Folha dá numeros que dobram infecções e mortes em SP

Camila Mattoso, na coluna Painel , da Folha, dá mais uma informação objetiva sobre o que, aqui, tem sido apontado faz tempo como a maior razão de termos números inverídicos para medir a expansão da epidemia do novo coronavírus no Brasil.

Ela dá números de São Paulo:”as mortes por doenças respiratórias graves em SP com tipo ainda desconhecido dispararam” e já são 1.282 contra 50 do ano passado, um aumento de 2.464%.

Os dados são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica, base de dados do Ministério da Saúde.

As internações que não resultaram em mortes também deram um pulo: passaram de 660 para 10.166, numa contabilização que vai até o dia 12 de abril.

Mesmo sem testes, considerando que não há surto de outra moléstia respiratória senão a infecção pelo Covid-19 não há grande dificuldades em saber que é a ela que se devem a imensa maioria dos casos, o que é suficiente para, pelo menos, dobrar os indicadores de seu impacto.

Aquilo que, segundo os terraplanistas da Paulista, não existe.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. É preciso quantificar também a estupidez coletiva: 150 veículos em frente ao Hospital das Clínicas, o que dá mais ou menos 300 pessoas. Não era para produzir um auê.

  2. É uma forma da natureza ir mostrando, pela dor, quem está certo. São Paulo sempre foi o berço do capitalismo, desde os “desbravadores dos sertões”, heroicos, caçadores de escravos indígenas, que foram inclusive mercenários na África nos tempos coloniais, até hoje, quando uma sociedade orgulhosa de não sei o que, acha que só lá e que se trabalha. Comemora revolução que perdeu, e que não era honesta por debaixo dos panos. Agora, com sua prepotência peessedeberiana, tenta colocar juízo na cabeça de uma zelite desvairada, e uma “plebe” viciada em lamber botas.

  3. Aroeira é um artista, deve ser atualmente nosso melhor cronista e olha que o que nunca nos faltou foram chargistas geniais para desenhar e de alguma forma nos aliviar de nossas mazelas, de nossos horrores, de rir do nosso absurdo de nossos personagens tão ridículos.

  4. Uma coisa que me chamou a atenção ontem no site Worldometers:

    Existe na tabela deles uma coluna com a informação de casos críticos. E o site permite o ordenamento em ordem crescente ou decrescente.

    Pois bem: o Brasil estava em terceiro lugar, atrás apenas de EUA e Espanha. Pareceu-me mais uma evidência de que os testes são feitos apenas em casos excepcionais, o que gera uma subnotificação de casos totais.

    1. “Testes
      Ainda no meio de janeiro, o Charité Hospital, de Berlim, desenvolveu o próprio teste e postou a fórmula on-line, para que outros centros médicos do país fabricassem seus exames. Quando o primeiro caso de coronavírus foi registrado, em fevereiro, a Alemanha já tinha um estoque de testes.

      “A razão pela qual temos tão poucas mortes no momento, quando comparado à quantidade de casos confirmados, pode ser o fato de estarmos fazendo um número enorme de diagnósticos laboratoriais”, explicou Christian Drosten, virologista-chefe do Charité, em entrevista ao jornal New York Times.”
      https://www.metropoles.com/saude/milagre-alemao-saiba-como-pais-europeu-enfrenta-o-coronavirus

  5. Me revolta as instituições permitirem esse crime de ocultamento de dados fundamentais à saúde pública !

  6. Uma coisa que a pandemia conseguiu mostrar, foi que a blogsfera progressista de esquerda também é capaz de ter seu “MOMENTO DATENA”.
    Pena para ela, que o caos até agora só acontece em Manaus, que é um pouco distante para sensibilizar melhor. Mesmo assim, temos manchetes falando de corpos espalhados, horror, etc.
    O DATENA já tem mais concorrentes.

