E se for Haddad o “voto útil”?

Merval Pereira e outros colunistas políticos que não escondem suas preferências direitistas falam muito nas esperanças alckimistas de ocupar o lugar de Jair Bolsonaro como voto antipetista, tendo a seu favor o impedimento do ex-capitão, hospitalizado, de se manter à frente do voto conservador.

Creio que as pesquisas confirmarão que não existe, neste momento, qualquer sinal de que isso vá acontecer.

Mas podem, curiosamente, indicar a tendência a outra antecipação de voto “de segundo turno” já na primeira rodada eleitoral.

Como escreveu ontem José Roberto de Toledo, jornalista especializado em análise de pesquisas eleitorais, na revista Piauí:

Haddad só converteu até agora as intenções de voto de um em cada três eleitores que se declaram simpatizantes do PT. Esse contingente varia de 21% (Datafolha) a 24% (Ibope) do eleitorado. Mesmo que não converta 100%, se convencer dois em cada três petistas a votarem nele, Haddad saltará dos 8% ou 9% que tinha segunda-feira para 16% ou 17%.

16% ou 17% são o suficiente para isolar-se como segundo colocado.

Daí que diante de novo comportamento anêmico dos que com ele disputam ser a alternativa a Jair Bolsonaro, Haddad, ainda mais se mantiver a estratégia de restringir seus ataques a Michel Temer, unanimidade nacional, quem é que se credencia a ser o “voto útil” antibolsonarista?

Pode ser até pouco, no universo total dos eleitores, mas 3 ou 4%  que migrem por essa razão para Haddad serão importantes para garantir, senão a primeira colocação no 1° turno, ai menos um placar apertado que lhe amplie as possibilidades de vitória na rodada final.

A ver, daqui a pouco, nos dados do Datafolha, como o quadro evolui. Mas a lógica indica que Haddad e Bolsonaro serão as estrelas do espetáculo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. Também, não pode acontecer um outro fenômeno Fernando: no voto popular dado ao Bolsonaro, se ele tiver queda nas intenções de votos com as trapalhadas do General Mourão e o programa de Governo do Paulo Guedes, não pode haver uma migração de parte menor dos votos dele para Haddad, pelo voto nesta Eleição se caracterizar por ser antissistema, ou seja, anti-Temer e anti-Golpe e suas consequências econômico-sociais?

  2. ** urgenteeeeee**

    Data folha da empate entre ciro e haddad , ambos com 13% dos votos. A coisa vai esquentar!!! Preparem pra ataques do bobão do ciro pra cima do favorito do haddad.

  3. O Haddad e o PT é tudo o que o Bolsonaro e Golpistas querem para terem chance de ganhar no segundo turno. O Ciro Gomes seria o melhor para enfrentar o Bolsonaro no segundo turno, até para poder esclarecer que votar no Capitão do Mato seria um continuísmo com as políticas do Temer (ultraliberalismo, entreguismo, envolvimento com bancadas sujas do CN, militarismo sem resultados, Eitismo Fiscal, etc… o projeto FHC 3.0). O que devemos é consolidar as duas candidaturas, mas aproveitar para deixar claro que as esquerdas estão contra esse projeto ultraliberal. Essa política de intrigas pode desviar o foco e ficar masi fácil o caminho da direita.

    1. Ciro errou lá atrás. Ele não poderia ter atacado Lula e o PT para tentar tentar se alçar. Lula e o PT foram perseguidos e difamados pelos golpistas. Mesmo tendo cometido erros (quem não os comete?), o PT fez os melhores governos que esse país já teve. E Lula, ao que tudo indica, nunca se deixou envolver pela corrupção. Deixar Lula e o PT de lado significaria dar razão aos golpistas, seria dar como verdade que Lula é corrupto e que o PT quebrou o pais.
      Se Ciro não tivesse um ego e uma ambição tão grandes, hoje poderia encabeçar a chapa com Haddad de vice, com grandes chances de vencer um primeiro turno.
      Se vocês tivessem mais apreço pela verdade, pela ética e pela democracia entenderiam isso. Mas, assim como Ciro, colocaram seus interesses partidários acima.

      1. PERFEITO Emília! Acrescento: se Ciro fosse inteligente e responsável saberia tbm q esse é o momento de se unir ao PT, apoiar o Haddad e ir junto com a esquerda para uma vitória no 1r turno. MAS infelizmente o cabra quer ser presidente e parece se lixar para o povo e o Lula, este q nunca lhe faltou respeito. Triste ñ ter nessa hora Homens de fibra e íntegros para ajudar de fato a derrubar os golpistas. Dito isso, é #LULA HADDAD MANU com a força do povo????

        1. Como o Ciro não se lixa para o povo ?? …durante o impeachment fraudulento da honrada Pres. Dilma, a bancada do Ceará foi a única do país a dar maioria CONTRA aquele processo nojento inventado pelos golpistas…se outras lideranças tivessem tido um trabalho tão eficiente quanto o de Ciro e Cid Gomes , o Brasil não teria embarcado nessa canoa furada do Temer…..

      2. Uau! Emília, primeiro de tudo, o PT não está imune de críticas. Segundo, Ciro Gomes nunca foi cotado para compor uma cabeça de chapa com o PT. Ciro sempre foi um defensor dos governos Lula e Dilma, lutou mais bravamente no impeachment do que muitos petistas. Quanto aos golpistas….é só ver com quem o Haddad anda se abraçando por esse Brasil a fora…Renan Calheiros (Golpista)….Eunício Oliveira (Golpista)….

        No mais, sua argumentação só demonstra o quanto de Centralismo o PT impõe, querendo tutelar todos os partidos de esquerda ao seu redor, fazendo com que todos digam “amém” aos seus atos.

        A verdade é que o PT dirigiu o país por 13 anos, com erros e acertos, do qual eu fico muito contente de ter contribuído ao longo desse tempo. Contudo, eu desejo uma alternância, uma oxigenação, e o Ciro representa isso.

        Nós que votamos no Ciro já fomos eleitores de Lula e Dilma. Devagar com o andor….

      3. Quando a bancada do Ceará foi a única do país que deu maioria CONTRA o impeachment fraudulento da Pres. Dilma , Ciro e Cid Gomes colocaram quais interesses em primeiro lugar ?? .. …….Quem é amigo prova isso nas horas mais difíceis…….

    2. A verdade é que vocês puseram o pé nas duas canoas. Se colocaram à esquerda, mas atacaram Lula e o PT para tentar conquistar votos de antipetistas. Quem tudo quer, nada tem.

  4. Sabemos que o favorido de Merval Pereira (Globo) seria Rodrigo Maia, do DEM (ex ARENA), fundador da Globo, sem sombra de dúvida, mas, como o golpista não emplaca na população, com muito sacrifício, terá que engolir Geraldo Alckmin (com Rodrigo Maia no bolso), que também se encalacrou em 5 ou 6%, está péssimo para a “Mãe do GOLPE”,…será que vai ter que se ajoelhar e “rezar” para o “imbecil evangélico” ? É isso mesmo, como dizem: “ajoelhou tem que rezar”. DÁ-LHE POVO BRASILEIRO ! AGORA É HADDAD/MANUELA-“13”, COM LULA “13” E A FORSA DO POVO, PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO !

  5. A Grande Mídia, principalmente do Sudeste, vai tenta tudo para esconder o crescimento de HADDAD e o estancamento dos concorrentes nas pesquisas, portanto temos que usar todos os recursos que os eleitores de LULA temos, por esse Brasil afora. Acredito também que visitas rápidas de DILMA-CORAÇÃO VALENTE, em locais estratégicos do Brasil, principalmente no Nordeste, onde como LULA, ela também é muito querida, isso ajudará muito em levar seu recado e de LULA sobre a competência e importância de HADDAD para a vitória de LULA e a volta da DEMOCRACIA.

  6. Eu fico impressionado como todo mundo já esqueceu ou sequer mencionou a pesquisa Cut/Vox Populi que aponta Haddad na liderança. Penso que uns por essa ideia causar de arrepio a trauma grave e outros por irem na onda da ‘pesquisa tendenciosa contratada pelo PT.’

    A cada relatório divulgado pela Vox o candidato do PT dá um salto. colocado em posição bem mais à frente do que as divulgadas pelos demais institutos. Passado algum tempo, estes divulgam novas pesquisa com dados muito semelhantes aos dados anteriores da Vox.
    Além do mais, pensem minhas crianças, pensem. Os últimos dados, quase unânimes, davam Lula na casa dos 40% de preferência do eleitor e 75% destes, ou seja, 30% do total de eleitores diziam que votariam COM CERTEZA em quem Lula indicasse. Ora, mesmo considerando que os votos dados a Haddad, de 4% na pior hipótese, se confundam com os de Lula, isso implica em Haddad indo próximo ao patamar de Lula, pela transferência direta e porque todo candidato que cresce acentuadamente cria um vórtice que suga votos da concorrência mais fraca. Como exemplo disso temos o caso dos eleitores da Entidade Verde, da fadinha da floresta, a candidata O -, a doadora universal de votos (adorei essa).

    Pode ser que leve alguns dias para que as pesquisas registrem, no total, o movimento migratório de Lula para Haddad, mas acho muito improvável, para não dizer idiotice, imaginar, o eleitor de Lula, ficar uma semana inteira pensando ‘vou ou não vou’?
    Por isso aposto minhas fichas nos dados que indicam Haddad na frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.