O que o gráfico do Datafolha não mostra: Haddad cresceu 1% ao dia

Não acredite que o resultado que o gráfico aí de cima, do G1, seja muito bom para Fernando Haddad.

Não é: é espetacular.

Qualquer aluno de segundo grau verá que há um erro básico no gráfico: a distância entre a primeira pesquisa (22/08) e a segunda (10/09) é de 19 dias e entre esta e a de hoje 14/10 são quatro dias e ambas estão representadas com intervalo igual, quando o primeiro deveria ser mais que o quádruplo do segundo.

Haddad cresceu, no primeiro intervalo, em média, 0,25% ao dia, o que dá um ganho de 367,5 mil eleitores ao dia, considerado o eleitorado de 147 milhões de brasileiros com direito a voto.

No segundo, cresceu 1% ao dia, ou 1,47 milhão de eleitores a cada 24 horas.

Neste mesmo período, Bolsonaro cresceu 0,5% diários, mesmo com toda a publicidade e justa apreensão com seu estado de saúde delicado. Em números, ganhou 735 mil eleitores a cada 24 horas.

Num gráfico correto- quem for bom em Excel que se habilite –  o ângulo da linha de ascensão de Fernando Haddad é o dobro do de Bolsonaro, mas isso não é destacado.

Ainda assim, o resultado é inquestionável e mostra que há um embate a ser travado entre Haddad e Bolsonaro.

O percentual de Ciro é importante menos pelo que ele revela de possibilidades de sucesso do candidato do PDT e mais pelo que traduz de votos antibolsonaro que se somarão aos de Haddad. mais cedo ou mais tarde, para enfrentar o bolsonarismo.

Marina Silva e Geraldo Alckmin disseram adeus à disputa. Ficarão como resíduos, apenas.

A hora da verdade se aproxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

37 respostas

  1. Se hoje Haddad cresce 1% ao dia, imagina daqui a uma semana. A “hora da verdade se aproxima” e nós estamos mais firmes do que nunca. Haddad presidente pra derrotar o golpe!

  2. Aos poucos o Datafolha e o Ibope vão chegando aos resultados do Vox Populi. Veja está ultima do Datafolha só quem cresceu de verdade foi o Haddad chegou a 13 (4 pontos), Bolsonaro na margem de erro( 2 pontos), Ciro o candidato que a direita quer enfrentar parou no 13, Marina e Alckmin caem. Aguardem devagar devagarinho os institutos dos golpistas vão chegando aos números do Vox Populi.

  3. A onda Lula é como Tsunami, vem silenciosa !! Novo governo Tem que destruir toda essa direita fascista do Judiciário (indicar outra PF, CNJ, cortar todas as cabeças de cobra) reforma midiática, quebrando o sistema Globo em pedacinhos !!

    1. Ou pelo menos parar de atacar o PT. O comportamento de alguns blogs beira a má fé. A matéria de um conhecido “cientista” político de ontem é o exemplo da leviandade em estado puro quando ele, a partir do nada, fala em voto compaixão.. Um outro artigo lembra muito minha infância quando, com os amiguinhos, discutíamos se “meu pai vence o seu na luta”. O cidadão elenca, como vantagem do Ciro, o fato de ele falar mais alto ou mais grosso que o Haddad. Defendam seu candidato mas atacando nossos reais inimigos. Nem falo do DE e do PCO, que precisam reler, com urgência o “Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo”

  4. Ou seja: a inclinação da reta e diferente. Numa projeção, a reta que representa a preferência por HADDAD, intercepta a reta de boçalnoro antes daquilo que o gráfico mequetrefe acima indica.

  5. Raciocínio semelhante se aplica à reta de preferencia do capitão do mato, como de resto aos demais. Contudo, HADDAD foi aquele que mais conquistou, como ressaltou Brito, 1p.p. ao dia, ao passo que o capitão, a metade, 0,5 p.p. ao dia.
    É HADDAD hasta la vitória!

  6. … Mais um DataFRAUDE providencial!
    O de hoje específico para cevar a bocarra podre daquele pseudo entrevistador corno do casal ‘-20’ do jornal ‘NAZIonal’!

    1. … Porém, sinceramente, estes números forjados com maior ou menor intensidade, os resultados desta pesquisa me provocam uma baita vontade de nunca mais lembrar que, no mundo, existe esta ‘republiqueta do CU(nha) do mundo’ chamada ‘braZ$&l’!
      Crises paroxísticas de vômitos!

    2. … Porém, sinceramente, estes números forjados com maior ou menor intensidade, os resultados desta pesquisa me provocam uma baita vontade de nunca mais lembrar que, no mundo, existe esta ‘republiqueta do CU(nha) do mundo’ chamada ‘braZ$&l’!
      Da pior, mais sórdida, mais perversa, mais canalha, mais corrupta, mais colonizada/entreguista, mais desumana do universo &$ adjacências!…
      Crises paroxísticas de vômitos!

    3. Mas tem blog progressista que assinala que o Haddad já empata com o Ciro. Ainda bem que é primeiro turno. Espero que a relação não azede e os votos de Ciro venham a somar contra os nazistas.

  7. Vc está certo Brito, o Haddad está em franca ascenção. A reta de crescimento dele é mais aguda que do nazista. O gráfico, pra variar, esconde o fato mais importante – a transferência está ocorrendo perfeitamente e praticamente o põe no segundo turno. Aí, vai ser a barbárie contra a democracia e esperamos que as forças democráticas do psbd
    e tb a dona Marina tenham vergonha na cara de se posicionarem do lado correto dessa vez. Me espanta mesmo é que o inominado tenha teto para crescer ainda, o que fizeram com nosso país, lamentável.

  8. Ciro estagnou, e se manter na próxima pesquisa, absorveu os votos que podia absorver de Lula. O restante agora deve migrar pra Haddad em maioria. Marina e Alckmin tendo o que merecem, e voltando para seus feudos e esquecerem suas aspirações ridículas. A próxima Ibope deve mostrar índices semelhantes.

  9. Bolsonarismo ! Se me contassem isso há vinte anos atrás eu teria achado graça. É espantosa a imbecilidade de certa faixa de nossa sociedade. E isto não tem nada a ver com educação, aliás isto destrói o mito de que a educação formal é tudo. Não é ! A educação mais importante e a política.

    1. O fato de o fascista ter mais intenções de voto no eleitorado de nível superior leva-me a questionar seriamente onde nós erramos como sociedade.

      1. Sugiro num primeiro enfoque separar a multidão “formada” por essas faculdades privadas que proliferaram como mato em nosso jardim, sem medo de ser mal interpretado. Creio que no mesmo ritmo da rede grobo… e durante o império militar…quanta coincidência!

        1. Então você já dá parte da resposta: o começo da solução será quando a Educação deixar de ser um negócio para ser política de Estado.

          1. Tomara que não se duvide disso…. mas com E assim mesmo, maiúsculo!

    2. Perfeito Antonio.
      Politizar e educar são assuntos totalmente opostos neste pais.
      Aprendi a muito tempo (logico que sempre existem exceções) que quão mais “cursado o doutor”…mais m…sai da sua boca e do seu cerebro…

    1. se tivesse batizado a Marina de fadinha da floresta te daria 10
      mas , ainda sim, parabéns!!!

      1. Julia OIliveira Souza e Carvalho, Os dois acabaram de desopilar meu fígado! ri tanto que até chorei! valeu!

  10. Lula Magno acertou a estratégia. Deu uma aula de política.

    #HaddadNoGovernoLulaNoPoder

  11. Não dou mais 2 semanas
    para que Haddad(ou Andrade)já estiver tecnicamente empatado com o Bolsonazi para os coxinhas começarem a se desesperar

  12. Se o Datafalha admitiu 13% para Haddad, podemos acrescentar mais 50% para ficar mais próximos da verdade.

    #HaddadÉLula

  13. Votos do Ciro serviriam agora somente para mensurar a quantidade de votos que irao para o Andrade?

    Parece que a arrogância petista contaminou até um homem que merece muito respeito como o Brito.

    Andrade cresceu e Ciro perdeu quanto mesmo? Nada. Esta consolidado.

    E tem um detalhe que não vi o Brito comentar: Andrade perde para Bolsomula no segundo turno. Ciro ganha de todos no segundo turno.

    Quem quiser brincar com o fascismo, que brinque. Depois não adianta dizer que não vai ter golpe, que vai ter.

    1. Já comentei, sim. E não acho – e também já disse – que Ciro mereça ataques. Ele cometeu erros políticos e de propaganda, mas nenhum que atente contra seu caráter. Repito a minha avaliação: Ciro não só não vai crescer, como vai minguar. O que lamento, porque se trata de homem de grande valor pessoal e de dignidade que, embora expressa com inabilidade, é raríssima entre os políticos brasileiros. Se a solução eleitoral fosse um pugilato com Bolsonaro, não teria dúvidas em escalá-lo para o embate. Mas não é isso que toca o coração do povão, toca o nosso, de classe média. O povão não está votando no “2° turno”, agora. Essa será outra batalha e tudo o que se vê agora, sobre isso, é especulação. Tanto é assim que Marina, que não ganha nem gincana de colégio, aparece como favorita de 2° turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.