  7. LEGADO DA GESTÃO MANDETTA:
    BRASIL É LANTERNA MUNDIAL NA TESTAGEM!
    E POR ESCOLHA/OMISSÃO/INCOMPETÊNCIA CRIMINOSA!!!
    Perde até para nossos vizinhos sul americanos…

    Eis a fala do enrolador mandetta quando a pandemia já batia à porta…
    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/mandetta-critica-orientacao-da-oms-e-diz-que-brasil-testara-apenas-pacientes-com-sintomas,f7ad421308c557bb5f0bc75bb96e65a1ce3zzexs.html
    “Tudo que é comentado na história das epidemias é fazer as testagens até que você tenha transmissão sustentável. E a partir do momento que você tem transmissão sustentável, fazer por sentinela e amostragem”

    “A Organização Mundial da Saúde, o senhor presidente da organização, Thedros, ele coloca ‘todo o planeta deve fazer o teste de 100% das pessoas’. Do ponto de vista sanitário é um grande desperdício de recursos preciosos para as nações. Segundo, há maneiras de se fazer percepção de quadro clínico, isolamento domiciliar, isolamento de famílias.”

    E um enrolador desses sai como “herói”….
    Testes por milhão:
    https://www.worldometers.info/coronavirus/
    Brasil: 296 testes por milhão
    Peru: 3680 testes por milhão
    Chile: 5434 testes por milhão
    Equador: 1580 testes por milhão
    Colombia: 1020 testes por milhão
    Argentina: 634 testes por milhão
    Uruguai: 3235 testes por milhão
    Bolivia: 187 testes por milhão
    Venezuela: 9440 testes por milhão
    Paraguai: 598 testes por milhão

    EUA: 10400 testes por milhão
    Espanha: 19800 testes por milhão
    Italia: 20500 testes por milhão
    França: 5100 testes por milhão
    Alemanha: 20600 testes por milhão

    Coréia do Sul: 10600 testes por milhão

    Como Jekyll e Hyde, Mandetta também contribuiu para voo cego na crise
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanzian/2020/04/como-jekyll-e-hide-mandetta-tambem-contribuiu-para-voo-cego-na-crise.shtml

    Países sul-americanos fazem mais testes de coronavírus que SP; Brasil nem sabe seus números
    https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/paises-sul-americanos-fazem-mais-testes-de-coronavirus-que-sp-brasil-nem-sabe-seus-numeros.shtml

    Coronavírus: Brasil é o país que menos testa entre mais atingidos pela Covid-19
    https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/coronavirus-brasil-o-pais-que-menos-testa-entre-mais-atingidos-pela-covid-19-24363482

    Mandetta critica orientação da OMS e diz que Brasil testará apenas pacientes com sintomas
    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/mandetta-critica-orientacao-da-oms-e-diz-que-brasil-testara-apenas-pacientes-com-sintomas,f7ad421308c557bb5f0bc75bb96e65a1ce3zzexs.html

    CORONAVÍRUS: MANDETTA PROMETEU 15 MILHÕES DE TESTES, MAS SÓ ENTREGOU 0,5% ATÉ AGORA
    https://theintercept.com/2020/04/02/coronavirus-mandetta-testes/

    Covid-19: Ministério da Saúde não sabe quantos testes foram feitos no país
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/03/covid-19-ministerio-da-saude-nao-sabe-quantos-testes-foram-feitos-no-pais.htm

    Subnotificação dificulta combate à covid-19 no Brasil
    https://www.dw.com/pt-br/subnotifica%C3%A7%C3%A3o-dificulta-combate-%C3%A0-covid-19-no-brasil/a-52919120

    RESULTADO DE TESTE DE COVID-19, SÓ UM MÊS DEPOIS DO ENTERRO
    https://piaui.folha.uol.com.br/resultado-de-teste-de-covid-19-so-um-mes-depois-do-enterro/

    Cálculo de novas mortes por covid-19 inclui óbitos com 16 dias de atraso..
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/09/calculo-de-novas-mortes-por-covid-19-inclui-obitos-com-12-dias-de-atraso.htm

  8. Uma coisa que a pandemia conseguiu mostrar, foi que a blogsfera progressista de esquerda também é capaz de ter seu “MOMENTO DATENA”.
    Pena para ela, que o caos até agora só acontece em Manaus, que é um pouco distante para sensibilizar melhor. Mesmo assim, temos manchetes falando de corpos espalhados, horror, etc.
    O DATENA já tem mais concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *