais conseguir marcar programas sem que estes se tornem notórios. Todas as ,suas decisões de agora em diante será motivo de clamor e desconfiança. Ou seja ,a ¨moça recatadae do lar¨, a Virgem virou Puta !!!

  3. Não é novidade nenhuma . O caso gilmar por FHC , e um advogadozinho chamado Toffoli nomeado por Lula , Fachini por Dilma , nem vamos detalhar .TUDO A MESMA SOPA .

  4. Devemos nos preocupar apenas com os filhos, sobrinhos, filhos de amigos. Devemos também pensar nos mais jovens que sejam pessoas do bem neste país de merda. Deixa esta bosta de país pra lá. Não vale a pena a preocupação de ninguém, não vale a vida de ninguém. Será que valeu a pena o sacrifício de tantos jovens nos anos 60 e 70, inclusive da Presidenta legítima, Dilma? Mortes e sofrimento inúteis de tantos idealistas. Um bando de boçais acha que deste jeito é que bom, assim como porcos gostam de se emporcalhar na lama.

    1. Prezado Carlos, o problema é que temos uma nação com milhões de pessoas jovens, que agora se deparam com uma nação sem perspectiva, com a economia e indústria destruídos, comandado por golpistas onde não se sabe que rumo tomaremos mas ao que indica são as piores possíveis. O que será de desse jovens que se formam aos milhares nas universidades, nos ensinos médio se não temos trabalho e nem futuro.
      Nem vou comentar a classe mais humilde de trabalhadores com a reforma da previdência.

  5. Quem rompeu o dique da democracia foi o stf, ao permitir o golpe contra uma presidente honesta, esse tribunal de pessoas pérfidas, permitiu o rompimento da barreira, onde se concentrava todo o estrume moral dos velhos golpistas. Atualmente o Brasil está submerso em um mar de lama onde flutuam impávidos toda a espécie de indivíduos criminosos e corruptos que se adonaram do nosso país e impõem ao Brasil um programa de lesa a pátria.

    1. C. Poivre, bravo ! Espetacular recomendação. Vou recomendar a muitos a sua indicação. Todos deveriam saber como funciona o “moedor de carnes e consciências humanas”. Não é o que passamos, acentuadamente, neste momento ?

  6. Aos poucos forma-se o quarto dos poderes: o NETF (Notório e Extraordinário Tribunal Federal), dentro e acima do hoje STF.
    O objetivo é o mesmo que tinham se ganhassem as eleições de 2014: atribuir ao PT todos os crimes deles, perseguir petistas, prender Lula, Dilma e extinguir o PT.
    Eles não mudaram os planos. Apenas a realidade é outra. E graças à vitória e a resistência de Dilma no cargo. Não fosse isto, eles não teriam sido expostos pela mesma operação que armaram para ganhar as eleições. Tivessem ganhado as eleições, esmagariam o PT como uma nós.
    Mas, não deu no voto, vai no peito. Desonesto como Aécio, truculento como Aloysio, soberbo como FHC, nojento como Serra.
    Eles tem a força do capital e eles não querem concorrência em 2018.
    Segue o roteiro de sempre: Tucano no poder e PMDB nas sombras, operando o sistema de cargos e propinas que sempre operaram desde o término da ditadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *