Dinheiro e lobby fizeram ‘lockdown’ virar ‘opendown’

João Doria, que repetia nauseantemente que “a ciência” dirigia suas decisões sobre as medidas de isolamento social, deveria, a partir de agora, dizer que se refere à ciência econômica e à ciência política.

Tanto que os epidemiologistas

Porque não é a epidemiologia que o faz criar este auê sobre flexibilização das restrições ao funcionamento de serviços e do comércio.

É o caixa arruinado pela queda de arrecadação (estadual e municipais) e o lobby empresarial que exige a reabertura total das atividades econômicas. E o fato de que isso tem o apoio da maior parte da direita – seu terreno eleitoral – que apoia o “open down” de Bolsonaro.

Afinal, se Bolsonaro tem 33% de apoio nacional, mais apoio ainda, é certo, deve ter em São Paulo.

Porque o simples exame dos números de isolamento social, de novos casos de contágio e das mortes consequentes deles diz exatamente o contrário.

O isolamento social, medido pelo site Inloco, é de apenas 41%. O número de casos confirmados e o de óbitos diários segue crescendo e ontem São Paulo teve um de cada 20 novos contaminados do mundo.

Muitos especialistas estão se esgoelando, entrevista após entrevistas, para apontar os perigos a que isso submete a população, justo no momento em que batem-se recordes sobre recordes e infecção e perda de vidas.

Inutilmente, porem. O que nos governa não é a vida, mas o dinheiro e, como disse hoje o sanitarista e professor Sérgio Zanetta à Globonews (vídeo aqui), a ganância.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

12 respostas

  1. Congresso brasileiro precisa seguir exemplo do Chile, mas como se eleito em sua maioria com a elite do empresariado?!

    Deputados do Chile aprovam taxar fortunas para fortalecer combate ao Covid-19

    O projeto que atinge em cheio banqueiros, especuladores e a casta empresarial financiará uma nova renda mínima de emergência durante a pandemia

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2020/05/deputados-do-chile-aprovam-taxar-fortunas-para-fortalecer-combate-ao-covid-19_106505.php

  2. Vivemos numa estranha teocracia. O deus mercado exige sacrifício humano e os sacerdotes e acólitos dele, os economistas, empresários e políticos da direita, estão extremamente felizes em oferecer a vida dos pobres para isso.
    É uma teocracia fanática, todo mundo que ousa ir contra o deus mercado é bradado de herege (comunista) e tratado como escória.
    E o mais irônico é a quantidade de cristãos que não percebem isso. “Ninguém pode servir a dois senhores”. E acabam servindo apenas o deus mercado, ao invés do Deus que Jesus defendia

    Eis a teocracia do mercado.

  3. Tava demorando. Dória e Witzel eram os novos queridinhos da esquerda. Mas não durou muito, pois ambos são tão fascistas e canalhas quanto o capitão Cloroquina.

      1. Carlos, o Doria foi chamado para participar do ato de Primeiro de Maio virtual das centrais sindicais. Então, infelizmente há uma esquerda quer quer a tal frente “amplíssima” com Doria, Witzel, FHC etc.

        1. Sim, foi a Farsa Sindical que o convidou, a mesma Farsa Sindical que apoiou as reformas, trabalhista e da PEC 95, teto dos gastos do Temer.

  4. Triste, muito triste. Essa loucura de abertura vai levar os pobres, aposentados, trabalhadores desesperados para o túmulo e a economia pras profundezas de mais de 10% negativo do PIB. Hoje está em 1,5%

  5. Isso é o capitalismo.Sei que todos sabem,mas as vezes,da vontade de repetir.E agora,sob o imperialismo econômico,não somente financeiro,os que não tem dinheiro,são as principais vitimas.Quanto a pandemia,assisti um,que afirmou ser uma questão percentual.Ou seja,tanto por cento,vai morrer.E o BÓSTANARO,concorda com isso.Quanto ao governador,ele sempre foi candidato,dos burgueses.Então…

  6. Isso é o capitalismo.Sei que todos sabem,mas as vezes,da vontade de repetir.E agora,sob o imperialismo econômico,não somente financeiro,os que não tem dinheiro,são as principais vitimas.Quanto a pandemia,assisti um,que afirmou ser uma questão percentual.Ou seja,tanto por cento,vai morrer.E o BÓSTANARO,concorda com isso.Quanto ao governador,ele sempre foi candidato,dos burgueses.Então…

  7. Aprovação de taxação de fortunas para fortalecer combate ao Covid-19
    Eu acabei de assinar esta petição – você quer se juntar a mim? É um assunto muito importante e sua ajuda será de grande valia. Clique
    aqui para ver como assinar também:
    https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/congresso_nacional_aprovacao_de_taxacao_de_fortunas_para_fortalecer_combate_ao_covid19/?ekjnRdjb&utm_source=sharetools&utm_medium=email&utm_campaign=petition-1035601-aprovacao_de_taxacao_de_fortunas_para_fortalecer_combate_ao_covid19&utm_term=jnRdjb%2Bpo

  8. Só sendo muito tolo para acreditar na lenga lenga do governador botox…..quem manda no tucanistão é a associação comercial e os bancos….não dão um peido sem autorização dessa gente……nem a rede golpe entendeu essa patranha do desgoverno paulista……um dia falam que a situação é grave no outro querem abrir o mais inutil dos setores, os shoppings….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.